Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

  • 2014 Respostas
  • 297110 Visualizações
*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1855
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 102 vez(es)
  • +1069/-1843
Re: CAS
« Responder #1575 em: Agosto 29, 2024, 11:08:53 am »
Mais vale estourar em p... e vinho verde então


Como sabes que não é o que já esão a fazer?

Onde estão os helicópteros-de-não-sei-quê que iam comprar?
Não conseguem encontrar helicópteros?

Subcontratam isso ao Gouveia e Melo e ele encontra helicópteros para a FAP.
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1413
  • Recebeu: 792 vez(es)
  • Enviou: 799 vez(es)
  • +431/-486
Re: CAS
« Responder #1576 em: Agosto 29, 2024, 12:43:22 pm »
Fica aqui uma info:

Quando compramos os st5 e os camiões aos espanhois, a blindagem a comunicação foram fornecidos por empresas tugas.

Hoje em dia tens duas empresas tugas a trabalhar no FCAS, avião que não será adequirido por Portugal.

O KC tem neste momento 2 ou mais empresas a ganhar com as vendas dele.

Agora peguem nos 5 mil milhões que vamos gastar no F35, e analisem quantas empresas irão fazer parte do consorsium F35. Eu posso já dizer, nenhuma.

Sabem quanto dinheiro vai a economia tuga, ganhar com a compra do f35????

€/avião

Nenhuma blindagem produzida em Portugual foi aplicada em qualquer viatura militar.

E gastar 250Milhões em aviões sem utilidade só porque poderemos um dia ganhar uns tostoes com Hipotéticas e remotas vendas não é justificação.
O KC390 é uma coisa, a porcaria dos Tucanitos é um mundo à parte:
- Não são precisos para nada, já temos aeronaves no inventário da FAP que fazem as missões CAS, COIN e qualquer interdição ao tráfico de droga
- Não conseguem treinar pilotos para combate ar-ar no F16 e não conseguem treinar nada no F35

Esses 250M de Euro podiam ser aplicados em tanta coisa que as Forças Armadas precisam que até dá lagrimas só de pensar no dinheiro deitado ao lixo...

Lá porque anda atrás dos fusos a fazer uns artigos manhosos, não lhe dá o direito de mandar umas postas de pescada!

Aqui fica apresentação publica disso!


Pandur


TInha a ideia que esta blindagem tinha sido desenvolvida apenas e só para as versões ambulancia do ST (para protecção da 'caixa' traseira onde feridos e pessoal de emergència estará).
A ser verdade, afirmar que foi aplicada blindagem aos ST é um 'esticanço' demasiado grande.

Quanto aos camiões recentemente adquiridos creio que nada foi feito.
E quanto às Pandur, foi adquirida alguma protecção adicional? Ou ficaram-se apenas pela apresentação de alguma placas adicionais?

Cumprimentos,
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1855
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 102 vez(es)
  • +1069/-1843
Re: CAS
« Responder #1577 em: Agosto 29, 2024, 01:54:07 pm »

E só ler.

A apresentação aqui reproduzida refere "Spall Liners".

Blindagem é Blindagem.
Spall Liners são Spall Liners.

Portugal não tem hipótese de produzir blindagem.
Mas com os nossos conhecimentos na área de texteis avançados e compósitos e nanomateriais, Spall Liners pode ser...
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1413
  • Recebeu: 792 vez(es)
  • Enviou: 799 vez(es)
  • +431/-486
Re: CAS
« Responder #1578 em: Agosto 29, 2024, 02:31:59 pm »

E só ler.

A apresentação aqui reproduzida refere "Spall Liners".

Blindagem é Blindagem.
Spall Liners são Spall Liners.

Portugal não tem hipótese de produzir blindagem.
Mas com os nossos conhecimentos na área de texteis avançados e compósitos e nanomateriais, Spall Liners pode ser...

Chame-lhe o que quiser. Mas para mim é evidente que se trata de uma blindagem de protecção anti-estilhaços - "are designed to protect vehicle crews against projectiles and secondary fragaments". Ora se isto não é uma blindagem não sei o que será.

mas em qualquer dos casos não era essa a minha questão
 
Cumprimentos,
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6742
  • Recebeu: 7405 vez(es)
  • Enviou: 5019 vez(es)
  • +10180/-2920
Re: CAS
« Responder #1579 em: Agosto 29, 2024, 03:31:52 pm »
Subcontratam isso ao Gouveia e Melo e ele encontra helicópteros para a FAP.

Hahahahahahaha, o fã nº1 do Capitão Iglo não falha uma.  :mrgreen:

A Proskipper também arranja helicópteros?  ::)

Citar
Tribunal de Contas perdoa a Gouveia e Melo ajustes directos fora da lei na Marinha

(...) Chefe do Estado-Maior da Armada era comandante naval quando infringiu o Código dos Contratos Públicos, validando adjudicações ilegais. Mas os negócios com a empresa Proskipper já vinham de trás. (...)

(...) O Tribunal de Contas perdoou ao chefe do Estado-Maior da Armada, Gouveia e Melo, várias infracções à lei dos contratos públicos. Em causa estão dezenas de contratos firmados sempre com o mesmo fornecedor por ajuste directo, em circunstâncias em que a lei não o autorizava, bem como outras irregularidades, parte das quais já prescrita. (...)

https://www.publico.pt/2024/08/25/sociedade/noticia/tribunal-contas-perdoa-gouveia-melo-ajustes-directos-lei-marinha-2101778
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: yuwanko

*

Anthropos

  • Perito
  • **
  • 371
  • Recebeu: 585 vez(es)
  • Enviou: 127 vez(es)
  • +217/-21
Re: CAS
« Responder #1580 em: Agosto 29, 2024, 03:42:59 pm »
Subcontratam isso ao Gouveia e Melo e ele encontra helicópteros para a FAP.

Hahahahahahaha, o fã nº1 do Capitão Iglo não falha uma.  :mrgreen:

A Proskipper também arranja helicópteros?  ::)

Citar
Tribunal de Contas perdoa a Gouveia e Melo ajustes directos fora da lei na Marinha

(...) Chefe do Estado-Maior da Armada era comandante naval quando infringiu o Código dos Contratos Públicos, validando adjudicações ilegais. Mas os negócios com a empresa Proskipper já vinham de trás. (...)

(...) O Tribunal de Contas perdoou ao chefe do Estado-Maior da Armada, Gouveia e Melo, várias infracções à lei dos contratos públicos. Em causa estão dezenas de contratos firmados sempre com o mesmo fornecedor por ajuste directo, em circunstâncias em que a lei não o autorizava, bem como outras irregularidades, parte das quais já prescrita. (...)

https://www.publico.pt/2024/08/25/sociedade/noticia/tribunal-contas-perdoa-gouveia-melo-ajustes-directos-lei-marinha-2101778

https://madespesapublica.blogspot.com/2015/10/marinha-o-que-tem-esta-empresa-de.html

Favorecimentos? Negociatas? A Marinha? Nunca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Charlie Jaguar, Pescador

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 749
  • Recebeu: 158 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +24/-31
Re: CAS
« Responder #1581 em: Agosto 29, 2024, 03:47:34 pm »
Mais uns que não percebem nada de aviões para treino.

https://www.cavok.com.br/austria-considera-compra-de-jatos-m-346-da-leonardo
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Charlie Jaguar, Pescador, Subsea7, PTWolf, Pneucareca

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1855
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 102 vez(es)
  • +1069/-1843
Re: CAS
« Responder #1582 em: Agosto 29, 2024, 03:58:28 pm »

O que eu quero é ver alguem aqui a explicar porque é que o CEMFA é bom.

Não há nenhum?
 

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 749
  • Recebeu: 158 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +24/-31
Re: CAS
« Responder #1583 em: Agosto 29, 2024, 09:06:59 pm »
Pelos vistos os tugas é que sabem.....

https://www.aereo.jor.br/2024/08/23/vietna-recebe-primeiras-seis-aeronaves-de-treinamento-l-39ng/

Não tinha uma empresa portuguesa falado neste avião para treino em Portugal??
 

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 749
  • Recebeu: 158 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +24/-31
Re: CAS
« Responder #1584 em: Agosto 29, 2024, 09:10:07 pm »
Lá consegui descobrir, já lá vai uns anitos....

https://www.edrmagazine.eu/new-customers-for-aero-vodochody-l-39ng

Neste país é só conversa e obras vai lá vai...

« Última modificação: Agosto 29, 2024, 09:12:19 pm por antoninho »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 205
  • Recebeu: 136 vez(es)
  • Enviou: 169 vez(es)
  • +19/-40
Re: CAS
« Responder #1585 em: Agosto 30, 2024, 10:48:46 am »

Eu vejo a FAP calada e a mostrar muito pouco serviço no que diz respeito a preparar o seu futuro.

Quando começa a formação dos pilotos dos Canadair?


A formação dos pilotos e mecânicos para Canadair está prevista para 2026 e 2027
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
Re: CAS
« Responder #1586 em: Setembro 01, 2024, 10:27:22 am »
Mais vale estourar em p... e vinho verde então


Como sabes que não é o que já esão a fazer?

Onde estão os helicópteros-de-não-sei-quê que iam comprar?
Não conseguem encontrar helicópteros?

Subcontratam isso ao Gouveia e Melo e ele encontra helicópteros para a FAP.

O Picas não encontra os ESSM nem as Marlin e os EO. Tudo meios planeados adquirir para a Marinha, quanto mais coisas de outros.

Os helicópteros de, entre 6 a 8, passam a 3 porque temos de esbanjar 200 milhões com tucanitos dos externos e aculturados protegidos por seus donos lideres militares e políticos.
Está aí a resposta
 
« Última modificação: Setembro 01, 2024, 10:41:01 am por Pescador »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
Re: CAS
« Responder #1587 em: Setembro 01, 2024, 10:37:39 am »

E só ler.

A apresentação aqui reproduzida refere "Spall Liners".

Blindagem é Blindagem.
Spall Liners são Spall Liners.

Portugal não tem hipótese de produzir blindagem.
Mas com os nossos conhecimentos na área de texteis avançados e compósitos e nanomateriais, Spall Liners pode ser...

Em Portugal nem sabemos falar português, obviamente, como dizem tem de ser os grunhos bem mais a Sul a "melhorar a língua", onde de mais 230 milhões de habitantes mais de 95% nem falar sabem e o nível cultural e de escolaridade é patético. Nem falo na civilidade, que dificilmente existe pior.

Mas por acaso temos quem faça até escudo balísticos. Quanto a blindagens metálicas, temos bons engenheiros no ramo metalúrgico que podiam fazer se houve empresas que quisessem apostar nisso, ou até a Marinha os empregasse num Alfeite diferente da treta que está. O que falta é seriedade na liderança das FA e Governos que se deixem de estar de boca aberta a ver se comem alguma coisa nisso tudo.
E não nos faltam competências. Vão é para fora, porque cá é bom é para outros feiticeiros que vêm de fora com ligações a políticos vassalos e corruptos com claque de aculturados metidos em tachos
« Última modificação: Setembro 01, 2024, 10:43:01 am por Pescador »
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1855
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 102 vez(es)
  • +1069/-1843
Re: CAS
« Responder #1588 em: Setembro 01, 2024, 01:30:35 pm »
Mais vale estourar em p... e vinho verde então


Como sabes que não é o que já esão a fazer?

Onde estão os helicópteros-de-não-sei-quê que iam comprar?
Não conseguem encontrar helicópteros?

Subcontratam isso ao Gouveia e Melo e ele encontra helicópteros para a FAP.

O Picas não encontra os ESSM nem as Marlin e os EO. Tudo meios planeados adquirir para a Marinha, quanto mais coisas de outros.

Os helicópteros de, entre 6 a 8, passam a 3 porque temos de esbanjar 200 milhões com tucanitos dos externos e aculturados protegidos por seus donos lideres militares e políticos.
Está aí a resposta

Negativo.

Passaram de 8 para 3 porque andam há 10 anos para escolher o modelo e o preço a subir.

Nunca ouvi o CEMFA falar de helicópteros.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
Re: CAS
« Responder #1589 em: Setembro 01, 2024, 02:02:47 pm »
Mais vale estourar em p... e vinho verde então


Como sabes que não é o que já esão a fazer?

Onde estão os helicópteros-de-não-sei-quê que iam comprar?
Não conseguem encontrar helicópteros?

Subcontratam isso ao Gouveia e Melo e ele encontra helicópteros para a FAP.

O Picas não encontra os ESSM nem as Marlin e os EO. Tudo meios planeados adquirir para a Marinha, quanto mais coisas de outros.

Os helicópteros de, entre 6 a 8, passam a 3 porque temos de esbanjar 200 milhões com tucanitos dos externos e aculturados protegidos por seus donos lideres militares e políticos.
Está aí a resposta

Negativo.

Passaram de 8 para 3 porque andam há 10 anos para escolher o modelo e o preço a subir.

Nunca ouvi o CEMFA falar de helicópteros.

Qual negativo.
Não iam passar de 8 a 3 pelo preço a aumentar o triplo? Piada.
Eram entre 6 a 8 consoante o preço no ultimo plano de aquisição, mais recente. Não da altura do outro plano dos pensados para o exército onde se esbanjou uns milhões

O Picas nem o que se passa com os helicópteros da marinheca fala, nem dos Flir que deviam ter