F-35A Lightning II na FAP

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4050 em: Novembro 26, 2025, 02:30:55 pm »
Para quem ainda tem dúvidas.. leitura interessante

https://www.newsweek.com/f-35-jet-strikes-iran-nuclear-sites-11105347?utm_medium=Social&utm_source=Threads%23Echobox%3D1764103965

https://www.airandspaceforces.com/air-force-sead-role-f-35s-midnight-hammer/?mc_cid=25cf42a7de&mc_eid=7f9ef3cbad

Eu não tenho dúvidas quando ás capacidades do avião.
Tenho dúvidas quanto ao processo para o adquirir.
A ser verdade a certeza que se tem por aqui que vamos ter 20 F-35 e que a assinatura do contrato já tem data marcada:  eu penso que é porque alguém conseguiu convencer o Nuno Melo de que "uhhhhh  - é assim porque tem que ser Sr. MDN".

What could go wrong with that?


 
 
 

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LightningBolt

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4051 em: Hoje às 12:46:19 am »
Só 20??  ;)
 

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Duarte

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4052 em: Hoje às 01:31:15 am »
Eu não tenho dúvidas quando ás capacidades do avião.
Tenho dúvidas quanto ao processo para o adquirir.
A ser verdade a certeza que se tem por aqui que vamos ter 20 F-35 e que a assinatura do contrato já tem data marcada:  eu penso que é porque alguém conseguiu convencer o Nuno Melo de que "uhhhhh  - é assim porque tem que ser Sr. MDN".

What could go wrong with that?


Se se abrisse concurso internacional para 20 caças de quinta geração, quais seriam os concorrentes?

I rest my case.

20 5G e 20 4,5G usados é o mais lógico neste momento. Assim ficamos a substituir caças  de 15 ou 20 anos em cada 15-20 anos, e teremos sempre dois tipos de caças de gerações e capacidades diferentes.
« Última modificação: Hoje às 01:35:15 am por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4053 em: Hoje às 01:35:17 am »
Eu não tenho dúvidas quando ás capacidades do avião.
Tenho dúvidas quanto ao processo para o adquirir.
A ser verdade a certeza que se tem por aqui que vamos ter 20 F-35 e que a assinatura do contrato já tem data marcada:  eu penso que é porque alguém conseguiu convencer o Nuno Melo de que "uhhhhh  - é assim porque tem que ser Sr. MDN".

What could go wrong with that?


Se se abrisse concurso internacional para 20 caças de quinta geração, quais seriam os concorrentes?

I rest my case.

20 5G e 20 4,5G usados é o mais lógico neste momento.

Sim até porque a 6G é na verdade uma grande incógnita em termos de prazos.
 

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Ghidra

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4054 em: Hoje às 02:45:00 am »
Se o f35 for escolhido acho que seria mais barato aproveitar estas sinergias criadas com a Itália para escolher o M-346 para caça de treino e segunda linha? Dado os pilotos que formamos 6 caças de treino chegavam e adquirimos mais uns 8 a 10 para fazer tarefas simples onde f35 era over kill?
Um caça europeu em segunda mão ficava mais caro de manter...
 

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miguelbud

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4055 em: Hoje às 07:53:57 am »
Se o f35 for escolhido acho que seria mais barato aproveitar estas sinergias criadas com a Itália para escolher o M-346 para caça de treino e segunda linha? Dado os pilotos que formamos 6 caças de treino chegavam e adquirimos mais uns 8 a 10 para fazer tarefas simples onde f35 era over kill?
Um caça europeu em segunda mão ficava mais caro de manter...
Para ter F-35 e M-346FA em vez de F-35 e Eurofighters?
 

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Red Baron

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4056 em: Hoje às 10:46:02 am »
Se o f35 for escolhido acho que seria mais barato aproveitar estas sinergias criadas com a Itália para escolher o M-346 para caça de treino e segunda linha? Dado os pilotos que formamos 6 caças de treino chegavam e adquirimos mais uns 8 a 10 para fazer tarefas simples onde f35 era over kill?
Um caça europeu em segunda mão ficava mais caro de manter...

Para treino a FAP parece que ainda não desistiu do POWER BY TH HOUR.
Um M-346FA é mais caro que um F-16MLU.
 

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aasg

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4057 em: Hoje às 11:47:17 am »
Para quem ainda tem dúvidas.. leitura interessante

https://www.newsweek.com/f-35-jet-strikes-iran-nuclear-sites-11105347?utm_medium=Social&utm_source=Threads%23Echobox%3D1764103965

https://www.airandspaceforces.com/air-force-sead-role-f-35s-midnight-hammer/?mc_cid=25cf42a7de&mc_eid=7f9ef3cbad

Depois de ler isto e de ver simulações em dcs e ler depoimentos de pilotos, a adquirir novo, a única aeronave que faz sentido é mesmo o f-35. Todas as outras será uma parvoíce, porque, para a capacidade operacional adquirida e a velocidade da obsolescência dessa capacidade face ao custo, mais vale ficar com o f-16 modernizado para Blk 72.
 
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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4058 em: Hoje às 04:21:37 pm »
Se se abrisse concurso internacional para 20 caças de quinta geração, quais seriam os concorrentes?

I rest my case.

20 5G e 20 4,5G usados é o mais lógico neste momento. Assim ficamos a substituir caças  de 15 ou 20 anos em cada 15-20 anos, e teremos sempre dois tipos de caças de gerações e capacidades diferentes.

A opção mais lógica é de longe comprar uma frota completa de F-35.

40 F-35 novos saem mais baratos do que 20 F-35 novos + 20 Typhoon usados a precisar de modernização. A contar com custos de operação, F-35 + Typhoon ficam ainda mais caros.


Se queremos uma solução "hi-low" na aviação de caça, faz mais sentido optar por 27-35 F-35 novos (2-3 nos EUA para formação), e ir buscar um jacto de treino avançado (10-12 aeronaves) com capacidade de combate, com custos de operação muito inferiores ao Typhoon.

Neste caso, uns TA-50 ou FA-50 ficariam mais baratos que o M-346FA. O Hurjet também deve ser mais barato.

Mas tem que haver um plano com pés e cabeça, não é comprar só por comprar.
 

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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4059 em: Hoje às 06:59:51 pm »
Se se abrisse concurso internacional para 20 caças de quinta geração, quais seriam os concorrentes?

I rest my case.

20 5G e 20 4,5G usados é o mais lógico neste momento. Assim ficamos a substituir caças  de 15 ou 20 anos em cada 15-20 anos, e teremos sempre dois tipos de caças de gerações e capacidades diferentes.

A opção mais lógica é de longe comprar uma frota completa de F-35.

40 F-35 novos saem mais baratos do que 20 F-35 novos + 20 Typhoon usados a precisar de modernização. A contar com custos de operação, F-35 + Typhoon ficam ainda mais caros.


Se queremos uma solução "hi-low" na aviação de caça, faz mais sentido optar por 27-35 F-35 novos (2-3 nos EUA para formação), e ir buscar um jacto de treino avançado (10-12 aeronaves) com capacidade de combate, com custos de operação muito inferiores ao Typhoon.

Neste caso, uns TA-50 ou FA-50 ficariam mais baratos que o M-346FA. O Hurjet também deve ser mais barato.

Mas tem que haver um plano com pés e cabeça, não é comprar só por comprar.

40 F-35's??? By al means, estou nessa mas, se o Ministro diz quer ser voyeur para os projectos de 6G europeus, não seria de todo um auspicioso logo a seguir fazer anuncio de uma enorme encomenda à concorrência. gostava mas não acredito.
« Última modificação: Hoje às 07:00:19 pm por Pilotasso »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4060 em: Hoje às 08:13:58 pm »
Investir em 40 caças 5G agora ia custar quanto? E depois íamos ficar presos na quinta geração durante 40 anos?
Se os aumentos de OE para a defesa permitissem, seria bom: 2 Esq. 5G e uma 6G mais tarde (onde é que assino?) mas estou achar muita fruta...

Talvez uma situação em que se preconizasse 3 Esq. de caça (alguém sabe quais são so targets NATO para a FAP?), comprávamos 27 caças 5G, para duas esquadras como as atuais, e se continuasse com uma de F-16 para durar até `as lonas e a ser substituída por uma de  Eurofighter usados no médio prazo (7-10 anos)? Eventualmente uma de 6G daqui a 18-20 anos? Ficaríamos com 4 esquadras no fim (duas 5G e duas 6G) a 12-16 aeronaves (`a la RAF) cada eventualmente... é sonhar muito? c56x1

« Última modificação: Hoje às 08:21:09 pm por Duarte »
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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4061 em: Hoje às 08:59:49 pm »
devíamos de facto ir de cabeça para o F-35 já mediante a obsolescência do nossos F-16 e as potenciais ameaças atuais.
Os de 6G, neste caso logo o GCAP são uma incognita total relativamente a quando vão entrar em serviço, não devíamos estar à espera que isso aconteça adiando uma decisão durante décadas para uma necessidade que hoje já é urgente.  Além disso tenho muitas duvidas quando o primeiro GCAP sair da linha de série teremos o mesmos motivos e incentivos para comprar um caça que basicamente podia ser um substituto do F-22. Não estou a ver isso a acontecer honestamente, e o puto dentro de mim fica triste. Por isso o melhor é assegurar 5G já.
« Última modificação: Hoje às 09:00:56 pm por Pilotasso »