Penso que este artigo do PUBLICO-Brasil carece de confirmação - se calhar amanhã - 2ª Feira:
Não sei se é uma confusão com o investimento para manutenção dos motores da P&W ou se já é uma divulgação dos resultados das negoçiações para Portugal adquirir o ST.
Embraer vai investir 90 milhões de euros para triplicar faturamento da OGMA
Economia
Embraer vai investir 90 milhões de euros para triplicar faturamento da OGMA
Gigante brasileira, fabricante de aviões, a Embraer vai investir 90 milhões de euros (R$ 540 milhões) para a ampliação da OGMA, unidade que controla em Portugal. Os recursos darão suporte para a montagem dos aviões Super Tucano A-29, dentro dos parâmetros fixados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A injeção de recursos permitirá que a OGMA triplique o faturamento anual nos próximos anos, para 600 milhões de euros (R$ 3,6 bilhões).
https://www.publico.pt/2024/08/18/publico-brasil/noticia/embraer-vai-investir-90-milhoes-euros-triplicar-faturamento-ogma-2101058
Diz que a EMBRAER vale hoje 5.5 Biliões de Euros.
Dá para rir que queriamos dar isso por não-sei-quantos F-35.
O que tem uma coisa a ver com a outra?
É apenas uma referência.
Dependendo da estrutura accionista da EMBRAER, "alguém" poderia oferecer 1.5Euro por cada 1Euro de 50% das acções da empresa e ficar com controlo por uns 4.5 Mil Milhões.
Acontece.
Ou seja, comprar a Embraer.
É só uma referência.
Tens algum problema com isso?
Tu sonhas com F-35 a voar por cima de Lisboa.
Eu sonho com Portugal comprar a Embraer.
E pergunto: o que seria melhor para Portugal?
Eu acho que tens de começar a meter mais tabaco na mistura.... Já temos uma TP para financiar regularmente. A Embraer que se governe. Se o conseguir, a médio prazo....
Já fumei.
E já experimentei umas misturas.
Há um tempo para tudo.
Agora passo bastante tempo aqui.
Quem me conhece diria que ando a fumar qualquer coisa esquisita...
Ando a fumar Forum Defesa. 
Isso também passará.
Então serão so cogumelos, só pode.
E depois, de negócios ruinosos com o Brasil está este país farto e cheio: só para citar os mais recentes temos a expansão da santa Casa da Misericódia, o caso das gémeas, o nogócio da Cimpor, a compra da Oi pela PT, a VEM da TP... chega?
E depois ainda dizem que e´de Espanha que não vem nem bom vento nem bom casamento....
Casamentos do Brasil , temos aquele gajo da TVI e ela da Embraer funcionária da OGMA. E amigas da condecorada dispersas por todo o lado em assistência
De resto é para destruir e mamar
Há os empresários brasileiros em Troia do turismo que têm a exigência de 50% funcionários serem brasileiros. (cá a vassalagem permite estas exigências) Em Angola é ao contrário, quere meter lá uma empresa tem de ter sócio angolano.
Temos o famoso caso da empresa nacional telecomunicações que se foi lá meter e isso acabou por destruir a maior empresa de telecomunicações da Europa
Temos a Santa Casa da Misericórdia Portuguesa que metida no Brasil esbanja tanto por lá que dá outro nome menos abonatório à Santa Casa
A própria OGMA cada vez menos portuguesa e menos portugueses( alguns são os aculturados que devem ter jacuzzi recheado em casa)
Mas há mais, como especulação imobiliária nunca vista etc
Acrescento o que já escrevi no CAS, porque tópico também prometeBem, como vou uns dias para o deserto vou desarrumar isto.
Então a ideia é esta:
Vendemos à Roménia ou Ucrânia, todos F16 que não fazem parte do tal lote dos 19 mais novos. Ou eventualmente mais uns 3 ou 4 desses também, restando uma Esquadra de15 ou 16
Na mesma sequência compramos 15 ou 16 Gripen E, mas diretamente à Suécia incluindo no pacote o contrato de manutenção e upgrade meia vida futuro, na Suécia.
Ficamos com os restantes F16 em M++ até a sua substituição progressiva por 15 ou 16 F35, com o compromisso de sua manutenção em Portugal se possível, upgrade eventualmente nos EUA
No mesmo programa, abandonamos a treta do tucanito modelo "E" (de "E"sbanjar para nada e contentar interesses pessoais) e, compramos "meia dúzia" de P21 mais baratos para substituir os teco teco no treino
Resultado.
Uma Esquadra de Gripen E 15/16 aparelhos
E outra Esquadra de F35, também 15/16 aparelhos
Porque não precisamos de ter todos de manutenção mais cara e todos stealth
Qualquer coisa já sabem....Façam como a malta da Agenda Disney
* a escolha teve em conta ser caça monomotor