Notícias da Marinha

• 3234 Respostas
  • 1220149 Visualizações
(sem assunto)
« Responder #1065 em: Julho 25, 2009, 12:58:12 am »
Tudo bem, mas seria legal ver Portugal com um NAeL como esse, para no caso de uma crise como a que ocorreu em Timor Leste, Portugal tivesse condição de mandar um navio de porte maior, pois naquela época o Brasil não tinha condições, acrtedito que se ocorrer algo parecido no futuro será bem diferente. Eu acho que Portugal e Brasil deveriam se responsabilizar mais sobre o bem estar dos paises lusofono. Se for do interesse de alguem, eu não achei a reportagem que eu falei, mas achei outra que diz o mesmo que o Giuseppe Garibalde sairá do serviço com a entrada do Cavour.

http://blogdoaleitalia.blogspot.com/200 ... os-de.htlm

Um abraço a todos!
Viva os Paises Lusofonos!

Pátria amada BRASIL!

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +19/-0
(sem assunto)
« Responder #1066 em: Julho 25, 2009, 01:49:29 am »
Porta-aviões "jamais" como dizia o outro, mas desta vez parece-me que é mesmo "jamais"...

Preferia ter um navio como o FS Mistral. Mas mesmo assim temos de cair na realidade e com os pés bem assentes no chão ver que a nossa marinha só tem aproximadamente 9000 militares e operacionais possivelmente nem metade... Navios que exijam guarnições grandes esqueçam!!! Mesmo o LPD é só porque é para ser operado pelos 3 ramos!
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo

(sem assunto)
« Responder #1067 em: Julho 25, 2009, 02:09:54 am »
SSK, eu li que o NAel Cavour opera com uma guarnição de apenas 350 homens, ele seria bem mais relevante que um LPD, eu ainda não parei para ler mas o Cavour faz o mesmo que um LPD. Sendo significativamente mais dissuador que um LPD.

Pátria amada BRASIL!

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +19/-0
(sem assunto)
« Responder #1068 em: Julho 25, 2009, 02:24:15 am »
Citação de: "Leonardo Besteiro"
SSK, eu li que o NAel Cavour opera com uma guarnição de apenas 350 homens, ele seria bem mais relevante que um LPD, eu ainda não parei para ler mas o Cavour faz o mesmo que um LPD. Sendo significativamente mais dissuador que um LPD.

Tem toda a razão, não é muita gente para o Brasil, para a marinha portuguesa é uma multidão! Já é difícil arranjar 70 pessoas para colocar numa corveta ou 33 para pôr dentro de um submarino, agora imagine num Cavour ou Mistral...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo

(sem assunto)
« Responder #1069 em: Julho 25, 2009, 02:38:03 am »
Esse fato eu desconheço meu caro, mas se vocês vão adiquirir um LPD ou um LHD, eu acredito que seja melhor adiquirir um Cavour  ou  um  NAeL da classe do BPE Juan Carlos I. Só estou dando a minha opinião, no que eu acho ser o melhor para Portugal, pois este é um país com muita importancia, que está num dos pontos mais estratégicos para o comercio mundial. Um abraço.

Pátria amada BRASIL!

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23639
  • Recebeu: 4392 vez(es)
  • Enviou: 3108 vez(es)
  • +3471/-4628
(sem assunto)
« Responder #1070 em: Julho 25, 2009, 10:35:50 am »
Leonardo concordo contigo, o problema é que nas Forças Armadas Europeias que são na sua esmagadora maioria profissionais, a falta de recursos humanos (em qualidade e quantidade) é bastante castradora. :(
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23639
  • Recebeu: 4392 vez(es)
  • Enviou: 3108 vez(es)
  • +3471/-4628
(sem assunto)
« Responder #1071 em: Julho 25, 2009, 01:00:13 pm »
NRP Almirante Gago Coutinho realizou campanha hidro-oceanográfica no banco Gorringe, costa Marroquina e Grupo Central dos Açores

23-07-2009 0:00

Durante o mês de Junho e até meados de Julho de 2009 decorreu a bordo do N.R.P. “Almirante Gago Coutinho” uma campanha científica de aquisição de dados técnico-científicos para o Instituto Hidrográfico, no âmbito do projecto de investigação europeu HERMIONE, ao que se seguiu a realização de uma série de levantamentos hidrográficos no grupo central do Arquipélago dos Açores, com o objectivo de actualizar a cartografia local.  

A campanha HERMIONE foi dividida em duas fases: a primeira teve a duração de uma semana e decorreu na zona do banco Gorringe (a cerca de 200 km a sudoeste do cabo de S. Vicente) enquanto a segunda fase teve a duração de 3 semanas e decorreu no golfo de Cádis, junto à costa de Marrocos. A equipa técnica embarcada foi constituída por cerca de 15 elementos. De salientar que na primeira fase estiveram embarcados dois elementos do Instituto de Oceanografia da Faculdade de Ciências da universidade de Lisboa e na segunda fase fizeram parte da equipa técnica dois investigadores marroquinos.

Nesta campanha foi mais uma vez verificada a versatilidade e multidisciplinaridade dos navios hidrográficos da classe D. Carlos I, tanto na utilização de instrumentação orgânica, como de aparelhos de força, espaços de trabalho exteriores e espaços de laboratórios. Foram realizados diversos fundeamentos e correspondentes levantamentos de amarrações correntométricas, estações CTD (cerca de 250), colhidas amostras de fundo com draga do tipo Smith McIntire (cerca de 60), perfis de turbidez, perfiz de correntes (com ADCP de casco e ADCP acoplado a rosette), colheitas de águas a diferentes profundidades (com garrafas acopladas a rosette), perfis do fundo do mar com sub-bottom profiler e levantamentos hidrográficos com sistemas sondadores multifeixe.

Logo que terminada a campanha para o projecto HERMIONE, e após uma escala logística na Base naval de Lisboa, o navio dirigiu-se para o grupo central do Arquipélago dos Açores onde realizou os levantamentos hidrográficos costeiros dos portos de Sta Cruz das Ribeiras (ilha do Pico), S. Roque (ilha do Pico), Velas (S. Jorge), canal do Faial e iniciou o levantamento hidrográfico costeiro da ilha Graciosa. Foi ainda transportada para o porto da Horta (ilha do Faial) uma embarcação de sondagem e uma equipa de 5 elementos da Brigada Hidrográfica, com o objectivo de realizar diversos levantamentos hidrográficos portuários.

O navio largou de Lisboa no dia 1 de Junho e regressou no dia 13 de Julho, tendo escalado os portos de Portimão, Casablanca, Lisboa e Horta.

Fotografias da Campanha Hidro-Oceanográfica
 :arrow:  http://www.marinha.pt/PT/extra/missoesv ... tinho.aspx
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8090
  • Recebeu: 1395 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5292/-245
(sem assunto)
« Responder #1072 em: Agosto 01, 2009, 06:46:04 pm »
P1140 NRP Cacine

(sem assunto)
« Responder #1073 em: Agosto 02, 2009, 12:19:56 am »
Belas fotos Pereira, sempre que você tiver fotos de navios da MP posteas aqui, um abraço.

Pátria amada BRASIL!

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #1074 em: Agosto 05, 2009, 02:29:56 pm »
Será que o futuro da nossa marinha passa por aqui?? Gostava de ver uns tres navios deste tipo com as nossas cores. daqui a cerca de 15 anos podiamos pensar em compra-las....

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/NAV.aspx?nn=192
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #1075 em: Agosto 05, 2009, 02:52:18 pm »
Será que o futuro da nossa marinha passa por aqui?? Gostava de ver uns tres navios deste tipo com as nossas cores. daqui a cerca de 15 anos podiamos pensar em compra-las....

Pois eu gostava de ver três + três.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

sivispacem

• Investigador
  • 1589
  • Recebeu: 878 vez(es)
  • Enviou: 939 vez(es)
  • +461/-577
(sem assunto)
« Responder #1076 em: Agosto 05, 2009, 03:02:26 pm »
Citação de: "luis filipe silva"

Pois eu gostava de ver três + três.

Pois.... e eu também queria o Euromilhões!!!

Será que este Forum está a precisar de um despiste oftalmológico? ou que se descobriu petróleo no Beato e eu ainda não o sabia???

Daqui a 15 anos vamos todos estar a pagar a divida actual!!!!  :cry:

Cpmts
Carlos Ferreira
Cumprimentos,

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #1077 em: Agosto 05, 2009, 04:54:27 pm »

Será que este Forum está a precisar de um despiste oftalmológico? ou que se descobriu petróleo no Beato e eu ainda não o sabia???

Daqui a 15 anos vamos todos estar a pagar a divida actual!!!!

Eu costumo ser pessimista quando o pessoal voa muito alto. No entanto daqui a quinze anos é a altura ideal para se começarem a dar passos rápidos para a substituição das actuais fragatas. A Marinha nunca precisou do Euromilhões para se reequipar. Sempre foram pagas as dividas de aquisição de armamentos. Portanto se nessa altura não houver um grande descambar da economia, é a altura de começar com o processo de substituição das fragatas, e assim desfazar de uma vez por todas a aquisição de meios navais, que acabam sempre por ter o fim de vida ao mesmo tempo, tornando mais complicada a sua substituição.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

João Oliveira Silva

• Membro
  • *
  • 195
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1078 em: Agosto 05, 2009, 06:08:48 pm »
.

Ao olhar para esta fotografia fiquei espantando com a construção que faz de fundo. Lembrei-me de outra coisa....

Cumprimentos,

*

sivispacem

• Investigador
  • 1589
  • Recebeu: 878 vez(es)
  • Enviou: 939 vez(es)
  • +461/-577
(sem assunto)
« Responder #1079 em: Agosto 05, 2009, 06:11:43 pm »
Citação de: "luis filipe silva"

Daqui a 15 anos vamos todos estar a pagar a divida actual!!!!

Eu costumo ser pessimista quando o pessoal voa muito alto. No entanto daqui a quinze anos é a altura ideal para se começarem a dar passos rápidos para a substituição das actuais fragatas. A Marinha nunca precisou do Euromilhões para se reequipar. Sempre foram pagas as dividas de aquisição de armamentos. Portanto se nessa altura não houver um grande descambar da economia, é a altura de começar com o processo de substituição das fragatas, e assim desfazar de uma vez por todas a aquisição de meios navais, que acabam sempre por ter o fim de vida ao mesmo tempo, tornando mais complicada a sua substituição.

Não contesto que a altura ideal seria algures por aí... se calhar até um pouco menos...
E a razão de os equipamentos terminarem a sua vida todos ao mesmo tempo é se calhar apenas uma... é que como não há investimento e planeamento sérios em matéria de defesa (e não apenas, mas enfim) tudo tem de ser feitos em grandes planos, implementados em momentos de maior desafogo e/ou necessidade, por os materiais existentes estarem a cair de podres!

Por isso à Marinha faria muito jeito um 'Euromilhões', apesar de na altura me referir a mim
Recordo-me que não foi há muito tempo que o chefe da Armada teve de dar a ordem para os navios encostarem por falta de verbas para combustivel.... se a memória não me falha no tempo do Portas....

Claro que as dívidas sempre foram pagas, afinal as FA's ainda são "Estado"....
O que eu muito sinceramente duvido é que haja dinheiro para 3+3 (ou até 3...) se a economia continuar nos próximos 15 anos como tem evoluído nos ultimos 10...
E não creio que a NATO nos financie as proximas 3 fragatas novas que comprarmos...

Mas espero sinceramente estar enganado....

Cpmts
Carlos Ferreira
Cumprimentos,