Utilização de aeronaves em pistas não preparadas

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typhonman

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Utilização de aeronaves em pistas não preparadas
« em: Setembro 11, 2021, 11:32:39 pm »
Relativamente aos F-16, está previsto ou alguma vez esteve, a operação em pistas alternativas, como sejam auto estradas ou estradas nacionais?

 

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NVF

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Re: Utilização de aeronaves em pistas não preparadas
« Responder #1 em: Setembro 12, 2021, 03:50:04 am »
Só para as células actualizadas para a tape M6.15, que inclui a via verde.  :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 

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mafets

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Re: Utilização de aeronaves em pistas não preparadas
« Responder #2 em: Setembro 12, 2021, 07:24:44 pm »
Devem julgar que isto é a Dinamarca..  :mrgreen: :mrgreen:





Saudações  :mrgreen: :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Utilização de aeronaves em pistas não preparadas
« Responder #3 em: Setembro 12, 2021, 10:04:59 pm »
Ok, já vi que é para entrar numa de gozo!
Também uma coisa é certa, as FA são um gozo, nada de novo.

 

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asalves

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Re: Utilização de aeronaves em pistas não preparadas
« Responder #4 em: Setembro 13, 2021, 09:40:54 am »
Relativamente aos F-16, está previsto ou alguma vez esteve, a operação em pistas alternativas, como sejam auto estradas ou estradas nacionais?


Até agora ainda não vi nada escrito sobre essa doutrina, mas em PT é difícil ver alguma coisa escrita seja o que for. Mas por exemplo a Suécia tem essa doutrina, e li que o Gripen foi pensado para essa doutrine, ao ponto de tentarem simplificar os procedimentos de manutenção ao máximo. E pelo que percebi lá tem unidades moveis de manutenção e reabastecimento aos Gripens. ( a ideia é usar as estradas durante um curto período e moverem para a próxima.)

PS: Foi este artigo que li:
https://www.flightglobal.com/fixed-wing/how-swedens-austere-basing-system-influenced-the-gripen/139316.article
 

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Lightning

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Re: Utilização de aeronaves em pistas não preparadas
« Responder #5 em: Setembro 13, 2021, 09:51:26 am »
Relativamente aos F-16, está previsto ou alguma vez esteve, a operação em pistas alternativas, como sejam auto estradas ou estradas nacionais?

Essa doutrina existe na USAF?
Ou em qualquer país NATO?
Ou em qualquer utilizador do F-16?

Há pistas que o F-16 não opera por não estar limpa como deve ser (problema de ter a entrada de ar muito perto do chão, pode entrar algo que danifique o motor), imaginem uma estrada onde passam carros.

Teoricamente talvez alguns troços de autoestrada tenham comprimento suficiente para simular uma pista, mas tem que estar bem limpa e falta toda a parte "aeródromo" como luzes de pista, ILS,
torre de controlo, bombeiros.

Talvez haja equipamentos portáteis que equipas FAC possam deslocar para onde queiram...
« Última modificação: Setembro 13, 2021, 09:56:37 am por Lightning »
 

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typhonman

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Re: Utilização de aeronaves em pistas não preparadas
« Responder #6 em: Setembro 13, 2021, 11:26:42 am »
Relativamente aos F-16, está previsto ou alguma vez esteve, a operação em pistas alternativas, como sejam auto estradas ou estradas nacionais?

Essa doutrina existe na USAF?
Ou em qualquer país NATO?
Ou em qualquer utilizador do F-16?

Há pistas que o F-16 não opera por não estar limpa como deve ser (problema de ter a entrada de ar muito perto do chão, pode entrar algo que danifique o motor), imaginem uma estrada onde passam carros.

Teoricamente talvez alguns troços de autoestrada tenham comprimento suficiente para simular uma pista, mas tem que estar bem limpa e falta toda a parte "aeródromo" como luzes de pista, ILS,
torre de controlo, bombeiros.

Talvez haja equipamentos portáteis que equipas FAC possam deslocar para onde queiram...

Bem, a ver...Ainda recentemente os A-10C fizeram manobras dessas, no CONUS, tendo já feito na Europa recentemente e em 1984, na autoban da RFA, inclusivé com F-16 holandeses.
Mas esqueçam a pergunta, já vi que causa celeuma...
 

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Barlovento

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Re: Utilização de aeronaves em pistas não preparadas
« Responder #7 em: Setembro 13, 2021, 02:11:23 pm »
Relativamente aos F-16, está previsto ou alguma vez esteve, a operação em pistas alternativas, como sejam auto estradas ou estradas nacionais?

Essa doutrina existe na USAF?
Ou em qualquer país NATO?
Ou em qualquer utilizador do F-16?

Há pistas que o F-16 não opera por não estar limpa como deve ser (problema de ter a entrada de ar muito perto do chão, pode entrar algo que danifique o motor), imaginem uma estrada onde passam carros.

Teoricamente talvez alguns troços de autoestrada tenham comprimento suficiente para simular uma pista, mas tem que estar bem limpa e falta toda a parte "aeródromo" como luzes de pista, ILS,
torre de controlo, bombeiros.

Talvez haja equipamentos portáteis que equipas FAC possam deslocar para onde queiram...

Bem, a ver...Ainda recentemente os A-10C fizeram manobras dessas, no CONUS, tendo já feito na Europa recentemente e em 1984, na autoban da RFA, inclusivé com F-16 holandeses.
Mas esqueçam a pergunta, já vi que causa celeuma...

En mi país (Uruguai) son habituales ese tipo de maniobras, pero con los Dragonfly. Hay alguna carretera especialmente preparada para ello, con arcenees ampliados para usarlos como estacionamiento. Hay vídeos en YouTube.
 
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Re: Utilização de aeronaves em pistas não preparadas
« Responder #8 em: Setembro 13, 2021, 03:36:33 pm »
Nem helis conseguimos operar nos NPO e ainda queriam caças a operar a partir de estradas. Há que baixar as expectativas em tudo o que diz respeito às FFAA.
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Re: Utilização de aeronaves em pistas não preparadas
« Responder #9 em: Setembro 13, 2021, 04:07:29 pm »
Se até o COIR-Curso de Operações Irregulares deixou de ser dado às Oficiais e Sargentos QP recém-formados, quanto mais "maluquices" de ter F16 a levantar voo de estradas...Nem sei se o azar maior seria ter algum acidente ou vir o ICNF dizer que o barulho dos caças interferiu com o cio da cagarra  :mrgreen:
 
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Re: Utilização de aeronaves em pistas não preparadas
« Responder #10 em: Setembro 13, 2021, 05:27:06 pm »
Isso.
Passem bem.
 :G-beer2:
 

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Lightning

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Re: Utilização de aeronaves em pistas não preparadas
« Responder #11 em: Setembro 13, 2021, 05:46:19 pm »
Bem, a ver...Ainda recentemente os A-10C fizeram manobras dessas, no CONUS, tendo já feito na Europa recentemente e em 1984, na autoban da RFA, inclusivé com F-16 holandeses.
Mas esqueçam a pergunta, já vi que causa celeuma...

Obrigado pela informação, desconhecia.

Mas o A-10 é bem diferente do F-16, especialmente na posição dos motores.

Não conheço a Autoban, não sei se têm alguma característica diferente das nossas autoestradas, mas a Holanda sei uma coisa diferente de nós, nos anos 80 tinham uns 200 F-16, já os levaram para os piores locais do mundo, Afeganistão, Jordânia, etc, isto é, não tem problemas de os sujar, estragar, etc, Portugal não tem 200 F-16, nem a FAP o orçamento da RNLAF.

A mim a pergunta não causa celeuma, mas diria que isso não é treinado, nunca ouvi falar de alguma vez desde os anos 90 ter acontecido, deve ser principalmente para evitar danos nos motores como disse no meu post anterior, a entrada de ar para o motor no F-16 é perto do solo, além de que estes exercícios são mais uma excepção do que regra, existem poucos casos, a maioria dos países não o faz, nem faz regularmente como esse caso holandês.

O que se treina é operar a partir de outros aeródromos militares, Ovar, Beja, Lajes, Porto Santo...
« Última modificação: Setembro 13, 2021, 05:50:09 pm por Lightning »
 

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Re: Utilização de aeronaves em pistas não preparadas
« Responder #12 em: Setembro 13, 2021, 06:44:20 pm »
Bem, a ver...Ainda recentemente os A-10C fizeram manobras dessas, no CONUS, tendo já feito na Europa recentemente e em 1984, na autoban da RFA, inclusivé com F-16 holandeses.
Mas esqueçam a pergunta, já vi que causa celeuma...

Obrigado pela informação, desconhecia.

Mas o A-10 é bem diferente do F-16, especialmente na posição dos motores.

Não conheço a Autoban, não sei se têm alguma característica diferente das nossas autoestradas, mas a Holanda sei uma coisa diferente de nós, nos anos 80 tinham uns 200 F-16, já os levaram para os piores locais do mundo, Afeganistão, Jordânia, etc, isto é, não tem problemas de os sujar, estragar, etc, Portugal não tem 200 F-16, nem a FAP o orçamento da RNLAF.

A mim a pergunta não causa celeuma, mas diria que isso não é treinado, nunca ouvi falar de alguma vez desde os anos 90 ter acontecido, deve ser principalmente para evitar danos nos motores como disse no meu post anterior, a entrada de ar para o motor no F-16 é perto do solo, além de que estes exercícios são mais uma excepção do que regra, existem poucos casos, a maioria dos países não o faz, nem faz regularmente como esse caso holandês.

O que se treina é operar a partir de outros aeródromos militares, Ovar, Beja, Lajes, Porto Santo...


https://www.mlive.com/news/2021/08/military-to-make-history-landing-planes-on-michigan-highway-during-northern-strike.html

https://www.thedrive.com/the-war-zone/41760/a-10-warthogs-are-about-to-operate-from-a-u-s-highway-for-the-first-time
 

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goldfinger

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Re: Utilização de aeronaves em pistas não preparadas
« Responder #13 em: Setembro 13, 2021, 08:11:32 pm »
Muchos paises entrenaron esos despliegues:

Suiza:



Pakistán:



Rusia:



Singapur:



Taiwan:



Corea del Sur:



Reino Unido:





India:



Finlandia:



Suecia:







Y no solo cazas!!





De hecho en Alemania las Autobahn, cada ciertos kms, tienen áreas específicas para ello, cosas de la Cold War:



https://en.wikipedia.org/wiki/Highway_strip
A España servir hasta morir
 
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typhonman

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Re: Utilização de aeronaves em pistas não preparadas
« Responder #14 em: Setembro 13, 2021, 11:00:17 pm »


https://en.wikipedia.org/wiki/Highway_strip

Gracias, Goldfinger, aqui en Portugal, la defensa es un circo....No hay planes para nada !
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