É preciso tentar entender o que é o movimento MAGA, mas mais importante que isso são as novecentas páginas do projecto-2025.
Não se pode comprimir nuns parágrafos um livro enorme, mas basicamente, a ideia é transformar os Estados Unidos da América numa Ditadura Federal.
Ou seja:O governo central em Washington deixa de ter qualquer intervenção na administração, desde segurança social, sistema educativo, sistema de saúde. O governo de Washington passa a possuir o controlo das Forçar Armadas, dos serviços de informações internos e externos...
Depois, cada estado, tem o nível de democracia que quiser. Se a California quiser ser mais liberal pode, e se o Utah quiser declarar-se um Estado Evangélico, também pode.
Não há provisão na lei americana, nem sequer para eleições antecipadas. Na América isso não existe.
Dentro de dois anos, com os mecanismos do projeto-2025, nas eleições onde os candidatos do Trump não ganharem, haverá recursos legais, para garantir que os opositores não são eleitos. Isso são favas contadas.
A coisa mais complicada em tudo isto, é a possibilidade que existe de as forças da Guarda Nacional de um estado, poderem ser enviadas para outro estado para impor determinações do presidente, caso um estado decida não acatar as regras determinadas.
Por exemplo, o Nevada, que é um estado que tanto pode votar republicano como democrata, faz fronteira com o Texas.
A Guarda Nacional do Texas em teoria pode intervir no Nevada.
O presidente não pode enviar as tropas do exército da marinha, dos marines ou da Força Aérea para intervir, mas os estados ou as suas Guardas Nacionais, podem faze-lo...
E estou de acordo com a necessidade de modernizar os F-16.
Comprar Gripens e Rafales, é investir em aeronaves que serão pouco mais sofisticadas que F-16 modernizados, sendo que as diferenças não compensam o preço, nem de perto nem de longe.
Ainda assim, a modernização de um F-16 não fica por menos de 35 milhões de dólares americanos por unidade, e fazendo contas muito rápidas e extrapolando de dados conhecidos, nomeadamente o custo do negocio inicialmente previsto para a Turquia...