a G36 é tão mortal como a G3, a diferença é que a G3 neutraliza o inimigo com 2 ou 3 tiros, a G36, se não atingires um orgão vital podes descarregar um carregador e mesmo assim ele espetar te uma facada (e eventualmente morre por perda de sangue).
a curtas distancias a unica desvantagem da G3 relativamente a espingardas mais modernas é o comprimento da mesma (e a G36 se não me engano é de um comprimento semelhante é G3, por isso ai não lhe ganha).
o peso e o recuo da G3 para mim não são questão, pois qualquer pessoal com robustez fisica para ser militar, aguenta na boinha os mesmos (apesar de para o pessoal mais raquitico o peso ser realmente um factor)
em zonas urbanas quero comparar o sucesso comparativo entre uma espingarda 5.56 e uma 7.62 para parar um SVBIED.
a unica vantagem real de uma arma 5.56 é o transporte de mais 50% de munições, mas visto que para se obter a mesma efeciencia se tem que gastar o dobro ou triplo de munições, essa vantagem torna se em desvantagem.
em zonas urbanas ou montanhosas ou deserticas quero comparar a capacidade de responder ao fogo de forma supressiva entre os dois calibres.
a curto alcance quero comparar o poder derrubante dos 2 calibres.
e podia continuar.