UH-60A Black Hawk na FAP

  • 723 Respostas
  • 151765 Visualizações
*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3747
  • Recebeu: 1862 vez(es)
  • Enviou: 4757 vez(es)
  • +2715/-168
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #705 em: Hoje às 10:41:50 am »
P.S.
Os Black Hawk podem não poder aterrar na maioria dos heliportos de hospitais, mas os helis ligeiros da Gulf Med também não podem pois apesar de serem mais pequenos, muitos dos heliportos não estão certificados para operação, de qualquer tipo de helicóptero.

E para aterrar em campos de futebol, como muitas vezes os helis das empresas fazem, os Black Hawk também conseguem. :mrgreen:

Segundo a CNN de 37 heliportos só 7 estão certificados. Faltam 30 mas a culpa é dos helis.  :mrgreen:

Citar
Portugal conta atualmente com 37 hospitais públicos com heliportos, mas só sete estão certificados para transporte aéreo de doentes. O plano de reabilitação lançado em 2020 para modernizar estas infraestruturas acabou por ser travado pela pandemia e nunca foi retomado.há 2 dias

https://www.publico.pt/2024/10/18/sociedade/noticia/so-cinco-37-hospitais-publicos-autorizacao-receber-helicopteros-emergencia-medica-2108361

Ou seja a incompetência do Governo é ainda maior... investir para a Força Aérea ter capacidade de reforço à do INEM em casos de catástrofes e/ou imprevistos, com apenas 20% dos heliportos hospitalares que funcionam? Nem devia era haver helicópteros para emergência, quantas ambulâncias se compravam?!   :mrgreen:
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

riky95

  • Membro
  • *
  • 14
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-2
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #706 em: Hoje às 10:50:11 am »
Quando a nossa comunicação social consegue passar as culpas para os UH60, helis mais que capazes e que já operaram em vários teatros de guerra e esquecem-se que os kamov já operaram cá com a mesma missão, é de bradar aos céus. Realmente o lobby dos helis é forte.
Só tenho a dizer, excelente aquisição e o MD neste caso teve muito bem. Quanto à CS, só mostra que o nível deles é bola.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 10284
  • Recebeu: 4086 vez(es)
  • Enviou: 1278 vez(es)
  • +4171/-7028
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #707 em: Hoje às 10:50:44 am »
P.S.
Os Black Hawk podem não poder aterrar na maioria dos heliportos de hospitais, mas os helis ligeiros da Gulf Med também não podem pois apesar de serem mais pequenos, muitos dos heliportos não estão certificados para operação, de qualquer tipo de helicóptero.

E para aterrar em campos de futebol, como muitas vezes os helis das empresas fazem, os Black Hawk também conseguem. :mrgreen:

Segundo a CNN de 37 heliportos só 7 estão certificados. Faltam 30 mas a culpa é dos helis.  :mrgreen:

Citar
Portugal conta atualmente com 37 hospitais públicos com heliportos, mas só sete estão certificados para transporte aéreo de doentes. O plano de reabilitação lançado em 2020 para modernizar estas infraestruturas acabou por ser travado pela pandemia e nunca foi retomado.há 2 dias

https://www.publico.pt/2024/10/18/sociedade/noticia/so-cinco-37-hospitais-publicos-autorizacao-receber-helicopteros-emergencia-medica-2108361

Ou seja a incompetência do Governo é ainda maior... investir para a Força Aérea ter capacidade de reforço à do INEM em casos de catástrofes e/ou imprevistos, com apenas 20% dos heliportos hospitalares que funcionam? Nem devia era haver helicópteros para emergência, quantas ambulâncias se compravam?!   :mrgreen:

Mais quais heliportos? De estádios de futebol a Figo Maduro de certeza que são mais de 7 os pontos de pouso utilizados.  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:


P.S. Não existe Inem das Ilhas. Com Ambulâncias ou FAP a malta lá se safa. Até nascem crianças nos helis  :mrgreen:

jornal.pt/portugal/detalhe/crianca-nasce-a-bordo-de-um-helicoptero-da-forca-aerea


"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 8109
  • Recebeu: 1412 vez(es)
  • Enviou: 363 vez(es)
  • +5293/-248
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #708 em: Hoje às 11:15:45 am »
Isto não será um mero truque para justificar os 4 helis MEDVAC/CSAR que estavam previstos para a FAP?

Depois na realidade 90% das ocorrências, quotidianas, serão feitas por helis civis de menor dimensão?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sintra, nelson38899

*

Fmfg

  • Membro
  • *
  • 116
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 218 vez(es)
  • +33/-7
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #709 em: Hoje às 12:18:53 pm »
Isto não será um mero truque para justificar os 4 helis MEDVAC/CSAR que estavam previstos para a FAP?

Depois na realidade 90% das ocorrências, quotidianas, serão feitas por helis civis de menor dimensão?
Acho que é óbvio, os UH-60 serão um meio aéreo complementar á frota existente de meios aéreos de emergência ou seja raramente será ativado ao longo do ano

Acho que aproveitaram para meter verba do PRR para comprar e justificar mais 4 UH-60 para a FA.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sintra

*

yuwanko

  • Perito
  • **
  • 465
  • Recebeu: 224 vez(es)
  • Enviou: 271 vez(es)
  • +82/-67
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #710 em: Hoje às 12:23:29 pm »
Isto não será um mero truque para justificar os 4 helis MEDVAC/CSAR que estavam previstos para a FAP?

Depois na realidade 90% das ocorrências, quotidianas, serão feitas por helis civis de menor dimensão?

99,9% . Como já disse antes, ficaram para fazer uma evacuação por ano.

Não deve passar de uma forma para usar o dinheiro de PPR nas FA, alegadamente para uso civil, mas contar o valor para o investimento na defesa.
 

*

yuwanko

  • Perito
  • **
  • 465
  • Recebeu: 224 vez(es)
  • Enviou: 271 vez(es)
  • +82/-67
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #711 em: Hoje às 12:25:35 pm »
https://www.publico.pt/2025/11/11/sociedade/noticia/helicopteros-socorro-governo-vai-comprar-so-aterram-heliporto-hospitalar-2154120

Helicópteros de socorro que Governo vai comprar só aterram num heliporto hospitalar

Já não é mau. O heliporto da PJ não está certificado para nenhum, tipo os NPO da Marinha.  :mrgreen:

Saudações   :mrgreen:

P.S. Aqui na cidade não existe heliporto no hospital. Os helis aterram num campo de futebol a 50 m da unidade hospitalar. Para quem não conhece fica a conhecer.  ::)



Espero que nunca tenham de aterrar a meio de um Vitória-SLB...  :mrgreen:

Só se for de Juniores.  :mrgreen: Este é o Campo do Comércio e Industria, o do VFC fica a cerca de 2km.  ;)


Saudações :mrgreen:

P.S.
Os Black Hawk podem não poder aterrar na maioria dos heliportos de hospitais, mas os helis ligeiros da Gulf Med também não podem pois apesar de serem mais pequenos, muitos dos heliportos não estão certificados para operação, de qualquer tipo de helicóptero.

E para aterrar em campos de futebol, como muitas vezes os helis das empresas fazem, os Black Hawk também conseguem. :mrgreen:

Segundo a CNN de 37 heliportos só 7 estão certificados. Faltam 30 mas a culpa é dos helis.  :mrgreen:

Citar
Portugal conta atualmente com 37 hospitais públicos com heliportos, mas só sete estão certificados para transporte aéreo de doentes. O plano de reabilitação lançado em 2020 para modernizar estas infraestruturas acabou por ser travado pela pandemia e nunca foi retomado.há 2 dias

https://www.publico.pt/2024/10/18/sociedade/noticia/so-cinco-37-hospitais-publicos-autorizacao-receber-helicopteros-emergencia-medica-2108361

E os que não estão certificados, mesmo que estivessem certificados tinham condições para os BH?

Tenho muitas dúvidas que sejam muito mais de 3 ou 4.
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3747
  • Recebeu: 1862 vez(es)
  • Enviou: 4757 vez(es)
  • +2715/-168
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #712 em: Hoje às 12:35:01 pm »
Mais a sério e, principalmente, se percebermos que afinal não vão vir mais 4 helicópteros, desconfio que é mais uma tentativa de o nosso MDN à "se politico", ie a tentar mostrar-se... e , depois, uma reação de todos os que podem ser por isso afectados (ie oposição, interessados nos contratos do INEM, "especialistas" da questão que só têm a ganhar se houver "polémica", a CS que adora malhar, especialmente em "faXistas").

Agora que é importante a FAP ter meios de reforço nessa área, para se houver a necessidade de reforço? Claro que é. Que não pode ser com aparelhos específicos e que só iriam ser usados em treinos ou quando fossem necessários? E que devem ser de um modelo já existente? Claro, também.


PS - não é mau ter um político com necessidade de se "mostrar" na pasta do MDN... é melhor que ter figuras politicas de 2ª ordem sem ambição (ou, mais recentemente, de 3ª ordem e para ocupar cota feminina e igualdade de género).   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sintra, sivispacem, Malagueta, Red Baron

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 10284
  • Recebeu: 4086 vez(es)
  • Enviou: 1278 vez(es)
  • +4171/-7028
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #713 em: Hoje às 03:36:23 pm »
https://www.publico.pt/2025/11/11/sociedade/noticia/helicopteros-socorro-governo-vai-comprar-so-aterram-heliporto-hospitalar-2154120

Helicópteros de socorro que Governo vai comprar só aterram num heliporto hospitalar

Já não é mau. O heliporto da PJ não está certificado para nenhum, tipo os NPO da Marinha.  :mrgreen:

Saudações   :mrgreen:

P.S. Aqui na cidade não existe heliporto no hospital. Os helis aterram num campo de futebol a 50 m da unidade hospitalar. Para quem não conhece fica a conhecer.  ::)



Espero que nunca tenham de aterrar a meio de um Vitória-SLB...  :mrgreen:

Só se for de Juniores.  :mrgreen: Este é o Campo do Comércio e Industria, o do VFC fica a cerca de 2km.  ;)


Saudações :mrgreen:

P.S.
Os Black Hawk podem não poder aterrar na maioria dos heliportos de hospitais, mas os helis ligeiros da Gulf Med também não podem pois apesar de serem mais pequenos, muitos dos heliportos não estão certificados para operação, de qualquer tipo de helicóptero.

E para aterrar em campos de futebol, como muitas vezes os helis das empresas fazem, os Black Hawk também conseguem. :mrgreen:

Segundo a CNN de 37 heliportos só 7 estão certificados. Faltam 30 mas a culpa é dos helis.  :mrgreen:

Citar
Portugal conta atualmente com 37 hospitais públicos com heliportos, mas só sete estão certificados para transporte aéreo de doentes. O plano de reabilitação lançado em 2020 para modernizar estas infraestruturas acabou por ser travado pela pandemia e nunca foi retomado.há 2 dias

https://www.publico.pt/2024/10/18/sociedade/noticia/so-cinco-37-hospitais-publicos-autorizacao-receber-helicopteros-emergencia-medica-2108361

E os que não estão certificados, mesmo que estivessem certificados tinham condições para os BH?

Tenho muitas dúvidas que sejam muito mais de 3 ou 4.

Dos 7 certificados ou dos 30 por certificar?

Saudações

P.S. Se é uma questão de espaço temos o Koala para os mais pequenos. De reforço é diferente. Mas parece-me que o problema é mais vasto pois estamos a falar de uma maioria clara de heliporto não certificados, para qualquer tipo de helicoptero.

https://www.defesaaereanaval.com.br/artigos/aw119kx-koala-da-instrucao-ao-multiemprego

Citar
Acompanhando a linha de montagem, nos deparamos com uma aeronave configurada para transporte aeromédico, onde é possível observar claramente o espaço interno da aeronave e sua versatilidade para outras configurações, sendo o único helicóptero monoturbina leve que tem a capacidade de instalação de até 2 macas dentro da cabine de passageiros, mantendo as portas fechadas, não interferindo com o cockpit dos pilotos, como pode ser visto nas fotos abaixo:

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 2620
  • Recebeu: 1182 vez(es)
  • Enviou: 214 vez(es)
  • +600/-248
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #714 em: Hoje às 03:55:52 pm »
Isto não será um mero truque para justificar os 4 helis MEDVAC/CSAR que estavam previstos para a FAP?

Depois na realidade 90% das ocorrências, quotidianas, serão feitas por helis civis de menor dimensão?

Espero que não

Comprar aeronaves CSAR através do PRR e só com 32M de euros? Acho que seria algo completamente ridículo :-X
 

*

yuwanko

  • Perito
  • **
  • 465
  • Recebeu: 224 vez(es)
  • Enviou: 271 vez(es)
  • +82/-67
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #715 em: Hoje às 04:29:26 pm »
https://www.publico.pt/2025/11/11/sociedade/noticia/helicopteros-socorro-governo-vai-comprar-so-aterram-heliporto-hospitalar-2154120

Helicópteros de socorro que Governo vai comprar só aterram num heliporto hospitalar

Já não é mau. O heliporto da PJ não está certificado para nenhum, tipo os NPO da Marinha.  :mrgreen:

Saudações   :mrgreen:

P.S. Aqui na cidade não existe heliporto no hospital. Os helis aterram num campo de futebol a 50 m da unidade hospitalar. Para quem não conhece fica a conhecer.  ::)



Espero que nunca tenham de aterrar a meio de um Vitória-SLB...  :mrgreen:

Só se for de Juniores.  :mrgreen: Este é o Campo do Comércio e Industria, o do VFC fica a cerca de 2km.  ;)


Saudações :mrgreen:

P.S.
Os Black Hawk podem não poder aterrar na maioria dos heliportos de hospitais, mas os helis ligeiros da Gulf Med também não podem pois apesar de serem mais pequenos, muitos dos heliportos não estão certificados para operação, de qualquer tipo de helicóptero.

E para aterrar em campos de futebol, como muitas vezes os helis das empresas fazem, os Black Hawk também conseguem. :mrgreen:

Segundo a CNN de 37 heliportos só 7 estão certificados. Faltam 30 mas a culpa é dos helis.  :mrgreen:

Citar
Portugal conta atualmente com 37 hospitais públicos com heliportos, mas só sete estão certificados para transporte aéreo de doentes. O plano de reabilitação lançado em 2020 para modernizar estas infraestruturas acabou por ser travado pela pandemia e nunca foi retomado.há 2 dias

https://www.publico.pt/2024/10/18/sociedade/noticia/so-cinco-37-hospitais-publicos-autorizacao-receber-helicopteros-emergencia-medica-2108361

E os que não estão certificados, mesmo que estivessem certificados tinham condições para os BH?

Tenho muitas dúvidas que sejam muito mais de 3 ou 4.

Dos 7 certificados ou dos 30 por certificar?

Saudações

P.S. Se é uma questão de espaço temos o Koala para os mais pequenos. De reforço é diferente. Mas parece-me que o problema é mais vasto pois estamos a falar de uma maioria clara de heliporto não certificados, para qualquer tipo de helicoptero.

https://www.defesaaereanaval.com.br/artigos/aw119kx-koala-da-instrucao-ao-multiemprego

Citar
Acompanhando a linha de montagem, nos deparamos com uma aeronave configurada para transporte aeromédico, onde é possível observar claramente o espaço interno da aeronave e sua versatilidade para outras configurações, sendo o único helicóptero monoturbina leve que tem a capacidade de instalação de até 2 macas dentro da cabine de passageiros, mantendo as portas fechadas, não interferindo com o cockpit dos pilotos, como pode ser visto nas fotos abaixo:



Dos certificados já percebemos que só um é que tem condições para receber.

Dos que faltam certificar, suspeito e especulo que, no máximo, só mais 2 ou 3 consigam certificação para BH.

Não é só a questão do tamanho, é o peso (10t para BH, se não estou em erro), o perímetro de segurança maior, ou sistemas de segurança e iluminação que não faço ideia se têm que ser diferentes.

O problema é que a discussão é sobre os BH e não sobre os Koala.
E talvez o que tivesse sido bem feito, era comprar BH ou novos EH101, efectivamente militares para a FAP e passar os Koala, que são civis, para a Protecção Civil, GNR ou INEM.
 

*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 821
  • Recebeu: 298 vez(es)
  • Enviou: 381 vez(es)
  • +185/-152
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #716 em: Hoje às 04:48:24 pm »
Boa tarde

Heliportos.

Pelo que ouvii do Sr  Hélder Santinhos (Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil)  ao observador sobre a questão do heliportos, que alguns dos o que falta é mesmo o papelinho ( e pareceu ser uma maioria ) , outros faltam algumas intervenções ( nomeadamente ausência de obstáculos ).

Pelo que disse o MDN, há comunicação, social, isso é uma não questão, parece que a força área independentemente da questão da cerificação, o que tem feito é aterrar na mesma.

Compra de mais 4 heli.

Se confirmar que são 4 "novos" heli,  militares para a Força Área, que podem ter uso civil, com dinheiro vindo do orçamento "CIVIL",
é virar o bico ao prego, no " duplo uso", pelo que já tem aqui um  fã pelo menos nesta questão :)

Nota:
 Eu sou contra a filosofia do duplo uso existente em Portugal, seja nos meios aéreos ou marítimos etc.
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 5506
  • Recebeu: 608 vez(es)
  • Enviou: 118 vez(es)
  • +691/-10382
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #717 em: Hoje às 06:22:35 pm »
Boa tarde

Heliportos.

Pelo que ouvii do Sr  Hélder Santinhos (Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil)  ao observador sobre a questão do heliportos, que alguns dos o que falta é mesmo o papelinho ( e pareceu ser uma maioria ) , outros faltam algumas intervenções ( nomeadamente ausência de obstáculos ).

Pelo que disse o MDN, há comunicação, social, isso é uma não questão, parece que a força área independentemente da questão da cerificação, o que tem feito é aterrar na mesma.

Compra de mais 4 heli.

Se confirmar que são 4 "novos" heli,  militares para a Força Área, que podem ter uso civil, com dinheiro vindo do orçamento "CIVIL",
é virar o bico ao prego, no " duplo uso", pelo que já tem aqui um  fã pelo menos nesta questão :)

Nota:
 Eu sou contra a filosofia do duplo uso existente em Portugal, seja nos meios aéreos ou marítimos etc.

Nem mais, porque a questão é com que fundos eles são adquiridos, PRR, é tudo com fins civis.

Querem comprar, para depois ter de devolver fundos, e passar uma vez mais por um País falcatrua....  sigam em frente
Potius mori quam foedari
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3747
  • Recebeu: 1862 vez(es)
  • Enviou: 4757 vez(es)
  • +2715/-168
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #718 em: Hoje às 07:01:52 pm »
Se forem mais 4  - e se não for "apenas" comprar kits para poder adaptar aos comprados, primariamente para Fogos Florestais - devem ser como os já adquiridos e que não houve problema... se aceitam para FF aceitam para evacuação médica (e SAR, etc); depois se os usam para outras coisas... é problema para depois.

Se o PRR era para isto... na letra ou no espirito ou que Portugal devia investir em outras coisas, que essas iriam tornar a economia mais competitiva no futuro... é outra questão. 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11640
  • Recebeu: 2666 vez(es)
  • Enviou: 3959 vez(es)
  • +1005/-1147
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #719 em: Hoje às 07:19:46 pm »
Já a empresa privada que antes apoiava o INEM teve o mesmo problema com a dimensão do seu helicóptero AW139.

Mas para aterrar em campos de futebol não havia problema.



https://radioregional.pt/tras-os-montes-helicoptero-do-inem-nao-aterra-em-todos-os-hospitais-do-norte/?srsltid=AfmBOoosiIvCBhV8SQsy1Dnhco7WceRd6jOJ5b7qJEbHLFsf9LPtk8E3
« Última modificação: Hoje às 07:20:28 pm por Lightning »