F-35A Lightning II na FAP

  • 2794 Respostas
  • 331846 Visualizações
*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8231
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6483/-1386
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1080 em: Julho 18, 2024, 09:57:55 am »

Depende do que os russos pagarem ao Ellon Musk e das vantagens negociais que lhe tiverem prometido.
O candidato a vice, é um capacho... nada mais que isto.
Agora estou convencido de que o Trump pode até ser eleito, mas vai sair da casa branca com os pés para a frente.

O Elon Musk é sul africano, não pode chegar à presidencia diretamente ...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8231
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6483/-1386
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1081 em: Julho 18, 2024, 10:04:27 am »
Citação de: Get_It
papatango, obviamente que o complexo industrial norte-americano vai falar mais alto que qualquer fantoche russo que esteja no poder, político norte-americano ou os eleitores norte-americanos.

Se arrebentar um conflito entre a Europa e os russos, acham mesmo que eles vão dizer não a vender mais armamento aos europeus e ganhar dinheiro?

Cumprimentos,

É imprescindivel pensar fora da caixa.
O Ellon Musk, é apenas o homem mais rico do planeta e a sua fortuna não está diretamente relacionada com o complexo-militar-industrial.

As ideias estão por aí em todo o lado e um dos seus arautos é um homem chamado John Mearsheimer, que defende que para se defender da China os americanos precisam dos russos do seu lado.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23122
  • Recebeu: 4084 vez(es)
  • Enviou: 2862 vez(es)
  • +2667/-4467
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1082 em: Julho 18, 2024, 10:27:50 am »
Pessoal, o F-35 tem uma linha de montagem em Itália! Todos os sócios do programa produzem algo.

Level 1 partner - Reino Unido.

Level 2 partners - Itália, Países Baixos

Level 3 partners - Austrália, Canadá, Dinamarca, Noruega

Citar
The F-35's manufacturer, Lockheed Martin, states that currently around 25% of the F-35's components are manufactured in Europe. The European countries with the largest share of the F-35 programme are Denmark, Italy, Germany, Norway and the UK. The Danish company Terma, for example, is developing a multi-purpose container which, although located on the outside of the aircraft, does not significantly increase the aircraft's reflectivity. This container can be used for a wide range of sensors and systems, including weapon systems. The wings are then manufactured in Italy and Italian companies also supply, for example, cockpit parts and other components of the aircraft. In addition, a maintenance and repair centre for aircraft from other European countries is being prepared at Cameri air base. Germany's Rheinmetall, for its part, will be involved in the production of F-35 fuselage parts to be supplied to foreign customers. Norway's Kongsberg is participating in the development of a Joint Strike Missile (JSM) specifically for the F-35. Other Norwegian companies are supplying, for example, pylons to house air-to-air missiles. However, probably the most important European contributor in terms of industrial cooperation is the UK. British companies are involved in the supply of seats and horizontal tail surfaces, for example. In total, more than 100 British companies are involved in deliveries for the F-35.

In terms of weapon systems, the European missile manufacturer MBDA is preparing the integration of ASRAAM (short-range) and Meteor (long-range) air-to-air missiles. As for the aforementioned air-to-surface Joint Strike Missile, these are designed to destroy land and sea targets at long range. The biggest advantage of these missiles is the fact that they are fired from the aircraft's internal bomb bay and do not have to be located under the wings, allowing the aircraft to maintain a low bouncing surface. A special case is the TAURUS KEPD 350 cruise missile, which, according to one of MBDA's promotional materials, may be integrated into the F-35's armament.

https://www.czdefence.com/article/europeanisation-of-the-f-35
« Última modificação: Julho 18, 2024, 10:39:28 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1723
  • Recebeu: 403 vez(es)
  • Enviou: 414 vez(es)
  • +397/-7133
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1083 em: Julho 18, 2024, 10:34:13 am »
Qualquer avião comprado por Portugal nos states ficará definitivamete dependente dos nossos patrões, é assim com os F16 e será assim com os F35. Os americanos que os paguem e que paguem também os salários dos seus empregados lusos. 

Os nossos futuros aviões deveriam estar livres de todas as amarras que nos prendem à vontade de velhos senis com os pés para a cova e que se estão a marimbar para os interesses dos portugueses e dos outros povos em geral.
A nossa politica de defesa deve levar em conta que os EUA e a UE são realidades distintas , hoje somos aliados, amanhã quem sabe ?
« Última modificação: Julho 18, 2024, 10:35:15 am por legionario »
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23122
  • Recebeu: 4084 vez(es)
  • Enviou: 2862 vez(es)
  • +2667/-4467
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1084 em: Julho 18, 2024, 10:41:46 am »
Amanhã o F-35 continuará a ser fabricado em Itália e com 25% dos mesmos também eles feitos na Europa.

Basta ver acima.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8231
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6483/-1386
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1085 em: Julho 18, 2024, 10:47:15 am »
Amanhã o F-35 continuará a ser fabricado em Itália e com 25% dos mesmos também eles feitos na Europa.

Basta ver acima.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra. As estruturas industriais são apenas isso, quem manda será sempre o dono do projeto.
Os espanhóis precisam da autorização da Alemanha para colocar os Leopard-2 noutros cenários, mesmo tendo os tanques sido produzidos na Espanha.

Isto é uma questão de geoestratégia e todos estes interesses podem ser colocados em causa se houver interesses mais fortes e mais importantes.

Há um especialista sueco chamado Fabian Hoffman, que vem a alertar há algum tempo, desde que a volta de Trump começou a apresentar-se como provavel, para o fato de a Europa não poder continuar a depender dos americanos, porque os interesses dos americanos podem ser opostos aos europeus.

E nós aqui, a achar que a base das Lajes vai ser eternamente importante, na ligação entre a Europa e a América ...
E a pensar nuns trocados que podem ajudar a comprar meio avião por ano ...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1086 em: Julho 18, 2024, 11:47:27 am »
Esse problema é comum a maioria dos meios, nomeadamente os mais caros de de maior complexidade de equipamentos. Até a Embraer tem de comprar a maioria das coisas para meter nos seus modelos.
Se lhe fecham a torneira para a produção.

Por isso a Europa faz parceiras e fabrica os seus próprios componentes para os seus meios. Assim nem tudo estará dependente de outros.
Nós nem as munições  ou a arma principal das FA, como já tivemos no passado
Desenvolvemos alguma tecnologia mas de reduzida dimensão e dependente de outros equipamentos. A Tekever faz o seu próprio drone de uma ponta a outra, creio e até faz satélites. Mas não se quer meter no lado militar. Ainda assim será boa aposta com sistemas de vigilância e reconhecimento. Temos? Não. embora modelos como o AR5 e o ARX possam ter uma particular importância.
Temos faltas de meios que podiam ser adquiridos numa base de parceria de fabrico europeu.
E devíamos ter mais atenção em evitar  Agendas com gente que depois faz chantagem politica e administrativa da soberania de decisão.
Dou o exemplo de como foi com as cartas de condução palop e de como fomos "obrigados a aceitar a exigência". Até porque mais de metade delas são compradas lá a um  policia. Custa quase o mesmo que pagam a tirar uma legalmente mas sem riscos de chumbarem. Por isso vale o que vale. Afinal os Visto também
 
« Última modificação: Julho 18, 2024, 12:03:56 pm por Pescador »
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9818
  • Recebeu: 3882 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1087 em: Julho 18, 2024, 12:07:16 pm »
Se o problema é o avião vão para o Rafale. É 100% franciu.



Saudações

P.S. Os EUA querem é vender armas. O escândalo Irão-Contras prova exatamente isso, ou alguém acha que a CIA vendia armas sozinha?

https://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Ir%C3%A3-Contras

P.S. 2 - A Rússia vai aguentar-se enquanto tiver ouro. Tem muito, mas gasta-o depressa e já não o consegue adquirir com facilidade. Quando acabar e se continuar com sanções nem uma revolta nas berlengas consegue financiar. Simples.

https://www.moreno.ind.br/noticias/por-que-russia-compra-mais-ouro-que-todos-os-outros-paises-juntos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1723
  • Recebeu: 403 vez(es)
  • Enviou: 414 vez(es)
  • +397/-7133
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1088 em: Julho 18, 2024, 12:13:00 pm »
Amanhã o F-35 continuará a ser fabricado em Itália e com 25% dos mesmos também eles feitos na Europa.

Basta ver acima.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra. As estruturas industriais são apenas isso, quem manda será sempre o dono do projeto.
Os espanhóis precisam da autorização da Alemanha para colocar os Leopard-2 noutros cenários, mesmo tendo os tanques sido produzidos na Espanha.

Isto é uma questão de geoestratégia e todos estes interesses podem ser colocados em causa se houver interesses mais fortes e mais importantes.

Há um especialista sueco chamado Fabian Hoffman, que vem a alertar há algum tempo, desde que a volta de Trump começou a apresentar-se como provavel, para o fato de a Europa não poder continuar a depender dos americanos, porque os interesses dos americanos podem ser opostos aos europeus.

E nós aqui, a achar que a base das Lajes vai ser eternamente importante, na ligação entre a Europa e a América ...
E a pensar nuns trocados que podem ajudar a comprar meio avião por ano ...

Muito bem dito, 100% de acordo !
« Última modificação: Julho 18, 2024, 12:13:58 pm por legionario »
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1089 em: Julho 18, 2024, 12:36:34 pm »
Se o problema é o avião vão para o Rafale. É 100% franciu.



Saudações

P.S. Os EUA querem é vender armas. O escândalo Irão-Contras prova exatamente isso, ou alguém acha que a CIA vendia armas sozinha?

https://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Ir%C3%A3-Contras

P.S. 2 - A Rússia vai aguentar-se enquanto tiver ouro. Tem muito, mas gasta-o depressa e já não o consegue adquirir com facilidade. Quando acabar e se continuar com sanções nem uma revolta nas berlengas consegue financiar. Simples.

https://www.moreno.ind.br/noticias/por-que-russia-compra-mais-ouro-que-todos-os-outros-paises-juntos

Pois, mas para isso íamos para o novo que eles e Inglaterra planeia de 5 geração.
A França um dia também passa a País do norte de África
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8231
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6483/-1386
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1090 em: Julho 18, 2024, 01:05:59 pm »
O problema aqui, é que eu não coloco em causa a superioridade técnica do F-35 sobre qualquer coisa que a Europa tenha.

O problema é muito mais profundo e pode ter consequências sismicas.
A  possibilidade de os americanos sairem da estrutura militar da NATO, é algo que tem consequências que a maior parte das pessoas ainda nem sequer imaginou.
Aquilo que sempre tivemos como certo, a utilização de determinados meios em ações da NATO, pode no futuro estar em causa.

Este é já um problema europeu, já que fora franceses e espanhois, praticamente toda a gente já entrou a bordo do F-35, desde os ingleses aos italianos, passando pelos alemães, gregos, finlandeses, noruegueses, holandeses, belgas, dinamarqueses, polacos e não sei se mais alguém...

Ou seja, a opção pelo F-35 apenas nos deixará no mesmo buraco que todos os outros.
Estou apenas a alertar para o fato de termos a NATO e os americanos como um dado adquirido, sem ponderar o que se está a passar, nomeadamente nas últimas semanas.

O problema não é o Trump, são os americanos. Se o Sr. Ellon Musk pudesse candidatar-se a presidente, muita gente votaria nele ...
Agora, temos um possivel vice-presidente que faz o que lhe mandarem, e que ainda se pode recandidatar por mais oito anos ...
Isto quer dizer ter o Ellon Musk a controlar a América durante 12 anos pelo menos.

E a mandar a Europa fazer o que lhe for conveniente ...

Como digo, devemos pensar "fora da caixa". A América não é tão confiável como gostariamos que fosse. E isso é uma relidade, não é uma teoria, nem uma hipótese nem uma conjetura...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 1122
  • Recebeu: 360 vez(es)
  • Enviou: 217 vez(es)
  • +77/-145
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1091 em: Julho 18, 2024, 01:16:59 pm »
Agora o bicho papão é o Elon Musk.

Até  dói.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9818
  • Recebeu: 3882 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1092 em: Julho 18, 2024, 02:22:09 pm »
E eu que gosto tanto das torradeiras da Tesla...  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

P.S. Pescador, se é para avançar para um de quinta geração existem os Turcos. Se calhar até tem menos tecnologia americana que o dos bifes. Se o problema for a ideologia árabe, temos os Sul Coreanos.  ;)



P.S. 2 - O que vale é que o Putin prefere a gás. Mas nunca fiando... :mrgreen:  https://www.newsweek.com/vladimir-putin-elon-musks-tesla-electric-cars-and-why-gas-better-677560

https://www.tesla.com/de_lu/blog/tesla-roadster-makes-history-moscow%E2%80%99s-red-square

« Última modificação: Julho 18, 2024, 02:59:13 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8231
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6483/-1386
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1093 em: Julho 18, 2024, 02:59:39 pm »
Bom...
Eu não sei se há bichos papões ou não, apenas me limito a olhar para os factos e a explicar porque razão acho que devemos pensar duas vezes antes de gastar o pouco dinheiro que temos...

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=1712.msg443928#msg443928


De resto, creio que ninguém em seu perfeito juizo deixará de reconhecer que Ellon Musk não gosta da União Europeia nem com batata frita.
E que depois de Trump ser eliminado (um covidezito chega) teremos o presidente Vance, a fazer o que lhe mandam...

Tanto quanto sei o Musk já só controla 20% da TESLA ... :D
O negócio dele agora é o Space-X e o X, claro...

A questão é complicada, porque toda a Europa acaba estando na dependencia da America para quase tudo.
Mas há nuvens muito negras no horizonte da relação com os americanos.

Ainda que os projetos da Turquia e da Coreia do Sul aparentem ser parecidos com o F-35, trata-se de lookalikes mais que qualquer outra coisa...
Faze-me lembrar os comentários dos brasileiros, quando há mais de uma década, eu me atrevi a dizer que o glorioso Su-57 era afinal pouco mais que um Su-27 muito modernizado.
Hoje, já pouca gente se atreve a dizer que o avião russo é um verdadeiro caça Stealth de quinta geração...

Ainda assim, o problema principal é que a Europa precisava de começar a aquecer os motores e não tem feito nada, ou então muito pouco.
Os europeus só começaram a entender o problema, quando o Trump começou a subir nas sondagens e se percebeu que poderiam ter mais quatro anos dele.

Só que agora o problema não são os quatro anos de Tump. São os anos do senhor Vance como vice substituto, e depois mais dois mandatos a que pode concorrer.

O projeto que aparenta ser o potencialmente mais avançado seria o FCAS, mas só um programa que junte todos os países da UE e eventualmente os britânicos teria pernas para andar. Em vez disso continuam as separações do costume, com os franceses, alemães e espanhóis de um lado, os ingleses e os italianos de outro...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9818
  • Recebeu: 3882 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1094 em: Julho 18, 2024, 03:13:47 pm »
O Su57 é um Su27 modernizado, ponto. Que ainda por cima não vai ser produzido em serie. Agora, sejam os Coreanos ou os Turcos em breve vão avançar com produção em serie dos seus caças. E os Coreanos tem acesso ao F35, portanto não sei se será apenas lokalikes.

https://www.flightglobal.com/kai-kicks-off-mass-production-of-kf-21-fighter/159084.article

Saudações

P.S. O Fcas só vai para a frente quando os países em questão já não tiveram mais possibilidade de venderem os seus caças de quarta geração. Os suecos são um bom exemplo disso.

https://breakingdefense.com/2023/11/sweden-commits-to-future-fighter-procurement-decision-in-2031/

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/