Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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Drecas

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Re: CAS
« Responder #1020 em: Maio 09, 2024, 04:22:13 pm »
Com o contrato dos ST vem então um contrato de APKWS, PGM's e etc certo?

Ou é só para fingir  ::)
 

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sivispacem

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Re: CAS
« Responder #1021 em: Maio 09, 2024, 04:27:34 pm »

Cortar a quantidade de KC de 5 para 4 custa dinheiro. Contratos são para cumprir.
Não optar pelo 6º não deverá ser problemático.

Portugal ter 5 KC e X A-400 é um exagero - a não ser que alguns sejam colocados ao serviço da NATO ou da EU. Assim já aumentaríamos significativamente a nossa "relevância".

É perguntar à FAB, que tem uma assinalável experiência em reduzir encomendas do KC

A FAB reduz "encomendas" á medida que a EMBRAER vende aparelhos a outras FAs.
Se não houvesse essas vendas, a FAB, em teoria, teria que adquirir todos os aparelhos necessários para a EMBRAER chegar ao "break-even" do projecto.

A quantidade necessária, ou era 19 ou 29... não me lembro.

Segundo a WIKIPEDIA, a FAB tem 12 C-130.
Deve ter necessidade de 12 (ou menos) KCs

Com o dinheiro que poupa, deve comprar mais Gripens.

E se a FAP já gosta do KC, a FAB tmb deve estar satisfeita.

Eram 28 inicialmente. Depois passaram para 22 e agora para 19 - https://tecnodefesa.com.br/fab-reduz-o-numero-de-kc-390-para-22-unidades/ e https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/fab-reduz-novamente-encomenda-do-kc-390.html

Deduzo das suas palavras que o interesse da EMBRAER em produzir o KC não passa das 28 unidades originalmente previstas para a FAB....
 

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Pescador

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Re: CAS
« Responder #1022 em: Maio 09, 2024, 04:28:57 pm »
Não sobre duvida que alguém vai mamar e bem. Não é questão do governo e independentemente de qual, são principalmente os envolvidos diretamente.

Querem a força toda e têm mudado o azimute as justificações, impingir o Tucano e na versão que eles acham que os outros precisam.
Os vendedores de enciclopédias são assim. Tentam convencer os outros de algo que não lhes faz falta mas fazendo sentir que precisam.

Arranjaram um gangue de gente envolvida e toca  abater na mesma tecla. Seja aqui, seja nos locais onde têm acesso, seja da net nos sites deles onde conseguem afirmar sobre aquilo que ainda não está decidido.
Impostores. Creio ser o termo certo
 
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dc

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Re: CAS
« Responder #1023 em: Maio 09, 2024, 04:59:19 pm »
Não entenderes isso deve ter a ver com a tua inteligência...

E se queres manter aqui alguns "diálogos" em vez de veres os teus textos serem simplesmente ignorados, sugiro moderação nos teus insultos.
Porque sou mais inteligente que tu, com uma grande capacidade de te insultar se quiser.

Ignorados por ti? É que tens tanta importância, que se viesses aqui dizer que "ou vem o ST e o Gripen, ou cometo suicídio", eu continuava a dizer para não virem as ditas aeronaves.  :mrgreen:

De resto, és tão inteligente, que fazes constantemente figura de parvo aqui. E todos sabemos qual o intuito da tua participação aqui no Fórum, algo entre interesses pessoais/desestabilizar/ser do contra.

Quanto aos insultos, bem, nem sequer preciso de insultar, basta deixar aqui a prova viva do nível de inteligência em causa:
Citar
E que tal operações de CAS a uma equipa de DAE, na Lituânia á noite?

 

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sivispacem

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Re: CAS
« Responder #1024 em: Maio 09, 2024, 08:19:17 pm »

De resto, és tão inteligente, que fazes constantemente figura de parvo aqui. E todos sabemos qual o intuito da tua participação aqui no Fórum, algo entre interesses pessoais/desestabilizar/ser do contra.

[/quote]

Ainda não perceberam? O SaabGrpipen é um estagiário de PsyOps em início de carreira......
 

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Re: CAS
« Responder #1025 em: Maio 09, 2024, 09:00:24 pm »
Esse boato de Tancos é apenas isso...Um boato.
Irão para Sintra ou Beja.
200 ME para o lixo...Apenas... E M-346 por um canudo.

Sim, Tancos também considerei como boato. Nem tem condições, nem faria muito sentido se se pretende reerguer a UALE.

Em relação a Sintra também acho difícil, ainda mais depois de se ter reduzido o espaço aéreo da base somente para os três mil pés de modo a permitir o tráfego do Humberto Delgado, logo a opção mais lógica será Beja e para junto dos Caracóis.

Sugiro já um nome para a futura esq. de tucanitos: as "lesmas"
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: CAS
« Responder #1026 em: Maio 09, 2024, 09:05:54 pm »

De resto, és tão inteligente, que fazes constantemente figura de parvo aqui. E todos sabemos qual o intuito da tua participação aqui no Fórum, algo entre interesses pessoais/desestabilizar/ser do contra.


Ainda não perceberam? O SaabGrpipen é um estagiário de PsyOps em início de carreira......
[/quote]

Tenham calma

Não se enervem

Afinal o homem tem de pôr pão na mesa

Antigamente havia os caixeiros viajantes
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Re: CAS
« Responder #1027 em: Maio 09, 2024, 09:16:43 pm »
É perguntar à FAB, que tem uma assinalável experiência em reduzir encomendas do KC

Olás.

Penso que eu saberia explicar a norma que rege tais tipos de contratos, mas como não nacional sinto-me impedido de explanar aqui.
Caso tenha interesse indique um local mais adequado para resumi-la.

Sds!
 

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raphael

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Re: CAS
« Responder #1028 em: Maio 09, 2024, 11:43:24 pm »
Um abraço
Raphael
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dc

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Re: CAS
« Responder #1029 em: Maio 09, 2024, 11:59:09 pm »
É perguntar à FAB, que tem uma assinalável experiência em reduzir encomendas do KC

Olás.

Penso que eu saberia explicar a norma que rege tais tipos de contratos, mas como não nacional sinto-me impedido de explanar aqui.
Caso tenha interesse indique um local mais adequado para resumi-la.

Sds!

O que há a explicar? A FAB tinha uma encomenda exagerada para viabilizar o projecto. Assim que viram que o avião lá foi angariando clientes internacionais, isso permitiu reduzir a encomenda, para assim poupar dinheiro. A única razão pela qual não houve penalização pela redução da encomenda, é por a Embraer ser brasileira. Portugal, sendo participante no projecto, e ao ver que o avião conseguiu mais clientes, também tinha o direito de optar por adquirir um menor número de aeronaves, caso achasse que 3 ou 4 bastavam, sem ter que indemnizar o que quer que seja, usando exactamente a mesma desculpa da FAB do "só encomendámos X aparelhos para viabilizar o projecto, e não precisamos de tantos".

Claro que no nosso caso teríamos que pagar indemnização, precisamente porque a Embraer não é portuguesa, e nesse aspecto, não há nada de "irmãos". Não é à toa que a Embraer resolveu aumentar o preço de cada aeronave às escondidas de um país que tinha participação directa no programa. Transparência para quê.

Já relativamente aos ST, sejamos claros: a Embraer está a desesperar para os conseguir vender. É que tiveram 20 anos de guerras contra o terrorismo, que foi o cenário ideal para vender aeronaves COIN. Agora, com a corrida armamentista que vemos em praticamente todo o lado, muito mais focada em conflitos convencionais, o mercado para os ST desaparece quase por completo, o que fica agravado pelo desenvolvimento de UAVs e UCAVs.
Nesta nova conjuntura, o ST pura e simplesmente não vende, e a única razão de Portugal estar sequer associado à dita aeronave, é por esta estar a ser imposta à força.
 
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Re: CAS
« Responder #1030 em: Maio 10, 2024, 12:23:40 am »
Vejam na UKR, quem é que faz CAS... Os SU-25, os KA-52 etc.
Onde andam os aviões a hélice?
 
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Re: CAS
« Responder #1031 em: Maio 10, 2024, 12:31:00 am »
Olás.

Citar
O que há a explicar?

Eu escrevi, explicar a norma, que a FAB se utilizou e não justificar o que ocorreu, inclusive essa mesma norma se aplica à negociação do contrato dos Gripens (e quaisquer outros contratos da administração pública brasileira) e também dá margem às variações nos números de unidades que aparecem nas alterações dos contratos.

Sds!
 

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Luso

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Re: CAS
« Responder #1032 em: Maio 10, 2024, 10:23:16 am »
Há uma coisa que estranho nesta coisa do CAS, com Tucanos ou C295: a necessidade de armas guiadas para stand off perante a possibilidade de defesas anti-aéreas minimamente capazes (isto significa Hellfire, foguetes ou bombas guiadas a laser ou gps, ou seja, armas caras. E não estou a ver que haja vontade de gastar dinheiro nisso. Aposto que há gente que vê "economias" nas duas .50 do Tucano.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Re: CAS
« Responder #1033 em: Maio 10, 2024, 11:17:43 am »
Uma pergunta pertinente, agora que se sabe que até a Santa Casa da Misericórdia pagou uma casa de luxo no Brasil a um gestor seu:

Quantos a promover a Embraer, em aspectos que em nada trazem de útil para as FA, são vizinhos dele?
« Última modificação: Maio 10, 2024, 11:18:55 am por Pescador »
 

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Re: CAS
« Responder #1034 em: Maio 11, 2024, 10:18:03 am »
A LM também oferece casas no Brasil?

Oh CG andam a indrominar-te!!!  :mrgreen:
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