F-35A Lightning II na FAP

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #195 em: Janeiro 19, 2024, 03:34:40 pm »
Idem para o Atlas Cheetah da África do Sul (refiro.me aos canards fixos)

Junta aí também à lista os canards instalados após as modernizações do Mirage IIIEBR...




... do Mirage IIIS...




... Mirage IIING...




... Mirage 5M Mirsip...




... Mirage 5MA Elkan...




... Mirage 50...




... e Mirage 50CN Pantera



Basicamente, todos os derivados da família Mirage III/5.



Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #196 em: Janeiro 23, 2024, 12:37:25 am »
https://pt.wikipedia.org/wiki/MBDA_Meteor
Portanto, Portugal fora

https://mil.in.ua/en/articles/meteor-potential-improvement-of-ukrainian-f-16/

Os F16 para a Ucrânia ainda vão acabar por ficar mais avançados. Como aliás outros F16 de Países que os receberam mais tarde que Portugal

Uma questão de ....interesse. Antes gastar 200 milhões com avionetas dos manos

Interessante. A acontecer, será a primeira vez que um F-16 terá certificação para o Meteor, penso eu (o que também elimina aquele argumento de que uma das vantagens dos caças europeus, é poderem usar o Meteor). Neste caso, só pecam por (em princípio) o radar dos F-16 a ser cedidos, se manter o APG-66 e não ser instalado o SABR. Agora o Meteor não só equilibra a balança a nível de combate aéreo no conflito, como se calhar até passa a pender a favor dos ucranianos.

O pessoal tem mais confiança no J-20 do que eu. Um "stealth" com canards não é stealth. É um bocadinho "stealth" de frente, vá.

O Rafale com canards e com uma só superfície vertical na traseira também nunca será stealth.

Então não vejas isto:



Fonte: https://www.boeing.com/defense/phantom-works/index.page#/media/digital-production-system?playlistVideoId=6312307057112

É porque são fixos. Se se mexerem criam ângulos que devolvem o sinal.

Não necessariamente, porque em voo o movimento dos cannards é bastante reduzido nos caças actuais (o que não deverá ser diferente se o NGAD os tiver e forem móveis), e portanto o retorno deverá ser mínimo (senão mesmo nulo). Mas isto é apenas especulação, reforçado apenas que no vídeo (1:11) os cannards aparecem destacados a branco tal como outras partes móveis das asas.
É possível que o design no vídeo seja apenas um exemplo de vários designs que possuem, ou até um design completamente diferente do que vai ser proposto, servindo apenas para despistas. Tal como pode ser a variante para a USN, onde os cannards servirão primariamente para uma maior sustentação.
 

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Visitante123

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #197 em: Janeiro 23, 2024, 09:08:16 am »
Citar
Não necessariamente, porque em voo o movimento dos cannards é bastante reduzido nos caças actuais (o que não deverá ser diferente se o NGAD os tiver e forem móveis), e portanto o retorno deverá ser mínimo (senão mesmo nulo). Mas isto é apenas especulação, reforçado apenas que no vídeo (1:11) os cannards aparecem destacados a branco tal como outras partes móveis das asas.
É possível que o design no vídeo seja apenas um exemplo de vários designs que possuem, ou até um design completamente diferente do que vai ser proposto, servindo apenas para despistas. Tal como pode ser a variante para a USN, onde os cannards servirão primariamente para uma maior sustentação.

Tudo aquilo que li aponta para canards serem maus para o stealth. Se conseguirem mudar isso cá estarei para admitir que estou errado.

Nos entretantos há variações que são mais ou menos prejudiciais. Tudo depende da mobilidade dos canards (só frente-trás ou tbm cima-baixo), se são móveis apenas na descolagem ou tbm em voo, se o radar está de frente, de lado ou de trás. Tudo isso influencia a performance.
 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #198 em: Janeiro 23, 2024, 12:11:40 pm »
J 20


Saudações

P.S. https://www.f35.com/f35/news-and-features.html

Citar
U.S. Navy aircraft carrier USS CARL VINSON (CVN 70) is deployed to the U.S. 7th Fleet area of operations with F-35Cs and Block III F/A-18 Super Hornets aboard. These aircraft bring a new set of collective, complementary capabilities to the evolving carrier air wing of the future.

Part of that mix are F-35Cs from Strike Fighter Squadron 97, which recently embarked on a fast-paced training cycle to prepare for deployment as the Navy’s second F-35C unit.

A "Very Capable Combination"

According to U.S. Navy Rear Admiral Carlos Sardiello, commander of Carrier Strike Group One, operating the latest 5th and 4th Generation fighters together offers a “very capable combination.”

“Having both fifth-generation F-35s and Block III Super Hornets is a great additive capability to our air wing,” said Carl Vinson commanding officer Captain Matthew Thomas. “They bring a lot of avionics capabilities that make us more capable and lethal.”

The Nimitz-class aircraft carrier is also carrying:

Two squadrons of Block II Super Hornets
EA-18G Growler electronic warfare squadron
E-2D Hawkeye airborne early warning and control aircraft
MH-60R/S helicopters



https://www.f35.com/f35/news-and-features/carl-vinson-deployment-f35c-super-hornet.html
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Subsea7

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #200 em: Janeiro 27, 2024, 06:19:52 pm »
https://www.cavok.com.br/estados-unidos-aprovam-venda-de-40-cacas-f-35-por-us-86-bilhoes-para-a-grecia
$200M por aeronave, incluindo toda a infraestrutura logistica e de treino... parece ser o novo normal... 
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #201 em: Janeiro 27, 2024, 11:22:10 pm »
Boa noite,
Por cá e graças as Lajes, poderemos fazer a festa chave na mão, por 120 ME/caça, que para 25 F-35A, dá uns 2800 ME.
Cps
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #202 em: Janeiro 27, 2024, 11:24:24 pm »
Boa noite,
Por cá e graças as Lajes, poderemos fazer a festa chave na mão, por 120 ME/caça, que para 25 F-35A, dá uns 2800 ME.
Cps
Boas noticias, se alguma vez vier a acontecer... 15 por 1700M, 25 por 2800M
 

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Sintra

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #203 em: Janeiro 29, 2024, 05:29:31 pm »
Boa noite,
Por cá e graças as Lajes, poderemos fazer a festa chave na mão, por 120 ME/caça, que para 25 F-35A, dá uns 2800 ME.
Cps

 O valor de aquisição de 24 F-35A com a primeira entrega em 2031, mais algum armamento, mais três anos de suporte logistico segue abaixo. São "até" 5.62 biliões de dólares. As contrapartidas pela utilização das Lajes não correspondem a vários milhares de milhões de dólares (muito longe disso), qualquer valor acordado via FMS para a FAP seria idêntico ao acordado para a República Checa.

https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/czech-republic-f-35-aircraft-and-munitions
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #204 em: Janeiro 29, 2024, 09:39:26 pm »
Boa noite,
Por cá e graças as Lajes, poderemos fazer a festa chave na mão, por 120 ME/caça, que para 25 F-35A, dá uns 2800 ME.
Cps

 O valor de aquisição de 24 F-35A com a primeira entrega em 2031, mais algum armamento, mais três anos de suporte logistico segue abaixo. São "até" 5.62 biliões de dólares. As contrapartidas pela utilização das Lajes não correspondem a vários milhares de milhões de dólares (muito longe disso), qualquer valor acordado via FMS para a FAP seria idêntico ao acordado para a República Checa.

https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/czech-republic-f-35-aircraft-and-munitions

Tenho algumas dúvidas, tanto é que esta primeira fase o armamento seria o já existente para os F-16.
Mas se quisermos aumentar, com o suporte logístico, apontemos para 150 ME/avião, ou seja 3750 ME (25 F-35A).
Cps,
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #205 em: Janeiro 29, 2024, 09:58:35 pm »
Boa noite,
Por cá e graças as Lajes, poderemos fazer a festa chave na mão, por 120 ME/caça, que para 25 F-35A, dá uns 2800 ME.
Cps

 O valor de aquisição de 24 F-35A com a primeira entrega em 2031, mais algum armamento, mais três anos de suporte logistico segue abaixo. São "até" 5.62 biliões de dólares. As contrapartidas pela utilização das Lajes não correspondem a vários milhares de milhões de dólares (muito longe disso), qualquer valor acordado via FMS para a FAP seria idêntico ao acordado para a República Checa.

https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/czech-republic-f-35-aircraft-and-munitions

Tenho algumas dúvidas, tanto é que esta primeira fase o armamento seria o já existente para os F-16.
Mas se quisermos aumentar, com o suporte logístico, apontemos para 150 ME/avião, ou seja 3750 ME (25 F-35A).
Cps,

Não pode ser! E se a TAP precisar de mais uma injecção de capital, para continuar a dar "lucro"  :mrgreen:
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #206 em: Janeiro 30, 2024, 12:02:26 pm »
Boa noite,
Por cá e graças as Lajes, poderemos fazer a festa chave na mão, por 120 ME/caça, que para 25 F-35A, dá uns 2800 ME.
Cps

 O valor de aquisição de 24 F-35A com a primeira entrega em 2031, mais algum armamento, mais três anos de suporte logistico segue abaixo. São "até" 5.62 biliões de dólares. As contrapartidas pela utilização das Lajes não correspondem a vários milhares de milhões de dólares (muito longe disso), qualquer valor acordado via FMS para a FAP seria idêntico ao acordado para a República Checa.

https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/czech-republic-f-35-aircraft-and-munitions

Tenho algumas dúvidas, tanto é que esta primeira fase o armamento seria o já existente para os F-16.
Mas se quisermos aumentar, com o suporte logístico, apontemos para 150 ME/avião, ou seja 3750 ME (25 F-35A).
Cps,

Isso convertido em TAPs dá quanto?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #207 em: Janeiro 30, 2024, 02:43:09 pm »
3 200 milhões de euros, se não falta mais nada, dá para ficar entre os 2800 a 3750 Milhões de Euros, com mais ou menos logística e manutenção (25 Aparelhos).  :mrgreen:

https://www.rtp.pt/noticias/economia/apoios-a-tap-chegam-aos-3200-me-refere-o-ministro-das-infraestruturas_n1371955

Saudações   :mrgreen:

P.S.  Gripen, Typhoon, Rafale?  :mrgreen:

https://www.defensenews.com/global/europe/2022/09/04/how-the-f-35-swept-europe-and-the-competition-it-could-soon-face/

Citar
Portugal, as an F-16 operator, could eventually opt for F-35s. But the government has not expressed much urgency to recapitalize its fleet, and could certainly choose a European platform.



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #208 em: Janeiro 30, 2024, 05:13:26 pm »
depois de 2030 ir para 4,5. Bem visto. Está na linha do que faz a Marinha também
 
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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #209 em: Janeiro 30, 2024, 10:54:37 pm »

Ao verem tantos países europeus adoptarem o F-35...
E ao verem tantos países avisarem para uma futura guerra com a Rússia...

... Os nossos políticos começam a ficar nervosos. E vão passar de não saber nem quere saber nada de caças para serem todos especialistas em F-35.
Era de todo conveniente a Lockheed Martin patrocinar uns artigos em Jornais e reportagens na TV acerca do aparelho.

A FAP podia patrocinar um exercício com F-35s cá em Portugal para gerar publicidade. Mas isso já requer um nível de inteligência para "coisas do mundo" que a FAP não tem.
« Última modificação: Janeiro 30, 2024, 11:31:51 pm por saabGripen »
 
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