Notícias da Marinha

  • 3188 Respostas
  • 1045121 Visualizações
*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9830
  • Recebeu: 3886 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
Re: Notícias da Marinha
« Responder #1785 em: Julho 14, 2015, 11:08:03 am »
https://www.facebook.com/MarinhaPortuguesa?fref=nf
Citar
NRP Schultz Xavier 43 anos ao serviço de Portugal
A todas as guarnições que passaram pelo NRP Schultz Xavier, muitos parabéns pelos 43 anos de serviço a vigiar, patrulhar e defender a zona costeira de Portugal.
Neste momento o navio encontra-se em missão no arquipélago da Madeira a desempenhar ações de fiscalização dos espaços marítimos e salvaguarda da vida humana no mar.


Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9830
  • Recebeu: 3886 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
Re: Notícias da Marinha
« Responder #1786 em: Agosto 06, 2015, 04:00:43 pm »
http://defesanacionalpt.blogspot.pt/2015/08/governo-deixa-proposta-de-lei-da.html
Citar
O governo vai terminar o mandato sem aprovar a proposta de lei orgânica da Autoridade Marítima Nacional (AMN) feita pela Marinha. Desta forma, evita-se que a Polícia Marítima (PM) seja tutelada por um chefe militar das Forças Armadas.

"O Ministério da Defesa tem por regra não comentar documentos de trabalho. Não está prevista a aprovação da referida legislação até final da presente legislatura", disse ao DN fonte oficial, depois de na sexta-feira serem publicados os decretos regulamentares das leis orgânicas das Forças Armadas (em vigor desde o início do ano).

Aquela proposta de lei mandada preparar no final de 2014 pelo chefe militar da Marinha, almirante Macieira Fragoso, visava dar-lhe poderes como AMN que a lei não lhe atribui nem a Constituição permite - nomeadamente tutelar formalmente a PM, quando as forças de segurança têm um quadro legal definido por competência exclusiva da Assembleia da República.


Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25310
  • Recebeu: 3337 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1724/-1686
Re: Notícias da Marinha
« Responder #1787 em: Agosto 19, 2015, 09:30:07 pm »
NRP Viana do Castelo participa em resgate de imigrantes no sul de Espanha


Um navio patrulha da Marinha Portuguesa participou hoje no resgate de 10 imigrantes no sul de Espanha, no âmbito de uma operação da Frontex, agência de controlo das fronteiras europeias, refere em comunicado aquele ramo das forças armadas portuguesas.

Segundo o comunicado, no âmbito da operação "Indalo 2015", o Navio Patrulha Oceânica Viana do Castelo "foi empenhado numa ação de salvamento marítimo, relacionada com imigração irregular no Mediterrâneo, na recolha de 10 pessoas".

Os imigrantes estavam a bordo de uma embarcação de fibra, detetada pela Guardia Civil espanhola, a 50 milhas (cerca de 80 quilómetros) a leste da cidade de Almería, no sul de Espanha, refere o comunicado.

Os homens resgatados "registavam problemas de saúde" e foram recolhidos pela embarcação de salvamento marítimo espanhola Guardamar Polimnia.

A operação, acrescenta a Marinha, que foi coordenada pelos centros de busca e salvamento marítimo de Madrid e da agência Frontex, terminou às 17:26.

A embarcação portuguesa vai continuar a patrulha nas áreas atribuídas.

Lusa
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21382
  • Recebeu: 6901 vez(es)
  • Enviou: 7930 vez(es)
  • +8075/-12649
Re: Notícias da Marinha
« Responder #1788 em: Agosto 22, 2015, 06:17:53 pm »
Corveta da Armada ao fundo para criar recife artificial

Márcio Berenguer

22/08/2015 - 15:21

Marinha Portuguesa cedeu dois navios que já não usa para potenciar mergulho recreativo no Porto Santo e na Madeira. Primeiro navio de guerra será afundado no próximo ano.



A corveta General Pereira d’Eça vai ser afundada no mar de Porto Santo com o objectivo de criar um recife artificial, anunciou esta semana o Governo regional da Madeira.

Será o primeiro de dois navios da Marinha Portuguesa a ir ao fundo nos mares madeirenses, com o propósito de potenciar o mergulho recreativo e aumentar os recursos piscícolas do arquipélago. A cedência dos dois navios à Madeira foi acordada entre Lisboa e Funchal. O afundamento do General Pereira d’Eça só deverá acontecer no próximo ano.

A abertura do respectivo concurso público, orçado em 345 mil euros mais IVA, foi decidida recentemente pelo conselho de Governo Regional, e tem por base a “execução de vários trabalhos preparatórios” para colocar a corveta debaixo de água. Antes de ir ao fundo, o vaso de guerra será submetido a várias intervenções que incluem a remoção de todas as substâncias consideradas perigosas e tóxicas (cabos eléctricos, óleos, massas, amiantos) e a lavagem e aspiração de todos os tanques e áreas contaminadas, que serão depois encaminhados para reciclagem.

Os trabalhos estão a decorrer nos estaleiros da Lisnave, e incluem também a preparação do interior do navio para o mergulho recreativo, pois é necessário adaptar os compartimentos existentes, alargando algumas saídas e abrindo outras, de forma a aumentar a segurança dos mergulhadores. Após a sua conclusão, a corveta será rebocada para a Madeira, naquela que será a última viagem de um navio que serviu o país durante mais de quatro décadas, os últimos dos quais nos Açores. No Porto Santo será afundado com recurso a explosivos, ficando a uma profundidade a rondar os 30 metros.

“A instalação do recife artificial é um meio de potenciar várias actividades com relevância socio-económica, designadamente mediante o incremento do mergulho recreativo, dos recursos piscícolas, bem como a captação de investimento, fixação de novos agentes económicos e a promoção de emprego”, explicou a secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, no final do conselho de Governo.

Os navios desactivados da Armada portuguesa têm normalmente um destino: abate e sucata. Mas o executivo madeirense apresentou um projecto considerado de interesse público, que será co-financiado pela União Europeia através do programa operacional de pesca Promar.

A região autónoma foi pioneira no país na criação de recifes artificiais através do afundamento de embarcações. Em Outubro de 2000, o cargueiro Madeirense, construído na década de 60, e que durante décadas ligou o continente ao Funchal, e mais tarde assegurou a travessia entre as duas ilhas do arquipélago, foi afundado também ao largo do Porto Santo, naquela que foi a primeira operação do género realizado em Portugal. A corveta General Pereira d’Eça vai agora fazer-lhe companhia. Um destino que agrada os responsáveis pela Marinha Portuguesa, pois em vez de ser desmantelado o navio será preservado, numa espécie de museu subaquático.

Construído nos estaleiros alemães Blohm & Voss, o General Pereira d’Eça pertencia à classe João Coutinho, tendo sido um dos primeiros navios estrangeiros construídos na Alemanha após a II Guerra Mundial. Das seis corvetas da classe, apenas duas continuam no activo: o Jacinto Cândido, que continua a navegar, e o António Eanes, que está a ser reparado para regressar ao mar.

A classe João Coutinho foi projectada pelo engenheiro naval português Rogério d’Oliveira, de acordo com as especificidades da guerra no Ultramar. A sua operacionalidade fez com que desse origem a outras classes de navios utilizados pelas marinhas de Espanha, Egipto, Marrocos, Argentina, França e Turquia.

http://www.publico.pt/sociedade/noticia ... al-1705664
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 13063
  • Recebeu: 3286 vez(es)
  • Enviou: 7928 vez(es)
  • +1133/-1898
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias da Marinha
« Responder #1789 em: Setembro 19, 2015, 11:54:18 am »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Crypter

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3651 vez(es)
  • +942/-1084
Re: Notícias da Marinha
« Responder #1790 em: Setembro 28, 2015, 05:27:18 pm »
Dual-use navy requires balanced fleet

Courtesy of Surface SITREP.  Republished with the permission of the Surface Navy Association (www.navysna.org)

The Portuguese navy, known as Marinha de Guerra Portuguesa or Armada Portuguesa, can trace its origins back to the 12th century, and is the oldest continuously serving navy in the world. Today, as part of the Portuguese armed forces, the Marinha is charged with the defense of Portugal, assuring sovereignty, and meeting international commitments as part of NATO, the European Union, and other organizations.

“We cannot be a specialized navy. We must stay focused on being a balanced navy.”

“In spite of Portugal being a small country, it has huge ocean and vast maritime responsibilities,” says Vice Adm. Antonio Silva Ribeiro, director general of the Maritime Authority of Portugal. “Our economic exclusive zone is 1.7 million square kilometers, the 10th largest in the world, and our search and rescue area is 5.8 million square kilometers.
Ribeiro says Portugal’s navy must be balanced between military defense of the country and non-military support to safety, environmental protection and economic development. “We cannot be a specialized navy. We must stay focused on being a balanced navy.”
Portugal’s international commitments include participation in standing NATO forces and multinational coalition operations such as Ocean Shield, Active Endeavor and Atalanta. The Portuguese navy has also deployed to former colonies such as Cape Verde Islands, Guinea Bissau and East Timor.
“Our international commitments are diversified. We have to commit ships to very distant parts of the world. For example, we have a commitment in East Timor, our international commitments within NATO, of which we are a founding member, and within standing maritime forces in operations Ocean Shield, Active Endeavor, and International Security Assistance Force (ISAF). We also commit ships and navy assets to the European Union Operation Atalanta, in Somalia, and Mali. In some recent engagements in the Portuguese-speaking countries – we have very strong relations with our former colonies – we have employed assets in Cape Verde, Guinea Bissau, and East Timor,” says Ribeiro.
“We are a dual-role navy, which basically means we act as both a navy and a coast guard,” he says. “We have different legal frameworks and authorities, but we have been both a navy and a coast guard, for 200 years. We never divided and developed a new and completely separate entity due to the fact that it’s more affordable for the country to use these ships in both military and non-military activities.”
“As a dual-use navy, we also commit assets to Frontex – the European Union’s border patrol mission – and to the North Atlantic Fisheries Organization. And we have to consider security and safety challenges,” he says.
Ribeiro says doctrine is based upon two main ideas. “The first one is our dual-role navy that enables Portugal to use the sea based upon its needs. With this proposal, the navy has three tasks: military defense and support to foreign policy; security, safety, and state authority; and economic, scientific and cultural development. This military defense and support to foreign policies is focused on our military action, and the other two tasks are related with non-military action. And this is the concept of framework for the dual-role navy, a navy that performs both navy and coast guard tasks.”
“But the second idea is also very important,” he says. “We are a balanced navy. We haven’t adopted the idea of NATO specialization that was very popular some navies. Due to our responsibilities and interests, we cannot be a specialized navy. We have to be a balanced navy because the international environment changes very fast, and if we specialized as other navies have, we would not be able to perform the tasks that our foreign policy requires. So we kept a set of capabilities to be able to perform the tasks that the navy has to do.”
To carry out the broad spectrum of tasks, Ribeiro says Portugal has five frigates, two submarines, two new ocean patrol vessels, six old corvettes, a logistical support ship, four hydrographic vessels, three patrol vessels, thirteen patrol boats and three sailing ships for training. It also has five Lynx helicopters.

“We had to decide which were the imperative capabilities – the ones we must have, and design capabilities – the ones that were good to have.”

The two classes of frigates – the Vasco da Gama-class MEKO frigates, and two Bartolomeu Dias-class frigates – are being modernized. “They are used in very different scenarios and in very different tasks. So we are going to modernize them in different ways,” he says.
The Bartolomeu Dias frigates are former Royal Netherlands Navy Karel Doorman-class multi-purpose frigates, transferred in 2009 and 2010 respectively. The MEKO ships were built in Germany for Portugal and joined the fleet in 1991-1992.
Maintaining and improving the navy is challenged by budgetary realities.
“Portugal is in a very severe financial situation,” Ribeiro says. “In spite of that, we are fighting very much to modernize our navy.”
Ribeiro says the modernization effort was guided by several factors, including limited financial resources, and increasing performance as much as possible within those budget constraints. “We had to decide which were the imperative capabilities – the ones we must have, and design capabilities – the ones that were good to have.”
The result has been to designate two frigates for demanding, major theater operations, and three of them – the German-built MEKO-class frigates – that will be used for small-scale contingencies. On the latter, the Vasco da Gama-class ships, Ribeiro says the modernization will focus on sustaining radars, and improving IFF, electronic warfare, and electro-optic GPS sensors. The plan is to improve the CIWS (close-in weapon system), but keep the present surface-to-air and surface-to-surface missiles. To improve command and control, the satellite communications and other communications systems, including Datalink 11, 16, and 22 – the latter fitted for the combat management system – and the decision support system will be upgraded. The engineering integrated platform management system will also be improved during the refit.

Two new Viana do Castelo-class offshore patrol vessels (OPVs) have recently been built in Portugal.

Ribeiro says that a more ambitious mid-life update is planned for the two Bartolomeu Dias frigates, for which more demanding operations are envisioned. “We will improve the IFF, electronic support measures, electro-optic GPS and sonar. On the weaponry, we will upgrade the CIWS and the surface-to-air-missiles, keep the present surface-to- surface missiles, and modernize torpedoes. Engineering-wise we will overhaul and modernize the turbines in order to extend their life significantly.”
“Command and control will be improved differently on both classes of ships. The main differences will be on sensors and weaponry. The Bartolomeu Dias will be better able to perform anti-air and anti-submarine warfare.”
According to Ribeiro, the five Lynx helicopters will be upgraded. “The engines are going to be new, and the communications and navigation systems will be changed in order to extend their life of operation.”

Two new Viana do Castelo-class offshore patrol vessels (OPVs) have recently been built in Portugal. “We commissioned the new ships two years ago. We’ve been testing them, and have learned some lessons, but they are performing quite well. We are going to build six more ships over the next two years.”

The Portuguese navy also intends to acquire an LPD (landing platform dock) of about 10,000 tons sometime beyond 2020.

The OPVs have an overall length of 273 feet (83 meters), a displacement of 1,800 tons, and a maximum continuous speed of 20 knots. They have an endurance of 14 days at 15 knots, a crew of five officers, eight petty officers, and 25 rankings and extra accommodation for 29 persons. “These are the ships we are using in Frontex and in North Atlantic fisheries operations.”
In addition, Ribeiro says Portugal has acquired two STANFLEX patrol boats from Denmark.
The ex-Danish navy Flyvefisken-class ships are being overhauled in Portugal at the Alfeite naval shipyard. “We expect to have the first one operational this year,” Ribeiro says.
They have an overall length of 177 feet (54 meters); speed of 28 knots; and a crew of three officers, four petty officers, and 16 rankings, and extra accommodation of 10 persons. “They will be operating mainly on coastal activities,” Ribeiro says.

Ribeiro says the Marinha also has to replace its oiler. It plans to procure a new replenishment ship with an overall length of 140 meters, and around 11,000 tons in 2021.

The Marinha has three old patrol boats, and a buoy tender that is actually being used as a patrol boat, which operate from Madeira and from the Portuguese mainland, primarily performing coast guard missions.
The Portuguese navy also intends to acquire an LPD (landing platform dock) of about 10,000 tons sometime beyond 2020. “We don’t have this capability in the Portuguese navy,” Ribeiro says. “We have two options – buy a used one, or build a new one.”
The LPD will have three main functions. “Our marines have been operating with the Spanish, British and U.S. Marines, but without a proper naval vessel.   What we intend to do is to have this capability in order to be able to project them to scenarios where we have interests and where we are supporting a coalition. Portugal, due to its history, is a country with very strong security concerns in Africa. As you probably know, we have hundreds of thousands of Portuguese living in Africa, in Angola and Mozambique, and Guinea Bissau. It’s difficult to have an alliance committed to this type of environment. There are not always multinational solutions, so we may have to work alone in response to contingencies. So we need this type of ship for evaluating citizens or other contingencies. The second purpose is for military cooperation with African countries. We need to go there, stay there in a stable way for some time, and provide training. This type of ship is very good to do this type of work. And we have the Azores, which frequently has very severe earthquakes, and we need these ships with medical capabilities in order to be prepared to help the populations of the Azores whenever they have earthquakes. The navy has always committed ships to these tasks, but we haven’t always had the proper capabilities, and this LPD will enable us to do that,” Ribeiro says.
Ribeiro says the Marinha also has to replace its oiler. It plans to procure a new replenishment ship with an overall length of 140 meters, and around 11,000 tons in 2021.
Between its modernization program, new construction, and planned new projects, Ribeiro says the Marinha will continue to meet its dual roles as Portugal’s navy and coast guard, and its balanced fleet will help Portugal meet its national security and international commitments. And it will continue to do this in an austere budgetary environment. “Our main effort is explaining our politicians and our citizens the utility and the necessity of having a reasonably-prepared navy to accomplish the tasks the country needs in what concerns our areas of responsibility and in what concerns our foreign policies,” he says.
 
in  Defense Media Network
18 de Setembro de 2015
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente, HSMW

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5477
  • Recebeu: 4150 vez(es)
  • Enviou: 11066 vez(es)
  • +8506/-257
Re: Notícias da Marinha
« Responder #1791 em: Setembro 28, 2015, 06:37:12 pm »
Curiosa a discrepância, propositada ou não, entre o que é conhecido relativamente ao número de NPO a construir. Como é sabido, está prevista a construção de dois novos NPO e o senhor almirante menciona a construção de seis nos próximos dois anos. Já quanto ao referido número de dois Stanflex adquiridos à Dinamarca, deve ter-se tratado de um mero lapso.

Por outro lado, é interessante saber que há a intenção de substituir o Bérrio no médio prazo — possivelmente, no mesmo período temporal  em que ocorrer a aquisição de um LPD.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10762
  • Recebeu: 6230 vez(es)
  • Enviou: 4831 vez(es)
  • +8577/-2028
Re: Notícias da Marinha
« Responder #1792 em: Setembro 28, 2015, 10:36:32 pm »
Citação de: "NVF"
Curiosa a discrepância, propositada ou não, entre o que é conhecido relativamente ao número de NPO a construir. Como é sabido, está prevista a construção de dois novos NPO e o senhor almirante menciona a construção de seis nos próximos dois anos. Já quanto ao referido número de dois Stanflex adquiridos à Dinamarca, deve ter-se tratado de um mero lapso.

Por outro lado, é interessante saber que há a intenção de substituir o Bérrio no médio prazo — possivelmente, no mesmo período temporal  em que ocorrer a aquisição de um LPD.

NVF, para quem é o  director general of the Maritime Authority of Portugal, o Sr Vice Alm Antonio Silva Ribeiro, cometeu dois erros crassos, em assuntos que são por demais importantes para a nossa Marinha de guerra, assuntos esses que foram e são do conhecimento público de leigos como eu !

Seis NPO's em dois anos quando para se construir o terceiro navio está planeado um prazo de 33 meses e para o quarto NPO 36 meses ???
O ideal seria demorar cerca de 18 meses para os dois mas se construíssemos as seis unidades, referidas nos dois anos mencionados, pelo sr Vice Alm, lá estariamos a cair no erro tão frequentemente cometido pela nossa Marinha quanto ás aquisições dos meios Navais, em segunda mão, tudo ao mesmo tempo e depois quando se tratar das suas substituições aí é que são elas !!!!!  

E os apenas dois SF300 que ele refere, se calhar são, dois navios extra para serem alocados às missões de Caça-Minas,  :lol:  :lol:  :lol:

às vezes mais vale estarmos calados para não darmos barraca, ou pelo menos lermos a entrevista que demos para ver se a  " bota bate com a perdigota " !  

Cumprimentos
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5477
  • Recebeu: 4150 vez(es)
  • Enviou: 11066 vez(es)
  • +8506/-257
Re: Notícias da Marinha
« Responder #1793 em: Setembro 28, 2015, 11:04:41 pm »
Epá, não vale a pena bater no homem; afinal ele é somente o responsável pela 'parte civil da Marinha', não tendo responsabilidade directa pelos meios de guerra, tipo fragatas e afins. Espera lá, mas as calinadas foram referentes a meios da componente dita civil  (os NPO e os Stanflex)! :twisted:
Talent de ne rien faire
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10762
  • Recebeu: 6230 vez(es)
  • Enviou: 4831 vez(es)
  • +8577/-2028
Re: Notícias da Marinha
« Responder #1794 em: Setembro 28, 2015, 11:31:14 pm »
Citação de: "NVF"
Epá, não vale a pena bater no homem; afinal ele é somente o responsável pela 'parte civil da Marinha', não tendo responsabilidade directa pelos meios de guerra, tipo fragatas e afins. Espera lá, mas as calinadas foram referentes a meios da componente dita civil  (os NPO e os Stanflex)! :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 8056
  • Recebeu: 1376 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5277/-242
Re: Notícias da Marinha
« Responder #1795 em: Setembro 29, 2015, 11:53:54 am »
Podem ser apenas erros de transcrição do jornalista...Não esquecer que o cargo anterior desempenhado pelo VALM Silva Ribeiro foi precisamente o de Superintendente dos Serviços de Material.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10762
  • Recebeu: 6230 vez(es)
  • Enviou: 4831 vez(es)
  • +8577/-2028
Re: Notícias da Marinha
« Responder #1796 em: Outubro 10, 2015, 04:19:54 pm »
A não perder, a Grande Reportagem "Máquina de Guerra", vai para o ar hoje, sábado dia 10OUT15, no programa Linha da Frente da RTP1 !!!

http://www.rtp.pt/noticias/pais/maquina ... es_v864951

Máquina de Guerra
Episódio 32 de 43
Duração: 30 min
Tatiana alistou-se na marinha sem pensar duas vezes. Os outros marinheiros chamam-na "Máquina de Guerra".
Avista uma longa carreira nas Forças Armadas, mas os cortes na Defesa podem acabar com o sonho de Tatiana.
O chefe da Armada, Luís Macieira Fragoso, avisa: "se continuarmos neste caminho de reduzir pessoal e orçamento vamos chegar a um momento em que não há marinha". Nos últimos 20 anos, a Armada sofreu um corte no pessoal superior a 45 por cento e reduziu drasticamente as horas de navegação.
"Máquina de Guerra" é uma grande reportagem do jornalista Armando Seixas Ferreira. A imagem é de Nuno Tavares e a edição de Samuel Freire. Para ver no programa Linha da Frente, logo a seguir ao Telejornal.

Próximas Emissões
2015OUT10 20:45RTP i América
2015OUT10 20:45RTP África
2015OUT10 20:45RTP 1
2015OUT10 20:45RTP I
2015OUT10 20:45RTP i Ásia

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10762
  • Recebeu: 6230 vez(es)
  • Enviou: 4831 vez(es)
  • +8577/-2028
Re: Notícias da Marinha
« Responder #1797 em: Outubro 10, 2015, 10:35:10 pm »
Linha da frente episódio Máquina de guerra

http://www.rtp.pt/play/p1764/linha-da-frente
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: nelson38899

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23154
  • Recebeu: 4101 vez(es)
  • Enviou: 2870 vez(es)
  • +2697/-4485
Re: Notícias da Marinha
« Responder #1798 em: Outubro 12, 2015, 02:36:03 pm »
Vi e fiquei impressionado com a sinceridade do Chefe do Estado-Maior da Armada. O aviso está dado, vamos ver se é ouvido por quem de direito.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9830
  • Recebeu: 3886 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
Re: Notícias da Marinha
« Responder #1799 em: Outubro 12, 2015, 03:04:22 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Vi e fiquei impressionado com a sinceridade do Chefe do Estado-Maior da Armada. O aviso está dado, vamos ver se é ouvido por quem de direito.
Ouviu de certeza e fez-se logo ao mar na mais nova unidade da Marinha Portuguesa (comprada de emergência, após a entrevista do Sr. Almirante).  :mrgreen:


Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF