F-35A Lightning II na FAP

• 3963 Respostas
  • 855385 Visualizações
*

legionario

• Investigador
  • 1774
  • Recebeu: 439 vez(es)
  • Enviou: 451 vez(es)
  • +443/-8129
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3930 em: Outubro 31, 2025, 09:10:54 pm »
O Typhoon esta cada vez mais próximo da FA...
Aguardemos !

Penso que é um erro ! Se for para comprar um eurocanard, então o melhor é o Rafale ( também é o mais bonito  :G-beer2: )

O Rafale é muito bonito sim senhor ...e então com o drone de acompanhamento fica mesmo tope   :)
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mayo

*

legionario

• Investigador
  • 1774
  • +443/-8129
« Responder #3931 em: Novembro 02, 2025, 03:56:43 pm »
Acho estranho que alguns patriotas não se preocupem com o pequeno detalhe do kill switch. Os interessados no F35 não poupam esforços de ccomunicação para negar a sua existência, mas com ou sem kill switch a frase que se segue mostra as fragilidades de tal escolha.

" No, the F-35 fighter jet does not have an "on/off" or "kill" switch that can instantly disable it (sic) . However, its continued operation depends on a complex system of software updates, spare parts, and maintenance provided by the U.S. and its partners, which could be withheld to gradually render the aircraft inoperable. "

Vejo com muita preocupação o facto de as tendencias masoquistas terem aqui neste Forum muitos adeptos, é triste.
Durante séculos fomos o capacho dos ingleses, agora somos o capacho dos seus filhos norte-americanos.
Os interesses dos EUA e da UE por vezes convergem mas muitas e muitas vezes vezes também divergem...querem assumir esse risco ? eu não !
Os americanos (e muito bem) olham pelos interesses do seu país e nós devemos fazer a mesma coisa : olhar pelos nossos próprios interesses.

« Última modificação: Novembro 02, 2025, 04:02:01 pm por legionario »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mayo

*

JohnM

• Investigador
  • 1829
  • Recebeu: 1273 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +373/-59
« Responder #3932 em: Novembro 02, 2025, 04:05:26 pm »
Acho estranho que alguns patriotas não se preocupem com o pequeno detalhe do kill switch. Os interessados no F35 não poupam esforços de ccomunicação para negar a sua existência, mas com ou sem kill switch a frase que se segue mostra as fragilidades de tal escolha.

" No, the F-35 fighter jet does not have an "on/off" or "kill" switch that can instantly disable it (sic) . However, its continued operation depends on a complex system of software updates, spare parts, and maintenance provided by the U.S. and its partners, which could be withheld to gradually render the aircraft inoperable. "

Vejo com muita preocupação o facto de as tendencias masoquistas terem aqui neste Forum muitos adeptos, é triste.
Durante séculos fomos o capacho dos ingleses, agora somos o capacho dos seus filhos norte-americanos.
Os interesses dos EUA e da UE por vezes convergem mas muitas e muitas vezes vezes também divergem...querem assumir esse risco ? eu não !
Os americanos (e muito bem) olham pelos interesses do seu país e nós devemos fazer a mesma coisa : olhar pelos nossos próprios interesses.
Meu caro, aqui ninguém é capacho de ninguém… essa questão do kill switch é uma falsa questão, porque qualquer avião fica imediatamente inoperacional (literalmente ou figurativamente, se ficar demasiado vulnerável às defesas adversárias) sem o apoio do fabricante. Basta ver que quando os americanos pararam de fornecer os upgrades de software para os vetustos F-16 ucranianos para combater as últimas ameaças eletrónicas russas, os aviões nominalmente podiam voar, mas os ucranianos não se atreveram a fazê-lo porque estariam demasiado vulneráveis. Ninguém te garante que um dia Franceses, Suecos, Alemães, Espanhóis ou Ingleses não te façam o mesmo com qualquer avião europeu… se queres ser verdadeiramente independente de kill switch míticos, trata de conseguires produzir um avião com tecnologia totalmente nacional. Vamos a isso?

*

legionario

• Investigador
  • 1774
  • +443/-8129
« Responder #3933 em: Novembro 02, 2025, 04:10:17 pm »

Meu caro, aqui ninguém é capacho de ninguém… essa questão do kill switch é uma falsa questão, porque qualquer avião fica imediatamente inoperacional (literalmente ou figurativamente, se ficar demasiado vulnerável às defesas adversárias) sem o apoio do fabricante. Basta ver que quando os americanos pararam de fornecer os upgrades de software para os vetustos F-16 ucranianos para combater as últimas ameaças eletrónicas russas, os aviões nominalmente podiam voar, mas os ucranianos não se atreveram a fazê-lo porque estariam demasiado vulneráveis. Ninguém te garante que um dia Franceses, Suecos, Alemães, Espanhóis ou Ingleses não te façam o mesmo com qualquer avião europeu… se queres ser verdadeiramente independente de kill switch míticos, trata de conseguires produzir um avião com tecnologia totalmente nacional. Vamos a isso?

Não consigo aceitar a sua comparação. Os países europeus que citou (com excepção da GB) fazem parte da UE. A UE, lembra-se ? Portugal é da UE, lembra-se ? eu preferia que não fosse mas já me resignei, de qualquer das formas é tarde para voltar atrás. Prioridade aos equipamentos europeus !
« Última modificação: Novembro 02, 2025, 04:11:41 pm por legionario »

*

Lampuka

• Investigador
  • 1522
  • Recebeu: 569 vez(es)
  • Enviou: 646 vez(es)
  • +386/-1963
« Responder #3934 em: Novembro 02, 2025, 04:42:39 pm »
A questão passa muito por aí... a União Europeia.
Venderam-nos uma ideia,  a realidade foi outra. Demasiado discutível para ser debatido aqui...
Mas há algo inegável,  se a dita União Europeia quer realmente voltar a ter algum peso político,  diplomático,  económico... terá de ter a sua autonomia militar. Caso contrário nunca o poderá almejar.
Aqui falamos muito de compartilhar isto e aquilo,  doutrinas, armas, programas,  mísseis... sempre com um papel muito menor e sem importância nessa relação.
Ou assumimos a nossa independência e trabalhamos arduamente para ela nas próximas décadas.
Ou estaremos subjugados às políticas e interesses de terceiros. No fundo, capachos,  por muito que não gostemos do termo.
Nesse momento somos isso, postos à margem das grandes decisões,  inclusivamente no nosso continente.
Não culpo os outros. Culpo-nos a nós próprios.
Abraço
« Última modificação: Novembro 02, 2025, 04:50:10 pm por Lampuka »
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: legionario

*

mayo

• Investigador
  • 1723
  • Recebeu: 131 vez(es)
  • Enviou: 1666 vez(es)
  • +308/-3081
« Responder #3935 em: Novembro 02, 2025, 04:58:04 pm »

Não consigo aceitar a sua comparação. Os países europeus que citou (com excepção da GB) fazem parte da UE. A UE, lembra-se ? Portugal é da UE, lembra-se ? eu preferia que não fosse mas já me resignei, de qualquer das formas é tarde para voltar atrás. Prioridade aos equipamentos europeus !

Caro amigo legionario,nunca é tarde para voltar atrás !   :G-beer2:

*

JohnM

• Investigador
  • 1829
  • +373/-59
« Responder #3936 em: Novembro 02, 2025, 05:05:14 pm »

A mesma União Europeia que já obrigou a uma política de austeridade estupidamente severa, mas que agora não faz o mesmo à França ou à Alemanha?  Essa União Europeia? Muito bem… é por causa dessa União Europeia que estás disposto a possivelmente enviar pilotos portugueses para morrer em aviões ultrapassados? Vais ser tu a ir dizer às famílias que “o seu esposo morreu em nome da pátria e da União Europeia porque o enviamos para a guerra numa avião sem possibilidades de sobrevivência, mas não se preocupe, não era americano.”?

Como eu disse no tópico da substituição dos F-16, caso o produto europeu seja tão bom ou melhor que o americano, compre-se europeu (fragatas, tanques, mísseis AA, etc.), caso contrário comprem o melhor… na aviação de caça, o melhor e o único que consegue ter probabilidade elevada de sobrevivência num conflito de alta intensidade é o F-35.
« Última modificação: Novembro 02, 2025, 10:17:21 pm por JohnM »

*

Lampuka

• Investigador
  • 1522
  • +386/-1963
« Responder #3937 em: Novembro 02, 2025, 05:31:35 pm »
O problema,  ou a realidade se quisermos,  é que já nem é a União Europeia a decidir os conflitos em que se mete.
Se estiverem lembrados, França e Alemanha resistiram até à última, cedendo apenas perante a pressão mediática e comunicacional entretanto criada.
Biden inclusivamente ameaçou e criticou abertamente estes países,  que com o apoio do UK, acabaram por ceder.
Agora é lidar...
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: legionario, mayo

*

Lampuka

• Investigador
  • 1522
  • +386/-1963
« Responder #3938 em: Novembro 02, 2025, 05:52:03 pm »
na aviação de caça, o melhor e o único que consegue ter probabilidade elevada de sobrevivência num conflito de alta intensidade é o F-35, tudo o resto é traição à pátria… ponto final, parágrafo.
O mundo está cheio de traidores???
Tem calma Johnny... 🤣🤣🤣 esses gajos estão-te a fazer a cabeça 😱😱😱
João Pereira

*

JohnM

• Investigador
  • 1829
  • +373/-59
« Responder #3939 em: Novembro 02, 2025, 06:25:58 pm »
na aviação de caça, o melhor e o único que consegue ter probabilidade elevada de sobrevivência num conflito de alta intensidade é o F-35, tudo o resto é traição à pátria… ponto final, parágrafo.
Nah, eu hoje até estou bem disposto… É muito simples: se fosses um piloto de caça e te dissessem que tens que ir combater a Rússia  ou a China e pudesses escolher o avião em que o ias fazer, qual escolhias? A questão é simples… se fosse o teu toucinho na linha, em qua avião ias? Por favor respondes-me numa palavra, o nome do avião…  c56x1
« Última modificação: Novembro 02, 2025, 06:41:53 pm por JohnM »

*

mayo

• Investigador
  • 1723
  • Recebeu: 131 vez(es)
  • Enviou: 1666 vez(es)
  • +308/-3081
« Responder #3940 em: Novembro 02, 2025, 07:00:34 pm »
Nah, eu hoje até estou bem disposto… É muito simples: se fosses um piloto de caça e te dissessem que tens que ir combater a Rússia  ou a China e pudesses escolher o avião em que o ias fazer, qual escolhias? A questão é simples… se fosse o teu toucinho na linha, em qua avião ias? Por favor respondes-me numa palavra, o nome do avião…  c56x1

Como é que sabes que o F-35 é o melhor ! Porque é que não enviam o "golden boy" para a Ucrania , para ver se é assim tão bom ? Pois aí , viria-se logo que não é assim tão bom !

Há 30 anos, um avião mais furtivo que o f-35 foi abatido pelos os servios ! Não tenho nenhuma duvida que o mesmo iria acontecer ao F-35 !
Modificar mensagem

*

Lampuka

• Investigador
  • 1522
  • +386/-1963
« Responder #3941 em: Novembro 02, 2025, 07:07:15 pm »
Não sei...
São duas palavras, mas sinceras.
Além disso, as coisas não são bem assim, caso contrário não faltariam greves, insubordinações, protestos... em todos os países onde não operam com o F35.
Reconheço as minhas limitações, sobretudo técnicas,  ao discutir neste tópico.
Mas também não vejo as coisas como branco/preto ou bom/mau...
E pelos vistos não sou o único.
Já referi que admito que o F35 possa ser em algumas particularidades superior aos modelos alternativos.
Mas não é superior em tudo. E também é inferior em algumas coisas. E limitado noutras.
E no que diz respeito àquilo que se prevê ser a utilização por parte de Portugal e às condições operacionais reais previstas para as próximas décadas, ainda me fazem duvidar mais de ser realmente a melhor opção.
Uma coisa é certa,  não é a única.
E aqui teremos de concordar com o amigo Gripas quando dizia que deveríamos esperar pelas propostas de todos os concorrentes,  o que teriam para oferecer,  os custos... e depois decidir qual a melhor opção para Portugal.
Penso que  estamos nesta fase e em breve esperam-se novidades.
Com uma certeza,  não há imbatíveis,  da mesna forma que os cemitérios estão cheios de insubstituíveis.
Caso contrário haveriam uma maioria de países condenados à desgraça porque,  mesmo que quisessem,  não poderiam ter o F-35.
Depois ainda há o resto,  as políticas,  a diplomacia,  a corrupção,  os interesses...
João Pereira

*

JohnM

• Investigador
  • 1829
  • +373/-59
« Responder #3942 em: Novembro 02, 2025, 07:16:25 pm »
Epá, tanta verborreia… do 35 não se esperava outra coisa, mas et tu Lampuka? Não estamos nos idos de Março…

Vou tornar as coisas mais simples: Com base nos conhecimentos de cada um neste momento, que avião escolhiam se tivessem que o pilotar em combate contra a Rússia ou China? A questão é muito simples… mais, vou-vos dar as opções, por isso aceitam-se respostas em uma letra, não mais. Não se farão juízos de valor, todas as opções são validas porque são opções pessoais, e todos têm direito à sua opinião, quer eu concorde ou não… estou genuinamente interessado em saber se fosse o vosso toucinho no assador que avião escolhiam? É simples.

A) F-35
B) Rafale
C) Eurofighter T4
D) Gripen E
E) KF-21
F) KAAN
G) F-16V
H) Outra
« Última modificação: Novembro 02, 2025, 07:28:54 pm por JohnM »

*

legionario

• Investigador
  • 1774
  • +443/-8129
« Responder #3943 em: Novembro 02, 2025, 07:29:23 pm »
Vou agarrar esta frase do JohnM que vem mesmo a calhar :

"...Basta ver que quando os americanos pararam de fornecer as atualizações de software para os vetustos F-16 ucranianos para combater as últimas ameaças eletrônicas russas, os aviões nominalmente puderam voar, mas os ucranianos não se atreveram a passar-lo porque estariam muito vulneráveis."

Junto os seguintes elementos :

- Os EUA entraram muito tarde na 1ªGuerra Mundial, em abril de 1917 quando a guerra tinha começado em 1914.
- Os EUA entraram igualmente tardiamente na 2ªGuerra Mundial, em dezembro de 1941...ou seja, mais de 2 anos depois do seu inicio.
- Os EUA começaram a reduzir a sua presença militar na frente oriental da Europa. Porquê ?
- Os EUA pela voz do seu presidente afirmaram que se não forem pagos não nos "protegem" e que os russos podem invadir à vontade os mau-pagadores.
- Os tenores do MAGA são anti intervencionistas, ou seja, os EUA não se vão precipitar a entrar numa guerra nuclear contra os russos para proteger a velha Europa.

Concluo : em caso de conflito com os russos, seremos nós europeus na frente do touro e provavelmente estaremos sózinhos. Quem nos garante que os EUA, para se salvaguardar, não fazem a mesma coisa com os nossos F35 ... a mesma coisa que fizeram com os F16 ucranianos ?

*

JohnM

• Investigador
  • 1829
  • +373/-59
« Responder #3944 em: Novembro 02, 2025, 07:35:44 pm »
Vou agarrar esta frase do JohnM que vem mesmo a calhar :

"...Basta ver que quando os americanos pararam de fornecer as atualizações de software para os vetustos F-16 ucranianos para combater as últimas ameaças eletrônicas russas, os aviões nominalmente puderam voar, mas os ucranianos não se atreveram a passar-lo porque estariam muito vulneráveis."

Junto os seguintes elementos :

- Os EUA entraram muito tarde na 1ªGuerra Mundial, em abril de 1917 quando a guerra tinha começado em 1914.
- Os EUA entraram igualmente tardiamente na 2ªGuerra Mundial, em dezembro de 1941...ou seja, mais de 2 anos depois do seu inicio.
- Os EUA começaram a reduzir a sua presença militar na frente oriental da Europa. Porquê ?
- Os EUA pela voz do seu presidente afirmaram que se não forem pagos não nos "protegem" e que os russos podem invadir à vontade os mau-pagadores.
- Os tenores do MAGA são anti intervencionistas, ou seja, os EUA não se vão precipitar a entrar numa guerra nuclear contra os russos para proteger a velha Europa.

Concluo : em caso de conflito com os russos, seremos nós europeus na frente do touro e provavelmente estaremos sózinhos. Quem nos garante que os EUA, para se salvaguardar, não fazem a mesma coisa com os nossos F35 ... a mesma coisa que fizeram com os F16 ucranianos ?
Tudo questões válidas… como disse Churchill “pode-se sempre confiar nos americanos para fazer a coisa certa, quando todas as alternativas falharam”.

Por favor responde à minha questão…