Citação segundo o site Àrea Militar:
"Os dois navios da classe Foudre foram desenhados em França e concebidos com o objectivo de permitir o transporte de um regimento da força de reação rápida francesa criada durante os anos 80. O primeiro navio foi encomendado em Novembro de 1984.
Estes navios não se destinaram a substituir nenhuma classe e continuaram a operar em conjunto com os navios da classe Ouragan.
Passaram oito anos desde a entrega do primeiro até à entrega do segundo navio, pelo que existem várias diferenças entre os dois.
Trata-se de navios do tipo LPD com uma doca alagável que permite a saida de lanchas de que transportam militares e equipamentos até à área de desembarque.
Existem dois pontos de aterragem para helicópteros e um Hangar que pode tranportar dois helicópteros do tipo Super Frelon ou Super Puma.
Um terceiro ponto de aterragem pode ser improvisado por cima da área correspondente à cobertura da doca, à popa.
Os navios podem em caso de emergência transportar até 1600 militares para operações de desembarque e estima-se que os navios possam transportar um total de aproximadamente 700 pessoas, entre tripulantes e combatentes a distâncias maiores (30 dias a 15 nós, permitem atingir pontos a quase 19.000 km de distância).
Embora a configuração possa mudar muito, os navios foram configurados para o transporte de 10 tanques leves AMX-10RC e 50 veículos de transporte tácticos. Se não for utilizada a doca, o numero de veículos tácticos que podem ser transportados ascenderá a 180 a 200.
Utilização internacional
O Foudre foi enviado pela França em 1998 para apoiar as tropas do Senegal durante a crise naquele país, na mesma altura em que Portugal envio para a região uma fragata da casse Vasco da Gama e uma corveta para apoiar a protecção de civis e a evacuação de pessoas das áreas em conflito.
Já o Siroco esteve envolvido nas operações de Paz em Timor-Leste em 1999.
O futuro da classe Foudre é incerto. Já depois do anos 2000 foi lançado o primeiro LHD francês da classe Mistral, estando dois ao serviço em 2009, prevendo-se a construção de mais dois navios, prefazendo quatro.
A aquisição desses navios implica a venda do Foudre e do Siroco a marinha estrangeiras.
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Notas:
Sobre o deslocamento máximo destes navios, é preciso notar que quando se trata de navios-doca o deslocamento máximo (o peso da quantidade de água ocupada pelo navio) é muitas vezes considerado com as docas inundadas. (O Foudre tem um deslocamento máximo de 12.400 toneladas carregado, mas sem as docas inundadas.)
O LPD Foudre: Deste ângulo pode ver-se o terceiro ponto de aterragem sobre a parte posterior do poço da doca alagavel."