F-35A Lightning II na FAP

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2520 em: Abril 02, 2025, 06:41:00 am »
O Trump foi a melhor coisa que aconteceu aos decisores

Agora podem continuar a empurrar com a barriga como gostam

Fragatas, caças, etc

Miseráveis
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-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2521 em: Abril 02, 2025, 07:53:57 am »
Possível FMS para as Filipinas de 20 F-16C/D Block 70/72 + armamento e restante equipamento associado por 5580 milhões de dólares. Ou seja, o mesmo valor apontado cá para 27 F-35A.

https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/philippines-f-16-aircraft

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2522 em: Abril 02, 2025, 08:23:09 am »
Possível FMS para as Filipinas de 20 F-16C/D Block 70/72 + armamento e restante equipamento associado por 5580 milhões de dólares. Ou seja, o mesmo valor apontado cá para 27 F-35A.

https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/philippines-f-16-aircraft


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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2523 em: Abril 03, 2025, 08:13:30 am »


 8)
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2524 em: Abril 03, 2025, 10:43:31 am »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2526 em: Abril 03, 2025, 06:46:10 pm »
ou o tal  de Gripen, afinal há que contribuir depressa para 1/3 da FAP ser da Embraer. Provavelmente com acções na bolsa e tudo. Ou no bolso

Entretanto é um exercício teórico que dificilmente chega a algum lado como quase tudo ou quando chega é bem tarde
Mais depressa a frota de F16 segue o caminho de outras, com aviões inop anos e outros a dar peças
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2527 em: Abril 04, 2025, 12:46:44 am »
Os problemas que podemos ter com os F-16 não tem tanto a haver com horas consumidas mas sim como a forma são tratados na manutenção até ao fim do potencial previsto nas publicações técnicas.
Sei que os caças belgas e Holandeses tiveram um golden standard onde até os fechos rápidos, gromets, gaskets anilhas são trocados com regularidade, e como em todos os ramos em Portugal tudo se disfarça com um mil-folhas de tinta em cima e voam "até partir".
Por isso até acredito que os nossos caças estejam em piores condições embora eu não tenha provas quer dum operador ou doutro para comparar e comprovar, mas eu não me admirava nada (sobretudo corrosão).

Quanto aos motores, isso não fucniona assim. Vão sofrendo manutenções conforme avarias ou peças com limite de vida a terminar. Quando o ultimo caso acontece é frequente substituir grandes quantidades de peças aproveitando a abertura do motor, e após alguns anos e varias revisões depois o motor pode ter mudado o seu recheio completamente mantendo apenas o serial number. Comprar motor novo devido a desgaste e avarias tecnicamente não faz sentido nem é economicamente viável a menos que o fabricante descontinue o modelo a ponto dos custos das peças e prazos de entrega subam ao longo de muito tempo (nessa altura a canibalização dentro frota acontecerá).

Eu não vou meter as mãos no fogo acerca do estado da frota F-16. Podem estar piores do que se pensa, ou podem estar melhores do que alguns querem fazer parecer.

A questão dos motores, é comprar novo, caso não haja outra alternativa. Se existe alternativa, então o problema é somente falta de vontade de gastar dinheiro nos trabalhos necessários das motorizações.

Entretanto, se assumirmos que realmente a frota F-16 está em tão mau estado, devido a desleixo e corta-matos, então se calhar antes de comprar um caça novo, seja ele qual for, era preciso pensar muito no assunto e mudar mentalidades.
A isto acresce que, se têm tanta dificuldade em cumprir com os trabalhos de manutenção de uma frota de 28 caças monomotor relativamente baratos, ainda menos sentido faz haver vozes na FAP a sonhar com um binómio F-35/Typhoon, onde a situação seria ainda mais grave.

De resto, era fazer um estudo extensivo ao estado da frota F-16, e perceber realmente qual a viabilidade de uma modernização e a quantas aeronaves.
Porque vai ser muito complidado, com tanta lacuna nas FA, arranjarem verba para 24 ou mais F-35.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2528 em: Abril 04, 2025, 02:28:54 pm »
A conversa agora do estado dos F16 pode ser é um belo embuste.
Quanto a motores, o MLU para V carecia de os mudar. Então não estou a ver o problema se a questão for essa
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2529 em: Abril 04, 2025, 03:08:12 pm »
A conversa agora do estado dos F16 pode ser é um belo embuste.
Quanto a motores, o MLU para V carecia de os mudar. Então não estou a ver o problema se a questão for essa


Depois de andarem a dizer durante anos que os F-16 tinham milhares de horas ainda para voar, é muito estranho - no momento em que começam a pensar não os modernizar -  virem dizer que afinal não estão tão bons como pensavam.

Um F-16 é "examinado" constantemente e o conceito de;  "Oh! afinal não estão tão bons como pensávamos!" não existe na tabela de "estados" possíveis do aparelho.


 
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2530 em: Abril 04, 2025, 03:15:24 pm »
A isto acresce que, se têm tanta dificuldade em cumprir com os trabalhos de manutenção de uma frota de 28 caças monomotor relativamente baratos, ainda menos sentido faz haver vozes na FAP a sonhar com um binómio F-35/Typhoon, onde a situação seria ainda mais grave.

De resto, era fazer um estudo extensivo ao estado da frota F-16, e perceber realmente qual a viabilidade de uma modernização e a quantas aeronaves.
Porque vai ser muito complidado, com tanta lacuna nas FA, arranjarem verba para 24 ou mais F-35.

Upgrade dos nossos 28 F-16 para Block 70/72.
Aquisição de AIM-9X, AIM-120D, AGM-88 HARM, AGM-84 Harpoon, JDAM e mais algumas coisas que por ora me falham. Em quantidade suficiente para cada caça poder executar as missões que lhe forem confiadas. De forma plena e eficaz.
Caso haja hipótese de equipar alternativas europeias aos mísseis do Tio Sam, é um no brainer.

Troco a aquisição dos caças F-35 por este pacote.
Any day of the week.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2531 em: Abril 04, 2025, 04:51:27 pm »
Eu neste momento, exigia um estudo profundo ao estado real das células F-16. Fazendo um apanhado do seu estado, e se por sua vez se percebesse que X delas (vamos dizer 16, por uma questão de argumento) ainda estão em boas condições, aí sim era modernizá-las e procurar solução para substituir os restantes 12.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2532 em: Abril 04, 2025, 05:03:08 pm »
E para isso havia necessidade de "ordem" do poder político (que está "em gestão") à Força Aérea: "o vosso plano A e único - F35 - não vai acontecer ou pelo menos não vai ser considerado nos próximos 10 anos; querem os F-16 até ao osso ou apresentam outras soluções?". 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2533 em: Abril 04, 2025, 06:12:11 pm »
Uma pergunta nada inocente.
A se confirmar o suposto estado de fadiga estrutural em parte das células,  não seria importante verificar a origem das mesmas?
Ou seja, se são da primeira série,
ou da segunda, ou se é aleatório.
Acho estranho dada a utilização pelas FAP, que certamente não será assim tão grande comparativamente a outros, sermos logo nós a identificar o problema.
A não ser que afinal o problema seja oportunamente um problema.
João Pereira
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2534 em: Abril 05, 2025, 12:06:46 pm »
Epa... até os pinguins



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