Força Aérea entra no combate aos fogos e equipas já treinam em Ovar
https://www.jn.pt/7776653137/forca-aerea-entra-no-combate-aos-fogos-e-equipas-ja-treinam-em-ovar/
(..) Os outros cinco [helicópteros] serão entregues nos próximos meses e numa versão atualizada. A potência dos motores passará de 1600 para 1900 cavalos, têm capacidade de levantar mais peso e destes há três que já vêm equipados com radares meteorológicos, facilitando as missões em ambientes de fraca visão e que impliquem voos dentro de nuvens. (...)
Tks, CJ.
E por acaso sabes se o outro que tinha um motor inop, já está de regresso ao serviço? (acho que era o 02 ou o 03, mas não tenho a certeza)
Tenho "visto" todos no ar no ADS-B... 
Pessoal, eu penso, rpt, penso que os dois últimos Alphas a serem recebidos trarão as turbinas menos potentes.
Não vi, li, ou tive conhecimento que se iria proceder à troca dessas quatro turbinas pelas de 1900 cv.
Quanto aos três LIMA, posso adiantar que os radares meteo são uma certeza e que estes três helis irão, faseadamente, a seu tempo, substituir no SAR, o Kualita, estacionado na BA8.
Abraços
Há uns tempos, correu aqui uma entrevista sobre este tema:
Since the original 2022 agreement, Portugal has expanded its Black Hawk fleet to nine, ordering three additional UH-60L variant helicopters in September 2024 through Ace Aeronautics. These aircraft feature more powerful T701 engines and are scheduled for delivery throughout 2025, with all Black Hawks expected to arrive by 2026. The UH-60Ls will also be outfitted with the Ace Deck G5000H avionics suite, touchscreen controls, georeferenced instrument flight rules (IFR) approach charts, satellite communications, and in-flight weather data with color radar. Additionally, their main and tail rotor blade repairs, as well as all engine upgrades, will be performed by United Aero Group’s fully-owed subsidiary, Advanced Composite Structures (ACS), to like-new condition.
Depois houve ainda o processo de aquisição de 3 guinchos, provavelmente para o SAR, para esses 3 Lima:
AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTALAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE GUINCHO EXTERNO NAS AERONAVES N/C 29807, 29808 E 29809
https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=11255402
Gonçalo, essa entrevista não confirma que os dois ALPHA que restam serão equipados com as 701.
Se acontecer, e era bom, teremos que abrir os cordões para essas turbinas pois não será só trocar.
Os guinchos que referes serão, como afirmas, para os três LIMA, os WR são uma necessidade para essa, e não só, missão, aliás posso adiantar que esses três L, irão receber mais uns pequenos extras, mas isso será conversa para outras calendas.
Abraço
Do que eu entendo desta frase: "These aircraft feature more powerful T701 engines" isto será comparativamente com os 6 UH-60A originais. Se bem que já li algures, que esses 6 serão alvo de updates 
Ora bem vamos lá interpretar o que foi escrito :
Since the original 2022 agreement,
Portugal has expanded its Black Hawk fleet to nine, ordering three additional UH-60L variant helicopters in September 2024 through Ace Aeronautics.
These aircraft feature more powerful T701 engines and are scheduled for delivery throughout 2025, with all Black Hawks expected to arrive by 2026.
The UH-60Ls will also be outfitted with the Ace Deck G5000H avionics suite,
Pelo que leio, são os três LIMA, "These aircraft", a referências aos ultimos helis, porque se fossem os ALPHA teriamos/leriamos " Those acft " como referencias aos primeiros helis, os Alpha.
A segunda referência aos LIMA, é esta : "The UH-60Ls
will also be outfitted ", que comprova que são os três helis que virão com as turbinas mais potentes.
Pelo menos é assim que eu interpreto o que está escrito, claro que posso estar equivocado, mas é desta maneira que o interpreto.
Abraços