Cavalheiros...bem sei que nem toda a gente nas Forças Armadas faz uso diário de uma espingarda-automática, mas as Forças Armadas terão 30.000 a 32.000 elementos em serviço efectivo...se a esse valor se juntar uma margem de 10% como reserva necessitamos de 33.000 a 35.000 armas...qualquer valor inferior será andar a querer poupar tostões ou querer ver umas unidades equipadas com a nova arma e outras com a G3...
Também nao me parace ter lógica andar a poupar numa coisa destas.
As espingardas têm muito uso e desgaste, teria que haver um plano de defesa organizado.
Claro que algumas unidades de segunda linha podiam ficar com a G3, mas porque poupar numa coisa quando se desperdiça noutras.
Se vamos optar por uma versão da AR15 podemos ser inteligentes e fabrica-lá ca em Portugal, ja nao é preciso licenças para isso porque a patente ja fez os anos requeridos.
As unidades de operações especiais podem optar por versões melhoradas! Mas nao esquecer que uma hk416 custa cerca de 2800€ enquanto que uma Colt m16 custa cerca de 1000€.
E nao esquecer que a hk416 nao é bem a mesma coisa que uma colt ou equivalente em termos de pecas e acessórios.
Se conseguirmos comprar cada unidade a 800€ que me parece um preço aceitável, precisamos de 40 milhões de Euro para ter 50 mil espingardas de assalto.
E depois precisamos de mais cerca de 7,5 milhões para equipar 5 mil G3 para a função de atirador designado (cerca de 1500€ por unidade).
A quantidades de pistolas nao sei, pois mais uma vez depende do conceito estratégico, mas são precisas menos que as espingardas porque levam menos desgaste. Se falarmos em 30 mil, a cerca de 450€ que custa uma Glock, são 13,5 milhões.
Faltam agora as metralhadoras ligeiras modernas, que permitam dar mais mobilidade à Infantaria (ficando a mg3 para posições de apoio e estáticas) e os lança granadas individuais que facilmente se convertiam os HK79 que ja temos.
Mísseis anti-tanque portáteis e Carl-gustav para capacidades antitanque. Mísseis anti-aéreos portáteis e temos uma país pronto para a Guerrilha urbana e usando características geográficas que seria o nosso único meio de aguentar uma Invasão.
quem é a favor de vender os Leopard a 4 milhões cada um para equipar a Infantaria Portuguesa como deve ser ponha o dedo no ar...