Quanto a embirrares com o F-35, tudo bem, são opiniões, não é por isso que nós vamos chatear… 

Começo a ficar ciumento... a sorte é que o colega Idaho sofre da mesma birra que eu.
Eu não acho que o RAFALE é superior.  Nunca o disse, pelo menos no que se refere à parte técnica. 
O que eu acho, e tu não,  é que também não tenho a certeza da superioridade real do F35.
Quanto ao flop35 🤣🤣🤣, não leves a peito, é só uma expressão. 
Mas serem 20 operadores,  para mim dá no mesmo. Foram 20 que enfiaram o barrete e agora não têm outro remédio senão mamá-lo...
Repara que até nos EUA muitas vozes se levantaram e questionaram o programa.  
Atrasos, falhas, limitações,  incumprimentos, disponibilidade... muito se tem criticado.
E não foi só o Trump e o Musk.
A pergunta ao contrário, depois de apanharem a banhada, quais as opções dos países que já os tinham? 
Devolver? Assumir o carapuço?
Ou a fuga prá frente e fé em Deus que as coisas hão de compor-se?
E, nesse caso, até convém entrarem mais ao barulho,  para ser um "barrete global".
Tinha curiosidade em perceber os custos envolvidos em termos AW&C. A sua utilidade e até que ponto poderiam influenciar a nossa 
defesa aérea.
E, caso o F35 não venha, o interesse e mais valias do EF 5 + GRIPEN,  no caso de se confirmarem os significativamente mais baixos custos operacionais deste último. 
Calma, não estou a excluir ninguém.  Só a supor. 
Quem tiver conhecimentos e  queira partilhar, agradeço. 
Abraço