F-35A Lightning II na FAP

  • 2792 Respostas
  • 330915 Visualizações
*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1862
  • Recebeu: 264 vez(es)
  • Enviou: 101 vez(es)
  • +1061/-1830
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #945 em: Junho 26, 2024, 08:57:10 pm »
Eu quero um Alfa Romeo 33 Stradale, uma Vivenda em Colares com quatro quartos, piscina, vista para a Serra de Sintra e para o mar... E a paz no mundo...

Eu saio pelo meu próprio pé

Alfa para já é mal escolhido, só dá problemas  ;D. Mas dá para ser uma vivenda feita pela Mota Engil a preço de amigo e na zona da linha. É só engrenar no MNE e fazer comissão em Angola


Olha aqui um a falar da Mota Engil.
Onde é que está aquele GNR do forum que me ameaçou de processo em tribunal por mencionar um empreiteiro?

Apareça lá Sr. Guarda.
Oriente aqui o trânsito de ideias.
« Última modificação: Junho 26, 2024, 10:04:54 pm por saabGripen »
 

*

Pilotasso

  • Membro
  • *
  • 111
  • Recebeu: 53 vez(es)
  • Enviou: 26 vez(es)
  • +46/-10
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #946 em: Junho 29, 2024, 09:15:17 pm »
Dêm algum desconto à ignorância do Nuno Rogério, mas aqui vai:
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1723
  • Recebeu: 403 vez(es)
  • Enviou: 414 vez(es)
  • +397/-7129
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #947 em: Junho 29, 2024, 09:59:54 pm »
Os F35 emprestados é melhor que comprados. De qualquer das maneiras ficarão às ordens dos americanos, porquê pagá-los ?
Eu acho é que para além de emprestarem os 50 aviões, os nossos patrões também deviam pagar os salários do pessoal    :)

« Última modificação: Junho 29, 2024, 10:00:57 pm por legionario »
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: nelson38899

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5587
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 870 vez(es)
  • +720/-2701
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #948 em: Junho 29, 2024, 10:01:42 pm »
Os F35 emprestados é melhor que comprados. De qualquer das maneiras ficarão às ordens dos americanos, porquê pagá-los ?
Eu acho é que para além de emprestarem os 50 aviões, os nossos patrões também deviam pagar os salários do pessoal  :mrgreen:

Uma coisa é certa, tu só podes usar armas americanas, onde e quando eles deixam, por isso não vejo qual o problema dos empréstimos.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka, legionario

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1723
  • Recebeu: 403 vez(es)
  • Enviou: 414 vez(es)
  • +397/-7129
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #949 em: Junho 29, 2024, 10:03:19 pm »
Os F35 emprestados é melhor que comprados. De qualquer das maneiras ficarão às ordens dos americanos, porquê pagá-los ?
Eu acho é que para além de emprestarem os 50 aviões, os nossos patrões também deviam pagar os salários do pessoal  :mrgreen:

Uma coisa é certa, tu só podes usar armas americanas, onde e quando eles deixam, por isso não vejo qual o problema dos empréstimos.
Exatamente !
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1313
  • Recebeu: 865 vez(es)
  • Enviou: 421 vez(es)
  • +192/-41
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #950 em: Junho 29, 2024, 10:26:15 pm »
Os F35 emprestados é melhor que comprados. De qualquer das maneiras ficarão às ordens dos americanos, porquê pagá-los ?
Eu acho é que para além de emprestarem os 50 aviões, os nossos patrões também deviam pagar os salários do pessoal  :mrgreen:
Uma coisa é certa, tu só podes usar armas americanas, onde e quando eles deixam, por isso não vejo qual o problema dos empréstimos.
Exatamente !
Do meu ponto de vista, a melhor solução seria um leasing operacional a 20 anos, com opção de compra no final… pagava-se a infraestrutura no início (talvez 1000 milhões) e os aviões a 3-4% de amortização ao ano, com uma opção final de compra de uns 10-20%. 20 aviões talvez ficassem a menos de 100 milhões por ano em pagamentos… 30 a menos de 150 milhões… se houver alguém aqui da área financeira, que pudesse estimar pagamentos de um negócio de leasing a 20 anos, com valor residual de uns 10% e uns 3% de juros ao ano, partindo do princípio que cada aeronave nova custaria cerca de 100 milhões, seria interessante, para termos uma noção dos números. Eu definitivamente não sou dessa área, e leasing só dos carros que compro, lol…
« Última modificação: Junho 29, 2024, 10:26:56 pm por JohnM »
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2215
  • Recebeu: 2447 vez(es)
  • Enviou: 3238 vez(es)
  • +5624/-3364
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #951 em: Junho 30, 2024, 04:25:42 pm »

Uma coisa é certa, o gripem era enterrar dinheiro para agradar e alguns e untarem mãos e, nada adiantava de relevante, dado que seriam adquiridos durante os anos 30 e ficarem tão obsoletos a meio de vida quanto os A7 quando vieram.


Os A-7 não vieram obsoletos, nem perto disso. Até mesmo quando foram retirados em 1999 ainda eram perfeitamente relevantes.
Só com o F-16 MLU ganhámos capacidade superior em ataque ar- superfície.

Passados todos estes anos, posso afirmar publicamente, que os A-7P, só não foram enviados para a operação "Allied Force", porque a classe política e o CEMFA da altura quiseram "estrear" os F-16, apesar de somente irem equipados com canhão e AIM-9L+ o ALQ-131...
Houve planeamento para enviar pelo menos 5 A-7P.

Cps,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, wyldething

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6740
  • Recebeu: 7396 vez(es)
  • Enviou: 5016 vez(es)
  • +10179/-2918
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #952 em: Junho 30, 2024, 04:46:51 pm »
Boa noite,
Como já vos tinha dito, os bonecos continuam a romantizar a Embraer.
Os loucos já falam em 12 aviões para instrução e 10 para CAS, sendo a base de operação Monte Real.
 :o

:jaja2: *** You're are now entering the RUMOR ZONE *** nx2l1

Ora bem, sejam todos muito bem-vindos a mais uma edição da Rumor Zone, a sua rubrica de rumores ocasional. :mrgreen:

Num encontro este fim-de-semana de malta ligada aos aviões, falou-se de tudo um pouco, mas principalmente de gajas... e aviões, claro. E nesse encontro informal estiveram presentes muitos figurões da FAP, incluindo pelo menos 2 ex-CEMFA (que me tenha apercebido). E, como não podia deixar de ser, falou-se da FAP, da FAP atual e da FAP do futuro. Fora os problemas já conhecidos de todos e que teimam em se perpetuar (falta de efetivos, contínuo desinvestimento, desencanto crescente pela vida militar, etc), também foram obviamente abordadas as questões de reequipamento do ramo. E assim sendo, e já que estamos na Rumor Zone, aqui fica um resumo do muito que foi falado:

1º - Super Tucano. O ST é uma certeza, não há volta a dar, e tal como apontou o Subsea7, o número a adquirir será muito possivelmente mais perto das 2 dúzias de aparelhos do que apenas uma. 10 a 12 aeronaves destinar-se-iam à Esq. 103 "Caracóis" para instrução avançada sediados em Beja, e outras 10 a 12 para a Esq. 301 "Jaguares" em Monte Real. No Beja Air Show vários foram os militares que indagaram os representantes da Embraer lá presentes a este respeito, e estes últimos foram taxativos ao afirmar que o construtor brasileiro conta vender mais do que 12 unidades à FAP. A confirmar-se, vai ser engraçado ver os Jaguares no Tiger Meet entre F-35, Rafale, Typhoon e Gripen, sem falar nos exercícios internacionais a doer. ::)

2º - F-16. Se a 301 transitar para o Super Tucano, a Esq. 201 "Falcões" ficará encarregue de operar os 19 F-16AM/BM Peace Atlantis I (PA I), sendo os Peace Atlantis II (PA II) - incluindo os 3 monolugares em modernização na OGMA - cedidos à Ucrânia. Os PA I serão alvo de um upgrade nos moldes daquilo a que já aqui temos falado, ou seja, novo radar AESA SABR, armamento mais moderno e com capacidade stand-off, novo pod designador de alvos e talvez novo pod ECM.

3º - F-35A. Caso Portugal ceda os PA II para a Força Aérea Ucraniana, os Estados Unidos estarão dispostos a ceder-nos entre 12 a 16 "low hour" F-35A Block 3i ou Block 3F em segunda-mão, e com um preço mais acessível por força do Acordo das Lajes. A Esquadra deverá ser uma 3xx, e existem dúvidas se ficaria porventura em Monte Real ou seria colocada em Ovar.

4º - P-3C. Como uma certa forma de contrapartida pelo preço mais baixo dos F-35A, Portugal comprometer-se-ia perante os Estados Unidos a sediar em permanência uma Esquadra de Orion na BA4, muito provavelmente os 2 CUP II ex-Marinha Germânica (que deverão ser os últimos a ser entregues no final do ano que vem) para patrulhamento marítimo e busca e salvamento. Deverão também ser esses 2 (nºs de cauda 24812 e 24813) a ser utilizados operacionalmente pela FAP, sendo os restantes utilizados como "vacas" para sustentação da frota até 2040.

5º - Helis. Grande confusão a este respeito, com muitas informações cruzadas. A FAP aparentemente estará a tentar que os helicópteros de evacuação voltem a ficar a seu cargo, e não responsabilidade do Exército, como era a intenção da anterior MDN e até ver do atual. A compra de mais 3 UH-60A para a função de combate a incêndios não é de todo líquida, o que me surpreendeu, e caso tenha de assumir a função de evacuação médica em vez do INEM, a FAP irá exigir mais meios. O plano de modernização da frota EH-101 já se encontra elaborado, porém como o seu custo rondará os 400 a 500M€ (isto porque a FAP alegadamente gostaria também de trocar os motores Turbomeca pelos General Electric CT7), poderá ir para as calendas gregas, ou seja, pura e simplesmente continuar tudo como está hoje.

6º - C-130. Após a receção do 5º KC-390, poderão ser colocados à venda pós-modernização de toda a frota, e a Esq. 501 "Bisontes" ser dotada de 3 A400M excedentários provenientes da encomenda espanhola ou germânica.

7º - Por incrível que pareça, não há planos para comprar mais aeronaves DHC-515, não de imediato pelo menos. Deverão ser 2 e apenas 2 durante uns bons anos, o que já de si é um verdadeiro milagre, mas que por força de acidente, avaria, manutenção ou obrigação de ajuda a outras nações que compõem o mecanismo rescEU da União Europeia, poderão significar 0.


E pronto, para já é tudo. Muito do que aqui está não constitui propriamente novidade visto ter sido adiantado em várias ocasiões pelo Subsea7, no entanto não quis deixar de partilhar o que se ouve agora por aí.


 :jaja2: *** You're are now leaving the RUMOR ZONE *** nx2l1
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 1122
  • Recebeu: 360 vez(es)
  • Enviou: 217 vez(es)
  • +77/-145
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #953 em: Junho 30, 2024, 05:23:36 pm »
12 F-35 Block 3F ainda vá que não vá. Block 3i já foi lançado em 2016 e não seria muito lógico.

Mas é como diz o outro pedintes não podem ser esquisitos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, LightningBolt

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8068/-12619
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #954 em: Junho 30, 2024, 05:42:03 pm »
Jaguares com ST??? :o

Que grande insulto à esquadra! Mais valia extingui-la em nome da história e criar uma nova...sei lá, os tarecos, os miaus, os ronroms...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso, LM, Charlie Jaguar, nelson38899, Anthropos, JohnM, Pneucareca, LightningBolt

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1313
  • Recebeu: 865 vez(es)
  • Enviou: 421 vez(es)
  • +192/-41
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #955 em: Junho 30, 2024, 05:51:48 pm »
Boa noite,
Como já vos tinha dito, os bonecos continuam a romantizar a Embraer.
Os loucos já falam em 12 aviões para instrução e 10 para CAS, sendo a base de operação Monte Real.
 :o

:jaja2: *** You're are now entering the RUMOR ZONE *** nx2l1

Ora bem, sejam todos muito bem-vindos a mais uma edição da Rumor Zone, a sua rubrica de rumores ocasional. :mrgreen:

Num encontro este fim-de-semana de malta ligada aos aviões, falou-se de tudo um pouco, mas principalmente de gajas... e aviões, claro. E nesse encontro informal estiveram presentes muitos figurões da FAP, incluindo pelo menos 2 ex-CEMFA (que me tenha apercebido). E, como não podia deixar de ser, falou-se da FAP, da FAP atual e da FAP do futuro. Fora os problemas já conhecidos de todos e que teimam em se perpetuar (falta de efetivos, contínuo desinvestimento, desencanto crescente pela vida militar, etc), também foram obviamente abordadas as questões de reequipamento do ramo. E assim sendo, e já que estamos na Rumor Zone, aqui fica um resumo do muito que foi falado:

1º - Super Tucano. O ST é uma certeza, não há volta a dar, e tal como apontou o Subsea7, o número a adquirir será muito possivelmente mais perto das 2 dúzias de aparelhos do que apenas uma. 10 a 12 aeronaves destinar-se-iam à Esq. 103 "Caracóis" para instrução avançada sediados em Beja, e outras 10 a 12 para a Esq. 301 "Jaguares" em Monte Real. No Beja Air Show vários foram os militares que indagaram os representantes da Embraer lá presentes a este respeito, e estes últimos foram taxativos ao afirmar que o construtor brasileiro conta vender mais do que 12 unidades à FAP. A confirmar-se, vai ser engraçado ver os Jaguares no Tiger Meet entre F-35, Rafale, Typhoon e Gripen, sem falar nos exercícios internacionais a doer. ::)

2º - F-16. Se a 301 transitar para o Super Tucano, a Esq. 201 "Falcões" ficará encarregue de operar os 19 F-16AM/BM Peace Atlantis I (PA I), sendo os Peace Atlantis II (PA II) - incluindo os 3 monolugares em modernização na OGMA - cedidos à Ucrânia. Os PA I serão alvo de um upgrade nos moldes daquilo a que já aqui temos falado, ou seja, novo radar AESA SABR, armamento mais moderno e com capacidade stand-off, novo pod designador de alvos e talvez novo pod ECM.

3º - F-35A. Caso Portugal ceda os PA II para a Força Aérea Ucraniana, os Estados Unidos estarão dispostos a ceder-nos entre 12 a 16 "low hour" F-35A Block 3i ou Block 3F em segunda-mão, e com um preço mais acessível por força do Acordo das Lajes. A Esquadra deverá ser uma 3xx, e existem dúvidas se ficaria porventura em Monte Real ou seria colocada em Ovar.

4º - P-3C. Como uma certa forma de contrapartida pelo preço mais baixo dos F-35A, Portugal comprometer-se-ia perante os Estados Unidos a sediar em permanência uma Esquadra de Orion na BA4, muito provavelmente os 2 CUP II ex-Marinha Germânica (que deverão ser os últimos a ser entregues no final do ano que vem) para patrulhamento marítimo e busca e salvamento. Deverão também ser esses 2 (nºs de cauda 24812 e 24813) a ser utilizados operacionalmente pela FAP, sendo os restantes utilizados como "vacas" para sustentação da frota até 2040.

5º - Helis. Grande confusão a este respeito, com muitas informações cruzadas. A FAP aparentemente estará a tentar que os helicópteros de evacuação voltem a ficar a seu cargo, e não responsabilidade do Exército, como era a intenção da anterior MDN e até ver do atual. A compra de mais 3 UH-60A para a função de combate a incêndios não é de todo líquida, o que me surpreendeu, e caso tenha de assumir a função de evacuação médica em vez do INEM, a FAP irá exigir mais meios. O plano de modernização da frota EH-101 já se encontra elaborado, porém como o seu custo rondará os 400 a 500M€ (isto porque a FAP alegadamente gostaria também de trocar os motores Turbomeca pelos General Electric CT7), poderá ir para as calendas gregas, ou seja, pura e simplesmente continuar tudo como está hoje.

6º - C-130. Após a receção do 5º KC-390, poderão ser colocados à venda pós-modernização de toda a frota, e a Esq. 501 "Bisontes" ser dotada de 3 A400M excedentários provenientes da encomenda espanhola ou germânica.

7º - Por incrível que pareça, não há planos para comprar mais aeronaves DHC-515, não de imediato pelo menos. Deverão ser 2 e apenas 2 durante uns bons anos, o que já de si é um verdadeiro milagre, mas que por força de acidente, avaria, manutenção ou obrigação de ajuda a outras nações que compõem o mecanismo rescEU da União Europeia, poderão significar 0.


E pronto, para já é tudo. Muito do que aqui está não constitui propriamente novidade visto ter sido adiantado em várias ocasiões pelo Subsea7, no entanto não quis deixar de partilhar o que se ouve agora por aí.


 :jaja2: *** You're are now leaving the RUMOR ZONE *** nx2l1
Espero que não ponham STs na 301, seria um insulto à história da esquadra… criem uma 302 e deixem a 301 para os F-35A Block 3F… e espero que não se metam nos 3i… demasiado caros de modernizar para Block 4 no futuro… quanto ao resto, são boas notícias/rumores, obrigado por partilhar. Vamos ver quanto disso se concretiza…
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Charlie Jaguar, LightningBolt

*

LightningBolt

  • Membro
  • *
  • 117
  • Recebeu: 58 vez(es)
  • Enviou: 467 vez(es)
  • +14/-45
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #956 em: Junho 30, 2024, 06:12:59 pm »
Boa noite,
Como já vos tinha dito, os bonecos continuam a romantizar a Embraer.
Os loucos já falam em 12 aviões para instrução e 10 para CAS, sendo a base de operação Monte Real.
 :o



:jaja2: *** You're are now entering the RUMOR ZONE *** nx2l1

Ora bem, sejam todos muito bem-vindos a mais uma edição da Rumor Zone, a sua rubrica de rumores ocasional. :mrgreen:

Num encontro este fim-de-semana de malta ligada aos aviões, falou-se de tudo um pouco, mas principalmente de gajas... e aviões, claro. E nesse encontro informal estiveram presentes muitos figurões da FAP, incluindo pelo menos 2 ex-CEMFA (que me tenha apercebido). E, como não podia deixar de ser, falou-se da FAP, da FAP atual e da FAP do futuro. Fora os problemas já conhecidos de todos e que teimam em se perpetuar (falta de efetivos, contínuo desinvestimento, desencanto crescente pela vida militar, etc), também foram obviamente abordadas as questões de reequipamento do ramo. E assim sendo, e já que estamos na Rumor Zone, aqui fica um resumo do muito que foi falado:

1º - Super Tucano. O ST é uma certeza, não há volta a dar, e tal como apontou o Subsea7, o número a adquirir será muito possivelmente mais perto das 2 dúzias de aparelhos do que apenas uma. 10 a 12 aeronaves destinar-se-iam à Esq. 103 "Caracóis" para instrução avançada sediados em Beja, e outras 10 a 12 para a Esq. 301 "Jaguares" em Monte Real. No Beja Air Show vários foram os militares que indagaram os representantes da Embraer lá presentes a este respeito, e estes últimos foram taxativos ao afirmar que o construtor brasileiro conta vender mais do que 12 unidades à FAP. A confirmar-se, vai ser engraçado ver os Jaguares no Tiger Meet entre F-35, Rafale, Typhoon e Gripen, sem falar nos exercícios internacionais a doer. ::)

2º - F-16. Se a 301 transitar para o Super Tucano, a Esq. 201 "Falcões" ficará encarregue de operar os 19 F-16AM/BM Peace Atlantis I (PA I), sendo os Peace Atlantis II (PA II) - incluindo os 3 monolugares em modernização na OGMA - cedidos à Ucrânia. Os PA I serão alvo de um upgrade nos moldes daquilo a que já aqui temos falado, ou seja, novo radar AESA SABR, armamento mais moderno e com capacidade stand-off, novo pod designador de alvos e talvez novo pod ECM.

3º - F-35A. Caso Portugal ceda os PA II para a Força Aérea Ucraniana, os Estados Unidos estarão dispostos a ceder-nos entre 12 a 16 "low hour" F-35A Block 3i ou Block 3F em segunda-mão, e com um preço mais acessível por força do Acordo das Lajes. A Esquadra deverá ser uma 3xx, e existem dúvidas se ficaria porventura em Monte Real ou seria colocada em Ovar.

4º - P-3C. Como uma certa forma de contrapartida pelo preço mais baixo dos F-35A, Portugal comprometer-se-ia perante os Estados Unidos a sediar em permanência uma Esquadra de Orion na BA4, muito provavelmente os 2 CUP II ex-Marinha Germânica (que deverão ser os últimos a ser entregues no final do ano que vem) para patrulhamento marítimo e busca e salvamento. Deverão também ser esses 2 (nºs de cauda 24812 e 24813) a ser utilizados operacionalmente pela FAP, sendo os restantes utilizados como "vacas" para sustentação da frota até 2040.

5º - Helis. Grande confusão a este respeito, com muitas informações cruzadas. A FAP aparentemente estará a tentar que os helicópteros de evacuação voltem a ficar a seu cargo, e não responsabilidade do Exército, como era a intenção da anterior MDN e até ver do atual. A compra de mais 3 UH-60A para a função de combate a incêndios não é de todo líquida, o que me surpreendeu, e caso tenha de assumir a função de evacuação médica em vez do INEM, a FAP irá exigir mais meios. O plano de modernização da frota EH-101 já se encontra elaborado, porém como o seu custo rondará os 400 a 500M€ (isto porque a FAP alegadamente gostaria também de trocar os motores Turbomeca pelos General Electric CT7), poderá ir para as calendas gregas, ou seja, pura e simplesmente continuar tudo como está hoje.

6º - C-130. Após a receção do 5º KC-390, poderão ser colocados à venda pós-modernização de toda a frota, e a Esq. 501 "Bisontes" ser dotada de 3 A400M excedentários provenientes da encomenda espanhola ou germânica.

7º - Por incrível que pareça, não há planos para comprar mais aeronaves DHC-515, não de imediato pelo menos. Deverão ser 2 e apenas 2 durante uns bons anos, o que já de si é um verdadeiro milagre, mas que por força de acidente, avaria, manutenção ou obrigação de ajuda a outras nações que compõem o mecanismo rescEU da União Europeia, poderão significar 0.


E pronto, para já é tudo. Muito do que aqui está não constitui propriamente novidade visto ter sido adiantado em várias ocasiões pelo Subsea7, no entanto não quis deixar de partilhar o que se ouve agora por aí.


 :jaja2: *** You're are now leaving the RUMOR ZONE *** nx2l1

e das gajas? amantes? o que se sabe? muita loucura e pu**ria?? muita festa, muita rodada?
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6740
  • Recebeu: 7396 vez(es)
  • Enviou: 5016 vez(es)
  • +10179/-2918
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #957 em: Junho 30, 2024, 06:14:46 pm »
Jaguares com ST??? :o

Que grande insulto à esquadra! Mais valia extingui-la em nome da história e criar uma nova...sei lá, os tarecos, os miaus, os ronroms...

Miauuu...  :'(

Reativem a 302 "Águias Reais", 303 "Tigres" ou 304 "Magníficos", e deixem os mia... cof, cof, os Jaguares sossegados. :mrgreen:


Espero que não ponham STs na 301, seria um insulto à história da esquadra… criem uma 302 e deixem a 301 para os F-35A Block 3F… e espero que não se metam nos 3i… demasiado caros de modernizar para Block 4 no futuro… quanto ao resto, são boas notícias/rumores, obrigado por partilhar. Vamos ver quanto disso se concretiza…

Também espero, sinceramente. Seria ficar inclusivamente abaixo dos tempos do Alpha Jet A.

"Obrigado por partilhar?" É "partilhares" pá, até parece que não somos colegas foristas há vários anos.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6740
  • Recebeu: 7396 vez(es)
  • Enviou: 5016 vez(es)
  • +10179/-2918
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #958 em: Junho 30, 2024, 06:16:18 pm »
e das gajas? amantes? o que se sabe? muita loucura e pu**ria?? muita festa, muita rodada?

Xiuuuuu! Isso é tão ou mais secreto do que a quantidade de AMRAAM que a FAP realmente possui. :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt

*

LightningBolt

  • Membro
  • *
  • 117
  • Recebeu: 58 vez(es)
  • Enviou: 467 vez(es)
  • +14/-45
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #959 em: Junho 30, 2024, 06:16:56 pm »
12 F-35 Block 3F ainda vá que não vá. Block 3i já foi lançado em 2016 e não seria muito lógico.

Mas é como diz o outro pedintes não podem ser esquisitos.

sim... verdade. miséria... "low hours" ... parece que estou a ver e a adivinhar o que aí vem...