Força Aérea 5.0

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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #30 em: Junho 26, 2024, 11:13:49 pm »
É uma questão de favorecimento de uma empresa num programa sem concurso, propositadamente para evitar que outros fabricantes façam propostas melhores e mais benéficas para o país. Depois os ST têm uma grande diferença para o KC-390:
-o KC-390 tem um grande mercado a nível europeu e mundial de aeronaves de transporte táctico com idade avançada que vão precisar de substituto mais tarde ou mais cedo, e concorrência real não há muita;
-já o ST praticamente não tem mercado, sendo que o mercado que tinha até então, tem sido comido gradualmente pelos UCAVs e pela oferta de caças leves baratos (como o TA-50/FA-50, o M-346FA/FT, o Scorpion da Textron, entre outros), que permitem que países pequenos e de baixo orçamento tenham aeronaves de combate.

Se alguém fosse inteligente o suficiente para fazer uma prospecção de mercado, percebia bem que há mercado sim, para um treinador avançado a jacto com capacidade de combate e para UAVs/UCAVs, não para avionetas COIN.

Já o suposto "programa credível", quero ver o que sai daí. Com a fantochada que é, e como lhe chamam investimento na área da "segurança e defesa", não me admirava que incluíssem salários da PSP também, para fingir que se gastam 2%.
 
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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #31 em: Junho 27, 2024, 12:21:10 am »
É uma questão de favorecimento de uma empresa num programa sem concurso, propositadamente para evitar que outros fabricantes façam propostas melhores e mais benéficas para o país. Depois os ST têm uma grande diferença para o KC-390:
-o KC-390 tem um grande mercado a nível europeu e mundial de aeronaves de transporte táctico com idade avançada que vão precisar de substituto mais tarde ou mais cedo, e concorrência real não há muita;
-já o ST praticamente não tem mercado, sendo que o mercado que tinha até então, tem sido comido gradualmente pelos UCAVs e pela oferta de caças leves baratos (como o TA-50/FA-50, o M-346FA/FT, o Scorpion da Textron, entre outros), que permitem que países pequenos e de baixo orçamento tenham aeronaves de combate.

Se alguém fosse inteligente o suficiente para fazer uma prospecção de mercado, percebia bem que há mercado sim, para um treinador avançado a jacto com capacidade de combate e para UAVs/UCAVs, não para avionetas COIN.

Já o suposto "programa credível", quero ver o que sai daí. Com a fantochada que é, e como lhe chamam investimento na área da "segurança e defesa", não me admirava que incluíssem salários da PSP também, para fingir que se gastam 2%.


É incorrecto.

O Nuno Melo, ontem, na Comissão de Defesa disse que "o ST seguiria na senda do êxito que foi o KC-390 e que há vários países europeus e não europeus interessados nele".
Disse que incorporará "equipamentos portugueses".

Estará ele a colocar os tomates na bigorna pela EMBRAER, sem ter informação que sustenta o que diz?
 

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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #32 em: Junho 27, 2024, 01:16:39 am »
E já foi explicado que o mercado que existe para o KC-390, é muito maior do que o que existe para o ST. Falar de que existem clientes interessados no ST dentro e fora da Europa vale zero, até haver nomes e estes estarem comprovados. Os poucos países que poderão estar "interessados", muito provavelmente vão realizar concurso, e portanto o ST não terá vitórias garantidas. Na Europa há cada vez menos razões para os países enveredarem por aeronaves a hélice de ataque, no máximo será como aeronave de treino, e aí o mercado é muito competitivo.

E que equipamentos portugueses, ultrassecretos, serão esses? Uns parafusos? Até haver provas desse "equipamento português", podemos assumir que é apenas marketing. Mas será de facto interessante, que uma integração de algum suposto equipamento português, é razão para atirar pilotos para missões CAS suicidas.

Obviamente que essa suposta tecnologia portuguesa, não podia ser integrada em UAVs ou UCAVs. Está convenientemente reservada para o ST, que tem muito menos mercado.
 
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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #33 em: Junho 27, 2024, 11:13:44 am »
E já foi explicado que o mercado que existe para o KC-390, é muito maior do que o que existe para o ST. Falar de que existem clientes interessados no ST dentro e fora da Europa vale zero, até haver nomes e estes estarem comprovados. Os poucos países que poderão estar "interessados", muito provavelmente vão realizar concurso, e portanto o ST não terá vitórias garantidas. Na Europa há cada vez menos razões para os países enveredarem por aeronaves a hélice de ataque, no máximo será como aeronave de treino, e aí o mercado é muito competitivo.

E que equipamentos portugueses, ultrassecretos, serão esses? Uns parafusos? Até haver provas desse "equipamento português", podemos assumir que é apenas marketing. Mas será de facto interessante, que uma integração de algum suposto equipamento português, é razão para atirar pilotos para missões CAS suicidas.

Obviamente que essa suposta tecnologia portuguesa, não podia ser integrada em UAVs ou UCAVs. Está convenientemente reservada para o ST, que tem muito menos mercado.

Deixem-me ser mauzinho e relembrar que este fórum passou meses senão anos a dizer que o KC-390 nunca teria clientes para lá dos originais (Portugal, Hungria, Chéquia) e quando começaram a surgir as novas encomendas toda a gente fingiu que nunca tinha dito nada. Quando chegarem as encomendas para o ST vão fazer o mesmo.
 

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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #34 em: Junho 27, 2024, 11:48:33 am »
 O MDN percebe muito disto (como eu da cultura de beterraba). Ou seja, o ST com 247 aeronaves produzidas, vai na senda do êxito do Kc390 com para aí uma vintena de encomendas.  :mrgreen:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer_EMB-314_Super_Tucano

Agora com a tecnologia tuga, quais países Europeus e não Europeus, até vão vender St aos Marcianos... ::)

Saudações  :mrgreen:

P.S. https://eco.sapo.pt/2024/06/26/portugal-vai-apresentar-programa-credivel-para-investir-2-do-pib-em-defesa-em-2029/

Ou seja, depois da Marinha, a FAP e o Exercito também vão ter um drive range para o golfe? Parece-me uma boa maneira de chegar aos 2% de Pib na defesa.  :mrgreen: Liricos, não sabem nada mas querem fazer os outros comerem gelados com a testa.  ::)

P.S. 2 -

É um destes e logo 20 F35 a seguir.  :mrgreen:
 
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #35 em: Junho 27, 2024, 01:05:34 pm »
Os tucanos devem ser 5.0, daí que a sua importância em conflitos na época dos drones esteja a ser tão sustentada e vendida por alguns

É para rir
 
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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #36 em: Junho 27, 2024, 01:16:07 pm »
Deixem-me ser mauzinho e relembrar que este fórum passou meses senão anos a dizer que o KC-390 nunca teria clientes para lá dos originais (Portugal, Hungria, Chéquia) e quando começaram a surgir as novas encomendas toda a gente fingiu que nunca tinha dito nada. Quando chegarem as encomendas para o ST vão fazer o mesmo.

Comparar o segmento de aviões de transporte tático com o de aeronaves COIN não faz sentido nenhum, desculpa que te diga.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #37 em: Junho 27, 2024, 02:36:07 pm »
Os tucanos devem ser 5.0, daí que a sua importância em conflitos na época dos drones esteja a ser tão sustentada e vendida por alguns

É para rir

Vendedores de carros usados
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #38 em: Junho 27, 2024, 03:38:16 pm »
Deixem-me ser mauzinho e relembrar que este fórum passou meses senão anos a dizer que o KC-390 nunca teria clientes para lá dos originais (Portugal, Hungria, Chéquia) e quando começaram a surgir as novas encomendas toda a gente fingiu que nunca tinha dito nada. Quando chegarem as encomendas para o ST vão fazer o mesmo.

Muita gente disse muita coisa. Generalizar o Fórum inteiro, não é ser mauzinho, é ser porco. A realidade, é que o KC-390 tinha estimativas muito maiores de vendas do que as que tem realmente tido, aliás, o falhanço da esperada encomenda americana, foi uma grande machadada. E só não teve uma redução da encomenda portuguesa pelo aumento de custos, porque faltaram tomates aos nossos governantes.

Neste momento, o KC tem apenas 16 vendidos (confirmados) para lá de Portugal e Brasil. Irá eventualmente vender mais, mas quando a Chéquia compra apenas 2, a Hungria outros 2, a Coreia do Sul apenas 3, a Holanda 5 e Áustria 4, está bem longe de ser um "sucesso de vendas". Para a Suécia está em águas de bacalhau, com um negócio de "chantagem vs chantagem" a ver quem ganha. Para outros potenciais clientes, vai ter que se debater com concursos.

Num período idêntico, o velhinho C-130J angariou aproximadamente o mesmo número de clientes.

No caso da Índia, é a grande esperança da Embraer para uma venda impactante. No entanto:
https://www.airway.com.br/assim-como-embraer-lockheed-planeja-fabrica-do-c-130j-na-india/

Ou seja, com a proposta da LM para uma fábrica de C-130J na Índia, a Embraer vai ter que igualar a proposta. Assim sendo, nós ganhamos muito pouco, ou nada mesmo, com a venda da aeronave para a Índia, já que muito provavelmente não haverá um único componente fabricado em Portugal, nem tão pouco uma percentagem significante do lucro (se é que 0% mesmo).

Ainda assim, o KC-390 tem muito mais mercado internacional que o ST, e o ST tem concorrência ainda mais feroz, tanto em quantidade, como qualidade, como variedade de propostas. O problema para o KC, vai ser quando a Coreia do Sul colocar no mercado o MC-X, e se o Japão começa a ter uma maior presença no mercado de exportação (fruto da mudança da sua política externa), e colocar no mercado o C-2.
 
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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #39 em: Junho 27, 2024, 04:11:14 pm »
Gostam de baralhar e levantar poeira.
O KC não sendo aquilo que se dizia de "estratégicos", ainda assim são aviões a considerar, embora no nosso caso estejam a ficar caros. Mas isso faz parte das negociatas onde se privilegia interesses pessoais. Só não se entende porque os javardos do costume não falem deles como ainda hoje falam da cassete dos submarinos.
Eu escrevi não se entende, mas na minha perspectiva é porque os fdp políticos lá e cá são da mesma laia. Se os Kc fossem americanos isto já tinha estalado

Depois como é bem dito não vamos comparar a necessidade de um avião da natureza do KC ou outro concorrente, com a natureza de utilidade vaga, ou em alguns casos natureza cómica na justificação do ST.

O ST é engraçado? é
É como o sidecar dos fuzileiros, tem piada, é giro
Mas a utilidade que lhe querem atribuir  e a despesa prevista faz sentido? Não
 
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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #40 em: Junho 27, 2024, 04:38:50 pm »
Bom, e perante tudo isto de ST, side-car e quejandos penso que é chegada a altura de colocar a questão "e o que fazer?"

Presumo que aqui circulem pessoas com contactos com os OCS - jornais, semanãrios, TV's, etc. O CM, o Tal & Qual e a TVI, para citar apenas alguns, pelam-se por 'sangue". QUe tal preparar um documento onde se fale sobre a irracionalidade da compra dos ST, sob qualquer ponto de vista, e enviá-lo para os ditos OCS?

No mínimo que fosse explicado o racional, termos e condições dessa compra.....

Cumprimentos,
 
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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #41 em: Junho 27, 2024, 07:19:33 pm »
Deixem-me ser mauzinho e relembrar que este fórum passou meses senão anos a dizer que o KC-390 nunca teria clientes para lá dos originais (Portugal, Hungria, Chéquia) e quando começaram a surgir as novas encomendas toda a gente fingiu que nunca tinha dito nada. Quando chegarem as encomendas para o ST vão fazer o mesmo.

Muita gente disse muita coisa. Generalizar o Fórum inteiro, não é ser mauzinho, é ser porco. A realidade, é que o KC-390 tinha estimativas muito maiores de vendas do que as que tem realmente tido, aliás, o falhanço da esperada encomenda americana, foi uma grande machadada. E só não teve uma redução da encomenda portuguesa pelo aumento de custos, porque faltaram tomates aos nossos governantes.

Neste momento, o KC tem apenas 16 vendidos (confirmados) para lá de Portugal e Brasil. Irá eventualmente vender mais, mas quando a Chéquia compra apenas 2, a Hungria outros 2, a Coreia do Sul apenas 3, a Holanda 5 e Áustria 4, está bem longe de ser um "sucesso de vendas". Para a Suécia está em águas de bacalhau, com um negócio de "chantagem vs chantagem" a ver quem ganha. Para outros potenciais clientes, vai ter que se debater com concursos.

Num período idêntico, o velhinho C-130J angariou aproximadamente o mesmo número de clientes.

No caso da Índia, é a grande esperança da Embraer para uma venda impactante. No entanto:
https://www.airway.com.br/assim-como-embraer-lockheed-planeja-fabrica-do-c-130j-na-india/

Ou seja, com a proposta da LM para uma fábrica de C-130J na Índia, a Embraer vai ter que igualar a proposta. Assim sendo, nós ganhamos muito pouco, ou nada mesmo, com a venda da aeronave para a Índia, já que muito provavelmente não haverá um único componente fabricado em Portugal, nem tão pouco uma percentagem significante do lucro (se é que 0% mesmo).

Ainda assim, o KC-390 tem muito mais mercado internacional que o ST, e o ST tem concorrência ainda mais feroz, tanto em quantidade, como qualidade, como variedade de propostas. O problema para o KC, vai ser quando a Coreia do Sul colocar no mercado o MC-X, e se o Japão começa a ter uma maior presença no mercado de exportação (fruto da mudança da sua política externa), e colocar no mercado o C-2.


Porco és tu.
E Porca é a forma como baralhas o que os outros escrevem e dás de novo - nestes teus textos que ningém lê.

E depois ficas todo contente com os "likes" da seita que gostaria de ver todos aqui a pensarem como eles e querem ver atacados os que pensam diferente.

Enquanto eu estiver aqui não vão ser "todos", podem ter a certeza.
 

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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #42 em: Junho 27, 2024, 07:28:10 pm »
Deixem-me ser mauzinho e relembrar que este fórum passou meses senão anos a dizer que o KC-390 nunca teria clientes para lá dos originais (Portugal, Hungria, Chéquia) e quando começaram a surgir as novas encomendas toda a gente fingiu que nunca tinha dito nada. Quando chegarem as encomendas para o ST vão fazer o mesmo.

Muita gente disse muita coisa. Generalizar o Fórum inteiro, não é ser mauzinho, é ser porco. A realidade, é que o KC-390 tinha estimativas muito maiores de vendas do que as que tem realmente tido, aliás, o falhanço da esperada encomenda americana, foi uma grande machadada. E só não teve uma redução da encomenda portuguesa pelo aumento de custos, porque faltaram tomates aos nossos governantes.

Neste momento, o KC tem apenas 16 vendidos (confirmados) para lá de Portugal e Brasil. Irá eventualmente vender mais, mas quando a Chéquia compra apenas 2, a Hungria outros 2, a Coreia do Sul apenas 3, a Holanda 5 e Áustria 4, está bem longe de ser um "sucesso de vendas". Para a Suécia está em águas de bacalhau, com um negócio de "chantagem vs chantagem" a ver quem ganha. Para outros potenciais clientes, vai ter que se debater com concursos.

Num período idêntico, o velhinho C-130J angariou aproximadamente o mesmo número de clientes.

No caso da Índia, é a grande esperança da Embraer para uma venda impactante. No entanto:
https://www.airway.com.br/assim-como-embraer-lockheed-planeja-fabrica-do-c-130j-na-india/

Ou seja, com a proposta da LM para uma fábrica de C-130J na Índia, a Embraer vai ter que igualar a proposta. Assim sendo, nós ganhamos muito pouco, ou nada mesmo, com a venda da aeronave para a Índia, já que muito provavelmente não haverá um único componente fabricado em Portugal, nem tão pouco uma percentagem significante do lucro (se é que 0% mesmo).

Ainda assim, o KC-390 tem muito mais mercado internacional que o ST, e o ST tem concorrência ainda mais feroz, tanto em quantidade, como qualidade, como variedade de propostas. O problema para o KC, vai ser quando a Coreia do Sul colocar no mercado o MC-X, e se o Japão começa a ter uma maior presença no mercado de exportação (fruto da mudança da sua política externa), e colocar no mercado o C-2.

Pores o epíteto de "porco" diz mais de ti do que de mim. Por isso até fico contente que tenhas que mrostar esse nível de argumentação. Podia ficar chateado mas só me insulta quem pode e não quem quer.

Quanto ao ponto que fiz...era piada recorrente por aqui que o KC-390 seria um fracasso. E o dc era um dos mais profícuos nessas andanças. A risota era grande.

Citar
Porco és tu.
E Porca é a forma como baralhas o que os outros escrevem e dás de novo - nestes teus textos que ningém lê.

E depois ficas todo contente com os "likes" da seita que gostaria de ver todos aqui a pensarem como eles e querem ver atacados os que pensam diferente.

Enquanto eu estiver aqui não vão ser "todos", podem ter a certeza.

Agradeço a energia saabgripen mas não preciso que me defendam.
 

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« Responder #43 em: Junho 27, 2024, 07:44:37 pm »
Deixem-me ser mauzinho e relembrar que este fórum passou meses senão anos a dizer que o KC-390 nunca teria clientes para lá dos originais (Portugal, Hungria, Chéquia) e quando começaram a surgir as novas encomendas toda a gente fingiu que nunca tinha dito nada. Quando chegarem as encomendas para o ST vão fazer o mesmo.

Muita gente disse muita coisa. Generalizar o Fórum inteiro, não é ser mauzinho, é ser porco. .


Pores o epíteto de "porco" diz mais de ti do que de mim. Por isso até fico contente que tenhas que mrostar esse nível de argumentação. Podia ficar chateado mas só me insulta quem pode e não quem quer.

Quanto ao ponto que fiz...era piada recorrente por aqui que o KC-390 seria um fracasso. E o dc era um dos mais profícuos nessas andanças. A risota era grande.

Citar
Porco és tu.
E Porca é a forma como baralhas o que os outros escrevem e dás de novo - nestes teus textos que ningém lê.

E depois ficas todo contente com os "likes" da seita que gostaria de ver todos aqui a pensarem como eles e querem ver atacados os que pensam diferente.

Enquanto eu estiver aqui não vão ser "todos", podem ter a certeza.

Agradeço a energia saabgripen mas não preciso que me defendam.


A questão não é de defesa.
Sabemos bem o que a velha guarda do Forum pensa do ST (até chegar o primeiro).

E sabemos que eles usam de violência verbal para calar os que exprimem uma ideia diferente, e são tanto mais violentos quanto melhores forem os argumentos de quem discorda.

- "infiltrado"
- "caixeiro viajante"
- "desinformação"
- "banha da cobra"
- "vassalo"

Já vi isto tudo.
Vindo directamente deles e de dcs e de racistas que estão aqui disponiveis para botar relambório mais ou menos violento como resposta ao que partilhamos.

Sermos firmes na resposta é necessário e não é defesa, é manter a nossa dignidade perante os que nos querem calar.
 
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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #44 em: Junho 27, 2024, 07:53:43 pm »
Deixem-me ser mauzinho e relembrar que este fórum passou meses senão anos a dizer que o KC-390 nunca teria clientes para lá dos originais (Portugal, Hungria, Chéquia) e quando começaram a surgir as novas encomendas toda a gente fingiu que nunca tinha dito nada. Quando chegarem as encomendas para o ST vão fazer o mesmo.

Muita gente disse muita coisa. Generalizar o Fórum inteiro, não é ser mauzinho, é ser porco. .


Pores o epíteto de "porco" diz mais de ti do que de mim. Por isso até fico contente que tenhas que mrostar esse nível de argumentação. Podia ficar chateado mas só me insulta quem pode e não quem quer.

Quanto ao ponto que fiz...era piada recorrente por aqui que o KC-390 seria um fracasso. E o dc era um dos mais profícuos nessas andanças. A risota era grande.

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Porco és tu.
E Porca é a forma como baralhas o que os outros escrevem e dás de novo - nestes teus textos que ningém lê.

E depois ficas todo contente com os "likes" da seita que gostaria de ver todos aqui a pensarem como eles e querem ver atacados os que pensam diferente.

Enquanto eu estiver aqui não vão ser "todos", podem ter a certeza.

Agradeço a energia saabgripen mas não preciso que me defendam.


A questão não é de defesa.
Sabemos bem o que a velha guarda do Forum pensa do ST (até chegar o primeiro).

E sabemos que eles usam de violência verbal para calar os que exprimem uma ideia diferente, e são tanto mais violentos quanto melhores forem os argumentos de quem discorda.

- "infiltrado"
- "caixeiro viajante"
- "desinformação"
- "banha da cobra"
- "vassalo"

Já vi isto tudo.
Vindo directamente deles e de dcs e de racistas que estão aqui disponiveis para botar relambório mais ou menos violento como resposta ao que partilhamos.

Sermos firmes na resposta é necessário e não é defesa, é manter a nossa dignidade perante os que nos querem calar.

Já levo décadas a participar em fóruns mesmo até como moderador. Não é fácil irritar-me e não preciso de validação de terceiros. Além disso toda a gente que por cá anda há uns tempos sabe o que foi dito e que tenho razão.
 
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