Permitam-me discordar… há muitos anos que trabalhos com empresas do sector aeroespacial americanos, principalmente civis, mas mais recentemente militares, e garanto-vos que a coisa não é assim tão simples, e galo por experiência própria. Um “simples” chão de um avião comercial tem que obedecer a critérios técnicos absurdamente complicados,
Naturalmente, eu não coloco em causa que esses padrões de segurança existem e que são extraordinariamente rigorosos. Entidades como a Federal Aviation Administration são exigentes e isso é mais que evidente. Mas a questão do meu ponto de vista não é essa ...
Não se trata de os americanos conseguirem produzir peças alternativas para os caças F-35 já em 2025.
Se os americanos tiverem que pensar nisso, vão começar a desenvolver soluções logo que os serviços de informações os informem de que essa possibilidade existe. E se isso acontecer, nem quero pensar em que situações estaríamos nas relações entre a Europa e os EUA.
O que refiro é que a História nos diz que os americanos, podem desenvolver soluções alternativas rapidamente.
E se as regras da FAA levarem a atrasos, esta administração americana não terá qualquer prurido ou problema em colocar os administradores da agencia federal na rua em 24 horas.
Que isso é um problema para a segurança, disso não tenho qualquer dúvida ...
Mas falamos de um governo que acaba com o Secretaria da Educação, fecha a Voz da América, demite sem apelo nem agravo funcionários vitais, para depois os ter que voltar a contratar.
Do meu ponto de vista, esta gente não vai ter problemas em ordenar que todos os regulamentos de segurança sejam suspensos se isso for necessário.
E no dia seguinte, a NewsMax e a Fox News, vão dizer que esses regulamentos eram inúteis e a América se viu livre das algemas da ultra-regulamentação aeronáutica.
Creio que o JohnM analisa a realidade com base no que tem acontecido na América até ao final de 2024. Se essas regras se mantivessem, eu não teria duvidas e afirmar que realmente demoraria anos até os americanos desenvolverem o sistema "A" ou a peça "B"Mas a realidade é que a atual administração opta por fazer tudo à bruta. Tal como o Roosevelt fez em 1941/1942. Nem todos os fabricantes de frigoríficos queriam produzir peças para aviões...
Se é técnicamente proveitoso, não sei,
mas que é mais rápido, disso creio que ninguém tem dúvidas.