F-35A Lightning II na FAP

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #120 em: Dezembro 30, 2023, 06:29:27 pm »


https://www.aernnova.com/en/headquarters/

O que eu sei da venda das unidades de estruturas compósitas e de estruturas metálicas á Aernova é que, em princípio, seria bom para Portugal.
Enquanto que as unidades nas mãos da EMBRAER trabalhavam principalmente para a EMBRAER, nas mãos dos Espanhois poderiam ter muitos mais clientes e mais perspectivas de crescimento.

Alguém sabe mais alguma coisa?

Fico sem perceber o que é que os "zucas mandaram ás favas"
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #121 em: Dezembro 30, 2023, 06:33:30 pm »


Página 9!
Subsea7, é o maior!
Não sei como consegue!
 

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CruzSilva

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #122 em: Dezembro 30, 2023, 06:41:21 pm »
Prontos,  compra-se 32 F-35A, mais uma esquadra de Gripen   :mrgreen:
Pior a emenda que o soneto. A minha séria opinião é modernização e/ou aquisição de F-16V. Os F-35 são muito caros e a manutenção não é barata. O problema é que a última vez que modernizámos os F-16 foi uma vergonhosa demora.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
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raphael

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #123 em: Dezembro 30, 2023, 07:08:55 pm »
Prontos,  compra-se 32 F-35A, mais uma esquadra de Gripen   :mrgreen:
Pior a emenda que o soneto. A minha séria opinião é modernização e/ou aquisição de F-16V. Os F-35 são muito caros e a manutenção não é barata. O problema é que a última vez que modernizámos os F-16 foi uma vergonhosa demora.

e se formos para a modernização...que é o mais provável... ainda vai demorar mais...os holandeses vieram recrutar muito mecânico de F-16 com provas dadas, nas várias áreas. Por isso, até esse processo terá as suas complicações.

Bom Novo Ano
Um abraço
Raphael
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Subsea7

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #124 em: Dezembro 30, 2023, 08:41:18 pm »
Prontos,  compra-se 32 F-35A, mais uma esquadra de Gripen   :mrgreen:
Pior a emenda que o soneto. A minha séria opinião é modernização e/ou aquisição de F-16V. Os F-35 são muito caros e a manutenção não é barata. O problema é que a última vez que modernizámos os F-16 foi uma vergonhosa demora.

e se formos para a modernização...que é o mais provável... ainda vai demorar mais...os holandeses vieram recrutar muito mecânico de F-16 com provas dadas, nas várias áreas. Por isso, até esse processo terá as suas complicações.

Bom Novo Ano

Ainda irão mais !
 
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PTWolf

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #125 em: Dezembro 30, 2023, 08:47:28 pm »
Este tema não acredito que tenha muito por inventar...

Modernização dos F16 e aguardar por um caça de 5ª geração e/ou negociar o F35 (que ainda não me convenceu), utilizando as Lages como factor negocial.

Falar de Gripen ou qualquer outra aeronave 4.5 é simplesmente gastar dinheiro.

E eu até sou fã das Suecas mas neste caso "não obrigado".
 
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P44

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #126 em: Janeiro 02, 2024, 01:40:00 pm »
Mas a Suécia é a SUÉCIA.
Produzem o melhor armamento do mundo.

 :o :o :o :o

Desembucha homem!
Dá o teu contributo.

Karl Gustav  :o
Bofors  :o
CV-90  :o
Archer  :o
RBS-70  :o
Radares da SAAB   (TUDO da SAAB...)  :o
Corvetas Visby  :o
GRIPEN  :o

Gajas  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #127 em: Janeiro 11, 2024, 01:27:13 pm »
Desculpem lá aterrar aqui de páraquedas...

Mas para que é que Portugal precisa de ter capacidade stealth nas suas aeronaves de combate?

Temos F-16 desde 1994 nunca os destacámos verdadeiramente para as ilhas por períodos prolongados, se quisermos levar uns para a terceira só descolam de Monte Real se as condições no alternante (S. Miguel) forem as ideais.

Nos bálticos  e islândia fazem missões de patrulhamento e QRA (primário e secundário).

Stealth para quê?

Porque qualquer caça novo que se compre, terá que durar pelo menos 30 anos ao serviço (provavelmente 40 em Portugal), e portanto este caça estará ao serviço, como principal meio de defesa do país, até no mínimo 2065/70. Dado o tamanho do investimento, e dado que precisaremos de um caça que seja capaz de responder a um futuro incerto, convém que este caça responda a um determinado padrão de capacidades, sendo a furtividade um deles.

E visto que comprar o F-35, comprar Gripen, comprar Rafale ou o que seja custa virtualmente o mesmo, obviamente que faz mais sentido comprar o que é mais moderno.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #128 em: Janeiro 11, 2024, 01:57:35 pm »
Para além do custo de aquisição, tem que se fazer as contas ao custo de manutenção e operação, tempo necessário a fazer a manutenção dos meios, etc.


Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #129 em: Janeiro 11, 2024, 03:10:59 pm »
Sim, mas aí já estarias a pôr os custos h/voo e custos de manutenção à frente da capacidade da aeronave. Essencialmente, é mais barato operar uma corveta que uma fragata, no entanto não quer dizer que a opção pela corveta seja a acertada (com a agravante que neste exemplo a corveta teria o mesmo custo de aquisição da fragata). Acho que todos aqui estaríamos a bater com a cabeça na parede, se a Marinha comprasse umas Tamandaré pelo mesmo preço das FREMM, com a justificação de que "a manutenção e operação é mais barata".

É claro que a curto prazo, é manter/modernizar pelo menos parte dos F-16, pois é a solução mais eficiente em relação aos custos.
 
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MATRA

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #130 em: Janeiro 11, 2024, 03:33:49 pm »
É preciso ter em atenção de como a US calculam os valores de operação dos "Legacy Planes", nem toda a gente tem acesso a algo como o AMARC, que tem um stock enorme de todo o tipo de componentes essenciais à operação de todos os equipamentos da USAF/NAVY, menos, claro está, os F22/F35 e já agora o B2.

Para ter uma ideia do custo de operação destes F35, teria de se analisar o que levou suíços, e acima de tudo, finlandeses, a optar por este, tirando o óbvio que foi ter ganho em praticamente todos os parâmetros dos respectivos concursos

« Última modificação: Janeiro 11, 2024, 03:34:40 pm por MATRA »
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain

Law of inverse relevance: the less you intend to do about something, the more you have to keep talking about it - YM
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #131 em: Janeiro 11, 2024, 07:54:02 pm »
É preciso ter em atenção de como a US calculam os valores de operação dos "Legacy Planes", nem toda a gente tem acesso a algo como o AMARC, que tem um stock enorme de todo o tipo de componentes essenciais à operação de todos os equipamentos da USAF/NAVY, menos, claro está, os F22/F35 e já agora o B2.

Para ter uma ideia do custo de operação destes F35, teria de se analisar o que levou suíços, e acima de tudo, finlandeses, a optar por este, tirando o óbvio que foi ter ganho em praticamente todos os parâmetros dos respectivos concursos


Os Suíços têm dinheiro.

Os Finlandeses têm um guizo encostado ao cú. O outro já entrou pa dentro.

Os Portugueses nem uma coisa nem outra.
Nós vamos adquirir TGVs que andam a 250 km/h.
Para tal, vai-se fazer uma linha nova - com menos curvas.

Mas aínda ninguém deu conta que, com uma linha nova, sem curvas, o ALFA Pendular quase dá isso.
 
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Red Baron

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #132 em: Janeiro 11, 2024, 11:44:43 pm »
A LM atingiu a marca dos 1000 F-35. Existem mais F-35 do que todos os outros aviões stealth juntos.
 

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Bubas

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #134 em: Janeiro 15, 2024, 01:28:25 pm »
A França acabou de encomendar 42 Rafael por 5.5 mil milhões… são de nível 4 mas com possibilidade de upgrade para nível 5 em 2030…

https://breakingdefense.com/2024/01/france-places-5-5-billion-order-for-42-new-rafale-fighters/?utm_campaign=BD%20Daily&utm_medium=email&_hsmi=290002507&_hsenc=p2ANqtz-8gU785rloZz83IYeffMZQUCepPpn5_drOJvptBeNCBLOh11y8YPH2qojM8BfE_OSW0-WX733X9hmvlsAVjPTQicHhpGg&utm_content=290002507&utm_source=hs_email
Por 5000 milhões… falta esse pequeno detalhe… toda a infraestrutura logística e de treino já está mais que madura, e cada avião ainda vai custar 120 milhões…. Por uma aeronave de 4.5a geração…