F-35A Lightning II na FAP

  • 2795 Respostas
  • 331931 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9774
  • Recebeu: 4984 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5349/-1040
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #825 em: Junho 12, 2024, 05:45:53 pm »
Aviso de tangente ao tópico

Sabendo que a FAP não tem capacidade SEAD/DEAD, caso (por 4º milagre de Fátima) se decidisse adquirir AG-88 HARM, seria necessário ter algum POD/sensor/whatever dedicado nos nossos caças ou nem por isso? Os mísseis "bastam" para ter essa capacidade DEAD, mesmo que não na sua plenitude?
Eu sei que um caça dedicado à tarefa (Growler, por ex,) é sempre o indicado e tem, salvo erro, jammers integrados. Mas nem me atrevo a sonhar sequer com isso.


Em princípio não é "necessário", mas existe o pod AN/ASQ-213 HTS, só usado pela USAF, para os Wild Weasel. Segundo se diz sobre o HTS:

Citar
These HTS pods are used only by the USAF, enabling the F-16s to detect and automatically target radar systems with HARMs rather than relying entirely on the missile’s sensors alone.

Aparentemente facilitam o trabalho do piloto.

Os americanos usam o pod ECM AN/ALQ-184, não sei como se comparam os pods ECM existentes na FAP, pelo menos para essa função.

O tema SEAD quase que dava o seu próprio tópico. Não sendo a prioridade em termos de capacitação e extração do potencial dos nossos F-16, seria obviamente algo a ter em conta. Principalmente quando se pretende obter F-35 no futuro, aeronave que terá como um dos grandes pontos fortes, a grande capacidade SEAD/DEAD que possui, com os AARGM-ER carregados internamente. Portanto não se perdia nada começar a implementar a doutrina com os F-16.

Acrescento ainda que os P-8 poderão vir a ser certificados com o mesmo míssil, e deverá ser uma questão de tempo até outras aeronaves seguirem o mesmo caminho.
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1863
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 101 vez(es)
  • +1061/-1831
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #826 em: Junho 12, 2024, 07:16:16 pm »

Para se adquirir o próximo caça para Portugal, tem que haver um concurso.

Lembrei-me agora.
Se tivessémos substituído a G-3 uns poucos anos antes, teríamos escolhido a G-36.
Porque era "o melhor que havia" e era o que o EP "queria".

E teriamos adquirido uma valente merd@.
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1863
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 101 vez(es)
  • +1061/-1831
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #827 em: Junho 12, 2024, 07:26:04 pm »
Portugal não tem um "acesso" diferente da esmagadora maioria das nações ao FMS?

Por ser pobre?
Não

Portugal tem um acesso diferente á pesca do Bacalhau.

FMS não.

Temos condições especiais sim.
E também somos dos únicos paises que pode usar empréstimos americanos para financiar compras FMS sem precisar de autorização do congresso.

A vantagem deve ser pequena, visto que as nossas ultimas grandes compras foram;

FN SCAR
Glock
URO
Camiões
AAA
Pandur
Submarinos
VdG
Modernização VdG
Bartolomeu D.

Porque é que temos evitado FMS completamente?

Consigo lembrar-me de
F-16
Recentemente AIM-9X (pedimos empréstimo?)

E os Americanos têm muita coisa usada que podiamos lá ir buscar.

Ou não havia nada em segunda mão disponível e quando havia estava bastante usada (OHP), porque são concursos feitos na NSPA e em quantidades que não faz uma empresa Norte-Americana sequer perder 5 segundos a olhar os termos do contrato, porque os EUA nem sequer fabricam algo semelhante (submarinos).


Então a conclusão a tirar é fácil:

FMS não é para quem quer, é para quem pode.

Ponham 5.5 Biliões numa garantia bancária e a América abre as portas á FAP.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #828 em: Junho 12, 2024, 07:35:46 pm »
a música de fundo contra os F35
 

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1313
  • Recebeu: 865 vez(es)
  • Enviou: 421 vez(es)
  • +192/-41
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #829 em: Junho 12, 2024, 07:58:03 pm »
a música de fundo contra os F35
Música de fundo, ou ruído de fundo?
 

*

os_pero

  • Analista
  • ***
  • 688
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +1402/-89
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #830 em: Junho 12, 2024, 08:02:56 pm »

Para se adquirir o próximo caça para Portugal, tem que haver um concurso.

Lembrei-me agora.
Se tivessémos substituído a G-3 uns poucos anos antes, teríamos escolhido a G-36.
Porque era "o melhor que havia" e era o que o EP "queria".

E teriamos adquirido uma valente merd@.

Claro que tem de haver, mas pergunto quantos aviões de 5° geração podem concorrer ao mesmo?
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1863
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 101 vez(es)
  • +1061/-1831
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #831 em: Junho 12, 2024, 08:28:51 pm »

Para se adquirir o próximo caça para Portugal, tem que haver um concurso.

Lembrei-me agora.
Se tivessémos substituído a G-3 uns poucos anos antes, teríamos escolhido a G-36.
Porque era "o melhor que havia" e era o que o EP "queria".

E teriamos adquirido uma valente merd@.

Claro que tem de haver, mas pergunto quantos aviões de 5° geração podem concorrer ao mesmo?

Pareces ser bom rapáz os_pero.
E rigoroso na informação e ideias que transmites.
Se chegaste há pouco tempo, por mim és bem-vindo.

O problema é convencer os foristas de que um aparelho não-5ªgeração é uma hipótese.
Na minha opinião, um concurso aberto a todos, dando liberdade a cada um para fazer a sua melhor proposta é a melhor solução.
Há várias empresas que, junto com o caça, podem criar um "mix" de equipamento/armamento/contrapartidas industriais que não podemos, á partida, retirar de cima da mesa e deixar lá apenas a Lockheed Martin para nos comer de cebolada como fizeram os alemães com os submarinos.

É preciso abrir os olhos.
E o CEMFA só tem olhos para uma coisa...

P.s.
Por 5.5 Mil Milhões, os Koreanos oferecem-nos 50 FA-50.
E quantidade é uma qualidade.

A SAAB, nem se fala.
« Última modificação: Junho 12, 2024, 08:33:52 pm por saabGripen »
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7918 vez(es)
  • +8068/-12620
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #832 em: Junho 12, 2024, 08:44:59 pm »

Para se adquirir o próximo caça para Portugal, tem que haver um concurso.

Lembrei-me agora.
Se tivessémos substituído a G-3 uns poucos anos antes, teríamos escolhido a G-36.
Porque era "o melhor que havia" e era o que o EP "queria".

E teriamos adquirido uma valente merd@.

Só para o kapacê é que não foi preciso concurso
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Subsea7, Pneucareca

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2215
  • Recebeu: 2453 vez(es)
  • Enviou: 3238 vez(es)
  • +5625/-3364
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #833 em: Junho 12, 2024, 08:56:08 pm »

Para se adquirir o próximo caça para Portugal, tem que haver um concurso.

Lembrei-me agora.
Se tivessémos substituído a G-3 uns poucos anos antes, teríamos escolhido a G-36.
Porque era "o melhor que havia" e era o que o EP "queria".

E teriamos adquirido uma valente merd@.

Claro que tem de haver, mas pergunto quantos aviões de 5° geração podem concorrer ao mesmo?

Pareces ser bom rapáz os_pero.
E rigoroso na informação e ideias que transmites.
Se chegaste há pouco tempo, por mim és bem-vindo.

O problema é convencer os foristas de que um aparelho não-5ªgeração é uma hipótese.
Na minha opinião, um concurso aberto a todos, dando liberdade a cada um para fazer a sua melhor proposta é a melhor solução.
Há várias empresas que, junto com o caça, podem criar um "mix" de equipamento/armamento/contrapartidas industriais que não podemos, á partida, retirar de cima da mesa e deixar lá apenas a Lockheed Martin para nos comer de cebolada como fizeram os alemães com os submarinos.

É preciso abrir os olhos.
E o CEMFA só tem olhos para uma coisa...

P.s.
Por 5.5 Mil Milhões, os Koreanos oferecem-nos 50 FA-50.
E quantidade é uma qualidade.

A SAAB, nem se fala.

Oh caro amigo, houve 2 concorrentes, DCNS e HDW...
Caso esteja esquecido.
Pena a Embraer na altura não fabricar sub não é ?
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1863
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 101 vez(es)
  • +1061/-1831
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #834 em: Junho 12, 2024, 08:56:23 pm »
Portugal não tem um "acesso" diferente da esmagadora maioria das nações ao FMS?

Por ser pobre?
Não

Portugal tem um acesso diferente á pesca do Bacalhau.

FMS não.

Temos condições especiais sim.
E também somos dos únicos paises que pode usar empréstimos americanos para financiar compras FMS sem precisar de autorização do congresso.

Autorização para as compras ou autorização para o financiamento?

Os Americanos financiam-nos 5.5 Billion Dollars/Euros sem autorização do Congresso?
Sem autorização de ninguém?
Qual a taxa de juro?

P.f. manda link para o site onde posso pesquisar este assunto.
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1863
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 101 vez(es)
  • +1061/-1831
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #835 em: Junho 12, 2024, 09:01:33 pm »

Para se adquirir o próximo caça para Portugal, tem que haver um concurso.

Lembrei-me agora.
Se tivessémos substituído a G-3 uns poucos anos antes, teríamos escolhido a G-36.
Porque era "o melhor que havia" e era o que o EP "queria".

E teriamos adquirido uma valente merd@.

Claro que tem de haver, mas pergunto quantos aviões de 5° geração podem concorrer ao mesmo?

Pareces ser bom rapáz os_pero.
E rigoroso na informação e ideias que transmites.
Se chegaste há pouco tempo, por mim és bem-vindo.

O problema é convencer os foristas de que um aparelho não-5ªgeração é uma hipótese.
Na minha opinião, um concurso aberto a todos, dando liberdade a cada um para fazer a sua melhor proposta é a melhor solução.
Há várias empresas que, junto com o caça, podem criar um "mix" de equipamento/armamento/contrapartidas industriais que não podemos, á partida, retirar de cima da mesa e deixar lá apenas a Lockheed Martin para nos comer de cebolada como fizeram os alemães com os submarinos.

É preciso abrir os olhos.
E o CEMFA só tem olhos para uma coisa...

P.s.
Por 5.5 Mil Milhões, os Koreanos oferecem-nos 50 FA-50.
E quantidade é uma qualidade.

A SAAB, nem se fala.

Oh caro amigo, houve 2 concorrentes, DCNS e HDW...
Caso esteja esquecido.
Pena a Embraer na altura não fabricar sub não é ?

Os Alemães comeram os Franceses de cebolada oferecendo um U-214 e chamando-lhe um U-209P.

E depois comeram Portugal de cebolada, junto com os consultores do Banco Espírito Santo.

Foi um negócio parecido com "limpar os cuzinhos a bébés"
A LM faz-nos igual ou pior.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2913
  • Recebeu: 600 vez(es)
  • Enviou: 366 vez(es)
  • +173/-475
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #836 em: Junho 12, 2024, 09:05:12 pm »
Portugal não tem um "acesso" diferente da esmagadora maioria das nações ao FMS?

Por ser pobre?
Não

Portugal tem um acesso diferente á pesca do Bacalhau.

FMS não.

Temos condições especiais sim.
E também somos dos únicos paises que pode usar empréstimos americanos para financiar compras FMS sem precisar de autorização do congresso.

Autorização para as compras ou autorização para o financiamento?

Os Americanos financiam-nos 5.5 Billion Dollars/Euros sem autorização do Congresso?
Sem autorização de ninguém?
Qual a taxa de juro?

P.f. manda link para o site onde posso pesquisar este assunto.

O que nós podemos fazer é negociar diretamente com as empresas americanas sem autorização e podemos fazer um negocio sem termos de fazer antes um pedido ao Congresso americano. O dinheiro depende sempre do governo americano.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pneucareca

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1863
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 101 vez(es)
  • +1061/-1831
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #837 em: Junho 12, 2024, 09:07:11 pm »
Subsea7;

Eu falo no "cimo da mesa" e tu apareces.
Adoras mesas meu.

Recebeste alguma "bujiganga" na bancada VIP?
Esta é só por me vires falar da Embraer, como se não tivesses nada mais inteligente para dizeres.
Um VIP tem obrigação de ter.
« Última modificação: Junho 12, 2024, 09:09:16 pm por saabGripen »
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1863
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 101 vez(es)
  • +1061/-1831
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #838 em: Junho 12, 2024, 09:12:44 pm »
Portugal não tem um "acesso" diferente da esmagadora maioria das nações ao FMS?

Por ser pobre?
Não

Portugal tem um acesso diferente á pesca do Bacalhau.

FMS não.

Temos condições especiais sim.
E também somos dos únicos paises que pode usar empréstimos americanos para financiar compras FMS sem precisar de autorização do congresso.

Autorização para as compras ou autorização para o financiamento?

Os Americanos financiam-nos 5.5 Billion Dollars/Euros sem autorização do Congresso?
Sem autorização de ninguém?
Qual a taxa de juro?

P.f. manda link para o site onde posso pesquisar este assunto.

O que nós podemos fazer é negociar diretamente com as empresas americanas sem autorização e podemos fazer um negocio sem termos de fazer antes um pedido ao Congresso americano. O dinheiro depende sempre do governo americano.

Vejo que não lês o que eu escrevo.
Se fores ao texto que escrevi sobre FMS, digo que até os Alemães tiveram que passar por FMS para comprar F-35.
Estás a dizer que eles têm e Portugal pode ir falar directamente com a LM?

Não me parece razoável...
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2913
  • Recebeu: 600 vez(es)
  • Enviou: 366 vez(es)
  • +173/-475
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #839 em: Junho 12, 2024, 09:18:39 pm »
Portugal não tem um "acesso" diferente da esmagadora maioria das nações ao FMS?

Por ser pobre?
Não

Portugal tem um acesso diferente á pesca do Bacalhau.

FMS não.

Temos condições especiais sim.
E também somos dos únicos paises que pode usar empréstimos americanos para financiar compras FMS sem precisar de autorização do congresso.

Autorização para as compras ou autorização para o financiamento?

Os Americanos financiam-nos 5.5 Billion Dollars/Euros sem autorização do Congresso?
Sem autorização de ninguém?
Qual a taxa de juro?

P.f. manda link para o site onde posso pesquisar este assunto.

O que nós podemos fazer é negociar diretamente com as empresas americanas sem autorização e podemos fazer um negocio sem termos de fazer antes um pedido ao Congresso americano. O dinheiro depende sempre do governo americano.

Vejo que não lês o que eu escrevo.
Se fores ao texto que escrevi sobre FMS, digo que até os Alemães tiveram que passar por FMS para comprar F-35.
Estás a dizer que eles têm e Portugal pode ir falar directamente com a LM?

Não me parece razoável...

Se é razoável eu não não sei.

Mas é o que temos, nos temos o mesmo acesso que Israel. Só que nunca usamos nada porque somos pedintes.

PS: A FAP é a parceira da LM no desenvolvimento da "ultima" TAPE dos F-16 MLU. O acesso que a FAP tem na LM é superior a que existe em qualquer outra empresa fornecedora da FAP.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, dc