F-35A Lightning II na FAP

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #165 em: Janeiro 16, 2024, 08:01:36 pm »
"Pois é… só é pena que a primeira vez que o Rafale sabe que está a defrontar um F-35 seja quando vê os AMRAAM  no radar a dirigiram-se para si…  além de que como já foi aqui referido várias vezes, mas alguns teimam em não querer saber, o stealth não é o cloaking device dos bird of prey Klingon. o stealth serve, em combate aéreo, para permitir o primeiro tiro do F-35 ,isto é que o F-35 detete e desenvolva uma solução de tiro no adversário, mito antes que o adversário lhe consiga fazer o mesmo. Tem sido isso que tem visto tem sido visto em todos os exercícios multilaterais, incluindo os Red Flag, onde os F-35 têm que voar com lentes de Lunenberg, para que os outros participantes os possam ver e treinar contra eles…"


Uma pergunta.
Então pelo aqui dito e, com conteúdo de quem sabe, faz sentido ter o F35 em Portugal, pelo menos uma esquadra deles havendo outra de outro modelo como o F16 V, já que é o que podemos ter com maior probabilidade.

Porque numa situação de tentativa de demonstração de força a entrar no território nacional de um hipotético adversário, uns F35 fariam uma supressa aos ditos. E isso faria toda a diferença numa imediata posição de força.



Isso é tudo muito bonito...

Mas dois NPOs estão sem Marlins há quantos anos?
E vêm cá falar de Klingons?

Que quero eu saber de  lentes de Lunenberg quando aquilo sem a arma principal só serve para passeios turísticos no Douro?
E para levar as "altas patentes" á Règua jogar Golf???

Quero respostas!
Onde estão os Marlins?!!
« Última modificação: Janeiro 16, 2024, 08:02:34 pm por saabGripen »
 

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Kalil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #166 em: Janeiro 16, 2024, 10:08:58 pm »
A perspectiva de investimento na construcao naval pela USNavy é da ordem dos $30 biliões... anualmente.
 
O CVN80, que já será o 3° da classe, tinha um custo estimado de cerca de $13b há poucos anos atrás, salvo erro. Não faço ideia de como tem derrapado, ou não, o programa.

Os PA são tão caros que a USN ainda mantém activos alguns com quase 50 anos.

https://www.cbo.gov/publication/59708

« Última modificação: Janeiro 16, 2024, 10:11:12 pm por Kalil »
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #167 em: Janeiro 16, 2024, 10:31:29 pm »
Os porta-aviões da USN são desenhados para durar 50 anos.

Citar
As a result of nuclear power, the ships are capable of operating continuously for over 20 years without refueling and are predicted to have a service life of over 50 years.

Quanto à aposta francesa nos Rafale, não só está ligada à questão de manter a linha de produção e canalizar dinheiro para a Dassault, mas também tem a ver com o facto de que eles não têm outra alternativa, senão continuar a ir investindo no Rafale, sabendo que vão demorar muitos anos para desenvolver um novo caça de 5ª ou 6ª geração. A alternativa a isto, seria comprar F-35.  ::)

Dizerem que "serve perfeitamente", é tanga. Para já safam-se por não haver quaisquer ameaças credíveis aos franceses. Mas especulem por um minuto que  as tensões entre China e França escalam, e a China passa a ser ameaça aos territórios franceses no Pacífico, e coloquem em cima da mesa a possibilidade de confronto entre os Rafale e os J-20 e/ou futuros J-35, e vão ver se não começam a soar os alarmes em Paris.
 

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NVF

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #168 em: Janeiro 16, 2024, 10:59:09 pm »
Se a China ameaçar um território ultramarino francês no Pacífico, a menos que os franciús tenham por lá um sub, nem Rafales nem F-35 vão fazer grande coisa a 20.000 km de distância.
Talent de ne rien faire
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #169 em: Janeiro 16, 2024, 11:07:57 pm »
Se a China ameaçar um território ultramarino francês no Pacífico, a menos que os franciús tenham por lá um sub, nem Rafales nem F-35 vão fazer grande coisa a 20.000 km de distância.

A França ver-se-ia obrigada a deslocar para lá o CdG, e a operar caças a partir de qualquer aeroporto que lá tenham.

A alternativa, era meter o ego de lado, e pedir ajuda aos americanos (e à AUKUS) para defenderem aquilo, eventualmente permitindo a criação de uma base americana lá.

Ficaria chocado se a China não tivesse cobiça pelos territórios franceses no Pacífico Sul.
 

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NVF

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #170 em: Janeiro 16, 2024, 11:27:05 pm »
Partindo do princípio que o CdG não se encontra em manutenção profunda, estamos a falar de uma viagem de, pelo menos, 30 a 40 dias. Adicionas a isso umas duas ou três semanas para preparar a task-force e estamos a falar de dois meses. Nem- F-35, nem Raptor, nem Rafale iam fazer muito.
Talent de ne rien faire
 

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nelson38899

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #171 em: Janeiro 16, 2024, 11:39:44 pm »
Se não houver investimento na defesa, amanhã estamos nas mãos dos trumps deste mundo e aí a coisa anda ao sabor deles.

Temos que ver o que aconteceu com os turcos, e tirar as nossas conclusões.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Kalil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #172 em: Janeiro 16, 2024, 11:49:40 pm »
Qual seria a logica de a China atacar exclusivamente os territorios franceses? Se fosse numa tentativa de expansão territorial, terias uma guerra no sudoeste asiático, obviamente com os EUA à mistura. Há mais porta avioes, F-35 e bases americanas na região, que o equivalente chinês actualmente.

Reforça a frase de que o Rafale, chega perfeitamente.

 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #173 em: Janeiro 17, 2024, 12:10:31 am »

Contas por alto, pelo preço de comprar e armar 28 F-35, comprávamos (produziamos em Portugal) e armávamos 300 Super Tucanos A-29N.
É que METEORs custam para aí um milhão cada um e para termos um stock de 200...

Num cenário de invasão de Portugal pela China, imaginem ter 300 ST Dispersados por aeródromos secundários.

Num cenário equivalente com 28 F-35... era os F-35 fugirem todos para Espanha.
Isso se Espanha não estivesse já tomada.
 

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tenente

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #174 em: Janeiro 17, 2024, 09:31:46 am »
Por essa ordem de ideias na Marinha seria preferível ter quarenta Lanchas Argus a quatro fragatas, para as conseguir dispersar.
Como um Tribuno Romano dizia, dispersados igual a derrotados.

Estas ideias peregrinas são excelentes.

Desculpem o OT.
« Última modificação: Janeiro 17, 2024, 02:51:02 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Pescador, PTWolf

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #175 em: Janeiro 17, 2024, 11:22:14 am »
E é por isso mesmo que os Sul Coreanos não o designam de caça de 5ª geração  mas sim um 4.5. A grande vantagem do Boramae é que usa armamento da MBDA (ASRAAMs, Brimstone, etc), tem uma versão bilugar, usa os motores F414-GE-400K, e foi feito de origem para ser superior em tudo ao F16 já que a KAI construiu os ditos caças sob licença na Coreia do Sul.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #176 em: Janeiro 17, 2024, 01:22:40 pm »
Partindo do princípio que o CdG não se encontra em manutenção profunda, estamos a falar de uma viagem de, pelo menos, 30 a 40 dias. Adicionas a isso umas duas ou três semanas para preparar a task-force e estamos a falar de dois meses. Nem- F-35, nem Raptor, nem Rafale iam fazer muito.

Isso já é problema deles. Uma das razões de terem o CdG, é conseguirem defender os territórios ultramarinos. Também demoraria aos chineses tempo para preparar uma força invasora, o que dava tempo para os franceses prepararem alguma medida (seja para defender o território, seja para retomar). A realidade é que, será uma questão de tempo até que a superioridade tecnológica de um PA francês face a um chinês deixe de existir.

Qual seria a logica de a China atacar exclusivamente os territorios franceses? Se fosse numa tentativa de expansão territorial, terias uma guerra no sudoeste asiático, obviamente com os EUA à mistura. Há mais porta avioes, F-35 e bases americanas na região, que o equivalente chinês actualmente.

Reforça a frase de que o Rafale, chega perfeitamente.

A China chegou a um acordo de defesa com as Ilhas Salomão.  ::)
A China sabe perfeitamente que se controlar territórios em torno da Austrália, complica a vida aos EUA e aliados. Isto torna os territórios franceses (e não só) extremamente apetecíveis, seja durante um conflito no Pacífico, seja no pós-conflito caso a China vencesse.

Os EUA, perante um conflito de larga escala na região, têm mais com que se preocupar do que defender por inteiro territórios dos franceses. Os franceses poderão ter que carregar o seu próprio peso, em vez de usar essa lógica tuguística de "os outros defendem-nos".

Citar
actualmente

Pois, mas o "actualmente" não é forma de encarar a Defesa. O "actualmente" não vale até 2040. Dizer que o Rafale chega perfeitamente... até 2040 (altura que se estima da entrada em serviço do FCAS) é estar em negação, e ser demasiado arrogante para achar que nada no mundo vai mudar em 16 anos.
 

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Red Baron

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #177 em: Janeiro 17, 2024, 03:08:04 pm »
É normal a França adquirir mais Rafale, até porque vendeu alguns.

Em relação ao stealth, a abordagem feita pela França é feita de forma diferente. Mas a tecnologia baseada na dos franceses já foi adicionada ao F-35, e deve ser melhorada no block 4.
A versão F5 dos Rafale também está prevista ter capacidades estruturais stealth.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #178 em: Janeiro 17, 2024, 03:27:09 pm »
O Rafale apesar de não ser um caça furtivo, tem um RCS bastante interessante.

O canhão:













Citar
From the simulation result, it can be concluded that Rafale RCS is quite low in air to air configuration, especially if we assumed that it is equipped a band pass radome ,then Rafale RCS would be in the same ballpark as the common F-16. Various surface wave treatment such as the serration on canard, main wing, inlet and fuselage does a really good job in reducing Rafale RCS at lower frequency, it is very interesting to note that Rafale RCS in S-band and L-band range is actually lower than in X-band. With that said, as Rafale was not designed from start to be a stealth aircraft, the scattering lobes distribution is much more chaotic compared to dedicated stealth fighters.





 :arrow: https://basicsaboutaerodynamicsandavionics.wordpress.com/2023/04/08/rafale-radar-scattering-simulation/
« Última modificação: Janeiro 17, 2024, 03:33:29 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Visitante123

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #179 em: Janeiro 17, 2024, 03:31:08 pm »
O pessoal tem mais confiança no J-20 do que eu. Um "stealth" com canards não é stealth. É um bocadinho "stealth" de frente, vá.

O Rafale com canards e com uma só superfície vertical na traseira também nunca será stealth.