Blá, blá, blá… La estou eu de novo a inventar factos na minha cabeça… mais blá, blá, blá…
Porque é que as duas (ou três, ou quatro) fábricas são mutuamente exclusivas? Sabes alguma coisa que o governo português e a Embraer não sabem? És um especialista? Tal como és um especialista que acha que enfiar a parte da frente do F-35C na parte de trás do A e fácil e barato? Ou o mesmo especialista em contra-terrorismo que sabe melhor que os militares como se recupera um navio sequestrado? O que nos vale é que existes tu, senão nem sei como o mundo funcionava… e o burro sou eu? 😂
É a estas perguntas patéticas que te referes?
1- quando tens mão de obra limitada em quantidade, não dá para produzir tudo e mais alguma coisa no país. Não percebes isto? Então sim, és burro.
2- sei eu e sabe toda a gente que, tanto o Governo português (não só o actual) tem hábito de ser comido por parvo e tomar decisões estúpidas, como a Embraer apenas faz coisas para o seu interesse. Se a hipotética fábrica dos ST der barraca, o prejuízo é para o tuga. Em último caso, a Embraer já ganhou os milhões do contrato português, e depois pode vender a dita fábrica (não seria a primeira vez.
3- eu não disse que era fácil e barato ter a parte frontal da fuselagem do F-35A com o sistema P&D tal e qual os B e C. Disse que era uma questão de perguntar à LM quanto custaria tal modificação, sabendo que é uma solução que já existe nas outras variantes do avião. Já tu és especialista em fingir que alguém disse algo que não disse, e irás para a cova com essa convicção toda, mesmo que te provem errado.
4- eu não sei melhor que os militares como se faz contra-terrorismo. Mas sei, tal como sabe toda a gente aqui, que faltam meios para conseguir lidar com aquela ameaça, e que recuperar o controlo do navio sequestrado
depois dos sequestradores fugirem, não é propriamente sinónimo de êxito.
Tu realmente achavas que tinhas um argumento aqui. Que engraçado.
5- Tecnicamente, fizeste 6 perguntas, mesmo que 2 delas sejam retóricas, continuam a sobrar 4. A ironia de perguntares se és tu o burro, quando nem contar sabes.
O resto é só resto. Certamente deves ter N provas que os pilotos e mecânicos da FAP são quase infinitos, e que portanto podemos operar todas as aeronaves e mais algumas, sem qualquer consequência para o ramo.
Mas já deixaste bem entendido à frente de todos, que a temática de Defesa para ti, no caso das FA portuguesas, é como desporto. Apareces aqui a falar de azia como se estivéssemos a falar da minha equipa ter perdido com a tua, quando neste caso existem vidas em risco.
Já sabemos que para o JohnM, um piloto português morto por voar num ST em missões de combate onde não devia estar presente, ou colocar em risco toda a tripulação de um heli CSAR para o salvar, é uma cena que se resume a azia.
Mas bem, podemos dizer que fico bastante aziado com a ideia de enviarmos pilotos para o combate naquele tipo de aeronave, sem qualquer razão para o fazer, sabendo dos riscos que tal acarreta.
Enquanto isso, o boneco do JohnM, fica radiante com essa ideia. Para o menino mimado, é preferível achar que ganhou um argumento no FD, do que pensar no bem estar dos militares que servem.
Mas já o disse antes e volto a repetir. O JohnM vive refugiado no outro lado do Atlântico, portanto pode dar-se ao luxo de defender as ideias mais estapafúrdias para a DN, pois não lhe afectam. O próprio já deixou bem entendido que fugiu do país porque não gostava do povo português, não se revia neste. O resto é fazer as contas.