A GNR está lá.
Marinha procura veleiro afundado na 1ª Grande Guerra em Vila do BispoUma equipa do Centro de Investigação Naval da Marinha Portuguesa (CINAV) está a tentar localizar o veleiro italiano “Bienaimé Prof. Luigi”, afundado pelo submarino alemão U-35 ao largo de Sagres, em Abril de 1917, em plena 1.ª Guerra Mundial.Os trabalhos de arqueologia naval que decorrem junto à costa algarvia são coordenados pelo comandante Augusto Salgado e pelo historiador Jorge Russo e comparticipados em 15 mil euros pela Câmara de Vila do Bispo.A vereadora com o pelouro da Cultura, Rute Silva, disse à agência Lusa que a comparticipação financeira é justificada “com a importância que os trabalhos representam, porque está a ser feito o registo arqueológico subaquático”.“A localização do veleiro italiano e a sinalização de vários navios e aviões afundados junto a Sagres permitirão catalogar e elaborar um roteiro com o objectivo de colocar a zona costeira nos mapas da primeira Guerra Mundial e promover o turismo de mergulho no concelho”, indicou Rute Silva.Os termos do apoio vão ser oficializados nesta quarta-feira, através de um protocolo que vai ser assinado entre a Câmara de Vila do Bispo e a Escola Naval da Marinha Portuguesa.A viagem do veleiro italiano entre o Reino Unido e Génova (Itália) terminou no mar de Sagres, em 24 de Abril de 1917, sendo um dos quatro navios afundados naquele dia pelo submarino alemão na costa portuguesa. De acordo com os historiadores, o U-35, um submarino imperial alemão comandado por Lothar von Arnauld de la Perière, já tinha afundado os navios Nordsöen, Torvore e Vilhelm Krag.O historiador Paulo Costa relacionou alguns destroços encontrados no mar de Sagres com os dos navios, mas essa relação ainda não foi comprovada. O veleiro italiano continua com paradeiro desconhecido, indicando o diário de bordo do submarino alemão U-35 o seu afundamento numa posição a grande profundidade.Em 28 de Maio, resultou infrutífera uma tentativa dos investigadores para localizar o navio a mais de 650 metros de profundidade, apesar de terem sido utilizados sondadores multifeixe e um ‘ROV’, um veículo subaquático controlado remotamente e que permite a observação do fundo do mar e de estruturas submarinas, utilizado pela primeira vez na arqueologia portuguesa.Está previsto que os trabalhos para tentar localizar os destroços do “Bienaimé Prof. Luigi” decorram até domingo.
Protagonistas SOBRE ESTE PROGRAMAAlmirante Macieira FragosoEpisódio 9 de 0Duração: 30 minO Almirante Macieira Fragoso é o convidado de Cristina Esteves, o qual concede a primeira entrevista desde que assumiu a chefia do Estado Maior da Armada. Parte da entrevista decorreu num dos novos submarinos que tanta polémica têm suscitado. Para o CEMA os submarinos são necessários e o garante também da soberania nacional.
Entrevista hoje às 22.30 na RTP Informação do CEMA, onde falará inclusive dos 4 navios a adquirir à Dinamarca (segundo informação revelada).Cumprimentos
Citação de: "mafets"Entrevista hoje às 22.30 na RTP Informação do CEMA, onde falará inclusive dos 4 navios a adquirir à Dinamarca (segundo informação revelada).CumprimentosPor acaso alguém sabe o custo previsto dessa suposta aquisição?
O Almirante Macieira Fragoso é o convidado de Cristina Esteves, o qual concede a primeira entrevista desde que assumiu a chefia do Estado Maior da Armada. Parte da entrevista decorreu num dos novos submarinos que tanta polémica têm suscitado. Para o CEMA os submarinos são necessários e o garante também da soberania nacional.A Jornalista Cristina Esteves entrevista algumas personalidades que, de algum modo, desempenharam um importante papel na sociedade portuguesa.
CitarO Almirante Macieira Fragoso é o convidado de Cristina Esteves, o qual concede a primeira entrevista desde que assumiu a chefia do Estado Maior da Armada. Parte da entrevista decorreu num dos novos submarinos que tanta polémica têm suscitado. Para o CEMA os submarinos são necessários e o garante também da soberania nacional.A Jornalista Cristina Esteves entrevista algumas personalidades que, de algum modo, desempenharam um importante papel na sociedade portuguesa. viewtopic.php?f=38&t=10982&p=247403#p247403
The Portuguese Navy (Marinha Portuguesa) is to withdraw on 1 September 2014 the corvette NRP João Coutinho (F 475), after almost 45 years of operational service. The ship completed its final mission, providing security in Portugal's maritime environment, on August 24.The ship is the lead boat in the six-vessel João Coutinho-class, ordered in 1968 and commissioned between March 1970 and June 1971. The first three were built in Germany by Blohm + Voss (now ThyssenKrupp Marine Systems), with the remaining three built in Spain by Empresa Nacional Bazán (now Navantia). João Coutinho was launched in Germany in May 1969 and commissioned in March 1970.IHS Jane's Fighting Ships notes that the class is scheduled to be decommissioned by 2020. A navy spokesperson told IHS Jane's that sister ships NRP António Enes (F 471) and NRP Jacinto Cândido (F 476) will remain in service with their schedules for retirement not yet determined. António Enes is currently undergoing refit at Portuguese shipbuilder Arsenal do Alfeite and is scheduled to return to service by late 2014.The other three units in the class - NRP Honório Barreto (F 485), NRP Augusto de Castilho (F 484), and NRP General Pereira d'Eça (F 477) - were retired in 2002, 2003, and 2010 respectively.The 1,222 tonne standard displacement, 85 m ships have a top speed of 22 kt and a maximum range of 8,800 n miles at 14 kt. The ships have a complement of 70 personnel. They have been used mainly for patrol, surveillance, and search-and-rescue tasks within Portugal's exclusive economic zone (EEZ).Four Baptista de Andrade-class corvettes, designed as slightly modified versions of the João Coutinho-class, were ordered in 1971 and delivered by Empresa Nacional Bazán between November 1974 and October 1975. Currently, three of these units - NRP Baptista de Andrade (F 486), NRP João Roby (F 487), and NRP Afonso Cerqueira (F 488) - remain in service.Together, these 10 corvettes were due to be replaced by eight Viana do Castelo-class NPO (Navio Patrulha Oceânico) 2000 offshore patrol vessels (OPVs), including two Buoy Tender and Pollution Control vessels. NRP Viana do Castelo (P 360) and NRP Figueira da Foz (P 361) were launched in October 2005 and delivered in December 2010 and November 2013 respectively. The vessels were built by local shipbuilder Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), which is no longer operating.Plans to build the two counter-pollution vessels and the additional four OPVs were cancelled in 2004 and 2012 respectively.http://www.janes.com/article/42442/portugal-set-to-withdraw-jo%E3o-coutinho-class-corvette
Li no outro dia, num artigo do Nuno Rogeiro na revista "Sábado", que a LDG 203 Bacamarte tinha sido abatida ao efectivo...alguém confirma (ou não)?