F-35A Lightning II na FAP

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #660 em: Maio 31, 2024, 10:04:23 am »
Já dei a minha opinião. Ninguém é obrigado a concordar. Se e quando Portugal comprar os F-35 não me vou lamuriar por isso.

Até acho que é a única solução viável no curto prazo. Mas ainda acho que a encomenda deveria ser o mais pequena possível.

 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #661 em: Maio 31, 2024, 10:24:46 am »
Tendo em conta que passar dos Fiat para os A7P já foi o que foi... ::)

https://velhogeneral.com.br/2019/07/20/o-a-7p-corsair-ii-na-forca-aerea-portuguesa/



Saudações  :mrgreen:

P.S. Mas dos A7 para os F16 até correu bem.  :-P

https://www.emfa.pt/aeronave-18-lockheed-martin-f16-am



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #662 em: Maio 31, 2024, 11:22:06 am »
Tendo em conta que passar dos Fiat para os A7P já foi o que foi... ::)

https://velhogeneral.com.br/2019/07/20/o-a-7p-corsair-ii-na-forca-aerea-portuguesa/



Saudações  :mrgreen:

P.S. Mas dos A7 para os F16 até correu bem.  :-P

https://www.emfa.pt/aeronave-18-lockheed-martin-f16-am



Essa passagem do A7 para F16 devera´ ser um ensinamento. E não o que alguns pretendem para andarem amigados com malta da empresa
Se agora que temos F16 M ou M +, não se der um salto maior, tendo em conta que só acontecerá durante a próxima década. Andaremos depois de 2040 atrasados outra vez e sem perspectivas pois a causa vai durar até para lá de 2060. Pareceria a Marinheca
 

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nelson38899

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #663 em: Maio 31, 2024, 01:42:31 pm »
Eu cá comprava um F35 por ano, 100 milhões por avião são facilmente alocados
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #664 em: Maio 31, 2024, 02:18:42 pm »
E essa coisa da Saab ir fazer um 6a geração, não sei se chore se ria, de ridícula que é, senão vejamos:

NGAD: EUA
Tempest: UK/itália/Japão
FCAS: França/Alemanha/Espanha/Bélgica

O que temos aqui? 7 dos 11 países do G10 (sim, o G10 tem 11 países), mais a Espanha. Todos, excepto os EUA, tiveram que se juntar para poderem comportar as despesas,

 A Saab vai desenvolver um avião todinho por si só, ou juntamente convosco e o Brasil, mas é o raio que a parta… daqui a 5 anos, quando acabarem o estudo e perceberem a conta, vão voltar de rabinho entre as pernas ao Tempest  suplicar para os voltar a deixar entrar, ou então ao FCAS… esta jogada da Saab é para perceber quais são os seus pontos fortes e que vai usar como arma negocial com os dois consórcios europeus, que nessa altura vão estar aflitinhos de  dinheiro, porque a conta vai ser enorme.  A Saab está a apostar que com um bocado de sorte para poder iniciar uma bidding war entre o Tempest e o FCAS…

A Bélgica só está no FCAS como observador penso
E a Dassault até nem os quer lá porque compraram F-35
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #665 em: Maio 31, 2024, 02:25:56 pm »
Já dei a minha opinião. Ninguém é obrigado a concordar. Se e quando Portugal comprar os F-35 não me vou lamuriar por isso.

Até acho que é a única solução viável no curto prazo. Mas ainda acho que a encomenda deveria ser o mais pequena possível.
Não quis ofender ninguém, peço desculpa se o fiz, apenas estou a tentar que os colegas se apercebam do compromisso financeiro que setia preciso para entrarmos na 6ª geração. Provavelmente, teríamos que saltar para os 3% d PIB e gastar 1% (~$2.5Bi por ano) só nesse projeto durante 10 anos…
 

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nelson38899

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #666 em: Maio 31, 2024, 02:52:06 pm »
E essa coisa da Saab ir fazer um 6a geração, não sei se chore se ria, de ridícula que é, senão vejamos:

NGAD: EUA
Tempest: UK/itália/Japão
FCAS: França/Alemanha/Espanha/Bélgica

O que temos aqui? 7 dos 11 países do G10 (sim, o G10 tem 11 países), mais a Espanha. Todos, excepto os EUA, tiveram que se juntar para poderem comportar as despesas,

 A Saab vai desenvolver um avião todinho por si só, ou juntamente convosco e o Brasil, mas é o raio que a parta… daqui a 5 anos, quando acabarem o estudo e perceberem a conta, vão voltar de rabinho entre as pernas ao Tempest  suplicar para os voltar a deixar entrar, ou então ao FCAS… esta jogada da Saab é para perceber quais são os seus pontos fortes e que vai usar como arma negocial com os dois consórcios europeus, que nessa altura vão estar aflitinhos de  dinheiro, porque a conta vai ser enorme.  A Saab está a apostar que com um bocado de sorte para poder iniciar uma bidding war entre o Tempest e o FCAS…

A Bélgica só está no FCAS como observador penso
E a Dassault até nem os quer lá porque compraram F-35

Sei que há duas empresas tugas a trabalhar no projecto, isso não quer que o queremos comprar
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Agostinho da Silva
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #667 em: Maio 31, 2024, 03:06:11 pm »
https://www.cavok.com.br/saab-divulga-primeiro-esboco-e-futuros-estudos-de-caca-a-jato-de-proxima-geracao-da-suecia

A piada faz-se sozinha. Os impinjas moços de recados da Embraer a quererem o Gripen para Portugal e contudo a própria Suécia a pensar no futuro a começar já na próxima década.

Os intrujas queriam era Portugal agarrado pelos tomates, preso no passado e a gastar com eles o que quisessem, pois eles próprios os fabricam e depois os mantinham

E o tucanito é outra

Vendam a outros
 

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sivispacem

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #668 em: Maio 31, 2024, 05:53:39 pm »
https://www.cavok.com.br/saab-divulga-primeiro-esboco-e-futuros-estudos-de-caca-a-jato-de-proxima-geracao-da-suecia

A piada faz-se sozinha. Os impinjas moços de recados da Embraer a quererem o Gripen para Portugal e contudo a própria Suécia a pensar no futuro a começar já na próxima década.

Os intrujas queriam era Portugal agarrado pelos tomates, preso no passado e a gastar com eles o que quisessem, pois eles próprios os fabricam e depois os mantinham

E o tucanito é outra

Vendam a outros

Querem o Gripen para Portugal porque eles começaram a sua produção no ano passado e é suposto mantê-la durante uns anos. Ora para isso são precisas mais encomendas para além das 15 previstas (num total de 36 adquiridos à Suécia).

Quem seriam os potenciais clientes? Chile - não. Argentina . não. Venezuela - não. Colômbia -  duvido. Peru - não. And so on.
Donde a brilhante ideia de o despacharem para os irrrrrrrmãos da Europa. Mas eis senão quando a própria Saab lhes trocou as voltas!!!  ;D ;D
Cumprimentos,
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #669 em: Maio 31, 2024, 07:11:16 pm »
Neste momento, a própria FAB vê-se à rasca para arranjar verba para encomendar mais Gripens. Chegam ao ponto de equacionar adquirir caças em segunda-mão de outro fabricante. E eles fabricam o avião! Avião esse que é suposto ser super barato!!!!

https://www.aereo.jor.br/2024/02/13/comandante-da-aeronautica-diz-que-a-fab-pode-comprar-um-segundo-lote-de-cacas-gripen-e-tambem-uma-outra-aeronave/

Reparem também no Modus Operandi. Uma das condicionantes para a encomenda de mais Gripens, passa pela compra de KC-390 pela Suécia. Ou seja, mesmo com o programa original a contemplar transferência de tecnologia, e o fabrico da aeronave no Brasil, e mesmo sabendo que um segundo lote de Gripen permite manter a linha de produção aberta por mais vários anos, ainda tentam chantagear os suecos, para avançar com a encomenda.

Esta arrogância depois só lixa é a FAB, que vai acabar por retirar caças de serviço, e não terá substituição atempada, porque por lá a necessidade da FAB de mais aeronaves, e o Brasil ser capaz de as produzir, não são razões suficientes para avançar.

Imagino a reacção se nós andássemos a chantagear da mesma forma, para avançar com a compra do KC-390.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #670 em: Junho 02, 2024, 11:35:37 am »
E essa coisa da Saab ir fazer um 6a geração, não sei se chore se ria, de ridícula que é, senão vejamos:

NGAD: EUA
Tempest: UK/itália/Japão
FCAS: França/Alemanha/Espanha/Bélgica

O que temos aqui? 7 dos 11 países do G10 (sim, o G10 tem 11 países), mais a Espanha. Todos, excepto os EUA, tiveram que se juntar para poderem comportar as despesas,

 A Saab vai desenvolver um avião todinho por si só, ou juntamente convosco e o Brasil, mas é o raio que a parta… daqui a 5 anos, quando acabarem o estudo e perceberem a conta, vão voltar de rabinho entre as pernas ao Tempest  suplicar para os voltar a deixar entrar, ou então ao FCAS… esta jogada da Saab é para perceber quais são os seus pontos fortes e que vai usar como arma negocial com os dois consórcios europeus, que nessa altura vão estar aflitinhos de  dinheiro, porque a conta vai ser enorme.  A Saab está a apostar que com um bocado de sorte para poder iniciar uma bidding war entre o Tempest e o FCAS…

Mais uma manobra de tentar colar à empresa, com base num futuro que não se conhece nada.
Então isto de saltar do F16 para a 6ª geração, é pior que os marvel da marinha
Outros querem a força manter um atraso ao meter cá o gripen durante a década de 30(atraso monumental) e depois andávamos atrasados 30 anos e ai sei lá se calhar saltávamos para a 7ª geração
O Brasil que só agora está a largar os F5 compreende-se. Mas não temos de aculturar mais nada, que aquilo que já temos de novelas, BB. lixo e mais barulho nas ruas
Só há um caminho por cá, manter aquilo que foi alcançado com a introdução dos F16. Uma maior equiparação aos parceiros Nato e à UE.
Já que na Marinha o caso parece estar perdido por via das nulidades acomodadas, que não aconteça o mesmo coma Força Aérea
« Última modificação: Junho 02, 2024, 11:38:26 am por Pescador »
 

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aasg

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #671 em: Junho 03, 2024, 10:55:58 am »
Já dei a minha opinião. Ninguém é obrigado a concordar. Se e quando Portugal comprar os F-35 não me vou lamuriar por isso.

Até acho que é a única solução viável no curto prazo. Mas ainda acho que a encomenda deveria ser o mais pequena possível.
Não quis ofender ninguém, peço desculpa se o fiz, apenas estou a tentar que os colegas se apercebam do compromisso financeiro que setia preciso para entrarmos na 6ª geração. Provavelmente, teríamos que saltar para os 3% d PIB e gastar 1% (~$2.5Bi por ano) só nesse projeto durante 10 anos…

Quando introduzi a resposta do ChatGPT, foi só por curiosidade, face ao tópico aqui. Não sou de modo algum especialista ou ligado profissionalmente à Aviação ou à FAP.  No entanto, a resposta sobre as complexidades e custos é de facto muito relevante. E a proposta de entrar em programas de loyal wingmans mais realista que em programa de 6º geração. Os benefícios de lançar uma discussão são precisamente estes: aprender com quem sabe mais ou pensa diferente.  Na tua opinião, o que deveria a FAP fazer para extrair o máximo de letalidade do orçamento que tem?
 

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goldfinger

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #672 em: Junho 03, 2024, 01:40:51 pm »
A España servir hasta morir
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #673 em: Junho 03, 2024, 02:07:15 pm »


Era desta pequena surpresa da FAP relacionada com o F-35A que falava noutro tópico, embora depois do acidente fatal de ontem tudo isto tenha ficado para segundo plano.


P.S. O número de cauda/matrícula FAP na ilustração não estará correto, bem como as Cruzes de Cristo nas asas. Seguindo a lógica aplicada pelos regulamentos, a tornar-se uma realidade em Portugal o F-35A deverá ter a matrícula "253xx", e não "150x", sendo que as insígnias nacionais poderão ou não ser aplicadas num esquema de baixa-visibilidade tal como mostra a imagem, e que foi em tempos experimentado nos F-16A "15112" e "15115".





Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #674 em: Junho 03, 2024, 02:38:01 pm »
Quando introduzi a resposta do ChatGPT, foi só por curiosidade, face ao tópico aqui. Não sou de modo algum especialista ou ligado profissionalmente à Aviação ou à FAP.  No entanto, a resposta sobre as complexidades e custos é de facto muito relevante. E a proposta de entrar em programas de loyal wingmans mais realista que em programa de 6º geração. Os benefícios de lançar uma discussão são precisamente estes: aprender com quem sabe mais ou pensa diferente.  Na tua opinião, o que deveria a FAP fazer para extrair o máximo de letalidade do orçamento que tem?

A questão não é dirigida a mim, mas vou responder com a minha perspectiva.
Com orçamento X, o F-35 é o que oferece mais letalidade. Pelo simples facto de representar um salto geracional, com capacidades que os concorrentes no mercado não possuem, e por um preço idêntico. O F-35 perde em custos de manutenção/operação face a alguns/muitos dos concorrentes, no entanto esse custo de operação acrescido, vem com a vantagem da sobrevivabilidade, seja em confronto directo com outros caças, seja perante defesas aéreas.

É claro que a letalidade de qualquer caça, estará dependente do armamento que se adquira.
 
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