UH-60A Black Hawk na FAP

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mafets

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #645 em: Hoje às 01:53:06 pm »
Estes Burros. Se tivessem os nossos especialistas não faziam esta asneira.  ::)

https://www.resgateaeromedico.com.br/servico-nacional-de-ambulancia-aerea-da-romenia-seleciona-o-s-70i-black-hawk/

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Romênia – O Serviço Nacional de Ambulância Aérea e Resgate da Romênia (SMURD, Serviciul Mobil de Urgență, Reanimare și Descarcerare) encomendou 4 helicópteros Sikorsky 70i Black Hawk no valor de € 93 milhões. Os novos helicópteros serão utilizados em missões de busca e salvamento, evacuação aeromédica e combate a incêndios.O contrato total prevê 12 helicópteros a uma valor de 272,84 milhões de euros e será concluído em 4 anos. O Black Hawk venceu dois concorrentes europeus, a Leonardo que ofereceu 12 helicópteros no valor de 299 milhões de euros e a Airbus Helicopters que ofereceu 10 helicópteros. Em ambos os casos, a opção do modelo não foi mencionada.
Reprodução autorizada desde que citada a fonte. Leia mais em https://www.resgateaeromedico.com.br/servico-nacional-de-ambulancia-aerea-da-romenia-seleciona-o-s-70i-black-hawk/



Saudações  ::)

P.S. 2 -
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goncalobmartins

Para mim o melhor argumento foi a questão do barulho... Desgraçados dos insulares que têm de ir nos Merlin, C-295M, C-130  :bang:

Parece que para as ilhas não é um problema. Só no continente. Talvez porque lá não existe INEM, já os Merlin não fazem muito barulho, levantam muito lento e são muito grandes, não aterrando nos heliportos mais pequenos... enfim... ::)
« Última modificação: Hoje às 01:59:29 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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mafets

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #646 em: Hoje às 01:56:05 pm »

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Bubas

O especialista insinuou que teria falta de espaço. "deve ter capacidade, pelo menos para" 3 profissionais...

Configuração MEDEVAC completa (militar) do UH-60M:
Até 6 macas,
4 profissionais médicos,
Suporte avançado de vida (ventiladores, desfibrilador, oxigénio, monitores, iluminação cirúrgica),
Sistema de guincho para resgate em locais inacessíveis.

Se calhar confundiu com o U60 do Nuno Melo.  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

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"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Lampuka

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #647 em: Hoje às 01:57:26 pm »
Nós cá temos todos audição seletiva. A minha mulher queixa-se do mesmo. 🤣

Na metrópole são "outras paradas".

O problema é o tempo que as entidades perdem a responder a pseudo-especialistas.
João Pereira
 
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Bubas

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #648 em: Hoje às 02:03:47 pm »
Esperemos que venham com capacidade de operar 24h, sem as restrições que pareceram ter os atuais.
 

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miguelbud

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #649 em: Hoje às 02:09:09 pm »

O Nuno Melo a quis vender o duplo uso, agora vai ter de descalçar esta bota.

https://sicnoticias.pt/pais/2025-11-07-video-por-que-razao-os-helicopteros-black-hawk-sao-desadequados-para-emergencia-medica--7096d856

O especialista insinuou que teria falta de espaço. "deve ter capacidade, pelo menos para" 3 profissionais...

Configuração MEDEVAC completa (militar) do UH-60M:
Até 6 macas,
4 profissionais médicos,
Suporte avançado de vida (ventiladores, desfibrilador, oxigénio, monitores, iluminação cirúrgica),
Sistema de guincho para resgate em locais inacessíveis.

Sim claro, parece que o especialista foi encomendado. Quando digo descalçar a bota, refiro-me a ter dado aso a uma polemica desnecessaria. A notícia foi plantada e toda a gente leu, mas ninguém se interessa a ler contraditório.

Em relaçao ao barulho, podia também segerir as ambulancias retirarem as sirenes.
 

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mafets

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miguelbud

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Red Baron

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #652 em: Hoje às 03:10:37 pm »
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Recorde-se que, em 2018, o Governo português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do Estado para a missão de combate a incêndios rurais. Neste seguimento, foram assinados contratos de aquisição de seis UH-60 Black Hawk, em grande parte financiados com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Os primeiros quatro helicópteros daquele primeiro contrato já foram entregues à Força Aérea.

Posteriormente, a Força Aérea assinou, em setembro de 2024, um outro contrato para a aquisição de mais três helicópteros UH-60 Black Hawk, elevando o total da frota para nove meios aéreos.

Então os 4 são os que faltam entregar dos 9 encomendados.

O Dr Nuno sempre em grande.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #653 em: Hoje às 03:34:43 pm »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Drecas

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #654 em: Hoje às 07:53:51 pm »
O quadro de avaliação das aeronaves publicada nas redes sociais pelo ministro da Defesa mistura aviões pesados de transporte com helicópteros médios e ligeiros. Não se trata de “emergência médica”, como Nuno Melo anunciou no Parlamento, nem de socorro primário, missões inadequadas para os Black Hawk, como o Expresso noticiou. Trata-se de “evacuação médica”, uma missão que pode ser feita por outro tipo de aeronaves
https://expresso.pt/politica/defesa/2025-11-07-avaliacao-de-helis-divulgada-por-nuno-melo-nao-diz-respeito-a-socorro-de-emergencia-375c8262

Que confusão

 

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Lightning

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #655 em: Hoje às 09:07:33 pm »
Aqueles que tanto criticam em todos os temas as "negociatas com a EMBRAER", a inexistência de concursos, a falta de clareza... agora gritam "venham eles!!!".

No caso particular dos Black Hawk disseram-me que existiu concurso, mas que quem apresentou aparelhos europeus não ganhou, o que surpreendeu, pois muitos achavam que íamos continuar na onda dos Leonardo.
« Última modificação: Hoje às 09:12:46 pm por Lightning »
 
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Lightning

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #656 em: Hoje às 09:23:38 pm »
(nas ilhas o Inem não tem meios aéreos).

O INEM não opera nas ilhas, a emergência médica é uma responsabilidade do governo regional, não do governo central.
Lá é feito pelos SRBPC (Serviço Regional de Bombeiros e Proteção Civil) de cada Governo Regional.

Existem é protocolos de cooperação destas entidades com entidades do governo central, como a Força Aérea Portuguesa.
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howlett

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #657 em: Hoje às 09:44:58 pm »
(nas ilhas o Inem não tem meios aéreos).

O INEM não opera nas ilhas, a emergência médica é uma responsabilidade do governo regional, não do governo central.
Lá é feito pelos SRBPC (Serviço Regional de Bombeiros e Proteção Civil) de cada Governo Regional.

Existem é protocolos de cooperação destas entidades com entidades do governo central, como a Força Aérea Portuguesa.
no caso da RAM é efetuado pela EMIR, na RAA pelo SIV Açores.
 

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Malagueta

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #658 em: Hoje às 10:07:59 pm »
Boa Noite,

A comunicação social, agora refere que os helis sao inadequados porque nao podem aterrar nos heliporto dos hospitais.

Esta questao ja tinha sido leantada anteriormente quando se levantou a hipótese, quando quem ganhou o concurso nao tinha ainda o heli e pilotos.

Depois foi entrevistado um especialista   neste tipo missao (medico) que refeiu o seguinte:

A polémica é um problema de comunicação

As missões dos helicópteros do INEM consistem no transporte de doentes graves entre hospitais ou entre o local da ocorrência e uma unidade hospitalar, utilizando equipas de Suporte Avançado de Vida (SAV). Estas missões primárias e secundárias são realizadas para garantir a resposta a emergências médicas, agilizando o transporte de vítimas.

Principais missões
Transporte de doentes graves: O principal objetivo é o transporte de doentes em estado crítico, seja entre hospitais ou do local do incidente para uma unidade de saúde.
Suporte Avançado de Vida (SAV): As aeronaves estão equipadas para que equipas médicas (médico e enfermeiro) possam prestar cuidados de emergência durante o transporte.
Respostas rápidas e em locais de difícil acesso: Os helicópteros permitem uma maior agilidade e rapidez de resposta em situações de emergência. Uma inovação recente é a capacidade de aterrar em zonas de difícil acesso, como areia, permitindo chegar mais rapidamente a locais como praias.
Tipos de missão
Missões primárias: O helicóptero é acionado diretamente para a cena de um acidente ou emergência médica.
Missões secundárias: O helicóptero é acionado para transportar um doente de uma unidade de saúde para outra, como no caso de necessidade de uma transferência hospita

O uh-60 pode ser utilizado em duas dessas missões e é um complemento ao helicóptero existentes mas nao os substitui (  o problema de comunicação)

Rwfere ainda que é uma
Óptima adição para a proteçao civil.

Para o inem o modelo de helicóptero existente é o correcto e o mais usado ne europa.

Por ultimo referiu algo que eu nao percebi, nomeadamente wue o uh-60 demora mais de 6 minutos a levantar voo? E que tempo demiais para urgência medica!!!
« Última modificação: Hoje às 10:45:28 pm por Malagueta »
 

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yuwanko

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #659 em: Hoje às 10:31:29 pm »
O quadro de avaliação das aeronaves publicada nas redes sociais pelo ministro da Defesa mistura aviões pesados de transporte com helicópteros médios e ligeiros. Não se trata de “emergência médica”, como Nuno Melo anunciou no Parlamento, nem de socorro primário, missões inadequadas para os Black Hawk, como o Expresso noticiou. Trata-se de “evacuação médica”, uma missão que pode ser feita por outro tipo de aeronaves
https://expresso.pt/politica/defesa/2025-11-07-avaliacao-de-helis-divulgada-por-nuno-melo-nao-diz-respeito-a-socorro-de-emergencia-375c8262

Que confusão

Por acaso também tinha ficado com essa dúvida quando ele disse medvac.

Está-se a comparar alhos com bugalhos porque não há uma definição clara de funções e por isso, como disse antes, quem muitos burros toca, algum deixa para trás.

Os UH60 podem ser bons em medvac e em situação de catástrofe mas são quase inúteis para emergência pré-hospitalar e mesmo inter-hospitalar em muitos casos.

Não vão andar por aí a aterrar em estradas nacionais em acidentes rodoviários nem aterram na maior parte dos heliportos dos hospitais, pelo que percebo.

Então não faz grande sentido querer trazer esse assunto para justificar a compra, não serão helicópteros de emergência médica recorrente.

O que querem fazer é comprar os helicópteros usando o dinheiro do PRR, que implica que não possam ser usados para fins militares, mas provavelmente alocar ao investimento em defesa.

No final do dia vão ficar parqueados algures e fazer uns exercícios de vez aquando.
« Última modificação: Hoje às 10:34:57 pm por yuwanko »