F-35A Lightning II na FAP

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2595 em: Abril 14, 2025, 02:47:12 pm »
Não rapaz. Produzir F-35 em Portugal, avião este com múltiplos clientes europeus e que é um forte candidado a receber mais encomendas ao longo das próximas 2 décadas, é completamente diferente daquilo que tu propunhas, que era produzir em Portugal um avião que, depois de fabricadas as unidades para a FAP, a fábrica fechava por falta de clientes.

É aquela coisa mágica que se chama de "prospecção de mercado", a qual nos diz que o calhambeque do Gripen não tem mercado suficiente para se investir numa fábrica em Portugal, mas o F-35 já teria.

Quão realista é esta ideia, são outros 500. Mas se porventura não produzisses o avião em si, mas uma linha de montagem do motor, já seria interessante.
 
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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2596 em: Abril 14, 2025, 03:14:04 pm »
Não rapaz. Produzir F-35 em Portugal, avião este com múltiplos clientes europeus e que é um forte candidado a receber mais encomendas ao longo das próximas 2 décadas, é completamente diferente daquilo que tu propunhas, que era produzir em Portugal um avião que, depois de fabricadas as unidades para a FAP, a fábrica fechava por falta de clientes.

É aquela coisa mágica que se chama de "prospecção de mercado", a qual nos diz que o calhambeque do Gripen não tem mercado suficiente para se investir numa fábrica em Portugal, mas o F-35 já teria.

Quão realista é esta ideia, são outros 500. Mas se porventura não produzisses o avião em si, mas uma linha de montagem do motor, já seria interessante.


Uma mistela.

O que é realista é que eu há muito que prevejo aqui no Forum a oportunidade de Portugal fazer um bom negócio com a SAAB.
Ao mesmo tempo previa um negócio sem qualquer interesse para Portugal com a LM.
Agora afiguram-se bons negócios para nós com 4 fabricantes.

É saber negociar.

E se o Forum fosse contactado para sugerir um negociador, há aqui um que seria logo excluído.
Tu, meu rapaz.
« Última modificação: Abril 14, 2025, 03:16:16 pm por saabGripen »
 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2597 em: Abril 14, 2025, 03:33:46 pm »
https://www.lrcadefenseconsulting.com/2025/04/embraer-acordo-com-turquia-pode-ir.html

Citar
Caças de 5ª geração
Não é novidade o fato de que a FAB almeja dispor de um caça de 5ª geração para poder estabelecer superioridade aérea indiscutível no continente.

O moderno caça brasileiro Saab F-39 Gripen E é classificado como um caça de 4,5ª geração, haja vista que incorpora muitas tecnologias avançadas típicas da 5ª geração (como sensores modernos, data fusion, radar AESA, capacidade de guerra centrada em rede, entre outros), mas não possui algumas características-chave dos caças de 5ª geração, como furtividade total (stealth) em nível semelhante ao F-22 ou F-35, supercruise (capacidade de voar em velocidade supersônica, acima de Mach 1, sem usar pós-combustores) sustentado em alta velocidade e alta integração com inteligência artificial e sensores de espectro completo.

Por outro lado, o novo parceiro da Embraer está desenvolvendo, com assistência da BAE Systems, um caça de quinta geração: o TAI TF KAAN, um bimotor de superioridade aérea, com características stealth e uma arquitetura de informações que reúne dados de todos os sistemas. A aeronave tem capacidade de supercruzeiro e de voar a quase Mach 2. Sua versão naval será adaptada para operar em porta-aviões. O KAAN entrará em serviço na Força Aérea da Turquia até o final de 2028, onde substituirá os caças F-16.



Saudações

« Última modificação: Abril 14, 2025, 03:34:17 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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P44

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2598 em: Abril 14, 2025, 03:52:06 pm »
Citar
Belgium asks Italy to produce its future F-35 fighter jets as alternative to US assembly line in Texas

https://www.armyrecognition.com/news/aerospace-news/2025/belgium-asks-italy-to-produce-its-future-f-35-fighter-jets-as-alternative-to-us-assembly-line-in-texas

É um bom passo dos belgas, todavia não elimina hipotéticos problemas com a cadeia logística.

Os números presentes na peça também são interessantes, neste caso 4 mil milhões de euros para 34 F-35A:

Citar
The total value of the initial contract was estimated at €3.6 billion, later revised to approximately €4 billion when factoring in aircraft, pilot training, infrastructure upgrades, and maintenance through 2030.

Por cá poderá acontecer o mesmo, sendo que a LM até pode abrir uma 2ª linha de montagem na Europa, e bem podia ser por cá.
Quase todos os países que compraram o F-35, vão repetir encomenda, por exemplo o UK possui F-35B mas quer também F-35A, a Dinamarca quer mais unidades, a Holanda também, sendo que muito provavelmente a Polónia a Republica Checa e outros irão fazer mais encomendas.
Imaginem uma fábrica de F-35 em Beja....
Aí Portugal já comprava 40....
Cps

E visão para isso?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2599 em: Abril 14, 2025, 05:00:46 pm »
Uma mistela.

O que é realista é que eu há muito que prevejo aqui no Forum a oportunidade de Portugal fazer um bom negócio com a SAAB.
Ao mesmo tempo previa um negócio sem qualquer interesse para Portugal com a LM.
Agora afiguram-se bons negócios para nós com 4 fabricantes.

É saber negociar.

E se o Forum fosse contactado para sugerir um negociador, há aqui um que seria logo excluído.
Tu, meu rapaz.

Serias tu o negociador de topo do Fórum.  :mrgreen:
Só se o objectivo fosse um negociador disposto a ser subornado, aí ninguém aqui tem dúvidas que serias a pessoa indicada!

A tua previsão é como aquela dos turcos, que os AORs vinham já com CIWS turcos instalados?

Mas qual negócio favorável com a Saab? É que a Saab, a Dassault e o consórcio Eurofighter vão fazer propostas de venda dos aviões, e mais nada. Não há qualquer indicativo de que vai ser um negócio espetacular para o país, muito menos que terá retornos para a economia.
Não é negócio favorável para Portugal, pagar por Gripen ou Rafale o mes,o que pagaria pelo F-35. É pagar por um Fiat Panda o preço de um Ferrari.

A única forma de sair realmente mais barato, é com financiamento UE, e mesmo neste caso, existem N outros programas onde o financiamento UE fazia mais sentido, inclusive na entrada no FCAS.

A ideia de nos envolvermos na produção do F-35, já eu tinha dado antes desta administração Trump, em algo que pudesse envolver a produção de sobresselentes e/ou determinados componentes para F-35.

A opção pelo F-35 já era a melhor opção no que respeita à relação custo/capacidade/longevidade.
Se considerarmos envolvimento da nossa indústria de alguma forma, o F-35 também leva vantagem pois tem mercado suficientemente grande para justificar participação portuguesa.

Em contraste, os eurocanards custam o mesmo, têm limitações para operar em ambiente contestado e serão obsoletos dentro de 10/15 anos, sendo descontinuados e tornando-se um desafio maior sustentar a frota. Nem têm mercado suficiente para justificar uma unidade de produção em Portugal.

Só para se ter noção, caso não fosse viável ter unidade de produção em Portugal, ainda haveria um trunfo passível de ser negociado, que era a formação de pilotos europeus de F-35 ser feita em Portugal, em vez dos EUA, cediando, em Beja por exemplo, os F-35 belgas/holandeses/dinamarqueses/etc que hoje estão cediados nos EUA para treino.
 
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Ghidra

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2600 em: Abril 14, 2025, 05:23:54 pm »
Uma mistela.

O que é realista é que eu há muito que prevejo aqui no Forum a oportunidade de Portugal fazer um bom negócio com a SAAB.
Ao mesmo tempo previa um negócio sem qualquer interesse para Portugal com a LM.
Agora afiguram-se bons negócios para nós com 4 fabricantes.

É saber negociar.

E se o Forum fosse contactado para sugerir um negociador, há aqui um que seria logo excluído.
Tu, meu rapaz.

Serias tu o negociador de topo do Fórum.  :mrgreen:
Só se o objectivo fosse um negociador disposto a ser subornado, aí ninguém aqui tem dúvidas que serias a pessoa indicada!

A tua previsão é como aquela dos turcos, que os AORs vinham já com CIWS turcos instalados?

Mas qual negócio favorável com a Saab? É que a Saab, a Dassault e o consórcio Eurofighter vão fazer propostas de venda dos aviões, e mais nada. Não há qualquer indicativo de que vai ser um negócio espetacular para o país, muito menos que terá retornos para a economia.
Não é negócio favorável para Portugal, pagar por Gripen ou Rafale o mes,o que pagaria pelo F-35. É pagar por um Fiat Panda o preço de um Ferrari.

A única forma de sair realmente mais barato, é com financiamento UE, e mesmo neste caso, existem N outros programas onde o financiamento UE fazia mais sentido, inclusive na entrada no FCAS.

A ideia de nos envolvermos na produção do F-35, já eu tinha dado antes desta administração Trump, em algo que pudesse envolver a produção de sobresselentes e/ou determinados componentes para F-35.

A opção pelo F-35 já era a melhor opção no que respeita à relação custo/capacidade/longevidade.
Se considerarmos envolvimento da nossa indústria de alguma forma, o F-35 também leva vantagem pois tem mercado suficientemente grande para justificar participação portuguesa.

Em contraste, os eurocanards custam o mesmo, têm limitações para operar em ambiente contestado e serão obsoletos dentro de 10/15 anos, sendo descontinuados e tornando-se um desafio maior sustentar a frota. Nem têm mercado suficiente para justificar uma unidade de produção em Portugal.

Só para se ter noção, caso não fosse viável ter unidade de produção em Portugal, ainda haveria um trunfo passível de ser negociado, que era a formação de pilotos europeus de F-35 ser feita em Portugal, em vez dos EUA, cediando, em Beja por exemplo, os F-35 belgas/holandeses/dinamarqueses/etc que hoje estão cediados nos EUA para treino.
Isso é muito dificil competir com os italianos na formação de pilotos...
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2601 em: Abril 14, 2025, 05:40:36 pm »
Uma mistela.

O que é realista é que eu há muito que prevejo aqui no Forum a oportunidade de Portugal fazer um bom negócio com a SAAB.
Ao mesmo tempo previa um negócio sem qualquer interesse para Portugal com a LM.
Agora afiguram-se bons negócios para nós com 4 fabricantes.

É saber negociar.

E se o Forum fosse contactado para sugerir um negociador, há aqui um que seria logo excluído.
Tu, meu rapaz.

Serias tu o negociador de topo do Fórum.  :mrgreen:
Só se o objectivo fosse um negociador disposto a ser subornado, aí ninguém aqui tem dúvidas que serias a pessoa indicada!

A tua previsão é como aquela dos turcos, que os AORs vinham já com CIWS turcos instalados?

Mas qual negócio favorável com a Saab? É que a Saab, a Dassault e o consórcio Eurofighter vão fazer propostas de venda dos aviões, e mais nada. Não há qualquer indicativo de que vai ser um negócio espetacular para o país, muito menos que terá retornos para a economia.
Não é negócio favorável para Portugal, pagar por Gripen ou Rafale o mes,o que pagaria pelo F-35. É pagar por um Fiat Panda o preço de um Ferrari.

A única forma de sair realmente mais barato, é com financiamento UE, e mesmo neste caso, existem N outros programas onde o financiamento UE fazia mais sentido, inclusive na entrada no FCAS.

A ideia de nos envolvermos na produção do F-35, já eu tinha dado antes desta administração Trump, em algo que pudesse envolver a produção de sobresselentes e/ou determinados componentes para F-35.

A opção pelo F-35 já era a melhor opção no que respeita à relação custo/capacidade/longevidade.
Se considerarmos envolvimento da nossa indústria de alguma forma, o F-35 também leva vantagem pois tem mercado suficientemente grande para justificar participação portuguesa.

Em contraste, os eurocanards custam o mesmo, têm limitações para operar em ambiente contestado e serão obsoletos dentro de 10/15 anos, sendo descontinuados e tornando-se um desafio maior sustentar a frota. Nem têm mercado suficiente para justificar uma unidade de produção em Portugal.

Só para se ter noção, caso não fosse viável ter unidade de produção em Portugal, ainda haveria um trunfo passível de ser negociado, que era a formação de pilotos europeus de F-35 ser feita em Portugal, em vez dos EUA, cediando, em Beja por exemplo, os F-35 belgas/holandeses/dinamarqueses/etc que hoje estão cediados nos EUA para treino.

Quanto menos percebes do que estás a falar, maior é a tua resposta.

Escolhe um parágrafo que escreveste e eu respondo.

Grande abraço rapaz.
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2602 em: Abril 14, 2025, 05:43:57 pm »

P.s.

O treino de F-35 em Portugal seria em Super Tucano.
Sabes isso, não sabes?
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2603 em: Abril 14, 2025, 05:52:33 pm »
E no entanto não o faz ;D

Porque não precisa , tem o Rafale F4 e vai ter o F5. Já disse aqui, que o Rafale não tem medo de se confrontar com o F-35 em combate !
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2604 em: Abril 14, 2025, 08:27:43 pm »

P.s.

O treino de F-35 em Portugal seria em Super Tucano.
Sabes isso, não sabes?

Não me parece que a ENJJPT tenha A-29
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2605 em: Abril 14, 2025, 09:22:48 pm »

P.s.

O treino de F-35 em Portugal seria em Super Tucano.
Sabes isso, não sabes?

Não me parece que a ENJJPT tenha A-29

Não me parece que estejamos a falar do Texas.
De que falas tu?
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2606 em: Abril 14, 2025, 11:49:50 pm »
Quando falo em treinar pilotos de F-35 em Portugal, refiro-me a trazer as unidades dos diferentes operadores europeus que estão estacionadas em Luke AB para treino. A Holanda tem 8, a Noruega terá 10, a Dinamarca 6, Portugal se optasse pelo F-35, também teria lá pelo menos 4.

Trazer todos para Beja, e ter na região uma unidade de manutenção e apoio dedicada a esta frota de treino.

Isto claro só seria possível com um avião de treino avançado como deve ser, a jacto, sendo esta escola de F-35 um incentivo extra para haver interessados na escola internacional como se ambicionava antes com um modelo de treino a jacto financiado por todos.

Isto é apenas uma sugestão.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2607 em: Abril 15, 2025, 08:52:24 am »
Citar
Belgium asks Italy to produce its future F-35 fighter jets as alternative to US assembly line in Texas

https://www.armyrecognition.com/news/aerospace-news/2025/belgium-asks-italy-to-produce-its-future-f-35-fighter-jets-as-alternative-to-us-assembly-line-in-texas

É um bom passo dos belgas, todavia não elimina hipotéticos problemas com a cadeia logística.

Os números presentes na peça também são interessantes, neste caso 4 mil milhões de euros para 34 F-35A:

Citar
The total value of the initial contract was estimated at €3.6 billion, later revised to approximately €4 billion when factoring in aircraft, pilot training, infrastructure upgrades, and maintenance through 2030.

Por cá poderá acontecer o mesmo, sendo que a LM até pode abrir uma 2ª linha de montagem na Europa, e bem podia ser por cá.
Quase todos os países que compraram o F-35, vão repetir encomenda, por exemplo o UK possui F-35B mas quer também F-35A, a Dinamarca quer mais unidades, a Holanda também, sendo que muito provavelmente a Polónia a Republica Checa e outros irão fazer mais encomendas.
Imaginem uma fábrica de F-35 em Beja....
Aí Portugal já comprava 40....
Cps

E visão para isso?


Quando falo em treinar pilotos de F-35 em Portugal, refiro-me a trazer as unidades dos diferentes operadores europeus que estão estacionadas em Luke AB para treino. A Holanda tem 8, a Noruega terá 10, a Dinamarca 6, Portugal se optasse pelo F-35, também teria lá pelo menos 4.

Trazer todos para Beja, e ter na região uma unidade de manutenção e apoio dedicada a esta frota de treino.

Isto claro só seria possível com um avião de treino avançado como deve ser, a jacto, sendo esta escola de F-35 um incentivo extra para haver interessados na escola internacional como se ambicionava antes com um modelo de treino a jacto financiado por todos.

Isto é apenas uma sugestão.

Apesar da ideia ser boa e interessante, também é boa e interessante para outros países que se houver a oportunidade a vão disputar.

E a não ser que exista um motivo estratégico muito forte (distancia para a fronteira Russa) para a linha de produção ser cá ou a base de treino, Portugal não tem argumentos fortes para ter cá tal projetos, a linha de montagem (excepto por opção estratégica militar) irá sempre para um dos países que mais unidades comprar do F-35, até pk os 400/600 Milhões que se falou na diferença (de ter a linha de montagem ou não) tem de ser diluídos.
E Portugal treina poucos pilotos para ter cá a escola, ainda mais quando não temos meios nenhuns para se considerar que estamos a frentes dos outros no caso de uma disputa pela localização de uma escola (o exemplo do treino do KC-390, onde dispomos do simulador)
 

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P44

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2608 em: Abril 15, 2025, 09:41:13 am »
Ainda vão arranjar uma airframe 5G para os tucanitos
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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riky95

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2609 em: Abril 15, 2025, 02:42:01 pm »
Ainda vão arranjar uma airframe 5G para os tucanitos

Fariam melhor figura que os Gripen "4,49999"