Novos SSK da Marinha

• 195 Respostas
  • 29443 Visualizações
*

P44

• Investigador
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8068/-12618
Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #90 em: Julho 12, 2024, 02:46:54 pm »
Ele é SSKs, ele é  fragatas novas , ele é F35

Isto a culpa foi da Marvel que abriu as portas do multiverso  :mrgreen:

O D. João II vai ter F35?! :amazing:

Tudo o que tu quiseres

Aproveita agora que eles estão uns mãos largas  :mrgreen:

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Pescador

• Investigador
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
« Responder #91 em: Julho 12, 2024, 07:32:14 pm »
O CEME disse que queria mais dois submarinos e que esses meios seriam mais pequenos porque teriam de ser mais baratos de adquirir e manter. Ele não falou de mais nada, ou seja, todos os modelos debatidos anteriormente são pura especulação.

Penso que é bastante óbvio para todos que o tamanho dos SSK têm andado a crescer, basta ver o que os Alemães, Italianos, Sul Coreanos estão a programar para o futuro.

Se formos a contra ciclo e optarmos por dois submarinos de tamanho mais contido, isso significaria que teríamos meios com a dimensão dos SSK de à 20 anos atrás, mas com performances muito superiores graças ao sistemas AIP, baterias a lítio, etc.

Não seria o melhor dos cenários, mas de certeza que não seria o pior, já que regressávamos a uma Marinha com um número de submarinos como já não temos à muitas décadas.

Creio, se não me esquece a lembratura, que os U212A e U212NFS mantêm as dimensões dos U212 originais. ou seja menores que o U214. Apenas os outros U212CD a serem feitos para a Alemanha e Holanda, são maiores, tendo sido colocado mais um modulo ou algo assim. São até maiores que os U214

*

legionario

• Investigador
  • 1723
  • Recebeu: 403 vez(es)
  • Enviou: 414 vez(es)
  • +396/-7129
« Responder #92 em: Julho 15, 2024, 08:42:53 pm »
Portugal pode desenhar e construir o seu próprio submarino costeiro, ou não ? ...um submarino pequeno , com uma tripulação reduzida, rápido e capaz de se aproximar e de destruir uma grande unidade naval inimiga.
...não percebo nada de harpoon's nem sei se podem ser usados contra um submarino imerso, o que sei é que é uma arma muito cara e pesada  (e não os fabricamos nem temos em armazém).
Por vezes bastam soluções simples e baratas para resolver problemas muito complicados.

Neste momento Portugal não tem equipamentos nem para detetar submarinos inimigos nem para os neutralizar. Não sei se os sistemas americanos que compõem o SOSUS alcançam a nossa ZEE mas seria bom termos alguma autonomia em ambos os casos.

Resposta simples.
Não.

A capacidade existente para desenho e construção de um qualquer tipo de Submarino em Portugal é zero.

A Marinha e a Força Aérea têm (pequenos) stocks de Harpoon's.
O Harpoon não é uma arma antisubmarino e está longe de ser uma arma particularmente cara.
Portugal tem "equipamentos" para detetar e neutralizar submarinos na Base Naval do Alfeite e na Base Aérea de Beja.

Muito obrigado pela sua resposta mas não fico nada descansado pois não acredito em si.
A capacidade para fazer alguma coisa pode-se adquirir, os portugueses não são mais estúpidos do que a média.
Os "equipamentos" de que não fala devem ser secretos, mantenha-os secretos... o mistério cria a incerteza no inimigo.
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo

*

saabGripen

• Investigador
  • 1861
  • Recebeu: 263 vez(es)
  • Enviou: 101 vez(es)
  • +1060/-1829
« Responder #93 em: Julho 15, 2024, 09:26:47 pm »

Itália...
Suécia...
Alemanha...
Coreia do Sul...
Grécia...
Holanda...

Submarinos Kompactos são para mares Kompactos

*

P44

• Investigador
  • 21359
  • +8068/-12618
« Responder #94 em: Julho 16, 2024, 07:38:50 am »
Portugal pode desenhar e construir o seu próprio submarino costeiro, ou não ? ...um submarino pequeno , com uma tripulação reduzida, rápido e capaz de se aproximar e de destruir uma grande unidade naval inimiga.
...não percebo nada de harpoon's nem sei se podem ser usados contra um submarino imerso, o que sei é que é uma arma muito cara e pesada  (e não os fabricamos nem temos em armazém).
Por vezes bastam soluções simples e baratas para resolver problemas muito complicados.

Neste momento Portugal não tem equipamentos nem para detetar submarinos inimigos nem para os neutralizar. Não sei se os sistemas americanos que compõem o SOSUS alcançam a nossa ZEE mas seria bom termos alguma autonomia em ambos os casos.

Resposta simples.
Não.

A capacidade existente para desenho e construção de um qualquer tipo de Submarino em Portugal é zero.

O Harpoon não é uma arma antisubmarino e está longe de ser uma arma particularmente cara.
Portugal tem "equipamentos" para detetar e neutralizar submarinos na Base Naval do Alfeite e na Base Aérea de Beja.

Muito obrigado pela sua resposta mas não fico nada descansado pois não acredito em si.
A capacidade para fazer alguma coisa pode-se adquirir, os portugueses não são mais estúpidos do que a média.
Os "equipamentos" de que não fala devem ser secretos, mantenha-os secretos... o mistério cria a incerteza no inimigo.
Mais outro que vive no mundo encantado dos brinquedos

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"

*

legionario

• Investigador
  • 1723
  • +396/-7129
« Responder #95 em: Julho 16, 2024, 09:14:05 am »

Resposta simples.
Não.

P44, ainda não me conseguiste inspirar mas estás quase .
...um destes dias dedico-te aqui um poema que, tenho a certeza, será viral :)
« Última modificação: Julho 16, 2024, 09:16:46 am por legionario »

*

Pescador

• Investigador
  • 5462
  • +5959/-3813
« Responder #96 em: Julho 16, 2024, 10:37:09 am »

Itália...
Suécia...
Alemanha...
Coreia do Sul...
Grécia...
Holanda...

Submarinos Kompactos são para mares Kompactos

Nem percebo a dúvida disso.
Olhando um mapa, um leigo percebe a diferença entre o Oceano Atlântico e o mediterrâneo, o báltico, mar negro, ou mar amarelo ou do Japão. Não só nas distancias abertas, como na composição destes com imensas ilhas onde um submarino tipo S800 ou a classe Gotland estão melhor adaptados.

Qualquer aquisição deveria, em tese, ter isso em conta. Se querem inventar já é outra coisa. Na realidade até o U212 é costeiro, mas ainda assim e dado a ideia de ter algo mais pequeno que o U214, seria o mínimo e não os "mini submarinos".
Mas calma que se trata da marinheca, por isso tudo é possível. Jangadas e botes drones, mini lanchas com motor fora de bordo e sidecar. A linha de asneiras não tem limite para a bonecada

*

papatango

• Investigador
  • 8231
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6483/-1385
« Responder #97 em: Julho 16, 2024, 11:48:31 am »
O que caracteriza os submarinos, não é necessáriamente o tamanho do mar, se é apertado ou comprido ou largo, mas sim a profundidade média.
Em teoria um U212 alemão, é um submarino para águas menos profundas.
Não é necessáriamente costeiro. O Mar Báltico, é um mar, mas a sua profundidade média é de 54 metros.

Muitos dos projetos de submarinos para países como a Noruega a Suécia ou a Alemanha, foram pensados para um mar em grande parte controlado pelos soviéticos, mas que mesmo assim ter esse controlo contestado por submarinos que podiam ficar no fundo do mar, praticamente invisiveis.

Na águas portuguesas não existe tal cenário, nem o potencial inimigo teria navios para serem caçados pelos nossos submarinos.

Submarinos com características diferentes dos atuais e servindo outra função, não têm grande logica, e não serviriam para grande coisa, a não ser que queiramos submarinos para patrulhar o mar da palha ou o estuário do Sado.
Em caso de conflito o problema seriam os submarinos russos, porque nada mais sairia dos portos sem ser afundado num par de horas.

O conceito de SSK, Submarine-Submarine Killer, hoje só se aplica aos submarinos nucleares de ataque, os únicos que podem de forma eficaz procurar e perseguir outros submarinos. Os restantes submarinos, não são eficazes contra submarinos, e um submarino convencional nunca poderia perseguir um submarino nuclear.

O conceito do SSK foi desenvolvido numa altura em que se considerava que os russos poderiam construir até 2.000 (dois mil) submarinos, com o objetivo de cortar a ligação marítima entra a Europa e os Estados Unidos.

Hoje, utilizar um submarino para caçar outro, seria como encontrar uma agulha num palheiro.

Pior ainda, são os drones submarinos, e os americanos já começaram a colocar as barbas de molho com encomendas macissas de sonoboias.

Os atuais dois submarinos são pouco, é verdade.
Mas o que precisamos não é de uma outra classe de naviozinhos pequenininhos, como os que os países do Báltico possuem. O que necessitamos é de uma flotilha de pelo menos três navios, que permita tornar as águas próximas a Portugal num lugar menos seguro.

O único lugar de que me lembro, em que existe a possibilidade de os submarinos servirem para atacar outros submarinos é na Coreia, onde a Coreia do Sul conta com vinte submarinos, para deter os vinte submarinos da Coreia do Norte, contando que estes últimos são extraordinariiamente barulhentos.

Portanto, antes de dizer que são precisos uns submarinosinhos diferentes, precisamos dizer, qual é o objetivo ...
Para que servem ?
O que se quer fazer com eles ?

Fazer planos, sem ter um objetivo claro, estudado e definido, deveria ser a primeira etapa... Mas por aqui, pensamos nas compras e depois vamos ver para que serve o que comprámos.

É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23122
  • Recebeu: 4083 vez(es)
  • Enviou: 2860 vez(es)
  • +2663/-4465
« Responder #98 em: Julho 16, 2024, 12:08:50 pm »
Os Suecos daqui a poucos anos vão receber os novos Saab A26, bichos com 66 metros para quase 2000 toneladas de peso e isso é praticamente os nossos submarinos.

Os Alemães têm os 212A, e futuramente vão ter os Type 212CD, submarinos que serão significativamente maiores do que os nossos.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

Pescador

• Investigador
  • 5462
  • +5959/-3813
« Responder #99 em: Julho 16, 2024, 12:56:05 pm »
Quando falo de tamanho do "mar" e comparo com um "oceano" esta a implícita profundidade de ambos. O oceano atlântico mencionado tem profundidades absurdas para submarinos, mas acima de tudo tem distancias de operação sem terra a vista muito superiores a esses mares mencionados.
A camadas de água, diferenças de salinidade, etc, são mais comuns  no oceanos por estes terem outras correntes e outras profundidades. Logo aproveitam melhor submarinos com os U214 que minis.
Depois as armas disponíveis. Em alguns além de torpedos podem usar misseis sejam o subarpoon ou outros menores como o IDAS. Isso faz diferença
É ai que a grande diferença entre um U214 ou mesmo os costeiros  U212D ou NSF e, os ditos mini submarinos que operam melhor em distancias mais curtas, em mares menores e cheios de ilhas como a Suécia ou a Grécia. Autonomia de operação quando a distancia e tempo em operação e disponibilidade de pontos de atracagem/municiamento/etc ou mesmo "esconderijos"
Isso parece-me lógico
O picas fantasias quer o quê mesmo?
Nem ele sabe
Quer ter uma merda qualquer para aparecer e falar

Como digo, existe uma mapa que mostra onde estamos e qual o território marítimo nacional e ainda o tal previsto de aumentar
O picas era dos submarinos e fala de mini submarinhos porquê? Não sabe onde está?
Ou é o tal regresso ao vintage dos U Boat como as motos side car?
« Última modificação: Julho 16, 2024, 01:13:46 pm por Pescador »

*

P44

• Investigador
  • 21359
  • +8068/-12618
« Responder #100 em: Julho 16, 2024, 01:02:44 pm »

Resposta simples.
Não.

P44, ainda não me conseguiste inspirar mas estás quase .
...um destes dias dedico-te aqui um poema que, tenho a certeza, será viral :)

Faz poemas

Com muitos unicórnios e arco iris, e a Leopoldina e a Popota a fazerem rodinha com o Picas...

Gostava de ser assim. Ingénuo e inocente ❤️

*

legionario

• Investigador
  • 1723
  • +396/-7129
« Responder #101 em: Julho 16, 2024, 02:30:23 pm »
P44, tu gostavas de ter sido muita coisa e provavelmente a única coisa que conseguiste foi perder a tua inocência...deve ter sido de obriga e deve ter sido doloroso... de tal maneira te tornaste numa criatura azeda   :)

P.S. gosto de tipos bonitos e com t... . Escusas de me enviar "corações" : não tens  nada que me interesse e não me fazes efeito nenhum  :)
« Última modificação: Julho 16, 2024, 02:33:56 pm por legionario »

*

P44

• Investigador
  • 21359
  • +8068/-12618
« Responder #102 em: Julho 16, 2024, 03:06:26 pm »
P44, tu gostavas de ter sido muita coisa e provavelmente a única coisa que conseguiste foi perder a tua inocência...deve ter sido de obriga e deve ter sido doloroso... de tal maneira te tornaste numa criatura azeda   :)

P.S. gosto de tipos bonitos e com t... . Escusas de me enviar "corações" : não tens  nada que me interesse e não me fazes efeito nenhum  :)

Companheiro

Não sou azedo

Sou realista, pragmático e um pouco cinico :mrgreen:

Tudo porque a vida já me deu grandes lições.

Eu tb já fui idealista e cheio de esperança. 

Eu estou apenas a ajudar, baixando as expectativas,  para que a desilusão não seja tão grande  😉

*

Pescador

• Investigador
  • 5462
  • +5959/-3813
« Responder #103 em: Julho 17, 2024, 12:57:20 pm »
Gosto de civis e outros pseudo militares de gabinete e teóricos do airsoft ou jogos de PC,  de falarem das merdas e acusarem outros de...sei lá militaristas, belicistas, etc

Adoro mesmo

Gostava de ter levado um desses comigo um dia

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

legionario

• Investigador
  • 1723
  • +396/-7129
« Responder #104 em: Julho 17, 2024, 11:37:02 pm »

Companheiro

Não sou azedo

Sou realista, pragmático e um pouco cinico :mrgreen:

Tudo porque a vida já me deu grandes lições.

Eu tb já fui idealista e cheio de esperança. 

Eu estou apenas a ajudar, baixando as expectativas,  para que a desilusão não seja tão grande  😉

Eu sempre soube que tinhamos algumas coisas em comum , ...se me pegas pelo sentimento ganhas-me :)

Os subs são a arma mais dissuasiva, mais eficiente e mais barata que poderemos ter, sobretudo com a extensão da nossa ZEE, tens duvidas ?