Bom dia a todos. Sou novo no fórum. Há muito que sigo este fórum e que vos leio, mas hoje decidi registar-me. Sou um patriota, gosta do tema militar, gosto de aviação, não gosto de políticos.

Se fossemos um país mais bem gerido, com um povo com uma mentalidade mais fiscalizadora da acção do poder político, menos influenciável e manipulado e como tal, porque uma coisa leva a outra, "menos pactuante" com TAP'S , BES, Portugal Telecom e outros, estas negociatas ruinosas para o país, onde depois o contribuinte, enterra milhares de milhões de euros. Os mesmos de sempre... os que se acham donos disto tudo. Portugal é tipo queijo suíço, só buracos.
Quando um país nasce torto,fica difícil controlar o que há volta dele gravita, o desvio marreco é sempre a mesma medida para tudo. Fica difícil ter forças armadas bem equipadas.
Portugal podia ter uma economia mais robusta e um país mais industrializado, mais competitivo. E acima de tudo como já disse bem mais gerido. Ora num cenário desses que era bem possível ser uma realidade e como indefectível optimista que sou, quero acreditar que ainda venha a acontecer, nem que seja uma parte dessa minha esperança, teríamos uma criação de riqueza superior que daria perfeitamente para termos, os valores que julgo serem correctos para um país do tamanho de Portugal e sua ZEE e suas responsabilidades para com a NATO.
50 F-35A. Seria esse um valor ideal, se não fôssemos governados por manhosos incapazes e incompetentes.
Mas sabendo da crua realidade, sabemos que a FAP tem de andar de mão estendida. Ora no cenário actual nem 40 quanto mais 50. Julgo que os quase 30 também será insustentável, como tal, como aqui alguém já falou, um número a rondar as 20 aeronaves e o restante, uma esquadra
de F16 PA I, modificados para a versão mais avançada actualmente, que é a variante Viper.
Mas há uma coisa a ter em conta... captar jovens para as Forças Armadas. Seja qual for o ramo. Neste caso pilotos, porque sem pilotos os aviões não são aviões, pois não voam e ficam em terra.
E com outra coisa também importante... sem armas. Uma máquina de guerra sem armas é o quê? Nada. Não cumpre a sua função. Eu leio aqui os membros do fórum a falar de armamento, siglas e afins, algo em que confesso a minha limitação, mas sei que precisamos de mísseis e bombas, do mais moderno que haja, das mais novidades do poder bélico actuais.
Caso contrário para que serve o F-35A com "mísseis made in china"? Para brincar?
Como o caso do CEMA Gouveia e Melo e as suas fragatas de turismo, a cair aos pedaços e com upgrades sem sentido nenhum, onde se gastam milhões e em termos ds benefício custo, mais uma vez estes parolos condicionam as Forças Armadas As chamadas fragatas fofinhas sem armamento e a cair de podres. Depois inventa uns novos navios patrulha de design muito moderno, um navio polivalente com uma rampa para drones da Worten e assim se gasta o dinheiro do contribuinte. Comprem 5 ou 6 fragatas usadas com "poucos anos" mas modernas e equipadas com real poder de fogo e radares e sensores de última geração, ao invés de andarem a fazer upgrades a "museus navegantes" e ainda por cima sempre com as soluções menores e mais sem sentido. E enterram dinheiro que podia ser usado para realmente armar a Marinha. Ou comprem novas. 3 fragatas de topo a pagar a 10 20 anos como no caso dos F-35A.
Enfim... vou ficar atento para quando é que irão encomendar os F-35A e qual a quantidade e também a questão do armamento e da situação dos F-16 PA I modificados para a variante Viper.
Acho que não se vai fazer é nada e é sempre a empurrar com a barriga para a frente, o problema da substituição dos F-16.
Saudações a todos