UH-60A Black Hawk na FAP

• 505 Respostas
  • 76700 Visualizações
*

LM

• Investigador
  • 3090
  • Recebeu: 1359 vez(es)
  • Enviou: 4039 vez(es)
  • +2010/-112
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #435 em: Março 18, 2025, 10:24:03 am »

Pode ser que a FAP esteja a equipar helicópteros de ataque a incêndios com radares meteorológicos porque antevê o risco de começar a haver grandes incêndios no inverno durante tempestades/tufões fortes.
Ou então está a equipá-los para outra coisa.

Então porque é que estes primeiros Black Hawk de combate a incêndios, não tem radar?

Se calhar o radar, guincho, etc, é para no futuro alguns dos Black Hawk possam fazer SAR?

Eu acho que fazia sentido isso, ter uma frota para missões mais civis, tipo SAR, combate a incêndios, apoio população (transporte de pessoas e carga suspensa), e depois que sirva para missões semelhantes na componente militar, o problema é que ficamos com 2 frotas de helis com capacidades distintas, o Koala tem capacidade de fazer SAR costeiro (flutuadores), regate de montanha, mas não tem a capacidade de carga do Black Hank para combate a incêndios e transporte de carga suspensa, por isso andamos com 2 meios a fazer missões que podiam ser feitas apenas por 1 tipo de meios e 1 esquadra.

GNR entra na conversa.

:mrgreen:
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

os_pero

• Analista
  • 686
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +1400/-88
« Responder #436 em: Março 18, 2025, 11:11:58 am »

Pode ser que a FAP esteja a equipar helicópteros de ataque a incêndios com radares meteorológicos porque antevê o risco de começar a haver grandes incêndios no inverno durante tempestades/tufões fortes.

Então porque é que estes primeiros Black Hawk de combate a incêndios, não tem radar?

Se calhar o radar, guincho, etc, é para no futuro alguns dos Black Hawk possam fazer SAR?

Eu acho que fazia sentido isso, ter uma frota para missões mais civis, tipo SAR, combate a incêndios, apoio população (transporte de pessoas e carga suspensa), e depois que sirva para missões semelhantes na componente militar, o problema é que ficamos com 2 frotas de helis com capacidades distintas, o Koala tem capacidade de fazer SAR costeiro (flutuadores), regate de montanha, mas não tem a capacidade de carga do Black Hank para combate a incêndios e transporte de carga suspensa, por isso andamos com 2 meios a fazer missões que podiam ser feitas apenas por 1 tipo de meios e 1 esquadra.

GNR entra na conversa.

Essa é outra, não faz sentido em Portugal não termos uma policia/GNR com heli próprio (tanto quanto sei), sempre que é preciso fazer uma operação mais musculada de vigilância tem de alugar ou vir helis de fora (isto até terem aparecido os koalas, acho que quando veio o papa cá a ultima vez veio um Heli de Espanha).

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6738
  • Recebeu: 7393 vez(es)
  • Enviou: 5014 vez(es)
  • +10179/-2917
« Responder #437 em: Março 18, 2025, 11:58:04 am »
O Pantera-Mor, Major PILAV João Inês, refere ainda que é possível que o leque de missões da Esq. 551 seja alargado no futuro dada a polivalência do Black Hawk, helicóptero ao qual tece muitos elogios após ter voado em Alouette III, EH-101 e AW119 Koala.

Complementando um post meu anterior, o leque de missões atribuída aos Black Hawk será forçosamente alargado, caso contrário não teria feito qualquer sentido a FAP ter aberto concurso em Novembro passado para a aquisição de suportes para metralhadoras FN MAG M240.

https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=11056581

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, sivispacem

*

goncalobmartins

• Analista
  • 870
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 536 vez(es)
  • +62/-6
« Responder #438 em: Março 18, 2025, 12:05:07 pm »
O Pantera-Mor, Major PILAV João Inês, refere ainda que é possível que o leque de missões da Esq. 551 seja alargado no futuro dada a polivalência do Black Hawk, helicóptero ao qual tece muitos elogios após ter voado em Alouette III, EH-101 e AW119 Koala.

Complementando um post meu anterior, o leque de missões atribuída aos Black Hawk será forçosamente alargado, caso contrário não teria feito qualquer sentido a FAP ter aberto concurso em Novembro passado para a aquisição de suportes para metralhadoras FN MAG M240.

E em relação aos 3 UH-60L...
« Última modificação: Março 18, 2025, 12:05:24 pm por goncalobmartins »

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6738
  • +10179/-2917
« Responder #439 em: Março 18, 2025, 12:10:49 pm »
E em relação aos 3 UH-60L...

Segundo consta virão tal e qual os UH-60A (até devido à natureza das missões a realizar, ou seja, combate FF, SAR, transporte, etc), e as células destinadas ao Exército em verde-escuro U.S. Army, pelo menos para já. Fala-se que estas últimas mais tarde poderão passar a envergar um NATO Dark Grey semelhante ao utilizado no HH-60G/W da USAF.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, goncalobmartins

*

LM

• Investigador
  • 3090
  • Recebeu: 1359 vez(es)
  • Enviou: 4039 vez(es)
  • +2010/-112
« Responder #440 em: Março 18, 2025, 12:30:47 pm »
A versão para o exercito será a L (presumo); mas já se sabe "não oficialmente" mais detalhes - empresa que vende, o que vai trazer (ie também vai trazer ACE Deck Garmin 5000? Blindagem? prontos para receber armas?)...?

E qual a "interligação" que vai haver com a Força Aérea (manutenção, treino, etc)?   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6738
  • +10179/-2917
« Responder #441 em: Março 18, 2025, 12:53:22 pm »
A versão para o exercito será a L (presumo); mas já se sabe "não oficialmente" mais detalhes - empresa que vende, o que vai trazer (ie também vai trazer ACE Deck Garmin 5000? Blindagem? prontos para receber armas?)...?

E qual a "interligação" que vai haver com a Força Aérea (manutenção, treino, etc)?   

Ainda nada de oficial, creio eu. O que adiantei no post acima é somente o que corre por esta altura.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

tenente

• Investigador
  • 10761
  • Recebeu: 6223 vez(es)
  • Enviou: 4822 vez(es)
  • +8575/-2019
« Responder #442 em: Março 18, 2025, 02:18:39 pm »

GNR entra na conversa.

Essa é outra, não faz sentido em Portugal não termos uma policia/GNR com heli próprio (tanto quanto sei), sempre que é preciso fazer uma operação mais musculada de vigilância tem de alugar ou vir helis de fora (isto até terem aparecido os koalas, acho que quando veio o papa cá a ultima vez veio um Heli de Espanha).

Não veio heli nenhum de Espanha.
A protecção aérea da aeronave Papal, durante o táxi e estacionamento no AT1, foi efectuada pela 552.

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, goncalobmartins

*

tenente

• Investigador
  • 10761
  • +8575/-2019
« Responder #443 em: Março 18, 2025, 02:23:52 pm »

Não só o tipo de missões será alargado como, a confirmar-se o que me disseram à um par de semanas o número final dos UH-60, ainda sofrerá um aumento para, muito possivelmente, as 12 células, seria muitíssimo bom que tal acontecesse, a ver vamos.

Grande abraço
« Última modificação: Março 18, 2025, 02:25:51 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, goncalobmartins

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6738
  • +10179/-2917
« Responder #444 em: Março 18, 2025, 02:47:34 pm »
Não só o tipo de missões será alargado como, a confirmar-se o que me disseram à um par de semanas o número final dos UH-60, ainda sofrerá um aumento para, muito possivelmente, as 12 células, seria muitíssimo bom que tal acontecesse, a ver vamos.

Grande abraço

Também ouvi o mesmo, meu caro amigo. E poderiam/poderão ser mais 3 exemplares da versão Lima, veremos então se se confirma.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, goncalobmartins

*

sivispacem

• Investigador
  • 1413
  • Recebeu: 792 vez(es)
  • Enviou: 795 vez(es)
  • +431/-482
« Responder #445 em: Março 18, 2025, 02:49:03 pm »

Grande abraço

Caro tenente: 12 células para a FAP, certo? Isto porque se somarmos as 5 do Exército já temos 9 + 5..... (enfim, quando todos forem entregues)
« Última modificação: Março 18, 2025, 02:50:17 pm por sivispacem »
Cumprimentos,

*

tenente

• Investigador
  • 10761
  • +8575/-2019
« Responder #446 em: Março 18, 2025, 03:19:45 pm »

Grande abraço

Também ouvi o mesmo, meu caro amigo. E poderiam/poderão ser mais 3 exemplares da versão Lima, veremos então se se confirma.

Então sempre poderá haver algum fundamento, já somos dois a termos a mesma info, quem me disse também mencionou que seriam versão LIMA.

Abraço

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, goncalobmartins

*

tenente

• Investigador
  • 10761
  • +8575/-2019
« Responder #447 em: Março 18, 2025, 03:24:39 pm »

Grande abraço

Caro tenente: 12 células para a FAP, certo? Isto porque se somarmos as 5 do Exército já temos 9 + 5..... (enfim, quando todos forem entregues)

Afirmativo, 12 para a FAP, sendo a que as últimas três unidades necessitam de confirmação oficial.

O Exército é outra Guerra, espero que não se fiquem pelos cinco helis iniciais mas, que pelo menos, adquiram uma dezena.

Grande Abraço
« Última modificação: Março 18, 2025, 08:26:25 pm por tenente »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, sivispacem

*

saabGripen

• Investigador
  • 1857
  • Recebeu: 263 vez(es)
  • Enviou: 101 vez(es)
  • +1060/-1823
« Responder #448 em: Março 18, 2025, 03:55:31 pm »
Eu estou aqui a rir-me.

Dois foristas "grandes amigos", ambos tinham informação sobre (3) mais helicópteros há mais de duas semanas...

E resolvem divulgar o que sabem hoje porque calha de falarem aqui um com o outro.

;D

Lindo.

E o sivispacem como facilitador do encontro.

Hahahaha. Haha ha
« Última modificação: Março 18, 2025, 04:21:14 pm por saabGripen »

*

sivispacem

• Investigador
  • 1413
  • Recebeu: 792 vez(es)
  • Enviou: 795 vez(es)
  • +431/-482
« Responder #449 em: Março 18, 2025, 04:22:48 pm »
Eu estou aqui a rir-me.

Dois foristas "grandes amigos", ambos tinham informação sobre (3) mais helicópteros há mais de duas semanas...

E resolvem divulgar o que sabem hoje porque calha de falarem aqui um com o outro.

;D

Lindo.

E o sivispacem como facilitador do encontro.

Hahahaha. Haha ha

E a criatura engripada como o bobo da corte do costume (bom, pelo menos não mudou)...
Cumprimentos,

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente