F-35A Lightning II na FAP

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2805 em: Maio 01, 2025, 06:05:07 pm »
Independente de quando a despesa é realmente feita o certo é que o investimento em 20 F-35A nos próximos 15 anos vai impedir esse valor de ser investido em outros sistemas e/ou treino/actividade operacional; se aos F-35A juntarmos outro modelo (que não o F-16MLU PA i => F-16"V") pior... por isso venham 14 F-35A "para inglês ver" - estou a exagerar, vai ser útil para nos mantermos a par com as outras forças NATO, destacamentos NATO e o "orgulho" da FrAPt  ;) - arranjem forma de manter os F-16 e os recursos poupados serão investidos em outras coisas.
Então o cenário preferencial é que não se gaste dinheiro em substituição da aviação de caça? Porque qualquer avião novo vai custar um balúrdio… É preciso mesmo apontar o quão ridícula essa opção seria? É com mentalidades dessas que nunca se vai a lado nenhum… parabéns
 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2806 em: Maio 01, 2025, 06:10:10 pm »
Friamente? Como não acredito em milagres orçamentais até os ver, a minha prioridade seriam 3 fragatas e 1 submarino para a Marinha; para a nossa aviação de caça seria os F-16 para V; tendo que vir "já" os F-35A (pelos vistos a única hipótese e, pior, acompanhados por outro modelo 4.5+) seria um numero mínimo para uma esquadrilha (julgo que li aqui 12, logo 14 para ter "reserva").
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2807 em: Maio 01, 2025, 06:16:05 pm »
Friamente? Como não acredito em milagres orçamentais até os ver, a minha prioridade seriam 3 fragatas e 1 submarino para a Marinha; para a nossa aviação de caça seria os F-16 para V; tendo que vir "já" os F-35A (pelos vistos a única hipótese e, pior, acompanhados por outro modelo 4.5+) seria um numero mínimo para uma esquadrilha (julgo que li aqui 12, logo 14 para ter "reserva").
As principais prioridades de de equipamento das FA portuguesas, até pela nossa posição geográfica e o nosso papel no seio da NATO são:

1. Renovação da frota de combate de superfície e reforço da submarina.

2. Substituição da aviação de caça.

3. Patrulha marítima.

A patrulha marítima está mais ou menos garantida até 2040 por via dos NPO3S e do reforço do número e atualização dos P-3… as outras duas ou estão obsoletas, ou para lá caminham. Os primeiro 10 Bi que apareçam deviam ser para isto, esqueçam o resto todo, incluindo Exército e defesa AA do continente. Todas estas capacidades são são importantes, mas secundarias relativamente a estas três prioridades absolutas. Não substituir a capacidade de combate aéreo atual por uma atual seria um remendo erro… manter uma frota de 4a geração ou transitar para uma de apenas 4.5a geração são erros terríveis. Não devia ser nem motivo de discussão.
« Última modificação: Maio 01, 2025, 06:23:39 pm por JohnM »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2808 em: Maio 01, 2025, 06:53:01 pm »
Fala-se em Alfragide que a Lockheed Martin irá apresentar uma proposta formal assim que o próximo Governo esteja em plenitude de funções, e que deverá/poderá contemplar entre "14 a 20 F-35A Block 4".

Confirmo, tendencialmente 20 F-35A Lightning II, Block4, adicionando ao pacote, AIM-120, AIM-9X, SDB II, SB, GBU-39, EGBU-12, GBU-54 e JASSM.
Cps

Subsea talk to me  :mrgreen: explica aqui ao teu colega de fórum, é bom pacote? a ser uma realidade ficamos bem apetrechados por assim dizer? E outra questão... a ser adquiridos serão novinhos em folha? e última pergunta que pode parecer meio saída da caixa... a pintura do F-35A que está interligada à capacidade Stealth do avião e que é específica e que deverá ser por camadas, isso implica que todos terão a mesma cor independentemente da nação que os adquira, ou poderá ter a nossa cor padrão FAP, aquele cinza. Obrigado. Se puderes responder às 3 perguntas seria excelente. Ab
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2809 em: Maio 01, 2025, 08:21:28 pm »
Fala-se em Alfragide que a Lockheed Martin irá apresentar uma proposta formal assim que o próximo Governo esteja em plenitude de funções, e que deverá/poderá contemplar entre "14 a 20 F-35A Block 4".


Confirmo, tendencialmente 20 F-35A Lightning II, Block4, adicionando ao pacote, AIM-120, AIM-9X, SDB II, SB, GBU-39, EGBU-12, GBU-54 e JASSM.
Cps

Subsea talk to me  :mrgreen: explica aqui ao teu colega de fórum, é bom pacote? a ser uma realidade ficamos bem apetrechados por assim dizer? E outra questão... a ser adquiridos serão novinhos em folha? e última pergunta que pode parecer meio saída da caixa... a pintura do F-35A que está interligada à capacidade Stealth do avião e que é específica e que deverá ser por camadas, isso implica que todos terão a mesma cor independentemente da nação que os adquira, ou poderá ter a nossa cor padrão FAP, aquele cinza. Obrigado. Se puderes responder às 3 perguntas seria excelente. Ab


A proposta que a LM vai enviar será passível de ser impressa em folhas A4.

Mais que isso não se sabe.

Mas podem continuar a discutir o assunto como se soubessem.

ahaha queres à força o Gripen não é? hã!??? 😅😂 vais ter que engolir o F-35A!
« Última modificação: Maio 01, 2025, 08:51:03 pm por LightningBolt »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2810 em: Maio 01, 2025, 08:37:13 pm »
Fala-se em Alfragide que a Lockheed Martin irá apresentar uma proposta formal assim que o próximo Governo esteja em plenitude de funções, e que deverá/poderá contemplar entre "14 a 20 F-35A Block 4".

Confirmo, tendencialmente 20 F-35A Lightning II, Block4, adicionando ao pacote, AIM-120, AIM-9X, SDB II, SB, GBU-39, EGBU-12, GBU-54 e JASSM.
Cps

Subsea talk to me  :mrgreen: explica aqui ao teu colega de fórum, é bom pacote? a ser uma realidade ficamos bem apetrechados por assim dizer? E outra questão... a ser adquiridos serão novinhos em folha? e última pergunta que pode parecer meio saída da caixa... a pintura do F-35A que está interligada à capacidade Stealth do avião e que é específica e que deverá ser por camadas, isso implica que todos terão a mesma cor independentemente da nação que os adquira, ou poderá ter a nossa cor padrão FAP, aquele cinza. Obrigado. Se puderes responder às 3 perguntas seria excelente. Ab


A proposta que a LM vai enviar será passível de ser impressa em folhas A4.

Mais que isso não se sabe.

Mas podem continuar a discutir o assunto como se soubessem.
Tal como as propostas da Saab, Dassault e Airbus, não? E se deixasses de ser troll apenas pelo prazer de ser troll? Eu sei que em casa a mulher te bate e depois vens para aqui vingar-te, mas olha que não é isso que a vai impedir de te chegar a roupinha ao pêlo…

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2811 em: Maio 01, 2025, 09:18:40 pm »
Fala-se em Alfragide que a Lockheed Martin irá apresentar uma proposta formal assim que o próximo Governo esteja em plenitude de funções, e que deverá/poderá contemplar entre "14 a 20 F-35A Block 4".

Confirmo, tendencialmente 20 F-35A Lightning II, Block4, adicionando ao pacote, AIM-120, AIM-9X, SDB II, SB, GBU-39, EGBU-12, GBU-54 e JASSM.
Cps

Subsea talk to me  :mrgreen: explica aqui ao teu colega de fórum, é bom pacote? a ser uma realidade ficamos bem apetrechados por assim dizer? E outra questão... a ser adquiridos serão novinhos em folha? e última pergunta que pode parecer meio saída da caixa... a pintura do F-35A que está interligada à capacidade Stealth do avião e que é específica e que deverá ser por camadas, isso implica que todos terão a mesma cor independentemente da nação que os adquira, ou poderá ter a nossa cor padrão FAP, aquele cinza. Obrigado. Se puderes responder às 3 perguntas seria excelente. Ab


A proposta que a LM vai enviar será passível de ser impressa em folhas A4.

Mais que isso não se sabe.

Mas podem continuar a discutir o assunto como se soubessem.
Tal como as propostas da Saab, Dassault e Airbus, não? E se deixasses de ser troll apenas pelo prazer de ser troll? Eu sei que em casa a mulher te bate e depois vens para aqui vingar-te, mas olha que não é isso que a vai impedir de te chegar a roupinha ao pêlo…

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JohnM!

Estás em Alfragide?!

Diz-nos o que se passa aí!
É verdade que "fala-se"?
Em Alfragide não sei, mas em Cleveland não se fala nada… tenta-se ir buscar os miúdos à escola em hora de ponta…
« Última modificação: Maio 01, 2025, 09:21:40 pm por JohnM »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2812 em: Maio 01, 2025, 09:32:55 pm »
Fala-se em Alfragide que a Lockheed Martin irá apresentar uma proposta formal assim que o próximo Governo esteja em plenitude de funções, e que deverá/poderá contemplar entre "14 a 20 F-35A Block 4".

Confirmo, tendencialmente 20 F-35A Lightning II, Block4, adicionando ao pacote, AIM-120, AIM-9X, SDB II, SB, GBU-39, EGBU-12, GBU-54 e JASSM.
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A proposta que a LM vai enviar será passível de ser impressa em folhas A4.

Mais que isso não se sabe.

Mas podem continuar a discutir o assunto como se soubessem.
Tal como as propostas da Saab, Dassault e Airbus, não? E se deixasses de ser troll apenas pelo prazer de ser troll? Eu sei que em casa a mulher te bate e depois vens para aqui vingar-te, mas olha que não é isso que a vai impedir de te chegar a roupinha ao pêlo…

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Diz-nos o que se passa aí!
É verdade que "fala-se"?
:mrgreen:Em Alfragide não sei, mas em Cleveland não se fala nada… tenta-se ir buscar os miúdos à escola em hora de ponta…

Dude, are you trying to tell me that CharlieJaguar is some kind of ass-hole?!  :D
Nope, sorry, wrong ass hole…
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2813 em: Maio 01, 2025, 09:46:55 pm »
Fala-se em Alfragide que a Lockheed Martin irá apresentar uma proposta formal assim que o próximo Governo esteja em plenitude de funções, e que deverá/poderá contemplar entre "14 a 20 F-35A Block 4".

Confirmo, tendencialmente 20 F-35A Lightning II, Block4, adicionando ao pacote, AIM-120, AIM-9X, SDB II, SB, GBU-39, EGBU-12, GBU-54 e JASSM.
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Tal como as propostas da Saab, Dassault e Airbus, não? E se deixasses de ser troll apenas pelo prazer de ser troll? Eu sei que em casa a mulher te bate e depois vens para aqui vingar-te, mas olha que não é isso que a vai impedir de te chegar a roupinha ao pêlo…

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Estás em Alfragide?!

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Dude, are you trying to tell me that CharlieJaguar is some kind of ass-hole?!  :D
Nope, sorry, wrong ass hole…

I understand.  ;)
Sometimes I get the impression that he and Ss7 are your bosses, in some fucked-up way.
Hoje deves ter apanhado a sério… há uma linha direta para vítimas de violência doméstica, sabias? 800-202148… experimenta, vais ver que te sentes logo melhor… Vir para aqui não te resolve os problemas
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2814 em: Maio 01, 2025, 10:00:04 pm »
Fala-se em Alfragide que a Lockheed Martin irá apresentar uma proposta formal assim que o próximo Governo esteja em plenitude de funções, e que deverá/poderá contemplar entre "14 a 20 F-35A Block 4".

Confirmo, tendencialmente 20 F-35A Lightning II, Block4, adicionando ao pacote, AIM-120, AIM-9X, SDB II, SB, GBU-39, EGBU-12, GBU-54 e JASSM.
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A proposta que a LM vai enviar será passível de ser impressa em folhas A4.

Mais que isso não se sabe.

Mas podem continuar a discutir o assunto como se soubessem.
Tal como as propostas da Saab, Dassault e Airbus, não? E se deixasses de ser troll apenas pelo prazer de ser troll? Eu sei que em casa a mulher te bate e depois vens para aqui vingar-te, mas olha que não é isso que a vai impedir de te chegar a roupinha ao pêlo…

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Estás em Alfragide?!

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É verdade que "fala-se"?
:mrgreen:Em Alfragide não sei, mas em Cleveland não se fala nada… tenta-se ir buscar os miúdos à escola em hora de ponta…

Dude, are you trying to tell me that CharlieJaguar is some kind of ass-hole?!  :D
Nope, sorry, wrong ass hole…

I understand.  ;)
Sometimes I get the impression that he and Ss7 are your bosses, in some fucked-up way.
Hoje deves ter apanhado a sério… há uma linha direta para vítimas de violência doméstica, sabias? Vir para aqui não te resolve os problemas

Estou casado há muuuitos anos e continuo a ter dificuldade em defender-me da minha mulher.
Mas aqui defendo-me muito bem e sinto-me seguro.
Não me sinto como em casa - porque em casa está a minha mulher.  ;D
Mas aqui no forum ninguém me toca.

Não é?
Exato, é o teu safe space… que querido, mas não é essa a nossa função. Beijinhos grandes
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2815 em: Maio 01, 2025, 11:37:14 pm »
Friamente? Como não acredito em milagres orçamentais até os ver, a minha prioridade seriam 3 fragatas e 1 submarino para a Marinha; para a nossa aviação de caça seria os F-16 para V; tendo que vir "já" os F-35A (pelos vistos a única hipótese e, pior, acompanhados por outro modelo 4.5+) seria um numero mínimo para uma esquadrilha (julgo que li aqui 12, logo 14 para ter "reserva").
As principais prioridades de de equipamento das FA portuguesas, até pela nossa posição geográfica e o nosso papel no seio da NATO são:

1. Renovação da frota de combate de superfície e reforço da submarina.

2. Substituição da aviação de caça.

3. Patrulha marítima.

A patrulha marítima está mais ou menos garantida até 2040 por via dos NPO3S e do reforço do número e atualização dos P-3… as outras duas ou estão obsoletas, ou para lá caminham. Os primeiro 10 Bi que apareçam deviam ser para isto, esqueçam o resto todo, incluindo Exército e defesa AA do continente. Todas estas capacidades são são importantes, mas secundarias relativamente a estas três prioridades absolutas. Não substituir a capacidade de combate aéreo atual por uma atual seria um remendo erro… manter uma frota de 4a geração ou transitar para uma de apenas 4.5a geração são erros terríveis. Não devia ser nem motivo de discussão.

Atenção que uma modernização de parte da frota F-16, ou em última instância a totalidade desta, é uma solução barata que permite adiar a decisão da compra de um novo caça, abrindo caminho para que se invista também no resto.

Não existe nem de perto nem de longe tanta urgência em substituir os F-16 como existe em resolver outros problemas. Não é benéfico para a discussão nem para a tomada de decisão, fingir que F-16V com o devido armamento valem zero.

A haver verba para comprar um lote de F-35 mais um conjunto de armamento, sem penalizar outros programas, porreiro. Se esta compra impedir por exemplo a compra de defesas aéreas, já é de torcer o nariz.

De notar que, essas 3 prioridades mencionadas, têm um gigantesco ponto fraco, em que um ataque com mísseis de cruzeiro, balisticos e/ou drones kamikaze (principalmente se se concentrar em Beja, Alfeite e Monte Real), pode anular por completo todo este investimento. No mínimo dos mínimos, é preciso ter baterias MRAD e sistemas VSHORAD/C-UAS modernos para lidar com mísseis de cruzeiro e drones.

A questão que tem que ser colocada, remete-se à maneira como se pode planear e calendarizar as diversas necessidades de aquisição, sem prejudicar nenhum programa essencial.

É possível fazer isso? É, mas é preciso não ter a tusa do mijo.

Relativamente a um lote de eurocanards, essa ideia devia ser prontamente encostada. Uma coisa é adquirir 20 F-35, outra é adquirí-los e em cima deles comprar outro lote de outro caça caro só para tentar agradar a todos.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2816 em: Maio 01, 2025, 11:38:12 pm »
Fala-se em Alfragide que a Lockheed Martin irá apresentar uma proposta formal assim que o próximo Governo esteja em plenitude de funções, e que deverá/poderá contemplar entre "14 a 20 F-35A Block 4".

Confirmo, tendencialmente 20 F-35A Lightning II, Block4, adicionando ao pacote, AIM-120, AIM-9X, SDB II, SB, GBU-39, EGBU-12, GBU-54 e JASSM.
Cps

Subsea talk to me  :mrgreen: explica aqui ao teu colega de fórum, é bom pacote? a ser uma realidade ficamos bem apetrechados por assim dizer? E outra questão... a ser adquiridos serão novinhos em folha? e última pergunta que pode parecer meio saída da caixa... a pintura do F-35A que está interligada à capacidade Stealth do avião e que é específica e que deverá ser por camadas, isso implica que todos terão a mesma cor independentemente da nação que os adquira, ou poderá ter a nossa cor padrão FAP, aquele cinza. Obrigado. Se puderes responder às 3 perguntas seria excelente. Ab


A proposta que a LM vai enviar será passível de ser impressa em folhas A4.

Mais que isso não se sabe.

Mas podem continuar a discutir o assunto como se soubessem.
Tal como as propostas da Saab, Dassault e Airbus, não? E se deixasses de ser troll apenas pelo prazer de ser troll? Eu sei que em casa a mulher te bate e depois vens para aqui vingar-te, mas olha que não é isso que a vai impedir de te chegar a roupinha ao pêlo…

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Estás em Alfragide?!

Diz-nos o que se passa aí!
É verdade que "fala-se"?
:mrgreen:Em Alfragide não sei, mas em Cleveland não se fala nada… tenta-se ir buscar os miúdos à escola em hora de ponta…

Dude, are you trying to tell me that CharlieJaguar is some kind of ass-hole?!  :D
Nope, sorry, wrong ass hole…

I understand.  ;)
Sometimes I get the impression that he and Ss7 are your bosses, in some fucked-up way.
Hoje deves ter apanhado a sério… há uma linha direta para vítimas de violência doméstica, sabias? Vir para aqui não te resolve os problemas

Estou casado há muuuitos anos e continuo a ter dificuldade em defender-me da minha mulher.
Mas aqui defendo-me muito bem e sinto-me seguro.
Não me sinto como em casa - porque em casa está a minha mulher.  ;D
Mas aqui no forum ninguém me toca.

Não é?

eu posso descobrir onde tu moras e pagar a uns bangladeshi para te darem uma tareia, mandar gravar e postar aqui no fórum tu a gritares  "eu desisto do gripen eu estava cego...vendido!  vocês tinham razão!" lavado em lágrimas!

JJ: tá a chórare??
« Última modificação: Maio 01, 2025, 11:41:59 pm por LightningBolt »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2817 em: Maio 01, 2025, 11:51:41 pm »
Friamente? Como não acredito em milagres orçamentais até os ver, a minha prioridade seriam 3 fragatas e 1 submarino para a Marinha; para a nossa aviação de caça seria os F-16 para V; tendo que vir "já" os F-35A (pelos vistos a única hipótese e, pior, acompanhados por outro modelo 4.5+) seria um numero mínimo para uma esquadrilha (julgo que li aqui 12, logo 14 para ter "reserva").
As principais prioridades de de equipamento das FA portuguesas, até pela nossa posição geográfica e o nosso papel no seio da NATO são:

1. Renovação da frota de combate de superfície e reforço da submarina.

2. Substituição da aviação de caça.

3. Patrulha marítima.

A patrulha marítima está mais ou menos garantida até 2040 por via dos NPO3S e do reforço do número e atualização dos P-3… as outras duas ou estão obsoletas, ou para lá caminham. Os primeiro 10 Bi que apareçam deviam ser para isto, esqueçam o resto todo, incluindo Exército e defesa AA do continente. Todas estas capacidades são são importantes, mas secundarias relativamente a estas três prioridades absolutas. Não substituir a capacidade de combate aéreo atual por uma atual seria um remendo erro… manter uma frota de 4a geração ou transitar para uma de apenas 4.5a geração são erros terríveis. Não devia ser nem motivo de discussão.

Atenção que uma modernização de parte da frota F-16, ou em última instância a totalidade desta, é uma solução barata que permite adiar a decisão da compra de um novo caça, abrindo caminho para que se invista também no resto.

Não existe nem de perto nem de longe tanta urgência em substituir os F-16 como existe em resolver outros problemas. Não é benéfico para a discussão nem para a tomada de decisão, fingir que F-16V com o devido armamento valem zero.

A haver verba para comprar um lote de F-35 mais um conjunto de armamento, sem penalizar outros programas, porreiro. Se esta compra impedir por exemplo a compra de defesas aéreas, já é de torcer o nariz.

De notar que, essas 3 prioridades mencionadas, têm um gigantesco ponto fraco, em que um ataque com mísseis de cruzeiro, balisticos e/ou drones kamikaze (principalmente se se concentrar em Beja, Alfeite e Monte Real), pode anular por completo todo este investimento. No mínimo dos mínimos, é preciso ter baterias MRAD e sistemas VSHORAD/C-UAS modernos para lidar com mísseis de cruzeiro e drones.

A questão que tem que ser colocada, remete-se à maneira como se pode planear e calendarizar as diversas necessidades de aquisição, sem prejudicar nenhum programa essencial.

É possível fazer isso? É, mas é preciso não ter a tusa do mijo.

Relativamente a um lote de eurocanards, essa ideia devia ser prontamente encostada. Uma coisa é adquirir 20 F-35, outra é adquirí-los e em cima deles comprar outro lote de outro caça caro só para tentar agradar a todos.
Concordo, mas do meu ponto de vista essas defesas aéreas fazem parte da proteção da capacidade estratégica portuguesa, i.e., frotas naval e de caça… já se me começarem a falar em Patriots, Arrow 3 e outros sistemas que Gaia, lamento, mas não concordo…
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2818 em: Hoje às 12:06:00 am »
Arrow 3 seria uma compra pior que uma fábrica de Gripen E em Monte-Real  :mrgreen: