É preciso alinhar o discurso, ou os russos estão a ser dizimados na Ucrânia ou então, vão invadir os bálticos daqui a pouco tempo. As duas coisas são contraditórias...
Boa questão, também me pergunto como um exército que está a lutar com autos de passeio, motos e cavalos juntará ferros para invadir o resto do continente?

A questão é relativamente simples.
A Russia precisa de tempo para respirar e precisa de um periodo em que os países ocidentais parem de apoiar a Ucrânia e acreditem que tudo voltou ao normal e que a Paz com a Russia foi atingida.
As opiniões públicas europeias só precisam de ser convencidas de que o Putin, mais uma vez voltou a ser bonzinho e que não vai nunca mais fazer mal a uma mosca. Os idiotas úteis são muitos e os propagandistas também. E o Zé povinho quer boas noticias, não importa se são verdadeiras.A industria russa, que tem estado a ser convertida para funcionar numa economia de guerra, pura e simplesmente não vai deixar de produzir armamentos e ao ritmo a que eles podem ser produzidos [1].
Até ao final de 2025, a Rússia - se não perder armamentos em combate - pode voltar a criar um considerável numero de unidades mecanizadas e motorizadas.
Volto a lembrar que a Alemanha nazi estava tecnicamente falida em 1939 mas conseguiu lutar uma guerra durante mais de cinco anos. O pico de produção foi atingido em 1944. O gráfico seguinte dá um exemplo disso, com a produção de tanques e viaturas blindadas durante a II guerra mundial:

Parece haver uma grande confusão sobre o que quer dizer "economia de rastos"
A economia russa está de facto de rastos. Mas é a economia civil que está numa situação que tem todas as marcas de não ter volta.
Um país pode estar arruinado, mas mesmo assim ter capacidade para produzir armamento e armar soldados para ir para a guerra mesmo que se saiba que vão na sua maioria morrer.
Depois temos coisas como o PIB segundo o sistema PPP/PPC, que é utilizado por muitos para mostrar estatísticas favoráveis à Rússia.
Segundo o sistema de comparação de economias pela Paridade de Poder de Compra, Portugal em 2024 tem um PIB de 508.000 milhões de dólares.
O PIB real no entanto, é de cerca de 280.000 milhões. É escusado dizer que com os cerca de 230.000 milhões da diferença, não se consegue comprar nem a roda de um jipe. Os dolares PPP/PPC são estatísticos.
Portanto. O que tem que ser considerado, e que algumas pessoas nos países livres não aparentam ter medido, é a capacidade dos russos para mentir, a capacidade dos russos para matar e mandar para a morte a sua própria população, sem qualquer preocupação sobre o que depois vai acontecer no futuro.
Já aqui referi que há historiadores que demonstram com factos sobre a economia, que ao contrário do que se pensa, a URSS foi na realidade um dos derrotados da II guerra mundial. Os esforço que a Russia fez e o número de mortos foi tal, que essa foi a razão que levou a que a URSS nunca tivesse conseguido ultrapassar o ocidente depois da II guerra. E essa foi a razão que no fim, explicou o colapso da União Soviética.
Ou seja... A Russia entrou em guerras em que se exauriu de tal forma, que depois da guerra nunca consegue recuperar até ao ponto em que estava antes de a guerra começar.A rede de estradas russa por exemplo, em 1941, quando os alemães invadiram, ainda não tinha chegado ao nível da rede de estradas construida pelos czares, antes da entrada da Russia na I guerra mundial e destruida durante a guerra civil.
A rede de estradas de Estaline aparecia nos mapas oficiais, mas as estradas eram de terra. Os alemães foram as principais vítimas disto, quando de repente no outono vem a chuva e as estradas russas de terra não aguentam os tanques.
Portanto: A Russia tem realmente capacidade para fazer um esforço que as democracias europeias - onde muita gente está a meter a cabeça na areia - aparentam não ter capacidade para deter.
Não é que a Europa não tenha capacidade tecnologica e economia para deter a Russia...
Aqui é extraordinariamente importante a guerra da informação, que a Russia tem movido, com apoio da direita evangélica, vendendo a ideia de que Wokes e afins estão a tomar o mundo e que a Russia é uma potencia anti-woke, anti-gay, anti-progressista, pro-religiosa e todas as patranhas deste tipo.
As mentiras e a propaganda - extraordinariamente eficiente - da Russia são neste momento a principal arma do regime...
Como tão bem vemos neste fórum,
[1] - E reconstruidos os milhares de tanques que precisam de mais de seis meses para modernização.