Ora bem,
Eu penso que este tipo de Navios foi desenhado tendo em vista o desempenho das seguintes missões de acordo com a Nossa marinha:
•Navio particularmente vocacionados para atuar na zona económica exclusiva nacional desenvolvendo as seguintes tarefas:
◦Busca e salvamento Marítimo;
◦Fiscalização da pesca;
◦Controlo dos esquemas de separação de tráfego;
◦Prevenção e combate à poluição marinha;
◦Prevenção e combate a atividades ilegais como o narcotráfico, imigração ilegal, tráfico de armas e outros ilícitos, em colaboração com outras autoridades nacionais.
Cumpre.
•Para além das tarefas referidas, estes navios têm capacidade para cooperar em:
◦Operações militares de baixa intensidade;
Operações de baixa intensidade? Só se for contra um speed boat de traficantes porque de resto... Mesmo a capacidade de transporte de Fuzileiro não chega sequer a ser relevante... Visto que o navio seria interceptado muito antes de desembarcar os fuzos, e requer sempre escoltas para tais missões.
Numa situação de navio contra navio, qualquer outro OPV papa os nossos.
◦Ações decorrentes da promulgação do estado de sítio ou emergência;
◦Apoio humanitário na sequência de desastre natural;
A julgar pela recente crise vulcânica na ilha do Fogo (cabo Verde) em que mandamos uma Fragata penso que este tipo de navio não seja mesmo o mais adequado para esse tipo de missões.
◦Patrulha das águas territoriais e áreas críticas visando a manutenção da liberdade de utilização das águas e portos nacionais;
◦Efetuar lançamento de minas em campos defensivos;
◦Efetuar o transporte de forças militares de pequena dimensão.
Cumpre, sendo até a ser excelso, quiça, no domínio do patrulhamento.
Quais são as capacidades necessários de um navio desenhado maioritáriamente para SAR ??
Será melhor ter a possibilidade de embarcar um Heli ou ter um reparo de SAM 
Estas " Traineiras " foram desenhadas para desempenhar as funções de patrulha/SAR substituindo progressivamente as nossas velhinhas corvetas navios estes nada apropriados para navegar dias a fio no Atlântico.
Concordo quando afirma que poderiam/deveriam estes navios estar preparados, à semelhança dos outros barquitos, os tais Stanflex 300, para receberem outros equipamentos militares, mas daí a peças de 100mm, lança torpedos ou misseis convenhamos que gostava de ver uma classe de navios patrulha de qualquer país com a possibilidade de ter essas valências em armamento !
Para o tipo de missões que este tipo de navio consegue desempenhar concordo que o Helipad seja mais importante que a instalação de Sam's, no entanto eu olho para outros navios do género IOPV e verifico que têm os dois, enquanto os nossos não têm nenhuns

.
Quanto a corvetas, em Portugal estas estavam equipadas com Exocet (se não me engano) e lança torpedos, e serviam de complemento ás fragatas, podendo ser usadas em missões militares bem como em missões civis (embora não fosse esse o seu propósito original). Não temos meios, não temos dinheiro, essa é a principal razão para se ter algo híbrido, e algo híbrido é sempre um compromisso entre adicionar capacidades e manter capacidades que na realidade já (mas pouco) temos, o complemento ás fragatas a meu ver devia ser mantido. Não estou a dizer que só um navio com uma 100mm é que é bom, estou a afirmar que com os nossos NPO não temos sequer o complemento ás fragatas. Para mim ter uma 100mm ou ter uma 30mm é irrelevante (eu falei na peça do navio, mas subentende-se aqui qualquer outro tipo de equipamento), o que é relevante é a possibilidade de instalar esse equipamento se tal for necessário, e os NPO's não têm essa capacidade
Os nossos políticos nada sabem de equipamento militar e das necessidades das nossas FA.
Tanto assim é que por exemplo, quando compramos as duas Bartolomeu Dias, o que na realidade necessitávamos e ainda necessitamos, eram de pelo menos duas fragatas da Classe L que foram vendidas ao Chile, dedicadas á defesa Aérea de sector, a Jacob van Heemskerck, e a Witte de With, e, não fragatas de fins gerais, como as já veteranas Vasco da Gama.
Também a merda da compra dos LEO 2A6, um CC que nada adiantou em termos tecnológicos ao nosso Exército, convenhamos que não temos, ainda nenhum lança pontes com capacidade para as 70Ton deste CC nem viaturas de desempanagem sem ser os M88, mas que grandes compras nos temos vindo a fazer pelos nossos políticos os mesmos que são aconselhados por assessores militares Não ??
Frgatas puras anti-míssil? Venha de lá antes o híbrido, não nos podemos dar ao luxo de olhar apenas para aquilo ou para acolá, temos que olhar para tudo ao mesmo tempo, e isso consegue-se com algo híbrido, que é efectivamente aquilo que eu defendo que os NPO's deveriam ter sido. As M foram um bom negócio, e eu não sequer sequer conhecido por andar a lamber as botas do Sócrates.
Quando agora se diz que " as traineiras pintadas de verde vómito " essas mesmas traineiras são produto de construção nacional e custaram 100 M, em quanto ficaram as duas classe M e os 37 CC 

Do mal o menos... Se fossem adquiridas então era a rebelião total.
E se o NavPol for avante, que seja feito cá também, pelo menos parte do investimento fica na nossa economia.
PS : Patrulhas Oceânicos
Os navios patrulha oceânicos são navios com um deslocamento entre as 750 e as 2000 toneladas utilizados, prioritariamente, em ações não combatentes. As principais missões são de segurança e autoridade do Estado, e missões de interesse público. São navios com grande capacidade de operar em alto mar, e de enfrentar condições de mar adversas, e possuem uma autonomia considerável, o que lhes permite permanecer no mar, em missão, durante largos períodos sem necessidade de apoio logístico.
Cumprimentos
Necessitamos de substituir as corvetas, mas também os patrulhas costeiros, eu prefiro que se construam dois patrulhas costeiros por cada NPO (tirando os de combate á poluição)... E estes até custam normalmente metado dos últimos. Aos meus olhas os patrulhas costeiros são mesmo a única área em que a Marinha tem de ser específica... Quanto aos NPO, venha algo híbrido, um compromisso entre a soberania sobre o nosso mar e as missões civis requeridas a este tipo de navio.
@Mafets A solução Dinamarquesa para o NavPol sempre me agradou, é híbrido, tem valências de fragata no entanto é desenhado para ser mais do que uma simples fragata, era esse mesmo o caminho a seguir no futuro.