F-35A Lightning II na FAP

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2040 em: Março 05, 2025, 04:59:24 pm »
O GEF110 para já equipa o Kaan.



Não se sabe quando vira um motor não americano.

https://www.defenceturk.net/yerli-ucak-motoru-icin-yeni-is-birligi



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2041 em: Março 05, 2025, 05:27:19 pm »
Esqueçam a compra de aviões - ainda por cima complexos e recentes - a turcos ou coreanos... e não é caso de "queimarmos" as pontes e não fazer o upgrade dos F-16 PAI para V fora dos EUA; atrasar o F-35 (mais) um par de anos e avançar ASAP com o V para os nossos F-16 parece-me a (única) solução - o dinheiro poupado (face a avançar já) com os F-35 tem muito em ser investido, mesmo em outros ramos.

Esse atraso de um "par de anos" coloca a nosa aviação na 2ª divisão, durante alguns anos, apenas tendo F-16V? Que seja. 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2042 em: Março 05, 2025, 05:32:29 pm »

A cada intervenção do dc, aumenta a quantidade de anos que um caça adquirido hoje tem que durar.

A França vai adquirir mais Rafale para servirem até depois de chegar o FCAS.

Segundo o dc, Portugal deve adquirir o FCAS mas, antes de isso, não podemos adquirir Rafale porque o que se adquirir hoje tem que durar até 2080 - ano escolhido arbitrariamente pela cabeça do dc.

Eu disse 2070/80, mas queria dizer 60/70. De resto, o raciocínio mantém-se. (Apesar de, na realidade portuguesa, não ser incomum operar os meios até aos 50 anos.)

Eu esqueci-me que em cada intervenção minha, tenho que escrever uma versão a explicar tudinho, para que o atrasado mental de serviço perceba o que está a ser discutido.

É simples, Portugal ao adquirir Rafales, por mais de 5000M, não iria comprar, passado 10 anos, os FCAS para os substituir. A França produz o Rafale, para eles faz sentido adquirir mais, tendo depois como plano retirar os Rafale mais antigos de serviço, substituindo-os pelo FCAS, operando o FCAS e Rafale em conjunto.

No caso português, não existiria tal coisa de operar os dois em simultâneo (ainda por cima 2 modelos caros de operar). Logo, se Portugal gastasse tanto dinheiro em Rafales, só compraria substituto passado várias décadas.

Não é difícil perceber isto. Tal como não é difícil perceber que seria absurdo gastar tanto dinheiro num caça de geração 4.5, quando conseguimos ter um caça equivalente através da modernização dos F-16, como solução stop-gap até decidirmos quando fazer o salto geracional.

O Rafale irá ser produzido pelo menos até 2040, altura em que os primeiros FCAS entrarão ao serviço.

Continuo a não perceber porque é que continuam a colocar o Kaan ao mesmo nível que o KF-21, já que o primeiro é totalmente furtivo e o segundo só o será no terceiro bloco  já depois de 2030 (há várias opiniões em relação a isso, já que há autores a indicar essa furtividade já no segundo bloco).

Não é só a Lockheed que vende kits de modernização dos F-16 (incluindo um radar AESA), mas também os turcos da Turkish Aerospace Industries.

Mas o KF-21 está num estado mais avançado de desenvolvimento, e na altura em que nós fossemos fazer um programa de aquisição, é bem possível que já estivesse em produção o Block 3, logo acabam por estar os dois aviões praticamente no mesmo patamar.

Quanto ao upgrade turco para F-16, é uma opção, se houver autorização americana. Mas não gosto da ideia de ficar tão dependente de uma Turquia que a qualquer momento, no meio deste caos geopolítico, pode lembrar-se de atacar a Grécia. Tamanha dependência militar da Turquia, pode revelar-se um erro estratégico grave.


Eu parei de ler ao fim da primeira frase.

 

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PereiraMarques

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2043 em: Março 05, 2025, 05:56:14 pm »


Por exemplo, o Nevada, que é um estado que tanto pode votar republicano como democrata, faz fronteira com o Texas.
A Guarda Nacional do Texas em teoria pode intervir no Nevada.


Não fazem...ainda têm o Novo México e o Arizona pelo meio  :mrgreen:
 

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P44

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2044 em: Março 05, 2025, 06:09:47 pm »


Por exemplo, o Nevada, que é um estado que tanto pode votar republicano como democrata, faz fronteira com o Texas.
A Guarda Nacional do Texas em teoria pode intervir no Nevada.


Não fazem...ainda têm o Novo México e o Arizona pelo meio  :mrgreen:



"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Pneucareca

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2045 em: Março 05, 2025, 07:03:10 pm »

A cada intervenção do dc, aumenta a quantidade de anos que um caça adquirido hoje tem que durar.

A França vai adquirir mais Rafale para servirem até depois de chegar o FCAS.

Segundo o dc, Portugal deve adquirir o FCAS mas, antes de isso, não podemos adquirir Rafale porque o que se adquirir hoje tem que durar até 2080 - ano escolhido arbitrariamente pela cabeça do dc.

Eu disse 2070/80, mas queria dizer 60/70. De resto, o raciocínio mantém-se. (Apesar de, na realidade portuguesa, não ser incomum operar os meios até aos 50 anos.)

Eu esqueci-me que em cada intervenção minha, tenho que escrever uma versão a explicar tudinho, para que o atrasado mental de serviço perceba o que está a ser discutido.

É simples, Portugal ao adquirir Rafales, por mais de 5000M, não iria comprar, passado 10 anos, os FCAS para os substituir. A França produz o Rafale, para eles faz sentido adquirir mais, tendo depois como plano retirar os Rafale mais antigos de serviço, substituindo-os pelo FCAS, operando o FCAS e Rafale em conjunto.

No caso português, não existiria tal coisa de operar os dois em simultâneo (ainda por cima 2 modelos caros de operar). Logo, se Portugal gastasse tanto dinheiro em Rafales, só compraria substituto passado várias décadas.

Não é difícil perceber isto. Tal como não é difícil perceber que seria absurdo gastar tanto dinheiro num caça de geração 4.5, quando conseguimos ter um caça equivalente através da modernização dos F-16, como solução stop-gap até decidirmos quando fazer o salto geracional.

O Rafale irá ser produzido pelo menos até 2040, altura em que os primeiros FCAS entrarão ao serviço.

Continuo a não perceber porque é que continuam a colocar o Kaan ao mesmo nível que o KF-21, já que o primeiro é totalmente furtivo e o segundo só o será no terceiro bloco  já depois de 2030 (há várias opiniões em relação a isso, já que há autores a indicar essa furtividade já no segundo bloco).

Não é só a Lockheed que vende kits de modernização dos F-16 (incluindo um radar AESA), mas também os turcos da Turkish Aerospace Industries.

Mas o KF-21 está num estado mais avançado de desenvolvimento, e na altura em que nós fossemos fazer um programa de aquisição, é bem possível que já estivesse em produção o Block 3, logo acabam por estar os dois aviões praticamente no mesmo patamar.

Quanto ao upgrade turco para F-16, é uma opção, se houver autorização americana. Mas não gosto da ideia de ficar tão dependente de uma Turquia que a qualquer momento, no meio deste caos geopolítico, pode lembrar-se de atacar a Grécia. Tamanha dependência militar da Turquia, pode revelar-se um erro estratégico grave.


Eu parei de ler ao fim da primeira frase.
Porquê? Não é habito recorrente?
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2046 em: Março 05, 2025, 10:28:53 pm »
Esqueçam a compra de aviões - ainda por cima complexos e recentes - a turcos ou coreanos... e não é caso de "queimarmos" as pontes e não fazer o upgrade dos F-16 PAI para V fora dos EUA; atrasar o F-35 (mais) um par de anos e avançar ASAP com o V para os nossos F-16 parece-me a (única) solução - o dinheiro poupado (face a avançar já) com os F-35 tem muito em ser investido, mesmo em outros ramos.

Esse atraso de um "par de anos" coloca a nosa aviação na 2ª divisão, durante alguns anos, apenas tendo F-16V? Que seja. 

Eu acho que um dos problemas neste debate, é que parece que se está a debater a substituição dos F-16 num prazo de 2 ou 3 anos, quando na verdade o prazo mais realista é 10 anos. Não nos podemos esquecer que a LPM foi revista em 2023, e nela não existe absolutamente nada relativo a um futuro caça até 2034. Logo o plano em vigor (que pode sempre mudar, claro) não prevê um caça novo até essa altura.

Com a situação geopolítica americana, criou-se mais uma barreira nesse sentido, infelizmente. Mas na FAP é capaz de haver a esperança de que nas próximas eleições presidenciais americanas, volto tudo ao "normal", e em meados de 2030 se possa encomendar F-35 para chegarem os primeiros por volta de 2035.

O problema deste plano, é que acarreta o risco de, se a situação geopolítica não mudar, a FAP fica empastelada. Daí ser crucial avançar ASAP para a modernização pelo menos dos PA I para V (full idealmente), para não correr riscos desnecessários. É aproveitar a exigência da NATO e da UE em investir na Defesa, e alocar dinheiro para este programa e para comprar armamento moderno para os F-16.

Até podíamos planear um upgrade V completo para os PA I, e um "V-" para os PA II e PA III. Pelo menos para uniformizar os radares e cockpit.
 

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Kalil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2047 em: Março 06, 2025, 12:00:14 am »
Esqueçam a compra de aviões - ainda por cima complexos e recentes - a turcos ou coreanos... e não é caso de "queimarmos" as pontes e não fazer o upgrade dos F-16 PAI para V fora dos EUA; atrasar o F-35 (mais) um par de anos e avançar ASAP com o V para os nossos F-16 parece-me a (única) solução - o dinheiro poupado (face a avançar já) com os F-35 tem muito em ser investido, mesmo em outros ramos.

Esse atraso de um "par de anos" coloca a nosa aviação na 2ª divisão, durante alguns anos, apenas tendo F-16V? Que seja.


Na prática, só modernizar os F-16 é que permitiria subir para essa 2a divisão.
E continuavamos a lutar arduamente pela manutenção na década seguinte.
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2048 em: Março 06, 2025, 12:56:55 am »
A questão das "divisões" é interessante, pois varia de missão em missão.

Para SEAD, obviamente estariam na 2ª divisão, por ser uma missão onde a furtividade ajuda muito.
Para combate BVR idem.
Para C-UAS e interceptar mísseis de cruzeiro, recorrendo a APKWS II, já estaria na 1ª divisão, principalmente se tiver apoio de um AWACS.
Para CAS num TO semi-permissivo, estariam praticamente na 1ª divisão, se devidamente equipados.
Como plataforma de lançamento de mísseis de cruzeiro, estaria na 2ª divisão com Taurus KEPD/StormShadow/JASSM. Com JASSM-ER (900km de alcance), chega à 1ª.
Se fossemos o primeiro país europeu a usar mísseis balísticos nos seus caças, 1ª divisão.

Com o equipamento/armamento actual, mesmo com uma modernização, os nossos F-16V estariam na 3ª divisão.

Agora se incluirmos pintura Have Glass V (redução do RCS), Legion pod (IRST), PIDS+, mísseis BVR mais recentes (Meteor/AIM-120 C8), armamento ar-solo stand-off, bombas guiadas de alcance extendido (JDAM-ER, SDB, StormBreaker,...), míssil anti-navio moderno (JSM), APKWS II, e por aí em diante, os nossos F-16 começariam a subir de divisão.

Agora, é uma questão de força de vontade. Querem ficar na 3ª divisão, querem entrar de forma tímida na 2ª divisão, ou querem aproximar-se do topo da 2ª divisão?
 

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Kalil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2049 em: Março 06, 2025, 01:24:07 am »
Sabemos que estamos bem tramados quando todas as nossas frases começam por "Se".

A questão é que não temos nada, e neste momento, 500 milhões de euros já não devem chegar para encomendar umas dezenas de JSM e Meteor, e que estes possam chegar antes de 2030.

 
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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2050 em: Março 06, 2025, 10:11:34 am »
Esqueçam a compra de aviões - ainda por cima complexos e recentes - a turcos ou coreanos... e não é caso de "queimarmos" as pontes e não fazer o upgrade dos F-16 PAI para V fora dos EUA; atrasar o F-35 (mais) um par de anos e avançar ASAP com o V para os nossos F-16 parece-me a (única) solução - o dinheiro poupado (face a avançar já) com os F-35 tem muito em ser investido, mesmo em outros ramos.

Esse atraso de um "par de anos" coloca a nossa aviação na 2ª divisão, durante alguns anos, apenas tendo F-16V? Que seja.

Em parte concordo, mas...

O F16 é um caça americano, a maior parte dos sistemas são dos EUA. Um kit turco pode resolver muita coisa mas...

https://bulgarianmilitary.com/2024/11/27/turkey-shocks-the-u-s-drops-f-16-fighters-deal-goes-local/

Desconheço, além dos EUA e dos Turcos mais kits de modernização. Mas com certeza, outras nações poderão ter.



É ver onde as modas param. Segunda Divisão? Sempre tivemos. Mesmo com o F35, nada nos garantia que iriamos receber os mais avançados.

Ainda assim caças como o Kaan e o Kf21 podem ser opção se Washington armar-se em carapau de corrida. Assim como o Rafale/wingman.

 

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2051 em: Março 06, 2025, 11:30:57 am »
Continuo a acreditar que é mais fácil avançar-se com o impeachment do Trump, do que a Lockheed Martin permitir passivamente que sejam prejudicados os programas F-16V/Block 70/72 e F-35 por esta administração. Já devem ter ficado pouco lixados por terem sido excluídos do program F/A-XX, logo não estou a ver permitirem que Viper e Lightning II sejam ainda mais prejudicados do que já estão a ser por obra e graça da Casa Branca.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2052 em: Março 06, 2025, 11:46:03 am »
O pessoal esquece-se que o F-35 é também muito europeu
 

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2053 em: Março 06, 2025, 11:52:56 am »
O pessoal esquece-se que o F-35 é também muito europeu

Para além das peças que são feitas pelos vários sócios, há ainda uma linha de montagem em Itália.

Citar
Italy hosts one of the three final assembly lines at Cameri, Italy, near Milan. The assembly line has mostly produced the F-35A and F-35B variants for itself and for the Netherlands. After a recent U.S. government decision, other European customers can request to have their F-35s assembled in Italy.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2054 em: Março 06, 2025, 11:58:34 am »
Continuo a acreditar que é mais fácil avançar-se com o impeachment do Trump, do que a Lockheed Martin permitir passivamente que sejam prejudicados os programas F-16V/Block 70/72 e F-35 por esta administração. Já devem ter ficado pouco lixados por terem sido excluídos do program F/A-XX, logo não estou a ver permitirem que Viper e Lightning II sejam ainda mais prejudicados do que já estão a ser por obra e graça da Casa Branca.

O "complexo industrial-militar" é poderoso e parte de muitas teorias da conspiração... aqui não me parece mesmo ir ter hipóteses - os seus principais aliados, os antigos Republicanos, foram substituídos pelos MAGA, com a sua agenda e a sua típica de atuação de "elefante em loja de porcelana". Talvez daqui a 2 anos tenham menos poder (apesar, relembro, da capacidade executiva que o Presidente tem) - sendo que o mal está feito: a NATO abalada, os Europeus a perceberem onde estão metidos, etc.       
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