F-35A Lightning II na FAP

• 3250 Respostas
  • 531172 Visualizações
*

Red Baron

• Investigador
  • 2941
  • Recebeu: 610 vez(es)
  • Enviou: 369 vez(es)
  • +183/-478
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3240 em: Junho 30, 2025, 04:15:00 pm »
Portugal deveria modernizar os F-16 e comprar outros em 2º mão, guardar esses aviões até o 6º G europeu.
O que Portugal precisa é de aviões de patrulha marítima , de fregatas e corvetas para patrulhar o mar e alguns submarinos , como arma de dissuasão  ! tudo o resto é conversa !

O melhor é vender tudo e investir em escolas e hospitais.

*

Bubas

• Perito
  • **
  • 366
  • Recebeu: 65 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +113/-56
« Responder #3241 em: Junho 30, 2025, 04:20:02 pm »
Certamente que não, e o objetivo não será nunca o 100%. De certeza que os EUA não conseguem, hoje, fazer algo 100% americano.
Mas o objetivo tb não deveria ser 25%.

A principal razão para aumentar os gastos com a defesa é mesmo a soberania e essa tb se ganha aumentando a capacidade de produção europeia.

Não é tão fácil assim...

https://militarywatchmagazine.com/article/rafale-american-inputs-needed

Although marketed  as a purely French program, the Rafale notably relies heavily on technologies and components from the United States and across Europe to a much greater extent than the Mirage 2000, without which it likely would be unable to achieve current performance levels.

Beyond the Scalp, the Rafale itself relied on American auxiliary power units, lighting systems, fuel nozzles, wheel brakes and brake controls, transducer, electro-optical and passive electronic components, cabin systems, canopies, fuel tank sealants, corrosion inhibitors and various mechanical components and electrical power systems. Prototypes also used the F404 engine which powered the F-18 Hornet. Although the Rafale was at largely indigenous, and unlike the Swedish Gripen E or Indian Tejas it did not rely on foreign sensors or engines, it was still a far cry from full self-sufficiency in tactical aviation for France. Indeed, other than the Mirage 2000, and various legacy fighters across the third world such as Pakistan’s Mirage 5 fleet, the Rafale remains the closest thing to a fully indigenous fighter produced by a European state.

Saudações

*

P44

• Investigador
  • 20913
  • Recebeu: 7053 vez(es)
  • Enviou: 8080 vez(es)
  • +8127/-13068
« Responder #3242 em: Junho 30, 2025, 07:02:44 pm »
O pior é que nem F35, nem escolas, nem hospitais, nem nada  ::)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, LightningBolt

*

Subsea7

• Investigador
  • 2252
  • Recebeu: 2653 vez(es)
  • Enviou: 3311 vez(es)
  • +5631/-3440
« Responder #3243 em: Junho 30, 2025, 07:29:07 pm »
Eu acho que deviam vender tudo e apostar no estado social, assim como no parasitismo social.
Vejam o que diz o Miguel Sousa Tavares....Com "Intelectuais" destes, estamos bem servidos.
Cps

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, mayo, goncalobmartins, LightningBolt

*

tenente

• Investigador
  • 10760
  • Recebeu: 6308 vez(es)
  • Enviou: 4897 vez(es)
  • +8578/-2067
« Responder #3244 em: Junho 30, 2025, 08:12:00 pm »

P44, essa é que é a VERDADE e é a nossa triste realidade como Nação !!

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, LightningBolt

*

Sintra

• Perito
  • **
  • 550
  • Recebeu: 132 vez(es)
  • Enviou: 96 vez(es)
  • +33/-3
« Responder #3245 em: Hoje às 09:53:20 am »
Não é tão fácil assim...

https://militarywatchmagazine.com/article/rafale-american-inputs-needed

Although marketed  as a purely French program, the Rafale notably relies heavily on technologies and components from the United States and across Europe to a much greater extent than the Mirage 2000, without which it likely would be unable to achieve current performance levels.

Beyond the Scalp, the Rafale itself relied on American auxiliary power units, lighting systems, fuel nozzles, wheel brakes and brake controls, transducer, electro-optical and passive electronic components, cabin systems, canopies, fuel tank sealants, corrosion inhibitors and various mechanical components and electrical power systems. Prototypes also used the F404 engine which powered the F-18 Hornet. Although the Rafale was at largely indigenous, and unlike the Swedish Gripen E or Indian Tejas it did not rely on foreign sensors or engines, it was still a far cry from full self-sufficiency in tactical aviation for France. Indeed, other than the Mirage 2000, and various legacy fighters across the third world such as Pakistan’s Mirage 5 fleet, the Rafale remains the closest thing to a fully indigenous fighter produced by a European state.

Saudações

A military watch? A pior porcaria de... Não me esqueço do recente artigo sobre a fragata T-26 em que não utilizaram a expressão "anti submarino" uma unica vez! E isto é constante, abro um qualquer artigo random naquela coisa e está invariavelmente coberto de disparates, o site é uma rematadissima merd# e se não é escrito por Russos...
Já agora o tipo que escreveu esse artigo sabe tanto do assunto como eu da poda de nabos.
Sei aonde é que ele foi arranjar a lista de supostos equipamentos americanos no Rafale e boa parte dela está pura e simplesmente errada, os supostos sensores electro opticos são o... Litening, a canopie do Rafale é da Saint Gobain que é Francesa, os travões e algumas das peças do trem de aterragem são efetivamente de origem Americana mas fabricados em Toulouse e são não ITAR, etc, etc.
Existe efetivamente algum equipamento Americano no Rafale (tal como existe equipamento Europeu nos F-15/F-16/F-22/F-35, pex parte dos blisks do motor F-119 são feitos pela MTU), mas não é muito e sob ITAR neste momento apenas está o MIDS-LVT (fabricado deste lado do Oceano), brevemente vai juntar-se o HMD Thales Scorpion (que é fabricado nos Estados Unidos). A única vez que os Americanos tentaram utilizar ITAR para prevenir a venda do aparelho Francês (ao Egipto) tiveram de ir bloquear um missil da MBDA, precisamente porque ITAR no Rafale é coisa quase inexistente.
« Última modificação: Hoje às 09:59:07 am por Sintra »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, mayo

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23359
  • Recebeu: 4277 vez(es)
  • Enviou: 3022 vez(es)
  • +3176/-4575
« Responder #3246 em: Hoje às 11:27:57 am »

Abraço

A escola da minha filha está a ser ampliada pela segunda vez em menos de 10 anos, estão a construir mais uma escola ao lado do trabalho da minha mulher que vai ter capacidade para mais 700 alunos.

Das duas uma, ou vocês vivem em sítios não muito agradáveis, ou então estão a exagerar um bocadinho.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

P44

• Investigador
  • 20913
  • Recebeu: 7053 vez(es)
  • Enviou: 8080 vez(es)
  • +8127/-13068
« Responder #3247 em: Hoje às 11:37:17 am »

Abraço

A escola da minha filha está a ser ampliada pela segunda vez em menos de 10 anos, estão a construir mais uma escola ao lado do trabalho da minha mulher que vai ter capacidade para mais 700 alunos.

Das duas uma, ou vocês vivem em sítios não muito agradáveis, ou então estão a exagerar um bocadinho.

Eu acho que a tua terra é que deve ser um mundo à parte  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, tenente

*

tenente

• Investigador
  • 10760
  • +8578/-2067
« Responder #3248 em: Hoje às 11:47:34 am »

Abraço

Eu acho que a tua terra é que deve ser um mundo à parte  :mrgreen:

Também me parece, e ainda bem que assim é.
Haja boas excepções à regra, e, que ao menos se invista e bem, com planeamento e coordenação, na Educação, Saúde e justiça, já que defesa é para esquecer!

Deus queira que essa nova escola para 700 alunos, tenha no inicio todos os professores necessários para leccionar, não ficando parte desses 700 alunos em espera para começar as aulas numa ou mais disciplinas.

Vives mesmo num bom local CdM, os meus parabéns.

Desculpem a continuação do OT.

Abraços
« Última modificação: Hoje às 11:50:36 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23359
  • Recebeu: 4277 vez(es)
  • Enviou: 3022 vez(es)
  • +3176/-4575
« Responder #3249 em: Hoje às 11:49:56 am »
Calma Tenente, eu falei em Escolas, não falei em Professores. A minha pequena teve uma Professora a part-time, que aparecia quando esquecia-se de ficar em casa (EV). De resto por acaso não tem falhado.

Felizmente nós não vivemos em Lisboa/Margem Sul/Linha de Sintra.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

tenente

• Investigador
  • 10760
  • +8578/-2067
« Responder #3250 em: Hoje às 12:01:26 pm »
Calma Tenente, eu falei em Escolas, não falei em Professores. A minha pequena teve uma Professora a part-time, que aparecia quando esquecia-se de ficar em casa (EV). De resto por acaso não tem falhado.

Felizmente nós não vivemos em Lisboa/Margem Sul/Linha de Sintra.

Agora nem sei o que te diga, olha paciência bem vindo a dura e crua realidade, da falta de organização, coordenação e planeamento, a que eu já há muitos anos me habituei.

Se eu te dissesse onde moro, muito perto de Lisboa, zona que há 30 anos foi muito boa mesmo tanto em termos de moradores, como de acessibilidades e oferta de serviços, e agora, volvidos esses 30 aninhos, os "MLUzinhos", efectuados pelos responsáveis camarários,  PS e PSD, foram curtos, desajustados, inadequados e a tentativa dos últimos IrResponsaveis colocar o metro de superficie numa avenida de duas faixas e com um separador central com três metros de largura, foi a gota que transbordou, e obrigou os moradores a unirem-se e purgarem o metro fora da zona urbana, pois iria acabar com a já pouca qualidade,  e sossego, que vamos tendo !

É a vida, como a minha falecida Mãe dizia.

Sorry, OT Over and Out !!

Abraço
« Última modificação: Hoje às 12:04:41 pm por tenente »