Bom...
Eu não sei se há bichos papões ou não, apenas me limito a olhar para os factos e a explicar porque razão acho que devemos pensar duas vezes antes de gastar o pouco dinheiro que temos...
https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=1712.msg443928#msg443928De resto, creio que ninguém em seu perfeito juizo deixará de reconhecer que Ellon Musk não gosta da União Europeia nem com batata frita.
E que depois de Trump ser eliminado (um covidezito chega) teremos o presidente Vance, a fazer o que lhe mandam...
Tanto quanto sei o Musk já só controla 20% da TESLA ...

O negócio dele agora é o Space-X e o X, claro...
A questão é complicada, porque toda a Europa acaba estando na dependencia da America para quase tudo.
Mas há nuvens muito negras no horizonte da relação com os americanos.
Ainda que os projetos da Turquia e da Coreia do Sul aparentem ser parecidos com o F-35, trata-se de lookalikes mais que qualquer outra coisa...
Faze-me lembrar os comentários dos brasileiros, quando há mais de uma década, eu me atrevi a dizer que o glorioso Su-57 era afinal pouco mais que um Su-27 muito modernizado.
Hoje, já pouca gente se atreve a dizer que o avião russo é um verdadeiro caça Stealth de quinta geração...
Ainda assim, o problema principal é que a Europa precisava de começar a aquecer os motores e não tem feito nada, ou então muito pouco.
Os europeus só começaram a entender o problema, quando o Trump começou a subir nas sondagens e se percebeu que poderiam ter mais quatro anos dele.
Só que agora o problema não são os quatro anos de Tump. São os anos do senhor Vance como vice substituto, e depois mais dois mandatos a que pode concorrer.
O projeto que aparenta ser o potencialmente mais avançado seria o FCAS, mas só um programa que junte todos os países da UE e eventualmente os britânicos teria pernas para andar. Em vez disso continuam as separações do costume, com os franceses, alemães e espanhóis de um lado, os ingleses e os italianos de outro...