Plataforma Naval Multifuncional

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sivispacem

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #1185 em: Novembro 27, 2023, 11:47:34 am »
Diz o Defence 360º no seu X:

Quote
"A 🇵🇹 @MarinhaPT investiu EUR5.977,25 para realizar a cerimónia do contrato de aquisição da plataforma naval NRP D. João II. Foi celebrado um contrato de ajuste direto em 21 de Novembro com a 🇵🇹 INFRASOM Produções Audiovisuais para a cerimónia que aconteceu no dia 24 de Novembro."
End of quote

Será isto verdade??? É que a ser é um escândalo!! 5M de Euro para croquetes, espumante e um PowerPoint?? Não há vergonha???

5 mil euros não diria que é assim tanto sinceramente

A não ser que os croquetes não fossem bons, nesse caso é melhor reclamar  :mrgreen:

AS minhas humildes desculpas. Tinha lido 5 milhoes..... VOu apagar o post
Cumprimentos,
 
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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #1186 em: Novembro 27, 2023, 12:47:30 pm »
Na apresentação do PNM os oradores até tinham um ecrã a indicar quem é que estava a discursar.

https://www.lusa.pt/TEMP/IMAGES/780x1200/CACHE_780X1200_ANALOG_WATERMARKED_41896423_3493512_24112023123316.jpg

A apresentação dos Black Hawk em Ovar não era tão moderna.  :mrgreen:



« Última modificação: Novembro 27, 2023, 12:49:30 pm por Lightning »
 

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Lightning

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #1187 em: Novembro 27, 2023, 12:59:57 pm »
Sobre o Hangar, seria muito difícil ser feito para EH-101? É que NH-90 não temos... ::)

Complementando o que já responderam, a Marinha actualmente possui o helicóptero Lynx, no futuro o substituto do Lynx poderá ser o NH90 ou o Sea hawk, depende da capacidade das futuras fragatas (?), mas já vem preparado para receber as aeronaves que poderão existir futuramente na Marinha, caso elas venham.

Os EH101 são da Força Aérea, elas operam de bases em terra, a Marinha não tem intenção de adquirir EH101 navais, e não é provável ter estes helicópteros da Força Aérea a operar a partir do PNM, talvez o hangar tivesse que ser demasiado grande para o navio, etc. Mas terem feito uma posição de aterragem que pode receber o EH101 já me parece muito aceitável.

Tambem pode ser os NH90 que o exército aspira a ter...
« Última modificação: Novembro 27, 2023, 01:00:28 pm por Lightning »
 
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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #1188 em: Novembro 27, 2023, 02:03:53 pm »
Sobre o Hangar, seria muito difícil ser feito para EH-101? É que NH-90 não temos... ::)

Complementando o que já responderam, a Marinha actualmente possui o helicóptero Lynx, no futuro o substituto do Lynx poderá ser o NH90 ou o Sea hawk, depende da capacidade das futuras fragatas (?), mas já vem preparado para receber as aeronaves que poderão existir futuramente na Marinha, caso elas venham.

Os EH101 são da Força Aérea, elas operam de bases em terra, a Marinha não tem intenção de adquirir EH101 navais, e não é provável ter estes helicópteros da Força Aérea a operar a partir do PNM, talvez o hangar tivesse que ser demasiado grande para o navio, etc. Mas terem feito uma posição de aterragem que pode receber o EH101 já me parece muito aceitável.

Tambem pode ser os NH90 que o exército aspira a ter...

Percebo isso mas ao mesmo tempo tendo o deck que aguente o EH-101, sendo uma das missões do navio SAR

Não seria boa ideia investir um pouco mais num hangar para EH-101?

Talvez eu esteja muito enganado e seria muito mais caro, mas não sendo parece-me um investimento que compensaria
 

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #1189 em: Novembro 27, 2023, 02:30:40 pm »
Sobre o Hangar, seria muito difícil ser feito para EH-101? É que NH-90 não temos... ::)

Complementando o que já responderam, a Marinha actualmente possui o helicóptero Lynx, no futuro o substituto do Lynx poderá ser o NH90 ou o Sea hawk, depende da capacidade das futuras fragatas (?), mas já vem preparado para receber as aeronaves que poderão existir futuramente na Marinha, caso elas venham.

Os EH101 são da Força Aérea, elas operam de bases em terra, a Marinha não tem intenção de adquirir EH101 navais, e não é provável ter estes helicópteros da Força Aérea a operar a partir do PNM, talvez o hangar tivesse que ser demasiado grande para o navio, etc. Mas terem feito uma posição de aterragem que pode receber o EH101 já me parece muito aceitável.

Tambem pode ser os NH90 que o exército aspira a ter...

Percebo isso mas ao mesmo tempo tendo o deck que aguente o EH-101, sendo uma das missões do navio SAR

Não seria boa ideia investir um pouco mais num hangar para EH-101?

Talvez eu esteja muito enganado e seria muito mais caro, mas não sendo parece-me um investimento que compensaria
Espaço vs retorno operacional?
João Pereira
 

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #1190 em: Novembro 27, 2023, 04:01:12 pm »
Sobre o Hangar, seria muito difícil ser feito para EH-101? É que NH-90 não temos... ::)

Complementando o que já responderam, a Marinha actualmente possui o helicóptero Lynx, no futuro o substituto do Lynx poderá ser o NH90 ou o Sea hawk, depende da capacidade das futuras fragatas (?), mas já vem preparado para receber as aeronaves que poderão existir futuramente na Marinha, caso elas venham.

Os EH101 são da Força Aérea, elas operam de bases em terra, a Marinha não tem intenção de adquirir EH101 navais, e não é provável ter estes helicópteros da Força Aérea a operar a partir do PNM, talvez o hangar tivesse que ser demasiado grande para o navio, etc. Mas terem feito uma posição de aterragem que pode receber o EH101 já me parece muito aceitável.

Tambem pode ser os NH90 que o exército aspira a ter...

Percebo isso mas ao mesmo tempo tendo o deck que aguente o EH-101, sendo uma das missões do navio SAR

Não seria boa ideia investir um pouco mais num hangar para EH-101?

Talvez eu esteja muito enganado e seria muito mais caro, mas não sendo parece-me um investimento que compensaria

O diametro de lâminas do EH-101 é +/- 18,5m . O Navio tem 20 metros com 11 metros de pista dá apenas 9 metros para o hangar. É necessário que as lâminas se dobrem para trás para caber num hangar tão estreito. Duvido que os nossos tenham essa capacidade. Na net há uns derivados do Eh-101 na Royal Navy que dobravam as lâminas e a cauda.

https://www.airforce-technology.com/projects/merlin-asw-helicopter/?cf-view
 

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #1191 em: Novembro 27, 2023, 04:10:44 pm »
Sobre o Hangar, seria muito difícil ser feito para EH-101? É que NH-90 não temos... ::)

Complementando o que já responderam, a Marinha actualmente possui o helicóptero Lynx, no futuro o substituto do Lynx poderá ser o NH90 ou o Sea hawk, depende da capacidade das futuras fragatas (?), mas já vem preparado para receber as aeronaves que poderão existir futuramente na Marinha, caso elas venham.

Os EH101 são da Força Aérea, elas operam de bases em terra, a Marinha não tem intenção de adquirir EH101 navais, e não é provável ter estes helicópteros da Força Aérea a operar a partir do PNM, talvez o hangar tivesse que ser demasiado grande para o navio, etc. Mas terem feito uma posição de aterragem que pode receber o EH101 já me parece muito aceitável.

Tambem pode ser os NH90 que o exército aspira a ter...

Percebo isso mas ao mesmo tempo tendo o deck que aguente o EH-101, sendo uma das missões do navio SAR

Não seria boa ideia investir um pouco mais num hangar para EH-101?

Talvez eu esteja muito enganado e seria muito mais caro, mas não sendo parece-me um investimento que compensaria

O diametro de lâminas do EH-101 é +/- 18,5m . O Navio tem 20 metros com 11 metros de pista dá apenas 9 metros para o hangar. É necessário que as lâminas se dobrem para trás para caber num hangar tão estreito. Duvido que os nossos tenham essa capacidade. Na net há uns derivados do Eh-101 na Royal Navy que dobravam as lâminas e a cauda.

https://www.airforce-technology.com/projects/merlin-asw-helicopter/?cf-view

A FAP tem 4 unidades que podem ser embarcadas, ou seja, dobram as pás e a cauda.
 
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Pedro Monteiro

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #1192 em: Novembro 27, 2023, 04:11:41 pm »
O diametro de lâminas do EH-101 é +/- 18,5m . O Navio tem 20 metros com 11 metros de pista dá apenas 9 metros para o hangar. É necessário que as lâminas se dobrem para trás para caber num hangar tão estreito. Duvido que os nossos tenham essa capacidade. Na net há uns derivados do Eh-101 na Royal Navy que dobravam as lâminas e a cauda.

https://www.airforce-technology.com/projects/merlin-asw-helicopter/?cf-view

Os quatro Merlin da versão CSAR estão desenhados para embarque em meios navaos, incluindo pás dobráveis. Mas dificilmente o desenho da ilha permitiria, na largura e comprimento, embarcar um. Talvez numa versão maior o seka ou, pelo menos, ter dois pontos de aterragem para helicópteros. Mas como está, em caso de desastre nos arquipélagos, esta capacidade para um Merlin aterrar no convés - o que não existe em. Mais nenhum navio da Marinha - é, já por si, valiosa para apoio às populações.

O importante será perceber se o plano para dois reabastecedores de frota, como referiu o Almirante CEMA recentemente, passa por navios com capacidades de transporte de tropas e materiais. Nesse caso, realisticamente, um LPD dedicado deixa de ser uma prioridade.

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 
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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #1193 em: Novembro 27, 2023, 04:50:34 pm »
Sobre o Hangar, seria muito difícil ser feito para EH-101? É que NH-90 não temos... ::)

Complementando o que já responderam, a Marinha actualmente possui o helicóptero Lynx, no futuro o substituto do Lynx poderá ser o NH90 ou o Sea hawk, depende da capacidade das futuras fragatas (?), mas já vem preparado para receber as aeronaves que poderão existir futuramente na Marinha, caso elas venham.

Os EH101 são da Força Aérea, elas operam de bases em terra, a Marinha não tem intenção de adquirir EH101 navais, e não é provável ter estes helicópteros da Força Aérea a operar a partir do PNM, talvez o hangar tivesse que ser demasiado grande para o navio, etc. Mas terem feito uma posição de aterragem que pode receber o EH101 já me parece muito aceitável.

Tambem pode ser os NH90 que o exército aspira a ter...

Percebo isso mas ao mesmo tempo tendo o deck que aguente o EH-101, sendo uma das missões do navio SAR

Não seria boa ideia investir um pouco mais num hangar para EH-101?

Talvez eu esteja muito enganado e seria muito mais caro, mas não sendo parece-me um investimento que compensaria

O diametro de lâminas do EH-101 é +/- 18,5m . O Navio tem 20 metros com 11 metros de pista dá apenas 9 metros para o hangar. É necessário que as lâminas se dobrem para trás para caber num hangar tão estreito. Duvido que os nossos tenham essa capacidade. Na net há uns derivados do Eh-101 na Royal Navy que dobravam as lâminas e a cauda.

https://www.airforce-technology.com/projects/merlin-asw-helicopter/?cf-view

que 20 m? o navio tem 94 m de pista com uma largura de 11 metros
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #1194 em: Novembro 27, 2023, 05:13:26 pm »
Sobre o Hangar, seria muito difícil ser feito para EH-101? É que NH-90 não temos... ::)

Complementando o que já responderam, a Marinha actualmente possui o helicóptero Lynx, no futuro o substituto do Lynx poderá ser o NH90 ou o Sea hawk, depende da capacidade das futuras fragatas (?), mas já vem preparado para receber as aeronaves que poderão existir futuramente na Marinha, caso elas venham.

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que 20 m? o navio tem 94 m de pista com uma largura de 11 metros

20 metros de largura, 11 metros de pista (largura), sobram 9m para os hangares na torre.
 

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saabGripen

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #1195 em: Novembro 27, 2023, 07:49:08 pm »

Boa noite,

O Daniel colocou aqui este link, mas pode ser que poucos aqui o tenham visto todo.
É bastante longo.

Há uma curta passágem que me parece poder ser do interesse de todos os participantes do forum, dada a direcção que a discussão tem tomado aqui - sugiro ouvirem:

De 23:00 até 23:15

cumps.

« Última modificação: Novembro 27, 2023, 08:11:34 pm por saabGripen »
 

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #1196 em: Novembro 27, 2023, 08:33:53 pm »


Quanto ao helicóptero:

Vejam o video a partir do min 6:00 por favor.
E olhem para o desenho - ele fica sombreado para vos ajudar...

Não é assim tão difícil malta.

E é só olhar para onde o helicóptero está.
Onde é que ele bate com as pás?
« Última modificação: Novembro 27, 2023, 11:32:41 pm por saabGripen »
 

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papatango

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #1197 em: Novembro 27, 2023, 08:44:33 pm »
Eu já ouvi o video várias vezes, mas não vejo nada de especial ou diferente do que foram os discursos de planos navais, desde que foi encomendado o cruzador D.Carlos I.

Talvez seja melhor explicar por palavras próprias o que pretende dizer ...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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CruzSilva

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #1198 em: Novembro 27, 2023, 08:48:46 pm »
Eu já ouvi o video várias vezes, mas não vejo nada de especial ou diferente do que foram os discursos de planos navais, desde que foi encomendado o cruzador D.Carlos I.

Talvez seja melhor explicar por palavras próprias o que pretende dizer ...
Esses discursos de planos navais incluem a afirmação de que navios metade civil metade militar de natureza polivalente e de desenho modular vão substituir as fragatas?
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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saabGripen

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #1199 em: Novembro 27, 2023, 11:35:11 pm »
Eu já ouvi o video várias vezes, mas não vejo nada de especial ou diferente do que foram os discursos de planos navais, desde que foi encomendado o cruzador D.Carlos I.

Talvez seja melhor explicar por palavras próprias o que pretende dizer ...

Se já viu várias vezes, o que é que ele diz entre o minuto 23:00 e o minuto 23:15?
Se tiver dificuldade em chegar lá, diga - resolvemos isso.
« Última modificação: Novembro 27, 2023, 11:36:54 pm por saabGripen »