Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

SIM
8 (33.3%)
NÃO
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Votação encerrada: Fevereiro 17, 2025, 09:40:28 pm

O Super Tucano em Portugal

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Bubas

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #750 em: Dezembro 02, 2025, 03:07:54 pm »
Tem toda a razão, e as minhas primeiras palavras foram e agradecimento para um razão válida.
A segunda parte do meu texto, era uma pergunta que pensei pudesse responder. Nada mais.


Boa, assim sim.
E essa vantagem é assim tão grande que justifica a diferença de custo que seria necessário para adquirir os equipamentos que fariam as restantes missões do ST?



Alguem explicar porque é que um PC-21 é melhor que um A-29 é que está a ser difícil.


O PC-21 tem melhores performances de voo para treino e simula melhor o voo de caças a reação.

Eu não teci qualquer consideração sobre se a diferença de preço justifica o que quer que seja.
Apenas disse objetivamente em que é que o PC-21 é superior ao ST.
 

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goncalobmartins

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #751 em: Hoje às 10:39:05 am »
Alguém tem informação sobre a data oficial de entrega dos 5 A-29N já em Portugal? Será ainda este ano ou estão à espera de Janeiro para os matricular e assim terem menos um ano de serviço?  :-P
 

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saabGripen

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #752 em: Hoje às 11:13:15 am »
Alguém tem informação sobre a data oficial de entrega dos 5 A-29N já em Portugal? Será ainda este ano ou estão à espera de Janeiro para os matricular e assim terem menos um ano de serviço?  :-P


Quem percebe muito do ST é o P44.

 

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dc

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #753 em: Hoje às 03:07:34 pm »
"Sabe-se lá a troco do quê"?

Qual o avião da Pilatus semelhante ao KC-390?

Porque carga de água estás a comparar negócios envolvendo a Pilatus, com o KC? Se o tema é aeronaves de treino a hélice, para quê inventar?

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Que mais faz o PC-21 alem do que treino? Tipo sei lá, escoltar Papás?

O PC-21 não precisa de fazer mais do que treino. Com o PC-21 a ser adquirido, bastava comprar 8-10 aeronaves, e a poupança seria gritante.

Escoltar Papas? Só porque visto um país que não tem aviação de caça a sério a fazê-lo, não quer dizer que isso fosse uma função do avião.

Em Portugal, a escolta do Papa foi feita (e bem) com F-16.

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A Pilatus ia montar uma fabrica em Portugal por causa de 12 aviões? E a troco de quê? Sal marinho para chocolates? Ou algo escondido e perverso, talvez um acordo Suiça <> PSD e Suiça <> PS?

Não fazia sentido nenhum a Pilatus montar uma fábrica de PC-21, da mesma forma que não faz sentido montar uma para os STs.

Montar fábricas de produto X ou Y para a Defesa em Portugal, tem que fazer sentido do ponto de vista do mercado. Não adianta tentar trazer para Portugal a produção/modernização de produtos que vão ser adquiridos em quantidades baixas, e que não tem clientes.

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Podem até ter toda a razão e o diabo do avião não valer um chavelho mas mostrem argumentos de jeito.

Já foram mostrados os argumento:
-o ST é mais caro que o PC-21 (tanto de adquirir como operar)
-o ST é inferior ao PC-21 para treino
-o ST para justificar o preço acrescido e quantidade excessiva, terá que ser usado em missões de combate, colocando em risco a vida de pilotos em tarefas que podiam e deviam ser realizadas por UCAVs.
-usar os ST ao invés de UCAVs para missões de combate, vai à aquisição e destacamento de helis CSAR. Com UCAVs não acontecia.

Este programa, tal era a sua reduzida dimensão, não exigia de maneira alguma "contrapartidas". Era simplesmente comprar um produto off-the-shelf (bastavam 8 PC-21), e estava resolvido. Deixar as contrapartidas e envolvimento da indústria nacional para programas mais relevantes.
 
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