Boas tardes este é o meu primeiro post
Tenho vindo a assitir a discussão que ha entre os dois calibres mais utilizados em espingardas de assalto o 7,62 e 5,56....
O que eu acho é o seguinte ja trabalhei em portugal com a velha G3 e neste momento trabalho com uma FNC MK3 (sucessora da FAL,CAL...5.56) numa secção tipica da Europa temos sempre 2 soldados equipados com MINIMI'S ou então MINIMI(5,56),MAG(7,62) e o resto trabalha com a tipica 5,56...(em alguns casos particulares uma AW por secção) muita gente queixa se que o calibre inferior não chega para abater o inimigo...um carregador possui 28 munições não me digam que no terreno em situação de contacto so vão disparar uma munição, que eu saiba nas aulas de NTTC(novas tecnicas tiro combate) a primeira regra em caso de contacto é disparar 2 vezes...sinceramente acho que o 7,62 continua a ser necessario mas para atiradores de elite e como poder de fogo (MAG,etcetc)....
Quanto a arma que deveria equipar Portugal....nenhuma que se preocupem primeiro com os seus soldados que ao fim de 6 anos são mandados porta fora quando em outros paises da Europa podem ficar até a idade da reforma....enfim mas eu acho que a melhor solução seria esta
http://world.guns.ru/assault/as41-e.htm a G36 é boa mas para equipar as forças armadas acho que é melhor optarem por uma escolha mais recente........