Nova Guerra Hamas-Israel

  • 810 Respostas
  • 52735 Visualizações
*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3141
  • Recebeu: 421 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +651/-8725
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #375 em: Outubro 22, 2023, 09:59:34 am »
Pouco ou nada se fala das vitimas militares israelitas ; fala-se dos kiboutz e das cidades atacados, fala-se das vitimas da "rave party" onde uma parte dos participantes fizeram uma trip trágica e inesperada... mas pouco ou nada se fala dos ataques às bases militares, do numero de mortos, feridos e prisioneiros militares entre os quais se destaca um general israelita para além de vários oficiais capturados pelos terroristas.

Sobre a origem dos apoios do Hamas , pensamos logo no Irão quando deveriamos também comentar o papel dos actores turcos e ucranianos (via Odessa e os traficantes desses dois países).   Quanto à origem fisica e geográfica das armas, temos o Afeganistão e a Ucrania que vendem alegremente  as armas fornecidas pelos EUA e pelo Ocidente em geral.
Sobre os principais apoios financeiros e logisticos do Hamas, mais uma vez o Irão vem depois do Qatar e dos nossos aliados turcos embora aquele seja considerado, e com razão, o adversário mais poderoso e mais capaz de infligir danos. Quem está a par das armas-maravilha  "inventadas"  pelo Irão sabe que um conflito aberto com os Aiatolas pode doer bastante e precipitar os acontecimentos.

Estamos todos à espera da inevitavel invasão terrestre, muitos estranham a demora de uma iniciativa que poderá muito bem ocorrer de uma forma bem diferente do esperado. Temos que levar em conta os reféns e as negociações que estão a ser feitas nos bastidores ; enquanto durarem as negociações, convém a Israel ter um argumento tão forte como a ameaça de invasão.
A invasão é pois, não só uma ameaça como um argumento nas negociações que decorrem neste  momento e que já levaram à libertação de dois prisioneiros do Hamas ; quais as contrapartidas oferecidas ao Hamas ?

Para avançar no terreno urbano com a preocupação de salvaguardar as vidas dos soldados, os israelitas durante a sua progressão. têm que deitar abaixo todos os edificios que encontram pela frente, única maneira de se protegerem dos atiradores furtivos arabes. Para deitar abaixo os prédios interessa que os civis se ponham a andar antes de ... o que ainda não aconteceu e duvido que os palestinianos facilitem a vida a Israel, evacuando a cidade em massa.

Avançar no meio de ruinas e de cadáveres pode muito bem exaltar a rua árabe a tal ponto que os seus lideres decidam fazer alguma coisa contra Israel, de forma velada ou ostensiva. O Irão, mesmo debilitado pelas sansões,  continua a ser o principal factor X a levar em conta em todos os cenários possíveis , e quando digo o Irão, incluo todos os grupos que eles animam e financiam como os yémenitas ou o Hezbolah. Os inimigos de Israel já provaram que têm capacidade para o ferir por todos os lados obrigando-o a dispersar forças para cobrir toda a fronteira .

Se Israel mais uma vez vencer , os prémios serão enormes : não só o mapa israelita ficará mais direitinho como passam a controlar as jazidas de gás e de petróleo que se encontram ao largo de Gaza, facto ignorado na altura em que o senhor Sharon concedeu a autonomia a Gaza. Nessa mesma altura, o Hamas  fazia de certo modo o jogo de Israel pois, tal como este, o Hamas recusa a ideia de dois Estados.

Portugal já está a ser prejudicado.
O patrão da Web Summit teve que pedir a demissão depois de Israel e de várias empresas sob sua influência, terem anunciado que não vêm a Lisboa. A Google,  Amazon,  Facebook, ... empresas   "Justas entre as Nações"   decidiram boicotar a Web Summit em Portugal ... e porquê ? o homem teve a rara coragem de dizer a Israel o que pensava... e o que ele pensa e disse é justo e sensato.
Em 2020, aquele cantinho democrático no Meio-Oriente, aliàs, a única democracia da região (sic) que dá pelo nome de Israel, atacou violentamente o cartoonista português  Vasco Gargalo´por causa de um desenho, por sinal muito bem conseguido, acusando-o de ter feito um trabalho  "atascado de ódio",  "despuduradamente anti-semita" e com "fedor pestilento". O embaixador israelita foi mais longe ao exigir que a revista sábado despedisse o Vasco.  Enfim...a democracia israelita tem particularidades nada democráticas.

Ainda sobre a invasão de Gaza : na minha opinião e de um ponto de vista operacional, acho que Israel está a proceder corretamente ao retardar a entrada en Gaza. A saturação dos terroristas que  vivem em constante sobressalto, enterrados nos tuneis,  esperando e continuando a esperar  com os nervos em sobressalto ; forçosamente o psico segue e soma com a ansiedade e a angústia da ameaça constante, os movimentos condicionados, a escassez de víveres e de medicamentos...tudo isto fará diferença pois os israelitas, que têm por eles o entusiasmo e o desejo de vingança, vão encontrar pela frente pessoal cansado fisica e psicologicamente.

É bastante relevante que escreva tanto e sem qualquer independência, como referiu, acuse tudo e todos neste conflito, até a Ucrãnia e não tenha a imparcialidade e humildade suficiente para falar no nome de um dos países que é dos maiores culpados por este conflito e que apoia o hamas, a rúSSia! Não refere a rúSSia e a invasão Ucraniana desta, porque simplesmente tudo o que escreveu não faz qualquer sentido!!!!!

Explique-me lá o conceito dos povos livres e do direito à sua independência e faça o paralelo com a Ucrãnia!

Realmente, tanta informação junta e tanta confusão acerca de um assunto tão simples.

É muito fácil:
"Fuck Russia, Free Ukraine",
 todos os outros problemas do mundo começam e acabam com a Rússia

Desviar disto, é perder a independência de julgamento.

Simples, e não é preciso fazer um desenho. 8)
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3141
  • Recebeu: 421 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +651/-8725
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #376 em: Outubro 22, 2023, 10:58:10 am »
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1484
  • Recebeu: 325 vez(es)
  • Enviou: 346 vez(es)
  • +244/-4670
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #377 em: Outubro 22, 2023, 11:04:30 am »
Viajante, primoooooooooooooooooooo !  já recebi o relatório ADN do MyHeritage ; somos primos Viajante  :G-beer2:  não levas a mal que te chame a partir de agora, primo, "judeu errante" em vez de Viajante, pois não ?

O principio da nacionalidade diz-nos (assim de cabeça) que uma Nação tem o direito de se constituir em Estado. O que é uma Nação ? todos sabem, certo ?
Em Portugal tasse bem :) somos um só povo, uma só língua...mas se quizeres aplicar esse principio nos EUA ou na Rússia, ui.  A Rússia tem dezenas ou centenas de nações , a mesma coisa para os amigos americanos, que são um autêntico melting pot , imagina que as First Nations dos EUA, Canadá ou Austrália exijam os seus direitos nacionais para além de compensações pelos diversos incómodos a que foram (estão) sujeitos  :)

Agora que descobri que tenho sangue judeu Falasha vou ter que adaptar o meu discurso, mas antes quero a minha quota parte de leite e mel na Terra Prometida.
« Última modificação: Outubro 22, 2023, 11:09:00 am por legionario »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9012
  • Recebeu: 4315 vez(es)
  • Enviou: 775 vez(es)
  • +5100/-823
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #378 em: Outubro 22, 2023, 03:49:17 pm »
Todos os países tinham, na sua origem, povos indígenas, e que não falavam a língua que existe hoje, nem tinham "sentido de nação". Por isso é que olhar para o passado pode ser complicado, se a ideia é avaliar os "direitos territoriais" de cada um.

A única diferença que existe, é o quão recente foi a formação de uns países comparativamente aos outros, porque de resto, os princípios foram os mesmos.

Em Israel, sabendo que a atribuição de "direito" ao território, vai depender de quão atrás no tempo se vá ver quem era o dono das terras, não faz sentido nenhum usar este método. E das três opções, escolham uma:
-fazem à moda antiga, e lutam pelo controlo do território, e quem vencer fica com tudo
-procuram uma solução intermédia, a dois estados, quiçá com uma reorganização geográfica de forma a que nenhum dos estados tenha territórios partidos
-procuram uma solução conjunta, em que se forma um país, que alberga tanto palestinos como israelitas, de governação mista (solução bastante difícil, mas teoricamente mais benéfica para ambos)


Entretanto:
https://x.com/hoje_no/status/1716035719565541589?s=20
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3141
  • Recebeu: 421 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +651/-8725
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #379 em: Outubro 22, 2023, 04:04:47 pm »
Washington avisa que não hesitará em agir militarmente contra quem expandir conflito
https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/washington-avisa-que-nao-hesitara-em-agir_653531b2b557461ec24b1798
Citar
O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, avisou hoje que Washington "não hesitará em agir" militarmente contra qualquer organização ou país que se sentisse tentado a expandir o conflito no Médio Oriente entre Israel e o Hamas.

Muito bem.  :palmas:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1484
  • Recebeu: 325 vez(es)
  • Enviou: 346 vez(es)
  • +244/-4670
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #380 em: Outubro 22, 2023, 05:03:21 pm »

...
Em Israel, sabendo que a atribuição de "direito" ao território, vai depender de quão atrás no tempo se vá ver quem era o dono das terras, não faz sentido nenhum usar este método. E das três opções, escolham uma:
-fazem à moda antiga, e lutam pelo controlo do território, e quem vencer fica com tudo
-procuram uma solução intermédia, a dois estados, quiçá com uma reorganização geográfica de forma a que nenhum dos estados tenha territórios partidos
-procuram uma solução conjunta, em que se forma um país, que alberga tanto palestinos como israelitas, de governação mista (solução bastante difícil, mas teoricamente mais benéfica para ambos)


Entretanto:
https://x.com/hoje_no/status/1716035719565541589?s=20

Eu não morro de simpatia por estes pagãos mas a verdade é que Jerusalém é a capital histórica do povo de Israel ; ao longo da História os judeus perderam e recuperaram a sua capital várias vezes, sempre por ação de guerra. Parece-me normal que seja também pela guerra que eles recuperem a sua capital e as suas terras. Mas voilà, estamos no século XXI e entram critérios diferentes na avaliação desta situação tão singular pois é insuportavel ver o terrível sofrimento dos mais fracos.

Mais uma vez, foram os anglo-saxões que nos criaram mais este sarilho :  declaração de Balfour e ocupação das arábias no seguimento da derrota turca na 1ª GM. Que podemos nós fazer ? lamentar o sofrimento alheio e fazer de maneira que não sobrem desgraças maiores para a Europa em geral e para Portugal em particular. Infelizmente, os astros dizem-nos que, tarde ou cedo, vamos também sofrer as consequências...e não falo só do preço do petróleo.
« Última modificação: Outubro 22, 2023, 05:05:52 pm por legionario »
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18881
  • Recebeu: 5793 vez(es)
  • Enviou: 6385 vez(es)
  • +7326/-9813
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #381 em: Outubro 22, 2023, 05:13:37 pm »
Navios de guerra chineses a caminho do médio oriente

https://twitter.com/Blackrussiantv/status/1716104971735683300

Tá bonito isto
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9012
  • Recebeu: 4315 vez(es)
  • Enviou: 775 vez(es)
  • +5100/-823
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #382 em: Outubro 22, 2023, 05:39:41 pm »
https://www.naval.com.br/blog/2023/10/22/marinha-chinesa-tem-6-navios-de-guerra-no-oriente-medio-em-meio-as-crescentes-tensoes-da-guerra-israel-gaza/

Em princípio não será nada de mais (até porque a China quer que os EUA se desgastem num conflito, para depois poderem atacar Taiwan mais à vontade, portanto não fazia sentido meterem-se em sarilhos no MO), mas nunca se sabe.
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1484
  • Recebeu: 325 vez(es)
  • Enviou: 346 vez(es)
  • +244/-4670
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #383 em: Outubro 22, 2023, 05:45:55 pm »
Navios de guerra chineses a caminho do médio oriente

https://twitter.com/Blackrussiantv/status/1716104971735683300

Tá bonito isto

Não perca tempo P44, vá ao Lidl comprar umas reservazitas  :D
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1863
  • Recebeu: 1805 vez(es)
  • Enviou: 2634 vez(es)
  • +5517/-2960
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #384 em: Outubro 22, 2023, 06:57:34 pm »
Navios de guerra chineses a caminho do médio oriente

https://twitter.com/Blackrussiantv/status/1716104971735683300

Tá bonito isto

Isto estoura ou não ?
Não perca tempo P44, vá ao Lidl comprar umas reservazitas  :D
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1484
  • Recebeu: 325 vez(es)
  • Enviou: 346 vez(es)
  • +244/-4670
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #385 em: Outubro 22, 2023, 10:30:30 pm »
Os chineses andam a soprar nas brasas, enviam 6 modernos navios de guerra para o Mediterrâneo e mais : o porta-contentores chinês New New Polar Bear é acusado de ter sabotado um gasoduto e um cabo submarino que ligam a Filandia à Estónia ; o que é isto ?
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9012
  • Recebeu: 4315 vez(es)
  • Enviou: 775 vez(es)
  • +5100/-823
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #386 em: Outubro 22, 2023, 10:47:32 pm »
https://x.com/RichardJFegan/status/1716173334839242844?s=20

Quando estás a ganhar 2-0 na primeira parte/quando o jogo acaba 2-3.
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4369
  • Recebeu: 2487 vez(es)
  • Enviou: 1441 vez(es)
  • +7466/-4529
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #387 em: Outubro 22, 2023, 11:04:22 pm »
Viajante, primoooooooooooooooooooo !  já recebi o relatório ADN do MyHeritage ; somos primos Viajante  :G-beer2:  não levas a mal que te chame a partir de agora, primo, "judeu errante" em vez de Viajante, pois não ?

O principio da nacionalidade diz-nos (assim de cabeça) que uma Nação tem o direito de se constituir em Estado. O que é uma Nação ? todos sabem, certo ?
Em Portugal tasse bem :) somos um só povo, uma só língua...mas se quizeres aplicar esse principio nos EUA ou na Rússia, ui.  A Rússia tem dezenas ou centenas de nações , a mesma coisa para os amigos americanos, que são um autêntico melting pot , imagina que as First Nations dos EUA, Canadá ou Austrália exijam os seus direitos nacionais para além de compensações pelos diversos incómodos a que foram (estão) sujeitos  :)

Agora que descobri que tenho sangue judeu Falasha vou ter que adaptar o meu discurso, mas antes quero a minha quota parte de leite e mel na Terra Prometida.

Lamento que o Legionário tenha de efectuar testes de ADN para saber quem o pariu e quem é seu parente!
De facto não sei se somos primos, terei de perguntar aos meus tios se se aventuraram para os seus lados!

De facto a sua falta de bússula explica em parte que a sua educação numa madrassa comunista, faça de si mais pró-ruSSo que português, como afirma que é!

E os negócios por África como correm? Com a morte do líder eslavo, pode estar sem segurança para limpar..... negociar em segurança!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9012
  • Recebeu: 4315 vez(es)
  • Enviou: 775 vez(es)
  • +5100/-823
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #388 em: Outubro 22, 2023, 11:42:14 pm »
https://abcnews.go.com/International/us-moves-carrier-middle-east-attacks-us-forces/story?id=104201064

Ao que parece o Ike vai rumar ao Médio Oriente, ao invés de se ficar pelo Mediterrâneo junto do Ford.
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1462
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 2294 vez(es)
  • +712/-127
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #389 em: Outubro 22, 2023, 11:52:01 pm »
https://abcnews.go.com/International/us-moves-carrier-middle-east-attacks-us-forces/story?id=104201064

Ao que parece o Ike vai rumar ao Médio Oriente, ao invés de se ficar pelo Mediterrâneo junto do Ford.

Proteção de forças norte-americanas em toda a região.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."