Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

SIM
8 (33.3%)
NÃO
16 (66.7%)

Votos totais: 24

Votação encerrada: Fevereiro 17, 2025, 09:40:28 pm

O Super Tucano em Portugal

• 757 Respostas
  • 90923 Visualizações
*

Bubas

• Perito
  • **
  • 596
  • Recebeu: 174 vez(es)
  • Enviou: 614 vez(es)
  • +200/-91
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #750 em: Dezembro 02, 2025, 03:07:54 pm »
Tem toda a razão, e as minhas primeiras palavras foram e agradecimento para um razão válida.
A segunda parte do meu texto, era uma pergunta que pensei pudesse responder. Nada mais.

Boa, assim sim.
E essa vantagem é assim tão grande que justifica a diferença de custo que seria necessário para adquirir os equipamentos que fariam as restantes missões do ST?

Alguem explicar porque é que um PC-21 é melhor que um A-29 é que está a ser difícil.

O PC-21 tem melhores performances de voo para treino e simula melhor o voo de caças a reação.

Eu não teci qualquer consideração sobre se a diferença de preço justifica o que quer que seja.
Apenas disse objetivamente em que é que o PC-21 é superior ao ST.

*

goncalobmartins

• Investigador
  • 1318
  • Recebeu: 655 vez(es)
  • Enviou: 860 vez(es)
  • +97/-10
« Responder #751 em: Dezembro 03, 2025, 10:39:05 am »
Alguém tem informação sobre a data oficial de entrega dos 5 A-29N já em Portugal? Será ainda este ano ou estão à espera de Janeiro para os matricular e assim terem menos um ano de serviço?  :-P

*

saabGripen

• Investigador
  • 2108
  • Recebeu: 331 vez(es)
  • Enviou: 114 vez(es)
  • +1196/-2066
« Responder #752 em: Dezembro 03, 2025, 11:13:15 am »
Alguém tem informação sobre a data oficial de entrega dos 5 A-29N já em Portugal? Será ainda este ano ou estão à espera de Janeiro para os matricular e assim terem menos um ano de serviço?  :-P

Quem percebe muito do ST é o P44.

*

dc

• Investigador
  • 10508
  • Recebeu: 5429 vez(es)
  • Enviou: 877 vez(es)
  • +5384/-1374
« Responder #753 em: Dezembro 03, 2025, 03:07:34 pm »
"Sabe-se lá a troco do quê"?

Qual o avião da Pilatus semelhante ao KC-390?

Porque carga de água estás a comparar negócios envolvendo a Pilatus, com o KC? Se o tema é aeronaves de treino a hélice, para quê inventar?

Que mais faz o PC-21 alem do que treino? Tipo sei lá, escoltar Papás?

O PC-21 não precisa de fazer mais do que treino. Com o PC-21 a ser adquirido, bastava comprar 8-10 aeronaves, e a poupança seria gritante.

Escoltar Papas? Só porque visto um país que não tem aviação de caça a sério a fazê-lo, não quer dizer que isso fosse uma função do avião.

Em Portugal, a escolta do Papa foi feita (e bem) com F-16.

A Pilatus ia montar uma fabrica em Portugal por causa de 12 aviões? E a troco de quê? Sal marinho para chocolates? Ou algo escondido e perverso, talvez um acordo Suiça <> PSD e Suiça <> PS?

Não fazia sentido nenhum a Pilatus montar uma fábrica de PC-21, da mesma forma que não faz sentido montar uma para os STs.

Montar fábricas de produto X ou Y para a Defesa em Portugal, tem que fazer sentido do ponto de vista do mercado. Não adianta tentar trazer para Portugal a produção/modernização de produtos que vão ser adquiridos em quantidades baixas, e que não tem clientes.

Podem até ter toda a razão e o diabo do avião não valer um chavelho mas mostrem argumentos de jeito.

Já foram mostrados os argumento:
-o ST é mais caro que o PC-21 (tanto de adquirir como operar)
-o ST é inferior ao PC-21 para treino
-o ST para justificar o preço acrescido e quantidade excessiva, terá que ser usado em missões de combate, colocando em risco a vida de pilotos em tarefas que podiam e deviam ser realizadas por UCAVs.
-usar os ST ao invés de UCAVs para missões de combate, vai à aquisição e destacamento de helis CSAR. Com UCAVs não acontecia.

Este programa, tal era a sua reduzida dimensão, não exigia de maneira alguma "contrapartidas". Era simplesmente comprar um produto off-the-shelf (bastavam 8 PC-21), e estava resolvido. Deixar as contrapartidas e envolvimento da indústria nacional para programas mais relevantes.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, sivispacem

*

saabGripen

• Investigador
  • 2108
  • Recebeu: 331 vez(es)
  • Enviou: 114 vez(es)
  • +1196/-2066
« Responder #754 em: Dezembro 03, 2025, 09:26:20 pm »

No SAFE, qual o acordo que foi firmado com a PILATUS?
Parece-me que o Nuno Melo falou qualquer coisa acerca do PC-69

*

Bubas

• Perito
  • **
  • 596
  • Recebeu: 174 vez(es)
  • Enviou: 614 vez(es)
  • +200/-91
« Responder #755 em: Dezembro 04, 2025, 11:48:35 pm »
Leva algumas coisas demasiado a sério.
Leu o texto a que eu estava a responder?
Obrigado pela lista, é bom ter um local a que referenciar quando se quer contraditar.

"Sabe-se lá a troco do quê"?

Qual o avião da Pilatus semelhante ao KC-390?

Porque carga de água estás a comparar negócios envolvendo a Pilatus, com o KC? Se o tema é aeronaves de treino a hélice, para quê inventar?

Que mais faz o PC-21 alem do que treino? Tipo sei lá, escoltar Papás?

O PC-21 não precisa de fazer mais do que treino. Com o PC-21 a ser adquirido, bastava comprar 8-10 aeronaves, e a poupança seria gritante.

Escoltar Papas? Só porque visto um país que não tem aviação de caça a sério a fazê-lo, não quer dizer que isso fosse uma função do avião.

Em Portugal, a escolta do Papa foi feita (e bem) com F-16.

A Pilatus ia montar uma fabrica em Portugal por causa de 12 aviões? E a troco de quê? Sal marinho para chocolates? Ou algo escondido e perverso, talvez um acordo Suiça <> PSD e Suiça <> PS?

Não fazia sentido nenhum a Pilatus montar uma fábrica de PC-21, da mesma forma que não faz sentido montar uma para os STs.

Montar fábricas de produto X ou Y para a Defesa em Portugal, tem que fazer sentido do ponto de vista do mercado. Não adianta tentar trazer para Portugal a produção/modernização de produtos que vão ser adquiridos em quantidades baixas, e que não tem clientes.

Podem até ter toda a razão e o diabo do avião não valer um chavelho mas mostrem argumentos de jeito.

Já foram mostrados os argumento:
-o ST é mais caro que o PC-21 (tanto de adquirir como operar)
-o ST é inferior ao PC-21 para treino
-o ST para justificar o preço acrescido e quantidade excessiva, terá que ser usado em missões de combate, colocando em risco a vida de pilotos em tarefas que podiam e deviam ser realizadas por UCAVs.
-usar os ST ao invés de UCAVs para missões de combate, vai à aquisição e destacamento de helis CSAR. Com UCAVs não acontecia.

Este programa, tal era a sua reduzida dimensão, não exigia de maneira alguma "contrapartidas". Era simplesmente comprar um produto off-the-shelf (bastavam 8 PC-21), e estava resolvido. Deixar as contrapartidas e envolvimento da indústria nacional para programas mais relevantes.

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7440
  • Recebeu: 8585 vez(es)
  • Enviou: 5826 vez(es)
  • +10231/-2955
« Responder #756 em: Hoje às 02:31:26 pm »

A intenção original seria de apresentá-los até ao final do ano, porém pode ter havido entretanto alguma alteração de calendário.

Não tenho estado atento aos voos de teste, não sei se continuam ou não.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

*

wyldething

• Membro
  • *
  • 274
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 239 vez(es)
  • +31/-44
« Responder #757 em: Hoje às 06:43:43 pm »

A intenção original seria de apresentá-los até ao final do ano, porém pode ter havido entretanto alguma alteração de calendário.

Não tenho estado atento aos voos de teste, não sei se continuam ou não.

Ainda esta semana voou o PT-CVN.
A última informação que tive é que a entrega seria ainda este ano, mas pode já estar desatualizada.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar