Plataforma Naval Multifuncional

• 2204 Respostas
  • 654317 Visualizações
*

P44

• Investigador
  • 21426
  • Recebeu: 7330 vez(es)
  • Enviou: 8266 vez(es)
  • +8151/-13507
Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #2160 em: Setembro 05, 2025, 07:12:36 am »
Também, para os navios que vai reabastecer  :mrgreen:

10 NPO...😁

Na PlayStation...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

mafets

• Investigador
  • 10072
  • Recebeu: 3981 vez(es)
  • Enviou: 1236 vez(es)
  • +4151/-7025
« Responder #2161 em: Setembro 05, 2025, 10:02:36 am »
Página 604 (Relativamente ao RAS, neste caso dos abastecedores).

https://www.marinha.pt/conteudos_externos/Revista_Armada/PDF/2025/RA_604.pdf

FACILIDADES
E CAPACIDADES

– 2 Estações RAS (Replenishment At Sea)
 para combustível, água e carga sólida

CAPACIDADE DE CARGA
PARA REABASTECIMENTO NO MAR (RAS4
)
O sistema de reabastecimento de cada um dos NRE+
comportará duas estações de reabastecimento de líquidos,
uma a BB e outra a EB, sensivelmente a meio navio, e duas
estações de reabastecimento de carga sólida ligeira (light
jackstay – até 250 Kg), posicionadas uma a cada bordo, e
de igual modo a meio navio. Terão capacidade de reabastecer as unidades navais com água doce e combustíveis, com
a designação NATO F76 (combustível para motores diesel

e turbinas a gás) e F44 (combustível para aeronaves). Estarão também dotados de capacidade de reabastecimento
(carga sólida) vertical – VERTREP.

Saudações
« Última modificação: Setembro 05, 2025, 10:03:53 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23888
  • Recebeu: 4489 vez(es)
  • Enviou: 3190 vez(es)
  • +3615/-4652
« Responder #2162 em: Setembro 05, 2025, 10:28:38 am »
Então é o sistema mais simples que já pude observar num navio... :o
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

mafets

• Investigador
  • 10072
  • +4151/-7025
« Responder #2163 em: Setembro 05, 2025, 10:40:15 am »
https://www.youtube.com/watch?v=7NpGlmhg8Ew

Saudações

P.S. Navios como o Siroco usam a Grua para posicionar a mangueira.

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23888
  • +3615/-4652
« Responder #2164 em: Setembro 05, 2025, 10:43:48 am »

A grua do NRP D. João II será na ré (7) e o sistema é a meio do navio (13)... :o

*

mafets

• Investigador
  • 10072
  • +4151/-7025
« Responder #2165 em: Setembro 05, 2025, 11:06:42 am »
Existem outras formas.

https://gcaptain.com/u-s-navy-increasingly-turning-to-commercial-tankers-for-at-sea-refueling-operations/

the commercial oil tanker Overseas Mykonos, contracted by the U.S. Navy's Military Sealift Command, provided fuel to the aircraft carrier USS Abraham Lincoln in November 2024 through a Consolidated Replenishment at Sea (CONSOL) operation. This event was significant as it was the first time since the Operation Desert Storm era that a U.S. commercial vessel had supplied fuel to a U.S. aircraft carrier via CONSOL operations, highlighting a strategic shift in the Navy's refueling practices. The event was documented in pictures and shared by agencies including USTRANSCOM.

Saudações

P.S. https://en.wikipedia.org/wiki/Underway_replenishment

U.S. Navy astern refueling of a Cyclone-class patrol ship by an Oliver Hazard Perry-class frigate in 1998

USS English refueling from USS Independence in October 1962
« Última modificação: Setembro 05, 2025, 11:26:49 am por mafets »

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11568
  • Recebeu: 2626 vez(es)
  • Enviou: 3850 vez(es)
  • +994/-1129
« Responder #2166 em: Setembro 05, 2025, 11:55:38 am »
Berrio a abastecer o NPO Viana do Castelo, o NPO não usa grua nenhuma no processo.

« Última modificação: Setembro 05, 2025, 12:02:24 pm por Lightning »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23888
  • +3615/-4652
« Responder #2167 em: Setembro 05, 2025, 12:01:32 pm »
As nossas fragatas também são abastecidas no mar e não têm grua, a grua não é algo essencial a essa tarefa.

Para receber combustível não é preciso qualquer grua, mas para transferir o dito combustível precisas de algo que eleve o sistema que transfere o combustível.

O sistema de reabastecimento de cada um dos NRE+ comportará duas estações de reabastecimento de líquidos, uma a BB e outra a EB, sensivelmente a meio navio, e duas estações de reabastecimento de carga sólida ligeira (light jackstay – até 250 Kg), posicionadas uma a cada bordo, e de igual modo a meio navio. Terão capacidade de reabastecer as unidades navais com água doce e combustíveis, com a designação NATO F76 (combustível para motores diesel e turbinas a gás) e F44 (combustível para aeronaves). Estarão também dotados de capacidade de reabastecimento (carga sólida) vertical – VERTREP.

Bela vista da principal razão de ser do navio, o sistema de reabastecimento. A bombordo o sistema PROBE, que permite um reabastecimento mais rápido e a estibordo o sistema NATO BRAVO. Ao centro, por baixo do pórtico, a "casa RAS" de onde se controlam estes sistemas e a bombagem (no próximo artigo será visto mais em detalhe).

Bela vista da principal razão de ser do navio, o sistema de reabastecimento. A bombordo o sistema PROB, que permite um reabastecimento mais rápido e a estibordo o sistema NATO BRAVO. Ao centro, por baixo do pórtico, a "casa RAS" de onde controlam estes sistemas e a bombagem.

E aí está, o "Bérrio" a abastecer a "Corte Real", notem-se as cores nas peças que suportam as mangueiras, correspondem aos manobradores da "Casa RAS" (foto anterior).

https://www.operacional.pt/o-%e2%80%9cberrio%e2%80%9d-um-navio-singular-i/

O que era suposto haver no "Adamastor":
- Capacidade e contramedidas de defesa anti-míssil, anti-aérea, anti-torpedo e protecção NBQ;
- Artilharia de pequeno (8 x 12,7mm) e médio (2 x 25 / 30mm) calibre;
- Radares de navegação e de busca ar/superfície;
- Sensores de guerra electrónica;
- Sistemas de comando e controlo (EDISOFT);
- Sistema integrador de informação (EDISOFT);
- Sistema integrado de comunicações [voz, audio e vídeo, HF, VHF, UHF, SATCOM e INMARSAT] (EID);
- Sistema integrado com capacidade de link de dados;
- Reabastecimento: Sistema "PROBE", sistema "Light Jack Stay" e "VERTREP".
« Última modificação: Setembro 05, 2025, 12:36:25 pm por Cabeça de Martelo »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11568
  • +994/-1129
« Responder #2168 em: Setembro 05, 2025, 12:07:16 pm »
Para receber combustível não é preciso qualquer grua, mas para transferir o dito combustível precisas de algo.

Mas estás a falar do navio reabastecedor ou do navio que é abastecido?

O reabastecedor é lógico que sim, precisa de "braços" para chegar perto do outro navio, ou outros métodos que o mafets já expôs.

Mas o que recebe precisa é de ter o sistema onde a mangueira do AOR engata e que permita enviar esse combustível para os depósitos do navio. Este navio até pode ter gruas mas são para outras funções como colocar lanchas na água, drones marítimos, etc.

« Última modificação: Setembro 05, 2025, 12:10:14 pm por Lightning »

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11568
  • +994/-1129
« Responder #2169 em: Setembro 05, 2025, 12:15:30 pm »
As nossas fragatas também são abastecidas no mar e não têm grua, a grua não é algo essencial a essa tarefa.

Para receber combustível não é preciso qualquer grua, mas para transferir o dito combustível precisas de algo que eleve o sistema que transfere o combustível.

O sistema de reabastecimento de cada um dos NRE+ comportará duas estações de reabastecimento de líquidos, uma a BB e outra a EB, sensivelmente a meio navio, e duas
estações de reabastecimento de carga sólida ligeira (light jackstay – até 250 Kg), posicionadas uma a cada bordo, e de igual modo a meio navio. Terão capacidade de reabastecer as unidades navais com água doce e combustíveis, com a designação NATO F76 (combustível para motores diesel e turbinas a gás) e F44 (combustível para aeronaves). Estarão também dotados de capacidade de reabastecimento (carga sólida) vertical – VERTREP.

Acho que ainda não tinha visto esse vídeo com atenção, os contentores com o símbolo da Marinha é um pormenor engraçado.  :mrgreen:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23888
  • +3615/-4652
« Responder #2170 em: Setembro 05, 2025, 12:45:26 pm »
Para receber combustível não é preciso qualquer grua, mas para transferir o dito combustível precisas de algo.

O reabastecedor é lógico que sim, precisa de "braços" para chegar perto do outro navio, ou outros métodos que o mafets já expôs.

Mas o que recebe precisa é de ter o sistema onde a mangueira do AOR engata e que permita enviar esse combustível para os depósitos do navio. Este navio até pode ter gruas mas são para outras funções como colocar lanchas na água, drones marítimos, etc.

O João II tem a grua exactamente para outros fins, já que está demasiado afastado para fazer parte da solução para reabastecimento de outros navios com combustível.

O que eu não vejo nos jpg do navio é exactamente uma forma para que o PNM consiga elevar a mangueira de forma a coloca-la no outro navio. Deve haver algo que eu não estou a ver porque segundo se pode ler acima, pelos vistos ele vai ter mesmo essa capacidade (e eu estava errado).

Neste momento é pura curiosidade da minha parte saber como é que raio eles vão fazer essa operação a partir desse navio.

*

mafets

• Investigador
  • 10072
  • +4151/-7025
« Responder #2171 em: Setembro 05, 2025, 01:51:33 pm »

O João II tem a grua exactamente para outros fins, já que está demasiado afastado para fazer parte da solução para reabastecimento de outros navios com combustível.

O que eu não vejo nos jpg do navio é exactamente uma forma para que o PNM consiga elevar a mangueira de forma a coloca-la no outro navio. Deve haver algo que eu não estou a ver porque segundo se pode ler acima, pelos vistos ele vai ter mesmo essa capacidade (e eu estava errado).

Neste momento é pura curiosidade da minha parte saber como é que raio eles vão fazer essa operação a partir desse navio.

Cabeça, tens a explicação no vídeo que enviei. Vês um operacional da Us Navy a disparar o cabo desde o porta-aviões ao reabastecedor. O que vocês estão a falar, é apenas um dos diversos métodos nomeadamente o STREAM, aparentemente o preferido das diversas marinhas pois permite uma maior distância entre os navios.

Ainda assim, existem outras formas, como na foto em que vês uma Perry a abastecer um patrulha Cyclop (método CARAT, pelo que percebi).

Saudações

P.S. Este link também explica os diversos processos e as variadas formas.

https://en.wikipedia.org/wiki/Underway_replenishment

USS Rentz and USS Ranger UNREP
« Última modificação: Setembro 05, 2025, 02:07:44 pm por mafets »

*

dc

• Investigador
  • 10172
  • Recebeu: 5226 vez(es)
  • Enviou: 858 vez(es)
  • +5381/-1261
« Responder #2172 em: Setembro 05, 2025, 02:51:03 pm »

Ler acima, onde?

Se te referes ao que o Mafets postou, era referente aos NRE+ não ao PNM.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23888
  • +3615/-4652
« Responder #2173 em: Setembro 05, 2025, 02:54:32 pm »

Ler acima, onde?

Se te referes ao que o Mafets postou, era referente aos NRE+ não ao PNM.

Página 604 (Relativamente ao RAS, neste caso dos abastecedores).

É nisto que dá ver a correr as coisas...

"Capacidade de ser reabastecido em mar..." - 1:52:38

Finito, game over, não reabastece, é apenas reabastecido.
« Última modificação: Setembro 05, 2025, 03:18:17 pm por Cabeça de Martelo »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

P44

• Investigador
  • 21426
  • Recebeu: 7330 vez(es)
  • Enviou: 8266 vez(es)
  • +8151/-13507
« Responder #2174 em: Setembro 05, 2025, 03:14:50 pm »

Não havia um sistema em que um cabo era literalmente disparado para o navio a reabastecer e a a mangueira depois era deslocada nesse cabo?

Pode ser isso
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas