Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

  • 1103 Respostas
  • 78560 Visualizações
*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 824
  • Recebeu: 58 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +43/-827
Re: CAS
« Responder #315 em: Maio 02, 2023, 08:08:09 pm »

Seria otimo para a ogma....nao concorda..?
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 824
  • Recebeu: 58 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +43/-827

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5386
  • Recebeu: 777 vez(es)
  • Enviou: 744 vez(es)
  • +516/-2614
Re: CAS
« Responder #317 em: Maio 02, 2023, 09:40:32 pm »
Segundo a tua lógica, os aliados também foram ajudar o Reino Unido nas Malvinas (oh shit, não foram!), e ajudariam a França caso um dos seus territórios ultramarinos fosse atacado (nope).

Artigo 6 da NATO.

The Falklands War between the United Kingdom and Argentina did not result in NATO involvement because Article 6 of the North Atlantic Treaty specifies that collective self-defense is applicable only to attacks on member state territories north of the Tropic of Cancer.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4331
  • Recebeu: 2455 vez(es)
  • Enviou: 1423 vez(es)
  • +7425/-4487
Re: CAS
« Responder #318 em: Maio 02, 2023, 09:44:46 pm »
https://twitter.com/Jakepor21/status/1651907661485555712?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1651907661485555712%7Ctwgr%5E9b440e458dae03e92ef76aacd8289ba4c4a8d937%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.cavok.com.br%2Fforca-aerea-da-nigeria-recebe-novas-instalacoes-para-frota-super-tucano

Mais um país NATO...  :mrgreen:

Nos por ca temos ja o hangar pronto para receber os KC 390...,faz parte ha que investir.

E sobre a notícia de 2 navios espiões russos que rondam as nossas águas, que por acaso, só por acaso, são local de passagem de telecomunicações que ligam vários continentes! Enviamos o C390? Ou o tucano?

Já damos subsídios que chegue para a Embraer operar em Portugal, não somos obrigados a comprar só porque sim! Se fosse uma prioridade, ok, tudo bem. Não é o caso!

Repare no contrassenso, então temos o C130 e a compra do C390 é fundamental, porque é um avião a jacto e acrescenta uns 10% de capacidade em relação ao que já temos com o C130!

Então e passarmos de um avião de treino como o Alphajet para o Super Tucano é uma evolução?

Até eu que não sou do meio militar acho obtuso!!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, Subsea7

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4263
  • Recebeu: 2772 vez(es)
  • Enviou: 2333 vez(es)
  • +5721/-2852
Re: CAS
« Responder #319 em: Maio 02, 2023, 10:19:48 pm »
https://twitter.com/Jakepor21/status/1651907661485555712?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1651907661485555712%7Ctwgr%5E9b440e458dae03e92ef76aacd8289ba4c4a8d937%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.cavok.com.br%2Fforca-aerea-da-nigeria-recebe-novas-instalacoes-para-frota-super-tucano

Mais um país NATO...  :mrgreen:

Nos por ca temos ja o hangar pronto para receber os KC 390...,faz parte ha que investir.

E sobre a notícia de 2 navios espiões russos que rondam as nossas águas, que por acaso, só por acaso, são local de passagem de telecomunicações que ligam vários continentes! Enviamos o C390? Ou o tucano?

Já damos subsídios que chegue para a Embraer operar em Portugal, não somos obrigados a comprar só porque sim! Se fosse uma prioridade, ok, tudo bem. Não é o caso!

Repare no contrassenso, então temos o C130 e a compra do C390 é fundamental, porque é um avião a jacto e acrescenta uns 10% de capacidade em relação ao que já temos com o C130!

Então e passarmos de um avião de treino como o Alphajet para o Super Tucano é uma evolução?

Até eu que não sou do meio militar acho obtuso!!!!

Para os navios mandamos um patrulha cegos e desarmados que falta meia dúzia de milhões, gastos em tretas nas viagens de convívio aos palop. De meios aéreos, os tucanos davam jeito para festival aéreo de recepção aos russos com fumos coloridos a fazer o arco íris
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8778
  • Recebeu: 4093 vez(es)
  • Enviou: 741 vez(es)
  • +5030/-810
Re: CAS
« Responder #320 em: Maio 02, 2023, 10:31:04 pm »
Segundo a tua lógica, os aliados também foram ajudar o Reino Unido nas Malvinas (oh shit, não foram!), e ajudariam a França caso um dos seus territórios ultramarinos fosse atacado (nope).

Artigo 6 da NATO.

The Falklands War between the United Kingdom and Argentina did not result in NATO involvement because Article 6 of the North Atlantic Treaty specifies that collective self-defense is applicable only to attacks on member state territories north of the Tropic of Cancer.

E o mesmo se aplica a todos os territórios ultramarinos que tivemos.

https://twitter.com/Jakepor21/status/1651907661485555712?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1651907661485555712%7Ctwgr%5E9b440e458dae03e92ef76aacd8289ba4c4a8d937%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.cavok.com.br%2Fforca-aerea-da-nigeria-recebe-novas-instalacoes-para-frota-super-tucano

Mais um país NATO...  :mrgreen:

Nos por ca temos ja o hangar pronto para receber os KC 390...,faz parte ha que investir.

E sobre a notícia de 2 navios espiões russos que rondam as nossas águas, que por acaso, só por acaso, são local de passagem de telecomunicações que ligam vários continentes! Enviamos o C390? Ou o tucano?

Já damos subsídios que chegue para a Embraer operar em Portugal, não somos obrigados a comprar só porque sim! Se fosse uma prioridade, ok, tudo bem. Não é o caso!

Repare no contrassenso, então temos o C130 e a compra do C390 é fundamental, porque é um avião a jacto e acrescenta uns 10% de capacidade em relação ao que já temos com o C130!

Então e passarmos de um avião de treino como o Alphajet para o Super Tucano é uma evolução?

Até eu que não sou do meio militar acho obtuso!!!!

Para os navios mandamos um patrulha cegos e desarmados que falta meia dúzia de milhões, gastos em tretas nas viagens de convívio aos palop. De meios aéreos, os tucanos davam jeito para festival aéreo de recepção aos russos com fumos coloridos a fazer o arco íris

Com base no tweet original acerca dos dois navios russos por cá, acabou por aparentemente ter sido "lançado" um P-3.

Dito isto, e neste caso concreto, de navios "científicos" e portanto supostamente com pouco ou nenhum armamento (mas nunca se sabe), o P-3, ou até um C-295 VIMAR, chegam perfeitamente.

O problema surge, quando já não for um par de navios desarmados, mas sim navios de guerra a sério, e que dependendo dos navios em causa, o P-3 pode já não ser adequado para "meter respeito", face ao alcance algo curto dos Harpoon (face a defesas aéreas mais avançadas de algumas marinhas), e ao facto de não termos um "plano B" com F-16 (com muito menor RCS e muito mais rápidos e ágeis, logo maiores chances de sobrevivência) armados com Harpoon/LRASM/JSM.

Também dava jeito uns drones MALE, que pudessem acompanhar os navios durante umas 20h, a uma altitude relativamente elevada, a custos reduzidos, e sem levar a tripulação (de uma aeronave tripulada) à exaustão.

Mas... as prioridades são outras.
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1834
  • Recebeu: 1748 vez(es)
  • Enviou: 2590 vez(es)
  • +5509/-2935
Re: CAS
« Responder #321 em: Maio 02, 2023, 10:35:06 pm »
Com 200 milhões (a partida o preço dos Tucano, para 10 unidades), compravam 6 MQ-9B, Sea Gaurdian, que em conjunto com os 5 (6) P-3C no futuro, nos dariam uma capacidade interessante...Mas os negócios são outros...
Cps,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Kalil

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8778
  • Recebeu: 4093 vez(es)
  • Enviou: 741 vez(es)
  • +5030/-810
Re: CAS
« Responder #322 em: Maio 02, 2023, 11:35:04 pm »
Confirma-se o valor de cerca de 200 milhões para os ST, ou apenas especulação para já?
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2872
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +154/-469
Re: CAS
« Responder #323 em: Maio 02, 2023, 11:41:16 pm »
Com 200 milhões (a partida o preço dos Tucano, para 10 unidades), compravam 6 MQ-9B, Sea Gaurdian, que em conjunto com os 5 (6) P-3C no futuro, nos dariam uma capacidade interessante...Mas os negócios são outros...
Cps,

Citar
General Atomics Aeronautical Systems Inc (GA-ASI) has secured a contract to provide four MQ-9B SeaGuardian medium-altitude long-endurance (MALE) unmanned aerial vehicles (UAVs) to the Republic of China (RoC) Armed Forces. .

The US Department of Defense (DoD) announced on 1 May that the value of this “undefinitised contract action” secured by GA-ASI will not exceed USD217.6 million. Under an ‘undefinitised contract action', contractors can begin work before the terms, specifications, or price of the contract is agreed upon.

The DoD said that in addition to the four MQ-9B SeaGuardians, GA-ASI will also supply two ground control stations (GCSs), spares, and support equipment to the RoC Armed Forces as part of the contract.

The DoD added that all work for the contract will take place in Poway, California, and is expected to be completed by 5 May 2025.

E como é que íamos operar? Construíamos torres no meio do oceano, ou alugávamos tempo de satélite em satélites comerciais?

 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 324 vez(es)
  • +146/-1437
Re: CAS
« Responder #324 em: Maio 03, 2023, 12:16:28 pm »
Citar
Aliados da Aliança Atlântica. É um termo, aceita que dói menos. Dentro desta aliança, há o artigo 5º, em que à partida, no caso de um país ser atacado, todos respondem. O problema é quando nós fazemos parte desta aliança, e contribuímos zero (e são os outros a ter que financiar parte dos nossos programas), não iríamos ajudar ninguém caso fossem eles a ser atacados e ficamos aqui sentadinhos à espera que nos venham salvar caso as coisas compliquem. Pois é, isto de fazer parte de um grupo/aliança ou o que seja, e contribuir zero, geralmente dá mau resultado na hora de "pedir" dividendos.
Até agora, quem foi atacado e quem não ajudou?
E porque insistes que não contribuímos com nada?
Eu diria que, na realidade, nós damos enquanto outros vendem.
Citar
Mas adiante. Seguindo a tua lógica da batata, os ditos aliados apoiavam a Rússia e não a Ucrânia, porque a Rússia tem muitos mais recursos naturais. Segundo a tua lógica, os aliados também foram ajudar o Reino Unido nas Malvinas (oh shit, não foram!), e ajudariam a França caso um dos seus territórios ultramarinos fosse atacado (nope).
A batata é que a dita aliança nem tinha que tomar parte em nada porque simplesmente não estava a ser atacada. Alguns irem para lá defender os seus interesses e arrastar os outros através da aliança é que não consigo enquadrar em qualquer artigo da mesma.
Até podiam ir todos na mesma, aliados, mas sem ser através da NATO.
No Kosovo qual foi o artigo? E porque não intervém ou interviram noutros cenários? Foi a primeira vez que um país invadiu ou atacou outro país soberano? Unilateralmente?
E depois vêm falar de soberania quando nem tomates têm para assumir posições coerentes... Capachos, nada mais.
Citar
Se alguém nos vem defender, eu já tinha dito, pelo andar da carruagem, ninguém virá. Não por causa dos "interesses", mas porque não temos valor (militar e geopolítico) suficiente que justifique que os outros coloquem as suas vidas em risco, para vir salvar as nossas, como país que nunca quis investir na defesa. Certamente o mesmo não se aplicará a outros países que, pelo menos, se esforçam e contribuem para o fortalecimento da mesma aliança.
 
Não sei porque param cá todos os dias aviões e navios militares da "aliança". Deve ser porque a cerveja é barata.
Nem porque os nossos "aliados" até ponderaram invadir territórios deste nosso país soberano...
Quanto à tua confusão,  não posso fazer nada. Talvez se saíres um bocadinho da retórica instituída consigas, agora em brasileiro que já é português,  enxergar mais qualquer coisa.
Abraço
João Pereira
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8778
  • Recebeu: 4093 vez(es)
  • Enviou: 741 vez(es)
  • +5030/-810
Re: CAS
« Responder #325 em: Maio 03, 2023, 02:32:36 pm »
Até agora, quem foi atacado e quem não ajudou?
E porque insistes que não contribuímos com nada?
Eu diria que, na realidade, nós damos enquanto outros vendem.

Dá lá um exemplo da nossa contribuição para a NATO. Além de falsificar o real investimento na Defesa, claro. Tens noção que contribuir para uma aliança, implica acrescentar valor nessa mesma aliança? É ter a capacidade de fazer a diferença.
Sabes porque é que os outros países medem as cedências de equipamentos à Ucrânia em dinheiro, e nós em "toneladas"? Porque o que nós damos praticamente não tem valor digno de andar a calcular! Os 3 Leopard somados devem valer quase tanto como tudo o resto que nós demos, somado.

A nossa "contribuição" assenta em mínimos, e sempre a pensar "nós damos 10, para os outros nos darem 1000". Não é à toa que compramos 18 AIM-9X, para missões NATO, e depois esperamos que nos emprestem mísseis caso um conflito rompesse. E aqui perguntaria, porque é que os aliados haverão de dar prioridade a um país como Portugal, em vez de dar, por exemplo, à Dinamarca, Noruega, etc?

Podemos falar futebolês até, para todos compreenderem... queres chamar mais alguém para a tua equipa e tens dois amigos por onde escolher:
-um é um gajo porreiro, joga mais ou menos, nem sempre chega a horas, nem sempre leva o jogo a sério, vai com um equipamento diferente dos restantes colegas, ora umas vezes vem, outras não vem;
-o outro é igualmente porreiro, joga bem, chega a horas, leva o jogo a sério e esforça-se, tenta sempre vir com o equipamento adequado, e quando convidado, não falta.

Qual destes escolhias? Ora, o primeiro jogador no exemplo, é Portugal, o segundo, é praticamente qualquer outro país da NATO.

Entretanto, nós damos e os outros vendem o quê? Que eu saiba, os outros dão à Ucrânia muito mais do que aquilo que nós damos. Mas é que os valores incluídos, são estratosféricos comparado com aquilo que nós damos. Mas nessa cabecinha, doar 10 milhões ou 10 mil milhões é a mesma coisa.
Agora vem o argumento "ah mas eles dão, porque assim financiam a sua indústria de Defesa, portanto mesmo doando, acabam por ter algum retorno", e eu disparo: nós produzimos drones (whaaaat?), e podíamos (Governo) financiar as empresas que os produzem para fabricarem algumas dezenas de pequenos drones, para os ceder à Ucrânia, fazendo assim o mesmo que os outros países já fazem. Mas não, e a culpa deve ser da NATO ou assim.  ::)

Citar
A batata é que a dita aliança nem tinha que tomar parte em nada porque simplesmente não estava a ser atacada. Alguns irem para lá defender os seus interesses e arrastar os outros através da aliança é que não consigo enquadrar em qualquer artigo da mesma.
Até podiam ir todos na mesma, aliados, mas sem ser através da NATO.
No Kosovo qual foi o artigo? E porque não intervém ou interviram noutros cenários? Foi a primeira vez que um país invadiu ou atacou outro país soberano? Unilateralmente?
E depois vêm falar de soberania quando nem tomates têm para assumir posições coerentes... Capachos, nada mais.

Mas quem é que arrastou quem? Que eu saiba, os países podem negar a participação nos conflitos dos outros, se por alguma razão acharem que não se enquadram nos seus interesses. Ninguém é obrigado a ir. Olha, quando foi a primeira guerra do golfo, não fomos. Como assim? Não fomos obrigados? Impensável!!!!!!

E agora lá porque um país que faz parte da NATO, decide ir para algum conflito, significa automaticamente que toda a NATO iniciou um conflito? Mas vocês são abéculas a este ponto de, se os franceses realizarem uma operação em África, acham que é a NATO toda a operar por lá, e que é responsabilidade da aliança o que cada país individual faz fora do seu domínio?

O facto de tu achares que tudo se resume a "qual o artigo", e que uma aliança destas não tem fluidez nenhuma na tomada de decisões para lá do que está escrito, é hilariante. Podia dar um simples exemplo, uma força naval da NATO é atacada e afundada no Atlântico Sul, em águas internacionais, e fora da "jurisdição" devido ao Artigo 6º, logo, a NATO não faz nada. Obviamente que iria haver uma resposta.

Citar
Não sei porque param cá todos os dias aviões e navios militares da "aliança". Deve ser porque a cerveja é barata.
Nem porque os nossos "aliados" até ponderaram invadir territórios deste nosso país soberano...
Quanto à tua confusão,  não posso fazer nada. Talvez se saíres um bocadinho da retórica instituída consigas, agora em brasileiro que já é português,  enxergar mais qualquer coisa.

Espera, tu estás a interpretar um avião ou navio de um país amigo/aliado a aterrar/atracar em Portugal, como um sinal de que nos querem invadir?  :mrgreen:

Acho que está tudo dito.  :mrgreen:

Quanto à "confusão", pois, foste apanhado numa contradição, e como agora não sabes sair dela, "ah e tal, a culpa é tua".
« Última modificação: Maio 03, 2023, 02:39:31 pm por dc »
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4263
  • Recebeu: 2772 vez(es)
  • Enviou: 2333 vez(es)
  • +5721/-2852
Re: CAS
« Responder #326 em: Maio 03, 2023, 02:50:05 pm »
Pelo que entendo dos vendedores ou sócios dos negócio, os Tucanos vão ser a espinha dorsal, o amago, o sal, que falta nas FA. Vai resolver quase tudo, porque vai dar para tudo pois a lista de funções vai longa e disparatada.

Nem se nota nada a ingerência estrangeira(sim, estrangeira). Se fossem americanos, do norte, era já o granel politico dos coisinhos do costume. Sendo malta do Lula, um grande empreendedor de tretas e falcatruas e amigo do peito dos primos da mesma laia por cá, não faz mal, porque combina com o estado de coisas do Estado.

Bastava fazer um pequenino exercício do que está por fazer, só em relação aos meios existentes e já chegaria para perceber. Nem era preciso pensar nos não existentes e que urgem mais que os pássaros exóticos e a sua suposta contribuição na guerra de África ou no abate de traficantes aéreos e demais formas patéticas inventadas para os justificar.

Deixa lá ver onde está a tal colher: A de comer merd@ dada à boca. 

A forma grotesca como querem impingir o que menos falta faz, lembra os vendedores de enciclopédias, outros de caixas de plástico e afins, ou de banha da cobra nos mercados.
Não preciso assim tanto, mas o que são 200 milhões num pais que pensa gastar só 36 M em armas AA, ou não gasta 6 M em armar e equipar dois patéticos NPO, ou hesita nos PM Pandur com uma longa novela do sim, não e agora talvez. Entre tanta coisa mais premente que as avionetas do agrado do "consórcio" .

Siga, que a malta já vem habituada a elefantes brancos.

Vai em quanto?
6 KC e os Tucas em mais de 1200 mil milhões. 300 milhões a mais que os submarinos, única arma credível nas FA e que ainda hoje tem lugar na novela politica da extrema esquerda amiga dos cadastrado 
« Última modificação: Maio 03, 2023, 03:26:37 pm por Pescador »
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8804
  • Recebeu: 3340 vez(es)
  • Enviou: 1012 vez(es)
  • +4067/-6513
Re: CAS
« Responder #327 em: Maio 03, 2023, 02:59:35 pm »
200 milhões não dá para 5 T38C e 5 BH para o Exercito? É para um amigo...  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S.



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8778
  • Recebeu: 4093 vez(es)
  • Enviou: 741 vez(es)
  • +5030/-810
Re: CAS
« Responder #328 em: Maio 03, 2023, 03:23:33 pm »
Aí é que está a hipocrisia. Se fosse produto americano, vinham logo reclamar que tinha sido sem concurso e isto e aquilo, e que era "anti-UE" e o raio que o parta.

Entretanto, li algures nas últimas páginas, que supostamente ia ser a OGMA a fazer manutenção dos Super Tucano de países africanos e do médio Oriente. Isto é algo que se confirma, ou uma suposição? A ser verdade isto fazer parte do plano, os países operadores da aeronave concordaram? Aplica-se a todos, ou só alguns?

É que se formos a ver bem, o país mais próximo de nós a operar Super Tucano, é a Mauritânia, que está a uns "meros" 1300 km de distância, nos pontos mais próximos. Os restantes países, estão ainda mais longe, com Angola a 5500km, Nigéria a 3400, e por aí em diante, rondando a média de distâncias os 3000km. Dito isto, como é que seria feita a manutenção destas aeronaves? Especialistas da OGMA iam lá, as aeronaves voavam até cá ou eram transportadas dentro de outra aeronave ou navio? Só eu é que olho para isto e penso que não é nada prático, voar mais de 1000km, para fazer manutenção da aeronave? Fazia muito mais sentido para a Embraer ter um centro de manutenção em África, do que os países africanos terem que levar as ditas aeronaves para a Europa.

A mim cheira-me é que, ora primeiro tiveram aquela ideia de fabricar os ST por inteiro em Portugal, mas viram que o número que iríamos adquirir não justificava o investimento inicial. Passou-se então só a fazer a "conversão" para o padrão NATO das aeronaves que adquirimos e para aeronaves que mais algum país NATO pudesse vir a adquirir, surgindo aquele sonho de que se iam vender uns 200 na Europa. Caíram na realidade novamente, e perceberam que a probabilidade disto acontecer é bastante baixa, e agora passamos é a fazer manutenção dos ST dos países africanos e do médio oriente. Não me surpreendia nada que este plano também caísse por terra.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4263
  • Recebeu: 2772 vez(es)
  • Enviou: 2333 vez(es)
  • +5721/-2852
Re: CAS
« Responder #329 em: Maio 03, 2023, 03:30:53 pm »
Aí é que está a hipocrisia. Se fosse produto americano, vinham logo reclamar que tinha sido sem concurso e isto e aquilo, e que era "anti-UE" e o raio que o parta.

Entretanto, li algures nas últimas páginas, que supostamente ia ser a OGMA a fazer manutenção dos Super Tucano de países africanos e do médio Oriente. Isto é algo que se confirma, ou uma suposição? A ser verdade isto fazer parte do plano, os países operadores da aeronave concordaram? Aplica-se a todos, ou só alguns?

É que se formos a ver bem, o país mais próximo de nós a operar Super Tucano, é a Mauritânia, que está a uns "meros" 1300 km de distância, nos pontos mais próximos. Os restantes países, estão ainda mais longe, com Angola a 5500km, Nigéria a 3400, e por aí em diante, rondando a média de distâncias os 3000km. Dito isto, como é que seria feita a manutenção destas aeronaves? Especialistas da OGMA iam lá, as aeronaves voavam até cá ou eram transportadas dentro de outra aeronave ou navio? Só eu é que olho para isto e penso que não é nada prático, voar mais de 1000km, para fazer manutenção da aeronave? Fazia muito mais sentido para a Embraer ter um centro de manutenção em África, do que os países africanos terem que levar as ditas aeronaves para a Europa.

A mim cheira-me é que, ora primeiro tiveram aquela ideia de fabricar os ST por inteiro em Portugal, mas viram que o número que iríamos adquirir não justificava o investimento inicial. Passou-se então só a fazer a "conversão" para o padrão NATO das aeronaves que adquirimos e para aeronaves que mais algum país NATO pudesse vir a adquirir, surgindo aquele sonho de que se iam vender uns 200 na Europa. Caíram na realidade novamente, e perceberam que a probabilidade disto acontecer é bastante baixa, e agora passamos é a fazer manutenção dos ST dos países africanos e do médio oriente. Não me surpreendia nada que este plano também caísse por terra.


"que supostamente ia ser a OGMA a fazer manutenção dos Super Tucano de países africanos e do médio Oriente."

Ui então não vai.
Vamos voltar a estas páginas daqui a uns tempos.

Os moços deixam de fazer no brasil e vêm cá porque razão?
O Brasil não tem mão de obra? humm
Não precisa? humm
Quererá justificar alguma coisa na manga? V
É tudo fantasia de venda a ursos? V
Vamos ver
« Última modificação: Maio 04, 2023, 07:40:50 am por Pescador »