Força Aérea 5.0

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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #60 em: Junho 28, 2024, 05:24:17 pm »
Não é difícil fazer contas, é seguir o que está aqui, para o caso dos KC-390:
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/resolucao-conselho-ministros/120-2019-123545115

Citar
A aquisição de cinco aeronaves KC-390, com a calendarização de entrega prevista no anexo i da presente resolução e que dela faz parte integrante, e de um simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Portugal, S. A., até ao montante máximo de (euro) 606.158.571,00

Citar
A contratação dos serviços de sustentação logística das aeronaves e do simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Netherlands B. V., até ao montante máximo de (euro) 109.817.204,00

Citar
A aquisição dos equipamentos de guerra eletrónica (EW Suite) para as aeronaves KC-390, à Elbit Systems EW and Sigint - Elisra, até ao montante máximo de (euro) 44.969.053,00

Citar
Autorizar a realização de despesas, não incluídas no número anterior, necessárias à plena concretização do programa de aquisição e sustentação das aeronaves KC-390, até ao montante máximo de (euro) 66.388.172,00

Este último depois inclui uma lista do que está incluído.

Com base nisto, sabemos que o contrato de aquisição, sem contabilizar o investimento que já tinha sido feito no projecto em si, coloca as aeronaves com um preço unitário bem acima do esperado.

Royalties e cláusulas? Sabemos que cláusulas que eram importantes, não foram tidas em conta, como a transparência quanto ao preço das aeronaves, ou aos limites para o custo unitário. Qualquer royalty deste negócio, seria tornada pública pelo PS na altura, que quando é para se gabar, sabem fazê-lo.
 
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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #61 em: Junho 28, 2024, 06:39:01 pm »
Vai ser um regabofe quando Portugal enviar os Tucanitos a exercícios aéreos onde estarão F-35 de diversos países, Eurofighter, Rafale, etc.
E UCAV's de todos os tipos para executar grande parte das operaçóes de vigilância do campo de batalha (e ataque...).

Só espero que o comandante das nossas forças destacadas não se apresente de sidecar.....  :mrgreen:
Cumprimentos,
 
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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #62 em: Junho 28, 2024, 07:13:22 pm »
A brincar... o que se tem visto são motas e atv's como meio de transporte de forças no terreno,  inclusivamente no ataque a trincheiras e posições inimigas...
E na destruição de drones navais não sei se não serão dos meios mais eficazes...
João Pereira
 

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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #63 em: Junho 28, 2024, 08:16:31 pm »
Não é difícil fazer contas, é seguir o que está aqui, para o caso dos KC-390:
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/resolucao-conselho-ministros/120-2019-123545115

Citar
A aquisição de cinco aeronaves KC-390, com a calendarização de entrega prevista no anexo i da presente resolução e que dela faz parte integrante, e de um simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Portugal, S. A., até ao montante máximo de (euro) 606.158.571,00

Citar
A contratação dos serviços de sustentação logística das aeronaves e do simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Netherlands B. V., até ao montante máximo de (euro) 109.817.204,00

Citar
A aquisição dos equipamentos de guerra eletrónica (EW Suite) para as aeronaves KC-390, à Elbit Systems EW and Sigint - Elisra, até ao montante máximo de (euro) 44.969.053,00

Citar
Autorizar a realização de despesas, não incluídas no número anterior, necessárias à plena concretização do programa de aquisição e sustentação das aeronaves KC-390, até ao montante máximo de (euro) 66.388.172,00

Este último depois inclui uma lista do que está incluído.

Com base nisto, sabemos que o contrato de aquisição, sem contabilizar o investimento que já tinha sido feito no projecto em si, coloca as aeronaves com um preço unitário bem acima do esperado.

Royalties e cláusulas? Sabemos que cláusulas que eram importantes, não foram tidas em conta, como a transparência quanto ao preço das aeronaves, ou aos limites para o custo unitário. Qualquer royalty deste negócio, seria tornada pública pelo PS na altura, que quando é para se gabar, sabem fazê-lo.


              Pode ser que isto vos ajude:



A comunicação Denúncia Anónima consiste numa forma de fazer chegar às autoridades competentes informação sobre a preparação ou o cometimento de crimes cuja denúncia possa pôr em risco a segurança do cidadão que transmite a notícia, ou a segurança de terceiros.

Desse modo, para as situações que careçam de participação criminal do ofendido a Denúncia Anónima não é uma Queixa-Crime. Caso pretenda apresentar uma Queixa-Crime poderá fazê-lo em qualquer serviço de polícia ou do Ministério Público, ou em alternativa através da presente página eletrónica da Polícia Judiciária, mediante a utilização da funcionalidade Queixa Eletrónica.

Após submeter a Denúncia Anónima a mesma será processada assim que possível, não sendo por isso o meio adequado para recorrer com urgência às autoridades. Em caso de urgência deverá contatar o Serviço de Piquete da Polícia Judiciária da área mais próxima.

Ao preencher a Denúncia Anónima deverá preencher todos os campos disponíveis, pois só desse modo a poderá submeter.

Na elaboração, solicitamos que a preencha de forma detalhada, indicando o máximo de elementos que permitam posicionar no tempo e no espaço os factos, a identificação dos intervenientes, os locais, e as características da situação criminal reportada.

Desse modo, para ativar o formulário da Denúncia Anónima clique aqui:
                       https://www.policiajudiciaria.pt/denuncia-anonima/


 

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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #64 em: Junho 28, 2024, 11:07:24 pm »
A brincar... o que se tem visto são motas e atv's como meio de transporte de forças no terreno,  inclusivamente no ataque a trincheiras e posições inimigas...
E na destruição de drones navais não sei se não serão dos meios mais eficazes...

Supondo que se refere aos ST... a eficácia está directamente relacionada com o armamento disponível. De resto, o ST é dos mais eficazes, se não houver mais nada para usar. Em comparação a outras aeronaves, o ST apresenta poucas ou nenhumas vantagens.

Se tens um navio no mar: helicópteros e UAVs VTOL com armamento guiado, são a solução para países que não têm PAs nem LHDs.
Se tens acesso a uma pista em terra:
-um P-3 é muito bom pelos seus sensores, pecando apenas pelo armamento actual (se incluísse o Hellfire por exemplo, era outro campeonato);
-UCAVs tipo MQ-9/Mojave são muito bons, pelo armamento que podem levar, e pelo endurance que possuem. O Mojave em especial, pode levar até 16 Hellfire, e operar em pistas curtas e semi-preparadas;
-UCAVs na classe do Bayraktar TB2, não sendo tão capazes como os de cima, oferecem uma boa relação custo-capacidade, o que permite tê-los em maior quantidade, e é muito mais fácil ter uma força de alerta com este tipo de aeronave, do que as outras opções;
-e os próprios F-16, que sendo uma aeronave que já faz QRA, será o meio de resposta imediata caso surgisse uma ameaça dessas. Falta é o armamento necessário para isso.

Depois, no nosso caso, podíamos considerar opções menos ortodoxas, como os C-130 e os C-295:



Sendo aeronaves já em uso, caso surgisse a necessidade de improvisar com o que se tem.

No fim, esta capacidade aérea anti-USV, deve assentar sobretudo em helicópteros armados + UCAVs. Com os P-3 e F-16 a serem 2 aeronaves que podem complementar.
 
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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #65 em: Agosto 18, 2024, 10:50:04 pm »
Penso que este artigo do PUBLICO-Brasil carece de confirmação - se calhar amanhã - 2ª Feira:
Não sei se é uma confusão com o investimento para manutenção dos motores da P&W ou se já é uma divulgação dos resultados das negoçiações para Portugal adquirir o ST.

Embraer vai investir 90 milhões de euros para triplicar faturamento da OGMA
Economia

Embraer vai investir 90 milhões de euros para triplicar faturamento da OGMA
Gigante brasileira, fabricante de aviões, a Embraer vai investir 90 milhões de euros (R$ 540 milhões) para a ampliação da OGMA, unidade que controla em Portugal. Os recursos darão suporte para a montagem dos aviões Super Tucano A-29, dentro dos parâmetros fixados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A injeção de recursos permitirá que a OGMA triplique o faturamento anual nos próximos anos, para 600 milhões de euros (R$ 3,6 bilhões).

https://www.publico.pt/2024/08/18/publico-brasil/noticia/embraer-vai-investir-90-milhoes-euros-triplicar-faturamento-ogma-2101058


Diz que a EMBRAER vale hoje 5.5 Biliões de Euros.
Dá para rir que queriamos dar isso por não-sei-quantos F-35.





« Última modificação: Agosto 18, 2024, 10:54:18 pm por saabGripen »
 

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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #66 em: Agosto 19, 2024, 04:26:56 pm »

Diz que a EMBRAER vale hoje 5.5 Biliões de Euros.
Dá para rir que queriamos dar isso por não-sei-quantos F-35.

Na ua opinião quanto vale (€) a soberania e defesa do espaço aereo nacional e europeu?
 
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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #67 em: Agosto 19, 2024, 05:00:01 pm »
A brincar... o que se tem visto são motas e atv's como meio de transporte de forças no terreno,  inclusivamente no ataque a trincheiras e posições inimigas...
E na destruição de drones navais não sei se não serão dos meios mais eficazes...

Supondo que se refere aos ST... a eficácia está directamente relacionada com o armamento disponível. De resto, o ST é dos mais eficazes, se não houver mais nada para usar. Em comparação a outras aeronaves, o ST apresenta poucas ou nenhumas vantagens.

Se tens um navio no mar: helicópteros e UAVs VTOL com armamento guiado, são a solução para países que não têm PAs nem LHDs.
Se tens acesso a uma pista em terra:
-um P-3 é muito bom pelos seus sensores, pecando apenas pelo armamento actual (se incluísse o Hellfire por exemplo, era outro campeonato);
-UCAVs tipo MQ-9/Mojave são muito bons, pelo armamento que podem levar, e pelo endurance que possuem. O Mojave em especial, pode levar até 16 Hellfire, e operar em pistas curtas e semi-preparadas;
-UCAVs na classe do Bayraktar TB2, não sendo tão capazes como os de cima, oferecem uma boa relação custo-capacidade, o que permite tê-los em maior quantidade, e é muito mais fácil ter uma força de alerta com este tipo de aeronave, do que as outras opções;
-e os próprios F-16, que sendo uma aeronave que já faz QRA, será o meio de resposta imediata caso surgisse uma ameaça dessas. Falta é o armamento necessário para isso.

Depois, no nosso caso, podíamos considerar opções menos ortodoxas, como os C-130 e os C-295:



Sendo aeronaves já em uso, caso surgisse a necessidade de improvisar com o que se tem.

No fim, esta capacidade aérea anti-USV, deve assentar sobretudo em helicópteros armados + UCAVs. Com os P-3 e F-16 a serem 2 aeronaves que podem complementar.

Esta exposição só falha numa coisa. Não há aqui nada da Embraer.  8)
Se houvesse, era glorificado, até misseis harpoon nos tucanos etc
Usar o que temos, o C295 ou P3 é que não dá. Nem os nossos helicópteros da marinha armados com misseis ou foguetes dirigidos para destruir drones de superfície, como fez inclusive a Rússia recentemente.
Não conta para a conversa dos drones nem dos meios que temos e podiam estrar melhor equipados
 

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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #68 em: Agosto 19, 2024, 05:02:21 pm »
Temos cá em Portugal a investir cada vez mais a Airbus e não se vê a badalhoquice  que se vê com a ingerência de interesses da Embraer nas opções de aquisição das FA de Portugal.

Os mesmos, ou seus moços de recados aculturados, até questionam e metem em causa os eventuais gastos em F35, como se lhes disse-se respeito.
Ao contrário, arranjam dezenas de patéticas justificações para os seus produtos pouco ajustados a realidade nacional, ou no mínimo pouco relevantes e nada urgentes.

Claro que, com gente comprada, destinada a ter tacho fora das FA, nas tomadas de decisões ou influencia nelas, tudo pode acontecer

Se um par de tucanitos tinham algum interesse na patrulha marítima como já alegam, até além mar a sul, então imagine-se com alguns C295 adaptados para o efeito com os respectivos meios técnicos e armas
« Última modificação: Agosto 19, 2024, 05:19:38 pm por Pescador »
 
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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #69 em: Agosto 19, 2024, 06:25:38 pm »
Penso que este artigo do PUBLICO-Brasil carece de confirmação - se calhar amanhã - 2ª Feira:
Não sei se é uma confusão com o investimento para manutenção dos motores da P&W ou se já é uma divulgação dos resultados das negoçiações para Portugal adquirir o ST.

Embraer vai investir 90 milhões de euros para triplicar faturamento da OGMA
Economia

Embraer vai investir 90 milhões de euros para triplicar faturamento da OGMA
Gigante brasileira, fabricante de aviões, a Embraer vai investir 90 milhões de euros (R$ 540 milhões) para a ampliação da OGMA, unidade que controla em Portugal. Os recursos darão suporte para a montagem dos aviões Super Tucano A-29, dentro dos parâmetros fixados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A injeção de recursos permitirá que a OGMA triplique o faturamento anual nos próximos anos, para 600 milhões de euros (R$ 3,6 bilhões).

https://www.publico.pt/2024/08/18/publico-brasil/noticia/embraer-vai-investir-90-milhoes-euros-triplicar-faturamento-ogma-2101058


Diz que a EMBRAER vale hoje 5.5 Biliões de Euros.
Dá para rir que queriamos dar isso por não-sei-quantos F-35.

O que tem uma coisa a ver com a outra?
Cumprimentos,
 

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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #70 em: Agosto 19, 2024, 07:41:24 pm »
Penso que este artigo do PUBLICO-Brasil carece de confirmação - se calhar amanhã - 2ª Feira:
Não sei se é uma confusão com o investimento para manutenção dos motores da P&W ou se já é uma divulgação dos resultados das negoçiações para Portugal adquirir o ST.

Embraer vai investir 90 milhões de euros para triplicar faturamento da OGMA
Economia

Embraer vai investir 90 milhões de euros para triplicar faturamento da OGMA
Gigante brasileira, fabricante de aviões, a Embraer vai investir 90 milhões de euros (R$ 540 milhões) para a ampliação da OGMA, unidade que controla em Portugal. Os recursos darão suporte para a montagem dos aviões Super Tucano A-29, dentro dos parâmetros fixados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A injeção de recursos permitirá que a OGMA triplique o faturamento anual nos próximos anos, para 600 milhões de euros (R$ 3,6 bilhões).

https://www.publico.pt/2024/08/18/publico-brasil/noticia/embraer-vai-investir-90-milhoes-euros-triplicar-faturamento-ogma-2101058


Diz que a EMBRAER vale hoje 5.5 Biliões de Euros.
Dá para rir que queriamos dar isso por não-sei-quantos F-35.

O que tem uma coisa a ver com a outra?


É apenas uma referência.
Dependendo da estrutura accionista da EMBRAER, "alguém" poderia oferecer 1.5Euro por cada 1Euro de 50% das acções da empresa e ficar com controlo por uns 4.5 Mil Milhões.
Acontece.
Ou seja, comprar a Embraer.

É só uma referência.
Tens algum problema com isso?

Tu sonhas com F-35 a voar por cima de Lisboa.
Eu sonho com Portugal comprar a Embraer.

E pergunto:   o que seria melhor para Portugal?       

« Última modificação: Agosto 19, 2024, 07:50:12 pm por saabGripen »
 

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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #71 em: Agosto 19, 2024, 07:46:28 pm »

Diz que a EMBRAER vale hoje 5.5 Biliões de Euros.
Dá para rir que queriamos dar isso por não-sei-quantos F-35.

Na ua opinião quanto vale (€) a soberania e defesa do espaço aereo nacional e europeu?


Posso ter uma conversa contigo sobre soberania e defesa do espaço aéreo, mas tens que elaborar um pouco mais a pergunta.
Não entendo onde queres chegar.
 

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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #72 em: Agosto 19, 2024, 08:31:36 pm »
E Portugal queria mesmo a embraer para quê? Ter helicópteros? Médios? E armados?
Talvez seja para ter o único caça de 5a geração disponível no mercado e que a maior parte das FA está a escolher!! Talvez.
 
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Re: Força Aérea 5.0
« Responder #73 em: Agosto 19, 2024, 09:19:25 pm »

Diz que a EMBRAER vale hoje 5.5 Biliões de Euros.
Dá para rir que queriamos dar isso por não-sei-quantos F-35.

Na ua opinião quanto vale (€) a soberania e defesa do espaço aereo nacional e europeu?


Posso ter uma conversa contigo sobre soberania e defesa do espaço aéreo, mas tens que elaborar um pouco mais a pergunta.
Não entendo onde queres chegar.

A pergunta foi muito direta. Lamento que não a tenha entendido, o que pode resultar de uma de duas situações:
Ou entende e não quer responder, e ai estaria de má fé e por isso não faria sentido debater o assunto.

Ou

Intelectualmente estamos em dois comprimentos de onda diferente e então nesse caso dificilmente teriamos um debate interessante.

Ainda assim, agradeço o tempo que dispendeu a tentar compreender a pergunta.
 

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« Responder #74 em: Agosto 19, 2024, 09:36:58 pm »
Penso que este artigo do PUBLICO-Brasil carece de confirmação - se calhar amanhã - 2ª Feira:
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Embraer vai investir 90 milhões de euros para triplicar faturamento da OGMA
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Embraer vai investir 90 milhões de euros para triplicar faturamento da OGMA
Gigante brasileira, fabricante de aviões, a Embraer vai investir 90 milhões de euros (R$ 540 milhões) para a ampliação da OGMA, unidade que controla em Portugal. Os recursos darão suporte para a montagem dos aviões Super Tucano A-29, dentro dos parâmetros fixados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A injeção de recursos permitirá que a OGMA triplique o faturamento anual nos próximos anos, para 600 milhões de euros (R$ 3,6 bilhões).

https://www.publico.pt/2024/08/18/publico-brasil/noticia/embraer-vai-investir-90-milhoes-euros-triplicar-faturamento-ogma-2101058


Diz que a EMBRAER vale hoje 5.5 Biliões de Euros.
Dá para rir que queriamos dar isso por não-sei-quantos F-35.

O que tem uma coisa a ver com a outra?


É apenas uma referência.
Dependendo da estrutura accionista da EMBRAER, "alguém" poderia oferecer 1.5Euro por cada 1Euro de 50% das acções da empresa e ficar com controlo por uns 4.5 Mil Milhões.
Acontece.
Ou seja, comprar a Embraer.

É só uma referência.
Tens algum problema com isso?

Tu sonhas com F-35 a voar por cima de Lisboa.
Eu sonho com Portugal comprar a Embraer.

E pergunto:   o que seria melhor para Portugal?       

Eu acho que tens de começar a meter mais tabaco na mistura.... Já temos uma TP para financiar regularmente. A Embraer que se governe. Se o conseguir, a médio prazo....
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