F-35A Lightning II na FAP

• 3988 Respostas
  • 857218 Visualizações
*

JohnM

• Investigador
  • 1843
  • Recebeu: 1280 vez(es)
  • Enviou: 563 vez(es)
  • +374/-62
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3975 em: Novembro 03, 2025, 05:53:54 pm »
Bem já que estamos a discutir a sério, só umas notas. Convinha perceber para que é que queremos os caças.

Porque a taxa de disponibilidade do F-35A está nos 54%, o que quer dizer que a termos 24, só tínhamos 13 prontos para a acção, o que é "curto", se houver um conflito generalizado. Agora se é para mostrar bandeira nas acções de policiamento aéreo nos bálticos....

O EF tem uma taxa de disponibilidade de 80% na Luftwaffe. Mesmo assumindo que era 1 para 1 e comprávamos apenas 24, já são 19 prontos para acção, que se considerarmos a nossa ZEE e os arquipélagos, se calhar faz mais sentido. Como dizia o Estaline, "a quantidade tem uma qualidade própria", que é algo que no Ocidente, com sistemas de armas inflacionados e caríssimos, esquecemos...

Além disso, e também por causa disso, pelo que eu sei, no Red Flag e afins, assume-se um Pk=1, ou seja lock=kill... Na verdade, não acho que seja assim, portanto os números a favor do F-35 estão um bocadinho inflacionados.

Se não existir um mix F-35+Eurocanard, preferia um EF TR5 com AWACS decente ao F-35.

Cumps
Bom post, apenas tenho dois reparos. 1. A taxa de disponibilidade tem sido baixa por causa das atualizações e atrasos no TR3; os israelitas têm taxas de operacionalidade entre 80 e 90%, presumivelmente em 2030+, pós-Block 4, a taxa irá aumentar. 2. A comparação deve ser feita com ou sem AWACS para os dois aparelhos, não com AWCS para um e sem AWACS para outro. O custo não é desculpa porque o F -35 até é mais barato que quer o Rafale, quer o Typhoon.

Abraço

P.S.- Se é para optar por uma frota mista, já disse aqui várias vezes e correndo risco de chatear muita gente, que a minha opção seria por uma esquadra de F-35 novos e outra de Gripen E modernizados (Essencialmente devido aos custos de hora do voo e manutenção mais baixos), que seria substituída na década de 2040 por um avião sexta geração, preferencialmente o GCAP.

Certo, mas os iraelitas são a excepção - não acredito que a taxa global se aproxime dos 90%. Pelo que percebi, o target do programa é 65%. Dito isto, se calhar também fui optimista com os EF. A taxa de disponibilidade dos ingleses parece que é bem mais curta, ~70%. Quanto ao AWACS, whisfull thinking meu. Mesmo assim, penso que preferia os EF. Tenho uma embirração com o F-35  ::)

Quanto à hipótese de um mix hi-low, então somos 2 a defender o Gripen, pelo custo unitário e de horas de voo. EF e Rafale não fazem muito sentido nesse cenário.

Cumps
O Gripen E, equipado Meteor seria o avião ideal para DCA, QRA e policiamento aéreo, libertando o F-35 para OCA e ataque…

Quanto às taxas de operacionalidade, tudo depende dos recursos que afetas à coisa. A Alemanha hoje pode ter taxas de 80%, mas em 2018 tinha 39 aviões operacionais (em 128), dos quais apenas 10 estavam mission ready e apenas havia misseis suficientes para 4… ter uma opção barata de operar e manter como o Gripen, permite à FAP afetar mais recursos a operação do F-35.

Quanto a embirrares com o F-35, tudo bem, são opiniões, não é por isso que nós vamos chatear… :G-beer2:

Isso do Gripen ser barato de manter e operar não ficou provado em nenhum concurso internacional onde tivemos Gripen Vs F-35.
Tb é verdade, sim senhor… estou a ir pelo números publicamente disponíveis do custo de hora de vôo. Parece-me expectável que um avião menor e com apenas um motor seja mais barato de operar que um bimotor, mas tens, de facto, razão.

*

wyldething

• Membro
  • *
  • 262
  • Recebeu: 185 vez(es)
  • Enviou: 223 vez(es)
  • +28/-44
« Responder #3976 em: Novembro 03, 2025, 07:29:17 pm »

Isso do Gripen ser barato de manter e operar não ficou provado em nenhum concurso internacional onde tivemos Gripen Vs F-35.

Segundo consta no Brasil, os custos são muito, mas mesmo muito acima do que a Saab prometia.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Lampuka

• Investigador
  • 1534
  • Recebeu: 573 vez(es)
  • Enviou: 648 vez(es)
  • +389/-1964
« Responder #3977 em: Novembro 03, 2025, 07:30:58 pm »
  Quanto a embirrares com o F-35, tudo bem, são opiniões, não é por isso que nós vamos chatear… :G-beer2:

Começo a ficar ciumento... a sorte é que o colega Idaho sofre da mesma birra que eu.

Eu não acho que o RAFALE é superior.  Nunca o disse, pelo menos no que se refere à parte técnica.
O que eu acho, e tu não,  é que também não tenho a certeza da superioridade real do F35.

Quanto ao flop35 🤣🤣🤣, não leves a peito, é só uma expressão.

Mas serem 20 operadores,  para mim dá no mesmo. Foram 20 que enfiaram o barrete e agora não têm outro remédio senão mamá-lo...
Repara que até nos EUA muitas vozes se levantaram e questionaram o programa. 
Atrasos, falhas, limitações,  incumprimentos, disponibilidade... muito se tem criticado.
E não foi só o Trump e o Musk.
A pergunta ao contrário, depois de apanharem a banhada, quais as opções dos países que já os tinham?
Devolver? Assumir o carapuço?
Ou a fuga prá frente e fé em Deus que as coisas hão de compor-se?
E, nesse caso, até convém entrarem mais ao barulho,  para ser um "barrete global".

Tinha curiosidade em perceber os custos envolvidos em termos AW&C. A sua utilidade e até que ponto poderiam influenciar a nossa defesa aérea.
E, caso o F35 não venha, o interesse e mais valias do EF 5 + GRIPEN,  no caso de se confirmarem os significativamente mais baixos custos operacionais deste último.
Calma, não estou a excluir ninguém.  Só a supor.
Quem tiver conhecimentos e  queira partilhar, agradeço.
Abraço
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mayo

*

Lampuka

• Investigador
  • 1534
  • +389/-1964
« Responder #3978 em: Novembro 03, 2025, 07:32:49 pm »

Segundo consta no Brasil, os custos são muito, mas mesmo muito acima do que a Saab prometia.

Isso é que é grave, e ao mesmo tempo estranho, até porque foi uma das vantagens que o Zelensky apontou recentemente.

Mas, verdade seja dita, ele provavelmente também não tinha muito por onde escolher...
João Pereira

*

P44

• Investigador
  • 21790
  • Recebeu: 7544 vez(es)
  • Enviou: 8514 vez(es)
  • +8171/-13721
« Responder #3979 em: Novembro 03, 2025, 07:40:26 pm »

Será por isso que os gripen húngaros e sul africanos estavam praticamente todos encostados?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

JohnM

• Investigador
  • 1843
  • +374/-62
« Responder #3980 em: Novembro 03, 2025, 07:50:08 pm »

Começo a ficar ciumento... a sorte é que o colega Idaho sofre da mesma birra que eu.

Eu não acho que o RAFALE é superior.  Nunca o disse, pelo menos no que se refere à parte técnica.
O que eu acho, e tu não,  é que também não tenho a certeza da superioridade real do F35.

Mas serem 20 operadores,  para mim dá no mesmo. Foram 20 que enfiaram o barrete e agora não têm outro remédio senão mamá-lo...
Atrasos, falhas, limitações,  incumprimentos, disponibilidade... muito se tem criticado.
A pergunta ao contrário, depois de apanharem a banhada, quais as opções dos países que já os tinham?
E, nesse caso, até convém entrarem mais ao barulho,  para ser um "barrete global".

Tinha curiosidade em perceber os custos envolvidos em termos AW&C. A sua utilidade e até que ponto poderiam influenciar a nossa defesa aérea.
E, caso o F35 não venha, o interesse e mais valias do EF 5 + GRIPEN,  no caso de se confirmarem os significativamente mais baixos custos operacionais deste último.
Abraço
Se achas que 20 utilizadores levaram um barrete e agora estão em fuga para a frente, continuando a comprar o avião em barda, avião esse que ainda não perdeu UM ÚNICO concurso internacional, não sei bem o que te diga… devem ser todos malucos… e os Iranianos podem não ser Russos ou Chineses, mas tambem não são bem meninos de coro... cada um fica com a sua opinião, acho eu… :G-beer2:

P.S. – Usar a opinião do Musk e do Trump em assuntos de aviação de combate como prova de um argumento? A sério?

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Lampuka

• Investigador
  • 1534
  • +389/-1964
« Responder #3981 em: Novembro 03, 2025, 08:02:13 pm »
Bem, o Musk parece que andava uns anos adiantado. Até ser amigo do Trump... mas já não é outra vez. Supostamente...
João Pereira

*

Pilotasso

• Membro
  • *
  • 202
  • Recebeu: 122 vez(es)
  • Enviou: 70 vez(es)
  • +54/-36
« Responder #3982 em: Novembro 03, 2025, 08:03:42 pm »
acho que o Gripen e o F-35 são demasiado diferentes para estarmos a considerar adquirir um ou o outro apenas baseados em custos. Já vimos custos não são tão diferentes quanto se pensa, mas o que importa é o emprego.

Para Portugal está numa situação geostratégica bem diferente da suécia ou Ucrânia. Nós não temos a mesma possibilidade de usar gripens em quantidade dispersos e escondidos por vastas areas como esses 2 paises, por isso o F-35 seria claramente o avião que em menor numero, e sendo furtivos é claramente a escolha acertada para Portugal.

*

JohnM

• Investigador
  • 1843
  • +374/-62
« Responder #3983 em: Novembro 03, 2025, 08:06:18 pm »
Bem, o Musk parece que andava uns anos adiantado. Até ser amigo do Trump... mas já não é outra vez. Supostamente...
O Musk tem um problema sério que a maioria dos tech bros bilionários também têm… lá porque teve sucesso numa área, acha que é perito em tudo… fora o facto de o que ele injeta lhe ter vindo a toldar o juízo progressivamente,,, pessoalmente nunca gostei de salvadores milagrosos...

*

Lampuka

• Investigador
  • 1534
  • +389/-1964
« Responder #3984 em: Novembro 03, 2025, 08:12:41 pm »
O Musk tem um problema sério que a maioria dos tech bros bilionários também têm… lá porque teve sucesso numa área, acha que é perito em tudo… fora o facto de o que ele injeta lhe ter vindo a toldar o juízo progressivamente,,, pessoalmente nunca gostei de salvadores milagrosos...
😅😅😅

Há quem diga que o bicho é alien... ou fala com eles.

Por isso andava tão adiantado...

Quanto ao GRIPEN, referi-me a ele na hipotética hipótese de não comprarmos F35's.

Já expliquei que termos só um avião faz-me alguma "comichão", e sendo um monomotor, poderia ser um complemento mais barato ao EF ou o RAFALE.
João Pereira

*

JohnM

• Investigador
  • 1843
  • +374/-62
« Responder #3985 em: Novembro 03, 2025, 08:20:11 pm »
😅😅😅

Há quem diga que o bicho é alien... ou fala com eles.

Por isso andava tão adiantado...

Quanto ao GRIPEN, referi-me a ele na hipotética hipótese de não comprarmos F35's.

Já expliquei que termos só um avião faz-me alguma "comichão", e sendo um monomotor, poderia ser um complemento mais barato ao EF ou o RAFALE.
Eu comecei por defender o F-35 como solução única, mas tenho vindo a mudar a minha opinião ao longo dos últimos meses e, como acho que já percebeste, agora não me faria grande "comichão" uma frota mista, com o Gripen como componente Lo, num cenário Hi-Lo, em que o Hi seria o F-35. Para mim, o Rafale não faz sentido nenhum, especialmente por causa da questão logística, e o Typhoon/Eurofighter só faria sentido numa solução de frota única, com uma esquadra de aviões novos para durarem até 2060 e uma de usados, modernizados para serem substituídos na década de 40 pelo GCAP. O que eu não gosto neste cenário é de saltarmos a 5G e ficarmos na 2ª divisão nos próximos 20 anos, até o GCAP entrar ao serviço. Se, no entanto, se confirmar a hipótese de F-35+Typhoon, ou os Typhoon seriam usados e modernizados ou acho que seria um erro, como já apontei no tópico ds Substituição dos F-16 (estes dois tópicos tendem a duplicar-se nas discussões…)
« Última modificação: Novembro 03, 2025, 08:26:54 pm por JohnM »

*

MMaria

• Investigador
  • 1365
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +43/-2380
« Responder #3986 em: Novembro 03, 2025, 08:21:07 pm »

Brazucada é chorona, mas não ouvi sobre isso, também não me surpreenderia. Pra quem tá acostumado a F5Matusalém.
Em tempo, o que sim ouvi foi de a Marinha ter se assustado com os custos dos Scorpene.

::)

*

sivispacem

• Investigador
  • 1757
  • Recebeu: 1002 vez(es)
  • Enviou: 1080 vez(es)
  • +464/-632
« Responder #3987 em: Novembro 03, 2025, 09:09:18 pm »

Chama-se a isso Efeito de Halo (halo effect), coisa muito comum em CEO's de ego exacerbado e que acabam por sair da realidade. Musk não é o único, byw.....
« Última modificação: Novembro 03, 2025, 09:10:13 pm por sivispacem »
Cumprimentos,

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, JohnM

*

mayo

• Investigador
  • 1731
  • Recebeu: 132 vez(es)
  • Enviou: 1673 vez(es)
  • +308/-3090
« Responder #3988 em: Hoje às 01:29:21 am »

Abraço
Se achas que 20 utilizadores levaram um barrete e agora estão em fuga para a frente, continuando a comprar o avião em barda, avião esse que ainda não perdeu UM ÚNICO concurso internacional, não sei bem o que te diga… devem ser todos malucos… e os Iranianos podem não ser Russos ou Chineses, mas tambem não são bem meninos de coro... cada um fica com a sua opinião, acho eu… :G-beer2:

P.S. – Usar a opinião do Musk e do Trump em assuntos de aviação de combate como prova de um argumento? A sério?

Grande parte de os países que compraram o F-35, também investiram no programa ! Por isso agora que ja gastaram o dinheiro não tinha outra escolha que de comprar mais aviões ! 

Haver varios países a comprar o mesmo modelo de avião não quer dizer que o avião é melhor ! É só ver os países da OTAN que voaram o F-104 em vez do Mirage III que era superior !

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka