O problema é que a espanha não tem assim tanto interesse em que Portugal construa uma linha ferroviaria de carga pesada que ligue directamente os principais portos portugueses ao resto da Europa. Assim os portos espanhois perdiam dinheiro.
A espanha interessa mais ligar as cidades portuguesas a madrid para assim conseguir uma maior centralidade da peninsula iberica em torno de madrid.
Infelizmente para Portugal por muita boa vontade e bons politicos que cá podesse haver nós estamos sempre dependentes da vontade de espanha, e é a vontade espanhola que sempre irá ditar os nossos modos de ligação ferroviários à Europa.
Pessoalmente preferia investir numa ferrovia que liga-se devidamente todo o país com rapidez e boa capacidade de carga. De forma a que o interior do país tivesse uma facilidade de ligação maritima semelhante ao litoral, desta forma as impresas do interior tornavam-se mais competitivas e o país atenuava o grande mal do exodo que se observa no interior, distribuindo desta forma melhor a população por todo o país.
há uma coisa chamada "Interesse Nacional", que os últimos governos (principalmente os do Sócrates) não se lembram o que é pois têm cedido aos interesses estrangeiros (espanhois e alemães sobretudo) e uma prova disso é o avanço leno na modernizaçaõ das FA, entre outras coisas, e a lentidão do processo da expansão da plataforma continental.
esse argumento, "Interesse Nacional", esteve na origem da expansão da zona económica do Brasil que não esperou pelo aval da ONU para a concretizar e acho que quando se trata do futuro do nosso amado país, não nos podemos vergar a interesses exteriores. se a espanha não está interessada que Portugal tenha uma linha ferroviária de transporte de mercadorias que corresponda às necessidades das transportadoras internacionais, deve haver algum mecnismo na UE que "obrigue" a espanha a fazer isso.
pelo que me lembro tem-se dito que o TGV em espanha só recebe subsídios europeus se o projecto do TGV em Portugal começar a avançar (por exemplo realizar os concursos públicos), então Portugal poderia negociar avançar o TGV com a espanha caso eles adaptassem a linha deles à nossa linha comercial.