UH-60A Black Hawk na FAP

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #420 em: Fevereiro 28, 2025, 09:16:10 pm »
AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTALAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE GUINCHO EXTERNO NAS AERONAVES N/C 29807, 29808 E 29809

https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=11255402
« Última modificação: Fevereiro 28, 2025, 09:16:46 pm por sivispacem »
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #421 em: Fevereiro 28, 2025, 09:22:42 pm »
AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTALAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE GUINCHO EXTERNO NAS AERONAVES N/C 29807, 29808 E 29809

https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=11255402

Então sempre se confirma que o guincho e radar meteorológico serão, para já, exclusivos dos 3 aparelhos da versão UH-60L.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #422 em: Fevereiro 28, 2025, 09:57:41 pm »
AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTALAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE GUINCHO EXTERNO NAS AERONAVES N/C 29807, 29808 E 29809

https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=11255402

Então sempre se confirma que o guincho e radar meteorológico serão, para já, exclusivos dos 3 aparelhos da versão UH-60L.

Pelo menos o guincho, ao que parece. A estarem equipados com radar meteorológico tudo aponta para que hajam 3 helis 'all weather' e os outros 6 náo tanto. O que pode ser um problema em ambientes com muito fumo e/ou deficientes condições de visualização, digo eu...
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Charlie Jaguar

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #423 em: Março 16, 2025, 11:34:21 am »
A propósito de algumas entrevistas dadas recentemente pelo Pantera-Mor a diversos órgãos ligados à aviação, ficou-se a saber que o 4º UH-60A ("29804") deverá chegar esta Primavera e os 2 últimos Black Hawk até ao fim do ano.

A Esquadra 551 "Panteras" espera alcançar a IOC neste próximo mês de Novembro, sendo que a FOC está prevista para dois anos mais tarde, em Novembro de 2027. Apesar disso é expectável que comecem a atuar na missão de combate a fogos florestais e transporte de bombeiros já em 2026.

Os 3 UH-60L deverão ser entregues entre este ano e meados de 2026. Virão equipados com o Ace Deck G5000H, motores General Electric T700-GE-701C mais poderosos, radar meteorológico a cores e guincho de resgate/recolha. O Pantera-Mor, Major PILAV João Inês, refere ainda que é possível que o leque de missões da Esq. 551 seja alargado no futuro dada a polivalência do Black Hawk, helicóptero ao qual tece muitos elogios após ter voado em Alouette III, EH-101 e AW119 Koala.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #424 em: Março 16, 2025, 01:03:32 pm »

Não sou expert...
... como a maioria aqui...

Mas vou dizer que um radar meteorológico não confere capacidade all-weather a um helicóptro.

Para isso é necessário um radar com função de terrain-mapping.

Um radar metorológico avisa que uma trovoada está perto.
Para o piloto se desviar.

Mas também em nenhum lado poderás ler que os UH-60L serão para operações all-weather. Apenas foi dito que estas 3 células em particular serão dotadas com radar meteorológico, algo que não está presente nos 6 UH-60A.
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #425 em: Março 16, 2025, 01:45:32 pm »

Não sou expert...
... como a maioria aqui...

Mas vou dizer que um radar meteorológico não confere capacidade all-weather a um helicóptro.

Para isso é necessário um radar com função de terrain-mapping.

Um radar metorológico avisa que uma trovoada está perto.
Para o piloto se desviar.

Eu também não sou expert. Como alguns que não se calam a propósito de tudo e um par de botas.

Mas sempre digo que "all weather" se prende com a capacidade de descolar e aterrar em condições de baixa visibilidade: "All weather operations is the ability of aircraft to take off and land in an airport under low visibility conditions, this means below 550m Runway Visual Range (RVR"

Já "terrain mapping" e´"A terrain map shows an area of land divided into terrain map units defined by similar elevation, slope, landform, rock exposure, surficial material type and thickness"_ ^

O que até pode ser conseguido sem radar (que, óbviamente, ajuda mas não é requisito fundamental.

Os nossos Allouette III faziam (em boas mãos) vôo NOE e, que eu saiba, nunca tiveram radar....
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mayo

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #426 em: Março 16, 2025, 03:57:10 pm »
Fiz varias missões com meteorologia marginal no Etendard IV e não tinha radar !
« Última modificação: Março 16, 2025, 03:58:26 pm por mayo »
 

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Lightning

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #427 em: Março 17, 2025, 09:36:13 pm »
Os helicópteros de combate a incêndios das empresas privadas não têm radar. É tudo a olho.

 

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saabGripen

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #428 em: Março 17, 2025, 10:14:26 pm »

Pode ser que a FAP esteja a equipar helicópteros de ataque a incêndios com radares meteorológicos porque antevê o risco de começar a haver grandes incêndios no inverno durante tempestades/tufões fortes.
Ou então está a equipá-los para outra coisa.
 

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Lightning

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #429 em: Março 18, 2025, 08:12:10 am »

Pode ser que a FAP esteja a equipar helicópteros de ataque a incêndios com radares meteorológicos porque antevê o risco de começar a haver grandes incêndios no inverno durante tempestades/tufões fortes.
Ou então está a equipá-los para outra coisa.

Então porque é que estes primeiros Black Hawk de combate a incêndios, não tem radar?

Se calhar o radar, guincho, etc, é para no futuro alguns dos Black Hawk possam fazer SAR?
« Última modificação: Março 18, 2025, 08:12:34 am por Lightning »
 

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os_pero

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #430 em: Março 18, 2025, 09:05:16 am »

Pode ser que a FAP esteja a equipar helicópteros de ataque a incêndios com radares meteorológicos porque antevê o risco de começar a haver grandes incêndios no inverno durante tempestades/tufões fortes.
Ou então está a equipá-los para outra coisa.

Então porque é que estes primeiros Black Hawk de combate a incêndios, não tem radar?

Se calhar o radar, guincho, etc, é para no futuro alguns dos Black Hawk possam fazer SAR?

Eu acho que fazia sentido isso, ter uma frota para missões mais civis, tipo SAR, combate a incêndios, apoio população (transporte de pessoas e carga suspensa), e depois que sirva para missões semelhantes na componente militar, o problema é que ficamos com 2 frotas de helis com capacidades distintas, o Koala tem capacidade de fazer SAR costeiro (flutuadores), resgate de montanha, mas não tem a capacidade de carga do Black Hank para combate a incêndios e transporte de carga suspensa, por isso andamos com 2 meios a fazer missões que podiam ser feitas apenas por 1 tipo de meios e 1 esquadra.
« Última modificação: Março 18, 2025, 11:07:02 am por os_pero »
 

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tenente

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #431 em: Março 18, 2025, 09:42:53 am »

Pode ser que a FAP esteja a equipar helicópteros de ataque a incêndios com radares meteorológicos porque antevê o risco de começar a haver grandes incêndios no inverno durante tempestades/tufões fortes.
Ou então está a equipá-los para outra coisa.

Então porque é que estes primeiros Black Hawk de combate a incêndios, não tem radar?

Se calhar o radar, guincho, etc, é para no futuro alguns dos Black Hawk possam fazer SAR?

Afirmativo Lightning, missões SAR e não só.

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #432 em: Março 18, 2025, 09:46:03 am »
AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTALAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE GUINCHO EXTERNO NAS AERONAVES N/C 29807, 29808 E 29809

https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=11255402

Então sempre se confirma que o guincho e radar meteorológico serão, para já, exclusivos dos 3 aparelhos da versão UH-60L.

Pelo menos o guincho, ao que parece. A estarem equipados com radar meteorológico tudo aponta para que hajam 3 helis 'all weather' e os outros 6 náo tanto. O que pode ser um problema em ambientes com muito fumo e/ou deficientes condições de visualização, digo eu...

O espectro das missões que ficarão a cargo da 551, a médio prazo será alargado, não se resumindo só aos FF e transporte aéreo.
Aguardemos calmamente.

Abraço
« Última modificação: Março 18, 2025, 09:50:05 am por tenente »
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #433 em: Março 18, 2025, 09:46:42 am »
AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTALAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE GUINCHO EXTERNO NAS AERONAVES N/C 29807, 29808 E 29809

https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=11255402

Então sempre se confirma que o guincho e radar meteorológico serão, para já, exclusivos dos 3 aparelhos da versão UH-60L.

Afirmativo CG.

Abraço
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #434 em: Março 18, 2025, 10:14:43 am »
Alguem que diga se eu estiver enganado;

Os primeiros UH60, sem radar, têm mesmo assim a capacidade de receber informação meteorológica em tempo real (mais ou menos) e essa informação ser apresentada ao piloto num ecrã a cores de forma muito semelhante a um radar instalado no aparelho.
Estou a falar de operação SAR em tempo de paz.

Para All Weather Combat SAR já é preciso muito mais que um radar meteorológico.
O equipamento para isso custa mais que um dos 3 Ls que temos encomendados.
O guincho é o menos.

« Última modificação: Março 18, 2025, 10:16:16 am por saabGripen »