E essa coisa da Saab ir fazer um 6a geração, não sei se chore se ria, de ridícula que é, senão vejamos:
NGAD: EUA
Tempest: UK/itália/Japão
FCAS: França/Alemanha/Espanha/Bélgica
O que temos aqui? 7 dos 11 países do G10 (sim, o G10 tem 11 países), mais a Espanha. Todos, excepto os EUA, tiveram que se juntar para poderem comportar as despesas,
A Saab vai desenvolver um avião todinho por si só, ou juntamente convosco e o Brasil, mas é o raio que a parta… daqui a 5 anos, quando acabarem o estudo e perceberem a conta, vão voltar de rabinho entre as pernas ao Tempest suplicar para os voltar a deixar entrar, ou então ao FCAS… esta jogada da Saab é para perceber quais são os seus pontos fortes e que vai usar como arma negocial com os dois consórcios europeus, que nessa altura vão estar aflitinhos de dinheiro, porque a conta vai ser enorme. A Saab está a apostar que com um bocado de sorte para poder iniciar uma bidding war entre o Tempest e o FCAS…
Mais uma manobra de tentar colar à empresa, com base num futuro que não se conhece nada.
Então isto de saltar do F16 para a 6ª geração, é pior que os marvel da marinha
Outros querem a força manter um atraso ao meter cá o gripen durante a década de 30(atraso monumental) e depois andávamos atrasados 30 anos e ai sei lá se calhar saltávamos para a 7ª geração
O Brasil que só agora está a largar os F5 compreende-se. Mas não temos de aculturar mais nada, que aquilo que já temos de novelas, BB. lixo e mais barulho nas ruas
Só há um caminho por cá, manter aquilo que foi alcançado com a introdução dos F16. Uma maior equiparação aos parceiros Nato e à UE.
Já que na Marinha o caso parece estar perdido por via das nulidades acomodadas, que não aconteça o mesmo coma Força Aérea