F-35A Lightning II na FAP

  • 3296 Respostas
  • 553573 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6930
  • Recebeu: 7694 vez(es)
  • Enviou: 5267 vez(es)
  • +10196/-2937
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3285 em: Julho 04, 2025, 08:11:59 pm »
Epá, e se voltássemos ao tópico, não?  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 2441
  • Recebeu: 1061 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +587/-231
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3286 em: Julho 04, 2025, 09:58:54 pm »
Não deve baixar muito mais sinceramente, pelo menos o custo unitário do jato

A vasta maioria das encomendas já foi feita

O que deve continuar a descer é o custo de manutenção e operação, o primeiro ainda preso por atrasos na linha de abastecimento
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1517
  • Recebeu: 845 vez(es)
  • Enviou: 893 vez(es)
  • +460/-553
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3287 em: Julho 06, 2025, 10:00:07 pm »
Entretanto, e na parte que se refere à compra dos F 35 da Suíça (deve ser um capítyulo novo da 'The Art of Deal"....
Espero que a prática não se multiplique....

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/mal-entendido-entre-su%C3%AD%C3%A7a-e-eua-sobre-compra-de-ca%C3%A7as-americanos-gera-controv%C3%A9rsia/ar-AA1HQM4M?ocid=winp2fptaskbar&cvid=69e00ed187c04fc889747eb8e26745ca&ei=11
Cumprimentos,
 

*

PTWolf

  • Especialista
  • ****
  • 1122
  • Recebeu: 548 vez(es)
  • Enviou: 3083 vez(es)
  • +1390/-300
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3288 em: Julho 06, 2025, 10:46:23 pm »
Entretanto, e na parte que se refere à compra dos F 35 da Suíça (deve ser um capítyulo novo da 'The Art of Deal"....
Espero que a prática não se multiplique....

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/mal-entendido-entre-su%C3%AD%C3%A7a-e-eua-sobre-compra-de-ca%C3%A7as-americanos-gera-controv%C3%A9rsia/ar-AA1HQM4M?ocid=winp2fptaskbar&cvid=69e00ed187c04fc889747eb8e26745ca&ei=11

Até nos contratos os americanos se começam a mostrar pouco confiaveis...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 368
  • Recebeu: 66 vez(es)
  • Enviou: 366 vez(es)
  • +118/-57
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3289 em: Hoje às 03:52:13 am »
Entretanto, e na parte que se refere à compra dos F 35 da Suíça (deve ser um capítyulo novo da 'The Art of Deal"....
Espero que a prática não se multiplique....

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/mal-entendido-entre-su%C3%AD%C3%A7a-e-eua-sobre-compra-de-ca%C3%A7as-americanos-gera-controv%C3%A9rsia/ar-AA1HQM4M?ocid=winp2fptaskbar&cvid=69e00ed187c04fc889747eb8e26745ca&ei=11

Até nos contratos os americanos se começam a mostrar pouco confiaveis...

Só nos aviões é que vão ser perfeitos...
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9980
  • Recebeu: 3948 vez(es)
  • Enviou: 1220 vez(es)
  • +4143/-7025
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3290 em: Hoje às 11:45:05 am »
Não é tão fácil assim...

https://militarywatchmagazine.com/article/rafale-american-inputs-needed

Citar
Although marketed  as a purely French program, the Rafale notably relies heavily on technologies and components from the United States and across Europe to a much greater extent than the Mirage 2000, without which it likely would be unable to achieve current performance levels.

Beyond the Scalp, the Rafale itself relied on American auxiliary power units, lighting systems, fuel nozzles, wheel brakes and brake controls, transducer, electro-optical and passive electronic components, cabin systems, canopies, fuel tank sealants, corrosion inhibitors and various mechanical components and electrical power systems. Prototypes also used the F404 engine which powered the F-18 Hornet. Although the Rafale was at largely indigenous, and unlike the Swedish Gripen E or Indian Tejas it did not rely on foreign sensors or engines, it was still a far cry from full self-sufficiency in tactical aviation for France. Indeed, other than the Mirage 2000, and various legacy fighters across the third world such as Pakistan’s Mirage 5 fleet, the Rafale remains the closest thing to a fully indigenous fighter produced by a European state.



Saudações

A military watch? A pior porcaria de... Não me esqueço do recente artigo sobre a fragata T-26 em que não utilizaram a expressão "anti submarino" uma unica vez! E isto é constante, abro um qualquer artigo random naquela coisa e está invariavelmente coberto de disparates, o site é uma rematadissima merd# e se não é escrito por Russos...
Já agora o tipo que escreveu esse artigo sabe tanto do assunto como eu da poda de nabos.
Sei aonde é que ele foi arranjar a lista de supostos equipamentos americanos no Rafale e boa parte dela está pura e simplesmente errada, os supostos sensores electro opticos são o... Litening, a canopie do Rafale é da Saint Gobain que é Francesa, os travões e algumas das peças do trem de aterragem são efetivamente de origem Americana mas fabricados em Toulouse e são não ITAR, etc, etc.
Existe efetivamente algum equipamento Americano no Rafale (tal como existe equipamento Europeu nos F-15/F-16/F-22/F-35, pex parte dos blisks do motor F-119 são feitos pela MTU), mas não é muito e sob ITAR neste momento apenas está o MIDS-LVT (fabricado deste lado do Oceano), brevemente vai juntar-se o HMD Thales Scorpion (que é fabricado nos Estados Unidos). A única vez que os Americanos tentaram utilizar ITAR para prevenir a venda do aparelho Francês (ao Egipto) tiveram de ir bloquear um missil da MBDA, precisamente porque ITAR no Rafale é coisa quase inexistente.

Fontes?  ::)

Saudações

P.S. Está fonte também tem algum problema? Dedica-se à agricultura ou também é escrito por chineses e russos?  ::)

 https://simpleflying.com/what-european-fighter-jets-critical-us-components/

 Fontes? Muitas, demasiadas (e algumas demasiado antigas) para colocar aqui.

Mas basicamente são mais de quatro decadas de Air International, Air&Cosmos, Janes, orçamentos da defesa Franceses, orçamentos de defesa dos USA, um par de visitas a Merignac, etc, etc.

Sobre a segunda fonte que colocaste tens lá isto;

"Example US contractors for the Dassault Rafale:

HiRel Connectors, Inc.: Electrical & Electronic Connectors
Collins Aerospace: Pitot probe; ice detectors; air data total air temperature sensors
The Lee Company: Hydraulic Systems, Restrictors
Lockheed Martin: Sniper Advanced Targeting Pod
Aerotech Herman Nelson, Inc.: Portable heaters (Canadian contractor)"

O único exemplo de um equipamento ITAR dessa lista e que supostamente não é uma subcontratação é o Sniper Pod, que é utilizado por um unico operador do Rafale, o Qatar, os restantes utilizam outros LDP´s, nomeadamente o Thales Talios que é Francês.

Existiu um real e muitissimo público esforço no final dos anos 80 e 90 para que o Rafale não ficasse dependente de licenças ITAR Norte Americanas, esse esforço teve sucesso.
 
E como é obvio estás á vontade para acreditar no que quiseres, e se queres ler mais merdice daquele inenarrável site, força.

Meu caro, merdice é o que não falta por aí, quer em revistas, jornais, sites, nos comentadores das televisões, quer neste fórum (o que parece que muitas vezes passa ao lado, mas é só uma opinião pessoal). E sim, vou continuar a ler muita merdice (umas das coisas boas da liberdade, não tem de ser os outros a definir o que leio), pois merda é o que não falta neste mundo e o poligrafo da sic ainda não existe neste fórum (nem é preciso pois a maioria dos que por aqui andam à muitos anos separam o trigo do joio, seja russo, americano, chinês ou sueco). Ponto da situação: Mais ou menos dependente de tecnologia o Rafale, continua assim como outros caças europeus, a ter alguma tecnologia americana.  E isso seja com a lista Y ou X,a qual agradeço sempre o novo ponto de vista,  é inegável. Mas ainda bem, que existem não apenas diversas fontes como diversas opiniões (aparentemente a segunda que coloquei já não é uma merdice). É assim que o mundo avança, não com as fontes 100% formais e as informações a unisom. Por último, eu não faço juízos de valor, sobre se o forista A ou B visitou a Dassault ou a R&R, se tem esta ou aquela idade, ou se tem 30 ou 40 anos das publicações da Osprey ou da Salamander Books, ou dos orçamentos de defesa do Paquistão ou da Coreia do Norte, por uma simples razão: Porque como em todos os lados, por aqui existe pessoas tanto mais novas como mais velhas, e com acesso a mais ou menos fontes que eu ou v.exa. E parece-me um bom ponto de partida, para um debate claro e construtivo.  ;)

Saudações

P.S. Ainda bem que falar de partidos políticos neste tópico não é uma merdice.  :mrgreen:

P.S. - 2.
Citar
Se o RN ganhar as eleições, o orçamento da defesa vai aumentar de maneira significativa ( 2º PANG, aumentos da frota de superfície e submarina, aumento do corpo de batalha e do numero de aviões da AA e da MN ).


Até o F35. :mrgreen:

https://www.avionslegendaires.net/2023/09/actu/et-si-la-france-a-son-tour-commandait-le-lockheed-martin-f-35-lightning-ii/

P.S. 3 - Do F35 em Portugal, já existem novidades palpáveis ou é só aqui o tópico?  :mrgreen:
« Última modificação: Hoje às 12:34:46 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

mayo

  • Analista
  • ***
  • 746
  • Recebeu: 91 vez(es)
  • Enviou: 1250 vez(es)
  • +295/-1937
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3291 em: Hoje às 02:05:45 pm »
Não é tão fácil assim...

https://militarywatchmagazine.com/article/rafale-american-inputs-needed

Citar
Although marketed  as a purely French program, the Rafale notably relies heavily on technologies and components from the United States and across Europe to a much greater extent than the Mirage 2000, without which it likely would be unable to achieve current performance levels.

Beyond the Scalp, the Rafale itself relied on American auxiliary power units, lighting systems, fuel nozzles, wheel brakes and brake controls, transducer, electro-optical and passive electronic components, cabin systems, canopies, fuel tank sealants, corrosion inhibitors and various mechanical components and electrical power systems. Prototypes also used the F404 engine which powered the F-18 Hornet. Although the Rafale was at largely indigenous, and unlike the Swedish Gripen E or Indian Tejas it did not rely on foreign sensors or engines, it was still a far cry from full self-sufficiency in tactical aviation for France. Indeed, other than the Mirage 2000, and various legacy fighters across the third world such as Pakistan’s Mirage 5 fleet, the Rafale remains the closest thing to a fully indigenous fighter produced by a European state.



Saudações

A military watch? A pior porcaria de... Não me esqueço do recente artigo sobre a fragata T-26 em que não utilizaram a expressão "anti submarino" uma unica vez! E isto é constante, abro um qualquer artigo random naquela coisa e está invariavelmente coberto de disparates, o site é uma rematadissima merd# e se não é escrito por Russos...
Já agora o tipo que escreveu esse artigo sabe tanto do assunto como eu da poda de nabos.
Sei aonde é que ele foi arranjar a lista de supostos equipamentos americanos no Rafale e boa parte dela está pura e simplesmente errada, os supostos sensores electro opticos são o... Litening, a canopie do Rafale é da Saint Gobain que é Francesa, os travões e algumas das peças do trem de aterragem são efetivamente de origem Americana mas fabricados em Toulouse e são não ITAR, etc, etc.
Existe efetivamente algum equipamento Americano no Rafale (tal como existe equipamento Europeu nos F-15/F-16/F-22/F-35, pex parte dos blisks do motor F-119 são feitos pela MTU), mas não é muito e sob ITAR neste momento apenas está o MIDS-LVT (fabricado deste lado do Oceano), brevemente vai juntar-se o HMD Thales Scorpion (que é fabricado nos Estados Unidos). A única vez que os Americanos tentaram utilizar ITAR para prevenir a venda do aparelho Francês (ao Egipto) tiveram de ir bloquear um missil da MBDA, precisamente porque ITAR no Rafale é coisa quase inexistente.

Fontes?  ::)

Saudações

P.S. Está fonte também tem algum problema? Dedica-se à agricultura ou também é escrito por chineses e russos?  ::)

 https://simpleflying.com/what-european-fighter-jets-critical-us-components/

 Fontes? Muitas, demasiadas (e algumas demasiado antigas) para colocar aqui.

Mas basicamente são mais de quatro decadas de Air International, Air&Cosmos, Janes, orçamentos da defesa Franceses, orçamentos de defesa dos USA, um par de visitas a Merignac, etc, etc.

Sobre a segunda fonte que colocaste tens lá isto;

"Example US contractors for the Dassault Rafale:

HiRel Connectors, Inc.: Electrical & Electronic Connectors
Collins Aerospace: Pitot probe; ice detectors; air data total air temperature sensors
The Lee Company: Hydraulic Systems, Restrictors
Lockheed Martin: Sniper Advanced Targeting Pod
Aerotech Herman Nelson, Inc.: Portable heaters (Canadian contractor)"

O único exemplo de um equipamento ITAR dessa lista e que supostamente não é uma subcontratação é o Sniper Pod, que é utilizado por um unico operador do Rafale, o Qatar, os restantes utilizam outros LDP´s, nomeadamente o Thales Talios que é Francês.

Existiu um real e muitissimo público esforço no final dos anos 80 e 90 para que o Rafale não ficasse dependente de licenças ITAR Norte Americanas, esse esforço teve sucesso.
 
E como é obvio estás á vontade para acreditar no que quiseres, e se queres ler mais merdice daquele inenarrável site, força.

Meu caro, merdice é o que não falta por aí, quer em revistas, jornais, sites, nos comentadores das televisões, quer neste fórum (o que parece que muitas vezes passa ao lado, mas é só uma opinião pessoal). E sim, vou continuar a ler muita merdice (umas das coisas boas da liberdade, não tem de ser os outros a definir o que leio), pois merda é o que não falta neste mundo e o poligrafo da sic ainda não existe neste fórum (nem é preciso pois a maioria dos que por aqui andam à muitos anos separam o trigo do joio, seja russo, americano, chinês ou sueco). Ponto da situação: Mais ou menos dependente de tecnologia o Rafale, continua assim como outros caças europeus, a ter alguma tecnologia americana.  E isso seja com a lista Y ou X,a qual agradeço sempre o novo ponto de vista,  é inegável. Mas ainda bem, que existem não apenas diversas fontes como diversas opiniões (aparentemente a segunda que coloquei já não é uma merdice). É assim que o mundo avança, não com as fontes 100% formais e as informações a unisom. Por último, eu não faço juízos de valor, sobre se o forista A ou B visitou a Dassault ou a R&R, se tem esta ou aquela idade, ou se tem 30 ou 40 anos das publicações da Osprey ou da Salamander Books, ou dos orçamentos de defesa do Paquistão ou da Coreia do Norte, por uma simples razão: Porque como em todos os lados, por aqui existe pessoas tanto mais novas como mais velhas, e com acesso a mais ou menos fontes que eu ou v.exa. E parece-me um bom ponto de partida, para um debate claro e construtivo.  ;)

Saudações

P.S. Ainda bem que falar de partidos políticos neste tópico não é uma merdice.  :mrgreen:

P.S. - 2.
Citar
Se o RN ganhar as eleições, o orçamento da defesa vai aumentar de maneira significativa ( 2º PANG, aumentos da frota de superfície e submarina, aumento do corpo de batalha e do numero de aviões da AA e da MN ).


Até o F35. :mrgreen:

https://www.avionslegendaires.net/2023/09/actu/et-si-la-france-a-son-tour-commandait-le-lockheed-martin-f-35-lightning-ii/

P.S. 3 - Do F35 em Portugal, já existem novidades palpáveis ou é só aqui o tópico?  :mrgreen:

A França, nunca na vida vai encomendar o F-35 !

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9980
  • Recebeu: 3948 vez(es)
  • Enviou: 1220 vez(es)
  • +4143/-7025
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3292 em: Hoje às 02:35:34 pm »
Não é tão fácil assim...

https://militarywatchmagazine.com/article/rafale-american-inputs-needed

Citar
Although marketed  as a purely French program, the Rafale notably relies heavily on technologies and components from the United States and across Europe to a much greater extent than the Mirage 2000, without which it likely would be unable to achieve current performance levels.

Beyond the Scalp, the Rafale itself relied on American auxiliary power units, lighting systems, fuel nozzles, wheel brakes and brake controls, transducer, electro-optical and passive electronic components, cabin systems, canopies, fuel tank sealants, corrosion inhibitors and various mechanical components and electrical power systems. Prototypes also used the F404 engine which powered the F-18 Hornet. Although the Rafale was at largely indigenous, and unlike the Swedish Gripen E or Indian Tejas it did not rely on foreign sensors or engines, it was still a far cry from full self-sufficiency in tactical aviation for France. Indeed, other than the Mirage 2000, and various legacy fighters across the third world such as Pakistan’s Mirage 5 fleet, the Rafale remains the closest thing to a fully indigenous fighter produced by a European state.



Saudações

A military watch? A pior porcaria de... Não me esqueço do recente artigo sobre a fragata T-26 em que não utilizaram a expressão "anti submarino" uma unica vez! E isto é constante, abro um qualquer artigo random naquela coisa e está invariavelmente coberto de disparates, o site é uma rematadissima merd# e se não é escrito por Russos...
Já agora o tipo que escreveu esse artigo sabe tanto do assunto como eu da poda de nabos.
Sei aonde é que ele foi arranjar a lista de supostos equipamentos americanos no Rafale e boa parte dela está pura e simplesmente errada, os supostos sensores electro opticos são o... Litening, a canopie do Rafale é da Saint Gobain que é Francesa, os travões e algumas das peças do trem de aterragem são efetivamente de origem Americana mas fabricados em Toulouse e são não ITAR, etc, etc.
Existe efetivamente algum equipamento Americano no Rafale (tal como existe equipamento Europeu nos F-15/F-16/F-22/F-35, pex parte dos blisks do motor F-119 são feitos pela MTU), mas não é muito e sob ITAR neste momento apenas está o MIDS-LVT (fabricado deste lado do Oceano), brevemente vai juntar-se o HMD Thales Scorpion (que é fabricado nos Estados Unidos). A única vez que os Americanos tentaram utilizar ITAR para prevenir a venda do aparelho Francês (ao Egipto) tiveram de ir bloquear um missil da MBDA, precisamente porque ITAR no Rafale é coisa quase inexistente.

Fontes?  ::)

Saudações

P.S. Está fonte também tem algum problema? Dedica-se à agricultura ou também é escrito por chineses e russos?  ::)

 https://simpleflying.com/what-european-fighter-jets-critical-us-components/

 Fontes? Muitas, demasiadas (e algumas demasiado antigas) para colocar aqui.

Mas basicamente são mais de quatro decadas de Air International, Air&Cosmos, Janes, orçamentos da defesa Franceses, orçamentos de defesa dos USA, um par de visitas a Merignac, etc, etc.

Sobre a segunda fonte que colocaste tens lá isto;

"Example US contractors for the Dassault Rafale:

HiRel Connectors, Inc.: Electrical & Electronic Connectors
Collins Aerospace: Pitot probe; ice detectors; air data total air temperature sensors
The Lee Company: Hydraulic Systems, Restrictors
Lockheed Martin: Sniper Advanced Targeting Pod
Aerotech Herman Nelson, Inc.: Portable heaters (Canadian contractor)"

O único exemplo de um equipamento ITAR dessa lista e que supostamente não é uma subcontratação é o Sniper Pod, que é utilizado por um unico operador do Rafale, o Qatar, os restantes utilizam outros LDP´s, nomeadamente o Thales Talios que é Francês.

Existiu um real e muitissimo público esforço no final dos anos 80 e 90 para que o Rafale não ficasse dependente de licenças ITAR Norte Americanas, esse esforço teve sucesso.
 
E como é obvio estás á vontade para acreditar no que quiseres, e se queres ler mais merdice daquele inenarrável site, força.

Meu caro, merdice é o que não falta por aí, quer em revistas, jornais, sites, nos comentadores das televisões, quer neste fórum (o que parece que muitas vezes passa ao lado, mas é só uma opinião pessoal). E sim, vou continuar a ler muita merdice (umas das coisas boas da liberdade, não tem de ser os outros a definir o que leio), pois merda é o que não falta neste mundo e o poligrafo da sic ainda não existe neste fórum (nem é preciso pois a maioria dos que por aqui andam à muitos anos separam o trigo do joio, seja russo, americano, chinês ou sueco). Ponto da situação: Mais ou menos dependente de tecnologia o Rafale, continua assim como outros caças europeus, a ter alguma tecnologia americana.  E isso seja com a lista Y ou X,a qual agradeço sempre o novo ponto de vista,  é inegável. Mas ainda bem, que existem não apenas diversas fontes como diversas opiniões (aparentemente a segunda que coloquei já não é uma merdice). É assim que o mundo avança, não com as fontes 100% formais e as informações a unisom. Por último, eu não faço juízos de valor, sobre se o forista A ou B visitou a Dassault ou a R&R, se tem esta ou aquela idade, ou se tem 30 ou 40 anos das publicações da Osprey ou da Salamander Books, ou dos orçamentos de defesa do Paquistão ou da Coreia do Norte, por uma simples razão: Porque como em todos os lados, por aqui existe pessoas tanto mais novas como mais velhas, e com acesso a mais ou menos fontes que eu ou v.exa. E parece-me um bom ponto de partida, para um debate claro e construtivo.  ;)

Saudações

P.S. Ainda bem que falar de partidos políticos neste tópico não é uma merdice.  :mrgreen:

P.S. - 2.
Citar
Se o RN ganhar as eleições, o orçamento da defesa vai aumentar de maneira significativa ( 2º PANG, aumentos da frota de superfície e submarina, aumento do corpo de batalha e do numero de aviões da AA e da MN ).


Até o F35. :mrgreen:

https://www.avionslegendaires.net/2023/09/actu/et-si-la-france-a-son-tour-commandait-le-lockheed-martin-f-35-lightning-ii/

P.S. 3 - Do F35 em Portugal, já existem novidades palpáveis ou é só aqui o tópico?  :mrgreen:

A França, nunca na vida vai encomendar o F-35 !
Como não ia encomendar o E2C?  :mrgreen:

https://www.seaforces.org/marint/French-Navy/AVIATION/E-2C-Hawkeye-FN.htm



Saudações  :mrgreen:

P.S. E com o F18 foi por um fininho...  :mrgreen:

http://www.ffaa.net/projects/hornet/hornet_upgrade.htm



« Última modificação: Hoje às 02:38:34 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

mayo

  • Analista
  • ***
  • 746
  • Recebeu: 91 vez(es)
  • Enviou: 1250 vez(es)
  • +295/-1937
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3293 em: Hoje às 03:02:16 pm »
A MN nunca disse que não ia encomendar E-2C . O F-18C não foi encomendado ( alugado ) por um triz . Foi a o serge Dassault que fez um lobbying dos diabos para impedir que haja um caça US nos PAs franceses !

*

mayo

  • Analista
  • ***
  • 746
  • Recebeu: 91 vez(es)
  • Enviou: 1250 vez(es)
  • +295/-1937
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3294 em: Hoje às 03:03:10 pm »
Quando existir a Dassault , nunca haverá um caça US nos PAs franceses !

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9980
  • Recebeu: 3948 vez(es)
  • Enviou: 1220 vez(es)
  • +4143/-7025
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3295 em: Hoje às 03:09:34 pm »
Quando existir a Dassault , nunca haverá um caça US nos PAs franceses !

https://www.seaforces.org/marint/French-Navy/AVIATION/F-8E-FN-Crusader.htm



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: oi661114

*

Galicia

  • Membro
  • *
  • 48
  • Recebeu: 13 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +383/-160
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3296 em: Hoje às 03:12:01 pm »
Quando existir a Dassault , nunca haverá um caça US nos PAs franceses !

 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:  Completamente ignorante....   :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: